29 agosto 2015

Resenha | 2.111 D.C. - Ricarte Sales


Livro: 2.111 D. C.
Série: O Condado dos Expatriados
Autor: Ricarte Sales
Editora: Ler Editorial
Gênero:  Aventura, Fantasia
Páginas: 246
Ano: 2015
Sinopse: Em dezembro de 2036, um mês após eclodir a Terceira Grande Guerra, uma série de catástrofes, aparentemente naturais, e uma suposta arma química em forma de vírus, dizimou, a nível global, mais de 99,9% da espécie humana.
Nos seis meses que se seguiram, o nível do mar subiu cerca de 70 metros, ao passo em que a crosta terrestre tornou-se instável, salvo um conjunto de arquipélagos recém-formado, nas proximidades fronteiriças das antigas nações da Costa Rica e Panamá. Por motivos ainda não conhecidos, essa passou a ser a única área estável do planeta de que se tem notícia.
Nas primeiras duas décadas após o Dezembro de 2036, ou “D36” como ficou conhecido, esta área foi sistematicamente ocupada pelos últimos remanescentes da população humana. A maior parte, resgatada e trazida por expedicionários, dos mais variados rincões dos antigos continentes.
Doze Cidades-Estado emergiram e a zona estável, com as mais de duzentas ilhas que a compunha, foi demarcada e subdividida entre elas. Posteriormente, este número cairia para onze Cidades-Estado.
E é neste instável cenário político, de mares salpicados por ruínas, navegantes exploradores e criminosos expatriados de vida nômade, que o Capitão Cananeu Zus Airã narrará os 111 dias de uma saga que poderá conduzir a zona estável e suas novas e últimas nações, para aquilo que uma profecia “Pós-Apocalipse” alude ser: o Quarto e Último Grande Conflito entre Tribos.

Resenha: 
Nosso protagonista, Zus Airã, vivia em Novo Éden, uma das Doze Cidades-Estados, antes dela deixar de existir. Junto com seu pai e seu irmão mais novo, eles chegaram em Nova Canaã quando ele tinha apenas 3 anos. Eles foram bem recebidos pelo governante do local, Aaron Marx que acabou se tornando um grande amigo da família de Zus Airã e Hugo, pai de Zus, acabou se tornando o braço direito de Aaron. Zus e seu irmão, foram criados junto com o filho de Aaron, Troy, e eles se tornaram amigos. E hoje Troy é um Tenente da Infantaria e Zus, está uma patente acima como Capitão Cananeu.

Eles estão voltando de uma viagem de três meses com a missão cumprida, mas apesar de ser uma patente abaixo de Zus, Troy por ser filho de quem é, está no comando do navio e ele decide que irão parar em Cordeiros, uma das trinta e sete ilhas adaptadas como criadouro. antes de voltar a Nova Canaã. É quando eles avistam alguns nômades e quando eles veem o rastro de morte que eles deixaram para trás, Troy decide seguir por um atalho e emboscá-los na próxima ilha. Mas quem acaba emboscados, são eles.

Depois de uma troca de tiros, em que um dos companheiros de Zus acaba morto, Zus percebe que foi deixado sozinho na ilha. Mas ele tem certeza de que irão voltar para buscá-lo. Mas conforme os dias vão passando e ninguém volta, ele decide ir para casa sozinho, em um bote que ele encontra na ilha. É assim que começa a aventura de Zus, onde acontece de tudo um pouco, até que ele é encontrado por um grupo de nômades e acaba no Condado dos expatriados. E é lá que ela vai descobrir uma coisa que pode mudar o futuro de todos.
"— A bem da verdade, Homem de Canaã, os únicos amigos de um expatriado, é sua faca, seu cão, e os sete palmos de terra que o aguarda."
Em primeiro lugar, quero falar da edição do livro que está muito bem feita. A diagramação também está impecável, com a fonte de um tamanho ótimo para a leitura. A capa também está muito bonita, retratando bem o cenário da história. A história é narrada em primeira pessoa por Zus Airã. Os capítulos são curtos e a leitura é rápida. Posso dizer que a sinopse me enganou. Eu estava esperando uma distopia, tipo Jogos Vorazes, mas acabei encontrando um livro mais voltado para a aventura e exploração do cenário em que a Terra se encontra no futuro. Uma coisa que me chateou um pouco foi a falta de diálogos. Como ele está sozinho a maior parte da história, o livro tem poucos diálogos e bastante divagações do personagem principal. Mas essas divagações não são monótonas e sim tem um toque de humor que me fez rir a todo instante em que lia o livro.

No começo achei que o livro não iria me prender, mas a escrita do autor é tão gostosa, que quando percebi já estava terminando o livro e querendo logo as continuações. O final é surpreendente, eu nem imaginava nada parecido. Zus é um personagem bem completo, por isso é fácil gostar dele e torcer para que de tudo certo com ele. Uma coisa que adorei no livro foi que tem um glossário logo no começo do livro. Deu para entender bem os termos e palavras usadas durante a narrativa. Outra coisa que gostei foi o autor ter dado uma descrição bem detalhada de cada uma das Cidades-Estado ao longo do livro conforme elas iam sendo citadas. Recomendo para quem gosta de um bom livro de aventura em um cenário distópico. A leitura vale muito a pena. Só me resta esperar pelos dois próximos livros da trilogia.


 


14 comentários:

  1. Nossa que livro fantastico, amo livros assim, vou colocar na minha lista claro!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ando lendo tantas distopias ultimamente que parecem que estão todas virando uma só! hahah gostei da trama mas acho que lerei só mais pra frente quando tiver com mais vontade.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!

    Olha, essa sinopse me enganou também, viu?! Não consegui conectá-la direito com a resenha...pensei que seria uma coisa mais no sentido de lutar pela sobrevivência nesse novo mundo, que eles teriam que lutar por recursos escassos...enfim.
    Esse negócio de não ter muitos diálogos...eu não acho que seria uma boa leitura pra mim. Eu gosto bastante de diálogos e a falta deles, por mais que você tenha dito que não é monótono, me faria falta.
    A capa realmente é muito bonita, mas esse eu passo! rs

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi SIl, tudo bem?

    Assim que é bom, um livro que já te deixa morrendo pela continuação! Adoro quando o livro acaba me surpreendendo. Essas são as melhores leituras.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    A premissa do livro é bem chamativa.
    Fiquei curiosíssima com a história,, e essa capa atrai também.
    Apesar de não gostar de livros com poucos diálogos, acho que dá pra relevar.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Adoro distopias e gostei muito de conhecer esta! Ótima resenha, fiquei curiosa sobre os rumos que irá tomar. Bom saber que a escrita do autor prende. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sil.
    Esse livro me chama a atenção em todos os aspectos: capa, enredo, o desenvolvimento que parece ter sido ótimo. Acho que irei amar a obra.
    Quanto à falta de diálogos, isso não me incomoda. Já estou acostumado a leituras do estilo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil.
    Não conhecia o livro, mas gostei de sua opinião.
    Não me lembro de ter lido algum livro sem diálogos, o que me pareceu uma experiência diferente.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil.
    A sinopse é muito interessante, mas estou um pouco farta de distopias e tudo o mais. Ainda mais vendo que há indícios de outras séries nesse enredo. Livros sem diálogos realmente podem tornar a história monótona.

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Oiii Sil, tudo bem??? Eu gosto de livros com muitos diálogos, então talvez iria me incomodar um pouquinho com este, mas talvez iria gostar, não sei, heheh. A capa é muito legal e chama bastante a atenção =D Só fiquei um pouco confusa com tantos nomes diferentes :P
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei esse livro fantástico! A Capa, sinopse e sua resenha... me conquistaram!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil =)

    Não conhecia o livro, mas os pontos que você citou da história me deixaram curiosa. A única coisa me me desanimou um pouco é o fato de ser uma série rs... Saudades da época dos livros únicos.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Lendo a sinopse também pensei que se tratava de uma distopia.

    Livros com poucos diálogos nunca me incomodaram, desde que o autor consiga cativar o leitor com a trama, e parece que é o caso com este livro.

    Agora tenho mais um livro adicionado a minha lista interminável.

    Beijos =)

    catalinaterrassa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha. Deu vontade de ler... Sucesso ao autor.

    Aproveito para fazer um convite:

    Diário dos Escritores - Blog literário. Divulgue seu nome, livro, poesias, peça de teatro... basta me enviar um endereço de e-mail pelo Bate-papo para que eu possa fazer o cadastro.
    Visualize o Blog:

    diario dos escritores
    DIARIODOSESCRITORES.BLOGSPOT.COM|POR PAULINHO DHI ANDRADE

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo