06 outubro 2014

Falando sobre...

...promoções



Quem acompanha o blog, sabe que eu ganho muitas promoções. E para ganhar todas elas, eu participo de muitas mais. Quanto mais participação, mais chance de ganhar. E ultimamente, tenho me incomodado com algumas coisas que acontecem nas promoções. A promoção é do blog, e o blogueiro tem todo o direito de fazer as regras que quiser, e participa quem concordar com elas, mas tem algumas coisinhas que deixariam a vida de quem participa mais fácil. 

1- Existem alguns blogs que não avisam os ganhadores. O participante tem que ficar atento ao resultado. Ta, então porque eu tenho que deixar meu e-mail, se não vou ser avisada por ele? Eu não entendo isso. Ainda mais quando deixar o e-mail é regra obrigatória. Para que o blogueiro quer meu e-mail, então se ele não vai ser utilizado?

2- Regras obrigatórias. Qual é o objetivo da promoção? Ah, eu quero que comentem na resenha, então coloca apenas isso como regra obrigatória, ou quero aumentar meu numero de seguidores, coloque isso então, ou gostei muito do livro e quero que outra pessoa tenha o prazer de ler, nesse caso, acho que nem precisa de nada obrigatório. Eu queria saber qual a necessidade de ter que seguir pelo GFC, Networked, Facebook, twitter, e-mail, Google +, Istagram, Pinterest, Skoob, Orelha de livros e por ai vai, escolha apenas um desses e coloque como opção obrigatória, os outros deixe como chance extra para quem quiser.

3- Agora está na moda fazer promoções em conjunto com outros blogs. Mas tem alguns que exageram. Já vi promoções com mais de 40 blogs. Tudo bem se tiver que seguir apenas os blogs do kit que você quiser concorrer, mas e quando é obrigatório seguir todos os blogs? Acho que essas promoções são para quem não faz nada o dia inteiro, pois eu mesmo não tenho tempo para ficar uma hora só para participar de uma promoção que você pode ou não ser sorteado.


4- Outra coisa que me enerva é ver que será sorteado 10 livros, por exemplo e tudo para apenas um ganhador só. Para quem for o sorteado será muito bom, mas e para todas as outras pessoas que participaram da promoção? Até entendo quando é o próprio blogueiro que ira mandar todos os livros e fica caro o frete, mas quando será enviado por blogs diferentes, não custa nada ser um livro para cada um. Outro dia participei de uma promoção que estava sendo sorteados vários kits e uma pessoa ganhou 4 dos 6 kits disponíveis. Será que eu e os outros participantes ficamos felizes?

5-  E por ultimo, mas o mais importante. Fez uma promoção, por favor, envie o livro para o ganhador. Já passei por isso varias vezes, espero 1, 2 meses e nada. Envio um e-mail e a pessoa não responde, deixo recado no blog e nada. Isso para mim é pessoa de caráter duvidoso. Fazer promoção apenas para ganhar seguidores e não enviar o premio é muito chato. A pessoa que ganha fica na esperança e nada. O engraçado que as vezes a pessoa da uma desculpa tão esfarrapada. "Estou sem dinheiro no momento". não viu isso antes de fazer a promoção? Imprevistos acontecem sim, mas tem cada coisa que acontece que só Deus na causa. Ultimamente teve um ataque de doença nos blogueiros, porque 3, eu disse três promoções que eu ganhei depois de 4 meses, me deram essa desculpa. Não gosto de julgar e dizer que era mentira, mas se a pessoa está tão doente para enviar o livro, como que o blog tem postagens todos os dias e no face da pessoa está tudo normal?

Bom é isso gente. Repito, cada blogueiro faz o que quiser na sua promoção, afinal o blog é dele e o premio vai ser enviado por ele, mas essas são algumas coisas que na minha opinião facilitariam a vida de quem participa. E você o que acha desse assunto?

18 comentários:

  1. Oi Silvana, tudo bem?
    Eu já ganhei 2 promoções no Facebook e só um dos prêmios foi entregue, então entendo bem esse último item: fica chato mesmo.
    Bem ou mal, na hora de criar a promoção, o blogueiro se compromete e ganha algo em troca (likes, seguidores, enfim). Acho que o mínimo que pode fazer é honrar sua promessa, né? Pena que nem todo mundo se comprometa com isso. =(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não tenho sorte para ganhar nas promoções, e geralmente estou participando de várias. Realmente seria muito chato se acontecesse comigo, como acontece com outras pessoas. Acho que muitos blogueiros deveriam se conscientizar de sempre procurar montar uma promoção legal, que possa atender a muitos e não beneficiar somente à uma pessoa, além de organizarem melhor suas promoções. Questão de bom senso.

    Abraços! Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!

    Eu também acho super chato esse tanto de regras. Sempre procuro colocar as regras mais simples até porque eu deixou de participar de alguns sorteios por causa das regras excessivas.Esses dias estou procurando participar de mais e mais promos, mas é complicado preencher os formulários.

    E como assim a pessoa ganhou em 4 formulários no mesmo sorteio?

    www.amorliterario.com
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram 6 kits sorteados e a mesma pessoa foi sorteada em 4. Era para o dono do blog ter sorteado novamente para outra pessoa, mas não foi feito isso.

      Excluir
  4. Caraca Sil! Sério mesmo que o povo não avisa aos ganhadores e não mandam os livros? Isso é muita sacanagem! A gente já participou de promoção com outros blogs, eu acho isso legal porque todo mundo dai ganhando, mas com 40 demais! Eu gosto de fazer no face, daí a gente ganha seguidores no face e no GFC (regras obrigatórias) e quem gostar da gente fica, quem não, inevitavelmente vai embora depois kkkkkk Agora eu me canso com aquelas promoções que vc tem que fazer milhões de coisas, eu até desisto rsrsrsrrs
    Enfim, super concordo com vc!

    Bijocas, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil =)

    Nossa, concordo com tudo o que disse. Já vi tudo isso acontecer, e ainda pior. É realmente complicado quando o descaso do blogueiro que está sorteando livros, mostra que só está interessado em chamar público e ganhar números, e esquece dos ganhadores, do envio dos livros, etc. Concordo com as imensas regras, acho que quando se tem uma grande quantidade de blogs na promoção, o mais certo é deixar a primeira participação livre, e se quiser a pessoa participa das chances extras.

    Tem muita gente querendo fazer promoção, mas que precisa aprender as regras da etiqueta, para não cometer estes erros que geram um enorme transtorno e ainda "mancham" a imagem do blogueiro.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sil. Te entendemos completamente, rs
    Quando fazermos promoção no blog, nó o nosso blog, tentamos colocar pouquíssimas regras: normalmente apenas GFC e Facebook ou só um deles.
    Quanto ao envio, lá no blog enviamos em até 30 dias. Mas tem gente que demora mesmo. Tem um prêmio que eu estou esperando há quatro meses =/
    Concordo bastante com suas críticas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana, tudo bem?
    Nossa, adorei o post de hoje e concordo com você em vários quesitos.
    Eu sempre aviso os ganhadores das promoções do NTC, no entanto, tem muitos blogs que não avisam mesmo. Outra coisa que me incomoda, são essas promoções em conjunto, onde o formulário tem trezentas mil regras diferentes. É chato pra caramba, às vezes até quero participar, mas bate uma preguicinha. Outra coisa muito chata pela qual passei, foi em uma promoção realizada por uma escritora parceira... A promoção era de dia dos namorados e até agora nada do livro. Super chato isso, né? Acho que perde a credibilidade totalmente. Enfim... Acho que nós, blogueiros, precisamos repensar melhor algumas coisas, né?

    Beijos ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  8. Eu participo de muitos sorteios e nunca ganhei nada, o que está mês estressando e que fez diminuir minha participação em sorteios é a obrigatoriedade de seguir o Instagram, nem todo mundo têm, quando vejo isso logo desisto. Como nunca ganhei sorteio não passei por isso de não receber livros, isso é péssimo e é como se foce uma propaganda enganosa para conseguir mais visitas e seguidores.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro promoções, mesmo não tendo ganhado nenhuma ainda, mas se é cheia de regras e eu tenho que plantar uma bananeira e canta o hino ao contrário prefiro nem participar!!!
    haha

    Beijos


    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  10. Olá chará, tudo bem?
    Olha eu gostei bastante da sua postagem sobre as promoções que acontecem nos blogs, porque realmente acontece mesmo esse tipo de coisa das pessoas não enviarem os prêmios, mas também muitas vezes acaba passando do prazo e a pessoa reclama depois disso e o problema é quando também o correio desvia o material. É muito ruim isso. Tipo, eu nunca mandei nada sabe? Eu sempre peço para os autores, porque eles ficam responsaveis, mas apesar disso, se acontece algo, eles também não terão culpa, porque pode acontecer qualquer coisa pelo caminho e o ruim que tem leitores que n entendem. Sei que deixa qualquer um chateado, mas não tem o que fazer. O meio mesmo é comprar o livro pra pessoa para recompensar, isso quando se tem dinheiro também. Bom, parabens pela sua postagem. Deixei meu ponto de vista, mas eu concordo com tudo que foi dito. =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil :)
    Também participo de muitas promoções e me incomoda algumas das coisas que vc citou. Mil regras obrigatórias, trocentos blogs para seguir... acabo desistindo de participar. Ainda mais que meu tempo é bem curto e ir de blog em blog seguir toma muito tempo.
    Isso de não receber livro de sorteio eu já passei também e é um saco. Se não pretende enviar o livro pq fez a promoção?
    Adorei o post!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Te entendo e concordo plenamente com vc, eu deixei de participar de sorteio por falta de paciência. Eu no meu blog tento evitar algumas coisas deixar mais faceis para vcs, mas quando é em conjunto é meio complicado mesmo. Bastante legal vc se abrir e falar sobre isso
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo participar de sorteios, até por que é sempre bom ver aquele e-mail dizendo que você ganhou né!? Mas tem alguns blogs que exageram mesmo, juntam muitos blogs pra uma promoção só e fica super cansativo ficar preenchendo um formulário enorme. E eu também já sofri desse mal de ganhar um sorteio e não me mandarem o livro, acho isso uma tremenda sacanagem, mas fazer o que né.
    pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante das suas colocações, já passei por várias situações semelhantes e concordo com você.. O ultimo quesito então nem se fala.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Eu ao contrario de você, nunca ganho hahaha só uma vez...
    Quero muito fazer uma promoção no blog e fico pensando justamente nessas "regras" porque eu não gosto delas... Enfim, quero fazer e entregar em uma data na qual eu vou poder ter o dinheiro para entregar pra não ter que dar essa desculpa.
    Parabéns pela sua posição sobre o tema

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Sil concordo plenamente com vc.
    E essa história de não enviar livros é realmente triste. Passamos por isso.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Acho que deveriam tirar esse negócio de seguir pelo GFC uma vez que ele não aparece para que se consiga seguir. A caixa fica em branco, apenas com o título acima. Toda promoção aparece isso, e como não tem como seguir, também não sei se sou ou não seguidora, do tempo que o GFC funcionava direitinho.

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo