Livro: Antes de Dormir
Serie: Não
Autor: S. J. Watson
Editora: Record
Paginas: 400
Ano: 2012
Resenha:"O quarto é estranho. Nada familiar. Não sei onde estou, nem como vim parar aqui. Não sei como vou fazer para voltar para casa."
Esse é o dilema de Christine toda manhã. Ela é uma mulher de 47 anos que sofreu um acidente quando tinha 29 anos e desde o acidente, ela tem essas falhas de memória. Toda noite quando dorme, ela esquece as coisas. As vezes ela se esquece de um período de até vinte anos atrás, outras vezes até mais que isso, o período esquecido se estende até sua infância. As suas memórias se sustentam apenas por 24 horas. Quando ela dorme a noite, ela esquece de tudo o que viveu durante o dia. E todo dia ela acorda e seu marido Ben tem que lhe contar sobre o acidente, quem é ela, quem é ele e onde eles estão. Ela nem lembra que é casada, muito menos que está velha.
E hoje é mais um desses dias. Ela acorda ao lado de um estranho e pensa que bebeu tanto que nem lembra de com quem foi para a cama no dia anterior. E o pior, é um homem bem mais velho que ela e ainda por cima é casado. Ela sai de fininho da cama e vai até o banheiro. É quando ela toma um susto. A pessoa que aparece no espelho é uma versão mais velha dela mesmo. É ai que ela vê as fotos. Dela com o homem que está na cama só que bem mais jovens. Ela volta para o quarto e o homem está acordado. Ele diz que se chama Ben e é seu marido. Ele explica que ela sofreu um acidente e desde então ela sofre de um tipo raro de amnésia. Ele mostra um álbum com fotos e recortes que parecem ser o que sobrou da sua vida.
" A prova está aqui - no espelho lá em cima, nas rugas das mãos que acariciam o livro à minha frente. Não sou a pessoa que achei ser ao acordar pela manha."
E Ben sai para trabalhar e Christine fica sozinha, ela recebe um telefonema de alguém que diz ser seu médico e pede para se encontrar com ela. Ela desconfia, pois, seu marido não falou nada sobre um médico, mas resolve se encontrar com ele mesmo assim. Quando o Dr. Nash chega, ele explica a Christine que está tratando dela em segredo. E entrega o diário dela que estava com ele. E qual não é a surpresa de Christine ao começar a ler o diário e ver logo na primeira pagina escrito em letras maiúsculas: NÃO CONFIE EM BEN. E conforme vai lendo o diário Christine percebe que ela vem tendo lembranças de quando era solteira, principalmente de uma amiga ruiva que ela não lembra o nome. Mas quando ela fala com Ben sobre essas lembranças ele tenta mudar as coisas que ela lembra. O que será que está acontecendo? E qual o significado daquelas quatro palavras escritas por ela em seu diário?
O enredo desse livro lembra e muito o filme Como se fosse a primeira vez. A parte de dormir e esquecer tudo o que aconteceu. Porém as semelhanças param por aí. Esqueça o filme romântico e fofo, o que temos em Antes de dormir é um trillher psicológico que prende o leitor da primeira a última página. Comecei o livro de manhã no ônibus indo trabalhar e quando cheguei a noite em casa tive que ler até terminar. O livro me prendeu de uma forma que não consegui largar ele. A autora fica o tempo todo brincando com a verdade. Fiquei a todo momento mudando a minha opinião. Ora eu pensava que o Ben era o vilão, ora que ele era o mocinho. Não consegui me decidir até quase o final onde são feitas as revelações. O ultimo livro que fiquei assim foi Garota Exemplar.
Os personagens são muito bem construídos. Não tem como não sofrer junto com Christine. Fiquei me imaginando no lugar dela, acordar todo dia não sabendo quem é e o que está acontecendo. É desesperador. E o pior, a pessoa que vive com você pode não ser confiável. O dr. Nash não conseguiu me conquistar, como médico, esperava outra postura de sua parte. Quanto ao Ben, independente dele ser ou não o vilão, também sofri com ele. Christine esquece tudo ao dormir, mas o Ben não. Acho que deve ser muito mais difícil essa situação para quem está de fora do que para o próprio paciente. Eu acho que não conseguiria estar no lugar dele. Bom, queria dizer muito mais sobre o livro, mas não posso se não vou soltar spoilers. Só posso dizer isso: leiam o livro, vale muito a pena. E uma ótima noticia é que o livro foi adaptado e o filme estreia ainda esse mês e terá Nicole Kidman no papel principal.
Nota:
Os personagens são muito bem construídos. Não tem como não sofrer junto com Christine. Fiquei me imaginando no lugar dela, acordar todo dia não sabendo quem é e o que está acontecendo. É desesperador. E o pior, a pessoa que vive com você pode não ser confiável. O dr. Nash não conseguiu me conquistar, como médico, esperava outra postura de sua parte. Quanto ao Ben, independente dele ser ou não o vilão, também sofri com ele. Christine esquece tudo ao dormir, mas o Ben não. Acho que deve ser muito mais difícil essa situação para quem está de fora do que para o próprio paciente. Eu acho que não conseguiria estar no lugar dele. Bom, queria dizer muito mais sobre o livro, mas não posso se não vou soltar spoilers. Só posso dizer isso: leiam o livro, vale muito a pena. E uma ótima noticia é que o livro foi adaptado e o filme estreia ainda esse mês e terá Nicole Kidman no papel principal.
Nota:
Oii!!
ResponderExcluirEu li esse livro no ano passado, e confesso que não gostei muito. Fiquei feliz por você ter gostado tanto da história, pois é sempre bom quando terminamos de ler algo e continuamos com ele na cabeça por um bom tempo. Estou iniciando a leitura de Garota Exemplar, e espero que seja mesmo uma boa história como tu disse.
beijos
http://mundo-restrito.blogspot.com.br
Estou seguindo teu blog. Segue o meu também?
Oi!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livo, ao enredo é muito interessante os comentarios sobre ele são sempre positivos. Gostei bastante da sua resenha :)
Beijos
Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/
Oi, Silvana!
ResponderExcluirAcho que descobri um novo gênero literário que pode ser a minha cara. Fiquei curiosa tanto com Antes de Dormir quanto com Garota Exemplar. De fato pensei que esse fosse um livro bem parecido com Como Se Fosse A Primeira Vez, uma comédia romântica bem gostosa de se ler, mas nada muito complexo. Vi que não é bem assim. Quero mesmo lê-lo!
Já segui o blog e curti a page. A sua visitinha é muito importante no Me Livrando, tá bem?
Com carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com/
É O LIVRO Q TAVA PROCURANDO! Vi uma citação dele por ai mas havia esquecido o nome, mds n creio que achei! aushaus AMEI sua resenha, tenho que adquiri-lo
ResponderExcluirhttp://blogquerida.blogspot.com.br/
Oohh meu Deus *-* eu já queria esse livro, agora você vem e me diz que é um thriller psicológico *0*
ResponderExcluirVou comprar :3 e espero comprar junto com Garota Exemplar. Parabéns! Ótima resenha! ^^
Abs,
Jhonatan.
http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br
Achei interessantíssimo o enredo desse livro Sil! Trillher psicológico não é meu favorito, mas eu acho que vou confeiri o filme pra ver se encaro a leitura!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oii, tudo bem??
ResponderExcluirEu achei muito interessante a premissa do livro, o enredo deve ser realmente fantástico!! Amei sua resenha ^^
Seu blog é fascinante, impossível não segui-lo!!
Abraços =)
Enjoy The Little Things
Um tempo atrás vi esse livro sendo comentado em um jornal, na época não encontrei para comprar e esqueci. Hoje me sinto mal por ter esquecido! kkk Parece ser um tipo ótimo de livro... o meu tipo! :D
ResponderExcluirLetras & Versos
Como você disse, assim que li a sinopse do livro me lembrei do filme"Como se fosse a primeira vez"? Haha, lembra demais, e por sinal, adorei aquele filme! Gostei muito da sinopse do livro, parece ser um que eu leria, e gostaria hah, vou pesquisar sobre ele aqui, beijooos!
ResponderExcluirNova seguidora!
http://damaindelicada.blogspot.com.br/
Oooi, tudo bom?
ResponderExcluirEu achei muito interessante a proposta do livro. Com certeza eu vou ler mais futuramente, agora eu fiquei curiosa para saber o que vai acontecer, principalmente sobre o Ben.
Deve ser um sufoco acordar e não se lembrar de quem é, né? =/
Beijos,
Ana.
Our Constellations
Oi Silvana,
ResponderExcluirLendo a sinopse lembrei na hora de como se fosse a primeira vez rsrs.
Mas dps de colocar o livro no mesmo patamar de garota exemplar, entrou direto na lista MUST READ.
Sem dúvida, a situação retratada deve ser bem complicada, para ambos os personagens, como vc disse.
Abraço,
Alê
www.alemdacontracapa.blogspot.com
Oi, Silvana!
ResponderExcluirAdorei a resenha, mas ainda não li o livro! Já tinha ouvido falar nele, mas nunca dei muita atenção!
Beijos, Juliana.
http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/
Adoro thrillers, e psicológicos então... Tô dentro! Sou muito fã de livros nesse estilo e há muito tempo quero ler Antes de Dormir.
ResponderExcluirBeijo
Gente, que sensacional! Não conhecia, tinha visto uns comentários sobre o lançamento do filme mas n tinha ideia de que era uma adaptação. O fato de ele ter te prendido como em Garota Exemplar, já me deixou super curiosa para lê-lo! Valeu pela dica! Beijos :*
ResponderExcluirwww.bibliophiliarium.com
Oi, Sil!
ResponderExcluirSempre quis ler esse livro. Sempre. E agora, após ler tua resenha, tenho quase certeza que irei adorar o livro. Parece ser uma leitura excelente.
Quando soube da notícia do filme, fiquei mais animado. Espero não me decepcionar com nada.
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Oi, Sil! Olha só que legal: Esse será o próximo livro que vou comprar! Assim que li a sinopse dele fiquei totalmente interessado e com vontade de lê-lo! E agora venho aqui e leio essa resenha maravilhosa... VOCÊ ME DEIXOU COM AINDA MAIS VONTADE DE LER "ANTES DE DORMIR"! Espero comprar ele logo! rs Ótima resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Não conhecia o livro, mas fiquei muito intrigada!
ResponderExcluirPrincipalmente porque amei "Garota exemplar" e o fato da autora ter brincado com a verdade me cativou imensamente <3
Então, "Antes de dormir" com certeza já entrou para a minha lista de desejados!
Grande beijo ♥
Thati Machado;
http://nemteconto.org
Olá, tudo bem? Eu já havia visto esse livro antes, mas nunca parei para saber o seu conteúdo e agora lendo sua resenha me pergunto por quê nunca fui procurar ele antes! A história parece ser ótima, me lembrou muito aquele filme "Como se fosse a primeira vez". Super quero ler esse livro, já está mais do que na minha lista de desejados <3
ResponderExcluirBeijinhos,
Bia | Blog Escrevendo Mundos
Adorei o livro! Também me lembrou Como Se Fosse a Primeira Vez, mas fico feliz que é mais puxado pro thriller!
ResponderExcluirBeijão, www.opinada.com ♥
Um dos meus piores terrores é ver minha memória falhar. Esquecer das poucas coisas que lembro. Vivo escrevendo diários por isso! É meu temor secreto. Eu tenho um fraco por textos psicologicos que me fazem pensar e repensar as relações humanas... e agora com o filme em pouco tempo pode ser que só se fale disso!
ResponderExcluirPandora
O que tem na nossa estante
Oii. Também fui lendo a respeito e fui lembrando de Como se fosse a primeira vez. Até acho que o nome do Adam no filme é Ben, mas n tenho certeza.
ResponderExcluirMas ainda bem que vc explicou que as semelhanças param por aí. Eu realmente adoro o filme, mas esse enredo do livro, chamou bem mais a minha atenção. Adoro esse tipo de livro, em que vc n sabe quem é quem e sofre junto, hahhaha
Já adicionei no skoob e pretendo ler. Fui no sub também, mas n to podendo com o preço que ele está agora :(
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi, Sil. Enquanto estava no primeiro parágrafo eu já estava pensando: "poxa, me lembra o filme" haha. Quando chego no final da resenha, você acaba citando ele rs.
ResponderExcluirAinda não li Garota exemplar, mas não tenho dúvida de que ambos os livros sejam emocionantes.
Fiquei curiosa para saber o porquê ela fica dessa forma.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir