21 outubro 2019

Resenha | Confidências de Uma Ex-Popular - Ray Tavares


Livro: Confidências de Uma Ex-Popular
Série: Não
Gênero: Romance, Jovem Adulto
Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano: 2019

Resenha:
Renata Vicenzo tinha a vida perfeita. Ela é muito bonita e tem o padrão de uma barbie: loira, magra e alta. E ainda por cima sua família tem dinheiro. Muito dinheiro. Por isso ela viveu a vida toda como sempre quis, criada por babás que sempre fizeram suas vontades e cercada por amigos que concordavam com tudo o que ela dizia. Até o dia em que ela se envolveu em um escândalo e seu namorado, o também perfeito Danilo, virou todo mundo contra ela. Ela foi convidada a se retirar do colégio que estudava, perdeu o namorado e seu séquito de amigas passaram a ignorar sua existência. E foi então que seus pais sempre ausentes, resolveram agir como pais de verdade e mesmo sob choros e lágrimas levaram Renata para um colégio interno católico.

O Internato Nossa Senhora da Misericórdia fica no interior de São Paulo e diferente do outro colégio, nesse o dinheiro de Renata não vai fazer muita diferença, já que por uma ou outra exceção, todo mundo lá é muito rico. E logo no primeiro dia Renata percebe que sua vida não vai ser nada fácil já que suas birras e seu nariz empinado só fazem com que ela ganhe horas e mais horas de detenção. Que por sinal é paga com trabalho serviçal, o que ela acha um absurdo seus pais terem concordado com tal coisa. Mas nem isso vai impedir Renata de odiar todo mundo, já que todos parecem sentir o mesmo por ela. Sua única alegria são as aulas de literatura. Mas então até isso lhe é tirado porque a professora cujas aulas ela amava, é substituída de uma maneira bem estranha.

Ela fica muito desconfiada e Guilherme, um bolsista por quem Renata sente uma atração secreta, que sabe que ela gosta da professora tanto quanto ele, pede que eles investiguem isso juntos. O problema é que para fazer justiça Renata vai precisar do apoio dos outros alunos, mas ninguém fala com ela. Então ela tem a ideia de entrar para o Conselho, um sociedade secreta dentro do internato. E para isso ela vai ter que se meter em muita confusão, já que eles exigem o cumprimento de algumas provas para a admissão. É assim que ela acaba conseguindo uma amiga, Lívia sua colega de quarto, que ajuda Renata em uma das provas. E com o passar do tempo Renata muda seu modo de pensar e agir. Mas será que seus novos amigos vão ficar do seu lado quando descobrirem o que ela fez em seu outro colégio?


Eu ainda não conhecia a escrita da autora, mas já tinha ficado muito interessada por causa dos tantos elogios que ela recebeu com o livro Os 12 signos de Valentina. Quando vi esse livro sendo lançado fiquei bastante curiosa com a premissa, principalmente pela protagonista ser a patricinha e não a nerd ou a garota que não chama a atenção de ninguém até ser notada pelo bad boy da escola. Esse e a capa que achei linda, amo capas em tons de rosa, foram os motivos que me levaram a leitura. E encontrei uma história muito bacana, com uma trajetória incrível da protagonista e um livro que com certeza vai fazer a diferença na vida de muitos que estão nessa fase da vida.

A escrita da autora é o ponto forte do livro. Eu me vi grudada na história desde o primeiro capítulo. E olha que não faço parte do publico alvo da história. E nem vi as mais de quatrocentas páginas passarem. A autora trouxe muitas lições valiosas no livro. Coisas que nossos pais ensinam por exemplo, mas que quando estamos nessa faixa de idade nos achamos os sabe-tudo e nem levamos em conta o que eles falam. Mas que por estarem em uma história fofa e apaixonante com certeza vai fazer alguma diferença. Além das lições, a autora também aborda assuntos atuais como a corrupção que rola solta nos nosso país. E tudo isso mesclado com um toque de humor que deixa tudo mais leve e agradável.

É muito interessante acompanhar a trajetória da Renata, que no começo é uma garota mimada que acha que o mundo gira em torno dela. Mas a autora soube escrever a Renata de uma forma que a gente se solidariza com ela e não cria nenhuma antipatia por seu comportamento. E é bonito de ver a mudança em sua vida. Seu amadurecimento foi visível e suas atitudes foram mudando e ela se tornou uma mulher completamente diferente da que começou o livro. Ela se esforçou muito para compensar o erro que ela cometeu. E gostei de ver como a autora mostrou todo o assunto. Não vou falar o que é porque só descobrimos o que Renata aprontou quase no fim do livro, mas gostei da forma como ela apresentou o problema.

E fora a Renata temos outros personagens incríveis no livro como a Lívia e o Guilherme. E preciso falar, temos representatividade nesse livro. Lívia é negra e lésbica. Isso em um colégio católico, então já imaginem o babado. Guilherme é um amor de pessoa e fica difícil não se apaixonar por ele. Agora tenho que falar que a autora acabou comigo no final. Fiquei muito decepcionada com o final que ela escolheu. Não vou dizer o porque para não soltar spoilers. Mas mesmo eu não gostando do final, eu não posso deixar de dar nota máxima para o livro, que achei muito ousado da parte da autora terminar como terminou. Porque com certeza a grande maioria que ler o livro vai desejar um final como eu desejei. Enfim, eu recomendo não só para a faixa etária indicada, mas para todas as idades.

Nota:







18 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Ótima resenha. Leitura de fácil entretenimento essa aí, parece daquelas obras em que quando termina fica a sensação de querer mais. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Eu nao me anino muito pra ler livros desse tipo. Sao historias rapidas mas que geralmente nao funcionam muito. Mas que bom que curtiu tanto.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, eu gosto de livros assim. Esse parece valer muito a pena! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sim!
    Já vi alguns comentários sobre esse livro é apesar de ser para um público mais jovem achei o enredo bem legal. Ainda mais por ser bem desenvolvido.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sil

    Magina se depois de ler essa resenha eu não to convencida em ler esse livro! Geralmente o que vc indica e recomenda é exatamente o meu gosto de livros e já vi que várias opiniões suas são semelhantes as minhas em livros que nós duas lemos, então se vc curtiu esse e ficou presa na escrita da Ray desde o primeiro capitulo, acredito que tb vou curtir bastante. Aliás to precisando ler um juvenil, faz tempo que não leio nada assim. Com certeza estará entre as minhas próximas leituras, se não der neste mês do próximo não vai passar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro a escrita da Ray, é tão envolvente e fluida. Esse livro ainda não conheço, mas está na minha listinha para ler em breve.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, eu nunca li nada da autora, mas fico feliz que tenha uma boa escrita. Ainda bem que a personagem evolui porque tenho sérios problemas com protagonistas mimadas rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!
    HAHAHAHHAA EU ADOREI O FINAL, porque faz sentido com o que eu vive, sabe?
    Nossa, fico feliz que tenha gostado, a escrita da Ray é uma delícia de se ler e os 12 Signos é igual, super leve e divertido.
    Beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. pena que vc nao gostou do final, mas parece mesmo uma ótima leitura com personagens bem interessantes, fiquei curiosa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. esse livro está muito falado, está na minha lista de leituras que está enorme por sinal hahahah
    Mas, em breve pretendo ler.
    Fiquei com receio por não gostar do final mas, pela nota a história te prendeu e vou ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de muitos elogios a esse livro, não bate aquela vontade de ler, sabe? Fora que não curto muito essa capa, então....
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Eu cheguei a ver esse livro e pela capa, juro que não tinha dado nada por ele porque parece mais um livro adolescente porém com as resenhas que saíram eu mudei totalmente o meu olhar sobre ele. Parece ser uma leitura bem interessante e não-clichê e só isso já me interessou muito e me deixou curiosa.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  13. Oi, Silvana. Tudo bem?
    Eu vi esse livro no instagram várias vezes e acabei passando despercebida, mas agora pela sua resenha ele parece bem interessante e despertou meu interesse. Protagonista reparando erro e leitura juvenil sempre é muito gostoso de ler.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  14. Não tenho vontade de ler esse livro, Sil.
    Embora realmente tenha visto muitos elogios por aí, mas essa capa não me atrai e o nome do livro também. Por conseguinte, a história não é do tipo que me chama a atenção, mas que bom que você gostou da história.
    Adorei o fato de a editora ter mandado autografado, minha resenhista recebeu também.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece ser muito boa, eu gostei da história. Mesmo com 20 anos, adoro livros do tipo, hahaha <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    A primeira vez que vi essa capa achei que fosse a Duny de Girls in the House hahaha
    Eu não curto muito histórias com gente rica... pattys... Sempre soam surreal pra mim. Mas quero conhecer a escrita da autora, então quero dar uma chance futuramente. Gosto de histórias de lições e esse parece ser o ponto forte.
    Por enquanto vai ser só pelas amostras da Amazon que vou conhecê-la

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu amei a resenha, tem momentos em que tudo que a gente precisa é de uma leitura leve e divertida, e esse livro me passou exatamente esse tipo de vibe, vou adicionar a minha listinha com certeza.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  18. Parece uma leitura espetacular mas foge demais da minha zona de conforto haha.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo