26 novembro 2021

#14 | Da Netflix - Especial Consciência Negra e seu protagonismo

 Novembro é um mês especial. Temos em nosso calendário uma data muito importante para ser comemorada. Claro que se tem muita coisa para ser conquistada e mudada em nossa sociedade e só podemos ver e alcançar as mudanças que desejamos com bons diálogos, reflexão e desejo de mudança. 

O dia vinte de novembro não é só pra lembrar a luta, mas também é motivo para comemorar as tantas vitorias alcançadas. E nosso desejo é que a sociedade evolua e que seja igualitária para todos os cidadãos.

As vozes negras vem ecoando e nos fazendo refletir e mudar. E vemos que nos últimos anos o cinema vem trazendo mais filmes com historias com protagonistas negros ou então com todos os personagens retintos. Isso é maravilhoso! 

Em homenagem a luta e as conquistas. Fiz uma lista com 10 filmes e todo seu protagonismo negro.  


1 - A princesa e o sapo (2009)

Tiana é uma moça que ama musica e deseja abrir um restaurante bem musical. Mas, um príncipe que virou sapo entra na vida dela trazendo uma aventura pra lá de atrapalhada. Um dos melhores desenhos de princesas da Disney. Merece muito mais destaque. 




2 - Green Book - O Guia (2018)  

Baseado em uma historia real. Dr. Don Shirley é um pianista de classe alta e talentosíssimo. E contrata para motorista Tony Lip um segurança ítalo-americano. Além de levarem boa musica nessa turnê. Enfrentam  o preconceito e inicia-se aí uma bela amizade.



3 - Dreamgirls - Em busca de um sonho (2006)

Ambientado nos anos 60/70 . Um elenco grandioso conta a historia de Diana Ross e as The Supreme. É um musical excelente e que vale a pena ver e rever. 



4 - Meu nome é Dolemite (2019) 

Eddie Murphy nos apresenta a historia de Rudy Ray Moore. Um homem ambicioso e sonhador. E para alcançar a fama passa a fazer shows de stad up com piadas sujas voltada para o publico negro. Mas não fica aí. Resolve fazer um filme, como protagonista o seu alter-ego Dolemite. doido né?! é por que você ainda não viu o filme. 


5 - Um príncipe em Nova York (1988 e 2021)

Um príncipe africano, muito rico e mimado vai até NY em busca de uma noiva. Em companhia está seu amigo e faz tudo. Juntos vivem grandes aventuras. 
Após 30 anos a sequência traz a mesma essência do primeiro e com vários flash back. E bons motivos pra rir.

  

6 - Django Livre (2012)
Um dos melhores filmes do Tarantino. Django é um escravo livre que vai em busca de sua amada e precisa enfrentar alguns tiranos. 



7 - Estrelas além do tempo (2016)

Mais um filme baseado em fatos reais. Katherine é uma brilhante matemática. e ao lado de suas colegas Dorothy e Mary. Vão fazer parte de um grande momento que ficará marcado na historia. O lançamento do astronauta John Glenn para a orbita da terra e o seu retorno em segurança. Vale a pena!



8 - Lupin  - 1º e 2º temp. (2021)

25 atras Assane ve sua vida mudar. Seu pai é acusado de roubo após anos prestando serviço a uma família rica. E antes de morrer o pai lhe presenteia com o livro Lupin - o ladrão de casaca (literatura francesa) E assim, Assane planeja sua vingança. Uma serie que nos prende do inicio ao fim.


9 - A vida secreta das abelhas (2008)


Baseado no livro com o mesmo nome. A historia acontece nos anos 60. Lily foge de casa para fugir de uma vida sem amor e buscar conhecer sua mãe morta. E vai até a casa das irmas apiculturas e conhece a si mesma e muito mais. O livro é maravilhoso e o filme tambem.


10 - Pantera Negra (2018)

O ultimo mas não menos importante. Pantera Negra ocupa o 10º lugar. É um filme que veio no momento certo. Tantas pessoas se sentiram representadas com o filme. E merece toda nossa atenção. 

 
...


Queridos. Espero que eu tenha agradado em minhas escolhas para homenagear todos vocês. A lista é extensa e tem uma variedade incrível de títulos e desejo que o cinema continue dando voz e espaço para os atores negros. 
O cinema vem mudando e nos trazendo grandes reflexões e mudanças. 

¨Não basta não ser racista. É preciso ser antirracista com atos e palavras todos os dias" 






10 comentários:

  1. Ou, Sil. Como vai? Que linda homenagem para este povo tão sofrido e discriminado pela sociedade. Adorei a homenagem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lista de filmes. Eu amo a vida secreta das abelhas e todos os livros da autora (sempre recomendo A invenção das asas)
    Já quero fazer um dia de filme para assitir todos
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Olivia, tudo bem?
    Adorei a sua lista, esse tema é mega relevante.
    Quero muito assistir Lupin e também tenho curiosidade com Estrelas Além do Tempo e A Vida Secreta das Abelhas.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Olívia e Sil, tudo bom?
    Eu AMOOOOOO Estrelas além do tempo e Pantera Negra!
    Já assisti também A Princesa e o Sapo, mas tenho medo do vilão, então não é um filme que eu veja com frequencia, kkkk.
    Preciso ver Lupin!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil. Ótimas indicações. Alguns desses títulos eu tenha a impressão de que já assisti.
    A princesa e o sapo eu ainda não conhecia, acredita? Vou procurar depois, parece ser muito bom.

    Beijos,
    Anni - dear masen

    ResponderExcluir
  6. Alguns ainda não tive o prazer de assistir! Adorei a lista, vou procurar mais sobre eles. Muito obrigada!

    Eu amo muito Pantera negra.


    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com/
    (mudei o nome do meu blog, aproveito para avisar tb)

    ResponderExcluir
  7. Oie, que escolhas perfeitas. Amo alguns desses e espero ver os demais.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil! De todos, eu vi apenas Pantera Negra e acho um filme ótimo. Quero conferir Lupin, que vem sendo bem elogiado e tem tudo para me agradar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Eu A-M-E-I sua lista! Dela, eu amo A princesa e o sapo, aliás é a minha história favorita da Disney. E amo o filme Django Livre, e olha que não sou de ver os filmes do Tarantino, mas esse é espetacular. Pantera Negra eu vi bem depois do auge do cinema, mas gostei bastante dele também.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo