15 agosto 2014

Falando Sobre...

... Bienal do Livro

Alguém ai vai na bienal do livro em São Paulo? Eu ainda não tenho certeza se irei, mas resolvi fazer essa postagem para falar um pouco sobre os erros que cometi na bienal do ano retrasado e que se tivesse lido alguma postagem parecida com essa, não teria cometido.


Em primeiro lugar, vamos falar sobre transportes e localização.
Se você mora em São Paulo ignore o que vou escrever, mas se for de outra cidade, fique atento.
Pegamos o ônibus na rodoviária daqui da minha cidade, Sorocaba, e chegamos no Terminal Barra Funda, pois, sabíamos que ia ter ônibus fretado saindo de lá direto para a bienal. Realmente tinha o ônibus, encontrá-lo é que foi a dificuldade. Não tinha nenhum aviso, nem qualquer tipo de informação sobre o local do ônibus. Perguntamos para varias pessoas e todos indicavam errado, diziam o que eles "achavam". Depois de muito procurar e seguir um outro garoto que parecia que estava indo para a bienal, não façam isso, finalmente conseguimos.

Agora sobre o local.
Se possível já garanta seu ingresso on line, pois a fila para adquiri-lo no local, é enorme.
Uma dica, se você tem algum aparelho da Samsung, tipo celular, tablet, basta apresentá-lo na bilheteria e na entrada  e vai pagar só meia.
Tenha em mãos um mapa do local. Gente o lugar é enorme. Ficamos andando bem dizer o dia inteiro e não conseguimos visitar tudo. Se você tem em mente visitar tal e tal editora, o mapa é fundamental. Na entrada até que tinha um mapa do lugar, mas saindo de lá quem se lembrava mais de onde ficava o que?
E já que estamos falando sobre andar bastante, não esqueça de ir com uma roupa bem confortável, e se possível um tênis no pé, pois se não, no fim do dia você vai ganhar um monte de bolhas.

Sobre a comida
A praça de alimentação é imensa, mas mesmo assim não é suficiente para o numero de pessoas que visitam o local. A Paula, uma amiga que foi com a gente, é vegetariana e deu muito trabalho para conseguir alguma coisa sem carne para ela comer.
Sem falar nos preços. Se você quiser que sobre um dinheirinho para comprar livros, leve sua comida e sua água. As coisas custam os olhos da cara. Não sei se lá em São Paulo os preços são esses mesmo, mas eu fiquei abismada com os valores. Por isso leve alguma coisa para comer.


Sobre carregar os livros
Além da comida, leve alguma mochila grande se você pretende comprar bastante livros. O trasporte fica bem mais fácil. Não sei se em em todos os estandes eles dão sacolinha para carregar, nos que eu comprei deram, mas mesmo assim, depois de uma hora andando com eles, as alças das sacolas já estão cortando a sua mão. Por isso se não tiver alguma mochila pegue emprestado.

Agora sobre as compras dos livro.
Antes de mais nada, no dia anterior em que você irá na bienal,  faça uma lista dos livros que você deseja adquirir e pesquise os preços na internet. Sinto dizer, mas a maioria dos livros vendidos na bienal são mais caros que os livros no Submarino por exemplo. Autores como Stephen King, Zafón, Agatha Christie e outros autores renomados, esses sim compensam. Agora se o que você quer, são os livros "da moda" esses não compensa. Espere as promoções nos sites que saem muito mais barato.
No ano em que eu fui, editoras como Intrínseca e Suma de Letras, eram as que mais estavam em promoção. Em compensação Novo Conceito e Arqueiro estavam mais caros que nos sites. Mas o pior foi a Record e a Leya, que estavam com os preços quase o dobro do que nos sites. Então pesquise.
Outra coisa, só compre o livro que você quer mesmo e não porque está em promoção. As vezes compensa muito mais você pagar 20, 00 reais em um livro que você realmente quer ler, do que comprar quatro livros de 5,00 reais cada que vai ficar lá mofando na sua estante. E se por acaso encontrar um livro barato que te interesse, não deixe para comprar na volta. Eu fiz isso e depois quem disse que encontrei o estande novamente?

Espero que essas dicas possam ajudar alguém. E que você não cometa os mesmos erros que eu heheheh.

E aproveitando que estamos falando sobre a Bienal, a autora parceira Josy Stoque vai estar lá. Na postagem de parceira com a autora, vi que muitas pessoas ficaram interessadas nos seus livros. Então aproveite que ela estará na Bienal em dois estandes no dia 23, no da Amazon das 11:00 as 13:00 horas e no estande da Tribo das Letras a partir das 16:00 horas, autografando seu livro Puro Êxtase, que estará exposto no estande durante a Bienal. 





Agora uma novidade quentíssima. Aproveite que é só hoje! Clique na imagem e garanta logo o seu!



25 comentários:

  1. Eu vou em bienais desde criança, só que na do RJ, e observei o mesmo que você: muitos estandes vendem livros mais caros do que na internet. Muitas vezes não vale a compra.
    Excelente dica para quem vai à bienal de SP.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  2. Ai, pena que eu não vou na bienal deste ano :( Mas as dicas servem assim mesmo pro ano que vem aqui no RJ, hihi. Eu tenho mesmo que fazer uma lista, porque da última vez fiquei perdidinho. E eu queria tanto ir na estante da Amazon pra ver a Vanessa e a Josy :(
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito ir (os eventos literários em SP são os melhores), mas não posso.
    De qualquer jeito, amei suas dicas e acho organização fundamental para ir nesses eventos.
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, adoraria poder ir na Bienal.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,
    Cometi muitos erros similares aos seus na minha ida a Bienal, hahaha.
    Mas esse ano já me progamei e sem duvidas vou fazer minha listinha de compras e levar minha mochila!! hahaha
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai como eu queria poder ir na bienal :( infelizmente não vou. Moro em MG e no momento não tem como eu ir pra SP... mas na próxima eu vou querer ir com certeza! =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oie Sil
    eu queria tanto ir nessa bienal, mas infelizmente por causa do concurso que irei prestar não será possível. Estou sofrendo só de ver minhas amigas comentando que irão rs
    e na bienal do RJ ano passado, meu maior erro foi não ter levado uma mala de rodinhas rs porque os livros pesam pra caramba no ombro, mesmo de mochila.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Eu fico vendo esses postes sobre a bienal e fico morrendo de inveja de quem vai. Algum dia eu vou na bienal d livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil :)

    Eu estou um pouco triste, pois não poderei ir a bienal do livro... Espero que consiga ir em alguma data. Enfim... Boa diversão para você. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua postagem, Sil.
    Eu vou na Bienal e já dei uma pesquisada em dicas de como proceder por lá. Já sabia que a comida é cara e aqui em São Paulo as coisas não são tão os olhos da cara assim. Acho que o pessoal se aproveita um pouco da grandiosidade do evento para cobrar absurdos.

    Agora eu fiquei um pouco encucada com esse negócio do transporte. Na Bienal de 2012, fui de carro e nesta vou de ônibus. Você tem alguma dica de como encontrar o local onde os ônibus ficam lá na Barra Funda? Eu pensei que tivesse alguma placa. Ah, meu Deus! Eu vou justo no dia da Cassandra Clare. Vai ter gente demaaaais. Preciso saber logo onde ficam esses ônibus. rs

    Beijo
    Lu
    http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, tirei essa informação do site da Bienal
      TRANSPORTE GRATUITO

      Para os visitantes que utilizarem o metrô, além da facilidade e rapidez, haverá transporte gratuito à disposição. Os ônibus circularão com ida e volta ao Parque Anhembi a partir da estação Tietê do Metrô (Linha Norte-Sul) durante todos os dias da semana e ida e volta a partir do Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda (Linha Leste-Oeste) apenas nos finais de semana. Funcionarão uma hora antes da abertura até uma hora após o fechamento do evento.
      Espero ter te ajudado.

      Excluir
    2. Oi Olívia
      Eu vi essa informação mas queria saber exatamente onde ficam os ônibus, através de alguém que já tenha ido à Bienal utilizando essa forma de transporte.
      Bom, acho que não vou ter muitos problemas porque pretendo chegar bem cedo. Mas muito obrigada, viu?
      Beijoo

      Excluir
  11. Oi Silvana.
    É sempre bacana ver esses post com orientações e dicas em época de bienal.
    Eu nunca fui a SP, mas na bienal do RJ, não tive problemas na hora de comer, não peguei aquele movimento todo. A dica de levar lanche e água é boa, mas comigo não funciona, carregar isso mais os livros não dá certo.
    Ah eu faço pesquisas sim, não vou na afobação não, só compro o que realmente desejo e se o valor compensar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    Eu queria ir na bienal, mas não vou poder ir...
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  13. Oláááá!
    queria taaaanto ir na Bienaaaal!
    porque não é bienal de Curitiba?! EU NAO ME IMPORTARIA!
    espero que na proxima eu possa ir!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, excelentes dicas. Confesso que quando fui na Bienal do RJ, procurei tanto a respeito, que fui mega preparada e deu tudo certo. Assim, aplicarei as mesmas estratégias nesta de SP e espero que novamente eu me saia bem sucedida nessa operação de guerra.. ainda bem que essa Bienal é 1/3 do tamanho da do RJ. Muito mais tranquilo de conhecer.. kkk Se você for, espero poder te encontrar por lá. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Eu não vou puder ir, sou gaucha, é bem longe de sampa :/ Mas adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas Sil, infelizmente não irei a bienal,
    mas nem por isso o blog ficará sem representante, o Daniel nosso novo colaborador, fará a cobertura do evento para que os leitores do blog fiquem por dentro de tudo. Já enviei o link desse post para ele dar uma olhada.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi querida, dicas preciosas! Obrigada pela menção! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Sil,

    Gostei demais das dicas são de grande valia e eu não sabia dos descontos de meia entrada...show..valeu...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ótimo post! Foi bastante útil pra mim que estava pensando em comprar livros na Bienal!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  20. Oi, Silvana!
    A Bienal é um sonho *_* Ainda não tive a oportunidade de conferir o evento, mas tenho muita vontade. Com certeza, suas dicas serão muito úteis.

    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Amei o post! Vou na bienal de SP apenas um dia, mas anotei suas dicas :D
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  22. Oi Sil, tudo bem?

    Eu vooou, eu vou pra Bienal. Estarei lá no primeiro final de semana. Mochila grande para mim não funciona. Tenho problema postural e mt peso acaba comigo. Ano passado na Bienal aqui do Rio eu levei... uma MALA. Sim, uma malinha pequena e foi super prático. Levei vazia e voltei com ela carregada =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, amor <3 Putz, é uma pena que não vou poder ir :(

    Quanto ao seu comentário no meu blog, eu fico muitissimo feliz que tenha gostado do texto. Qualquer tipo de crítica construtiva é sempre bem vinda, ainda mais se for pro meu estar de vocês leitoras, mas quanto à cor da letra eu realmente tentei mudar, coloquei um branco mais não curti nenhum pouco o resultado. Testei diversas cores e não curti nenhuma... :(

    conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo