05 dezembro 2021

Top 5 | Coisas que me fazem gostar muito mais de um livro

Hoje vou listar algumas coisas que me deixam muito mais feliz ao ler um livro e me fazem aumentar a nota dele, ou diminuir se for o contrário. 

Capítulos curtos

Autores, capítulos curtos é vida. Quando o capitulo é enorme só faz com que a gente acabe dispersando durante a leitura ou até mesmo achando a leitura enfadonha e cansativa. Mas quando os capítulos são curtos a gente só quer ler mais um e acaba lendo muito mais. Sem falar que assim como eu, tem muita gente que lê no ônibus e odeio ter que parar o capitulo no meio porque ele é enorme e eu já cheguei no meu ponto.

Narrações em primeira pessoa por vários pontos de vista

Eu sou fã de terceira pessoa que é infinitamente melhor e não se discute. Só perdoo quando é algum thriller e temos um narrador não confiável. Mas já tentou ler um livro em primeira pessoa com aquele personagem intragável que só pensa em seu umbigo e que ainda descreve todos a sua volta pela sua percepção e não pela forma real que a pessoa é? Mas já que parece que os autores preferem escrever em primeira pessoa, custa dar voz a mais de um personagem? É tão melhor assim.

Quando alterna entre presente e passado

Quer me ganhar em uma leitura é só usar desse recurso. Eu devoro o livro quando ele alterna entre vários tempos. Fico imersa em cada uma das histórias e ávida por descobrir os segredos e mistérios escondidos. 

Finais fechados

Se tem uma coisa que odeio e não me canso de falar, são os finais abertos. Não sabia como terminar o livro ou estava com medo de as pessoas não gostarem e deixou para o leitor decidir o que fazer? É isso que penso quando vejo um final aberto. Claro que não estou falando aqui daqueles finais que são abertos mais que na verdade é porque a vida da pessoa em si vai continuar a partir dali. Me refiro aos finais que terminam sem as respostas que a gente esperou o livro todo para saber ou aqueles que a história termina do nada e a gente até vira a página esperando que vai continuar no próximo capitulo e não tem nada, acabou mesmo. 

Epílogo

A melhor coisa do mundo é quando você pensa que a história acabou e dai vem um epílogo. E epílogo geralmente esta ligado a finais felizes, outra coisa que amo. Quem aqui não gosta de saber que anos depois seus personagens queridos estão bem e felizes? Por isso autores escrevam epílogos sempre.

E você, o que te faz gostar mais de uma leitura se comparada a outras?






13 comentários:

  1. Olá, Sil, como vai? Também te achei no instagram <3
    Amei o seu ponto de vista com relação à capítulos curtos, faz total sentido e é até um posicionamento que eu vou refletir acerca de um livro que estou escrevendo. Adorei mesmo.
    No tocante ao final fechado, é exatamente isso! Também não gosto de finais sem respostas, acho que isso faz o enredo perder muito a qualidade.

    Adorei o post!

    Beijos,
    Anni - dear masen

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Eu gostei dos pontos e dos argumentos que você trouxe, concordo com quase todos! O único que fico na dúvida é sobre as narrações sob vários pontos de vista. Não sei qual minha opinião sobre, porque às vezes eu adoro, e às vezes "corta meu clima" quando tô lendo sob o POV de um personagem que amo e depois vai pra outro que detesto.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Você parece que leu minha mente, hahaha.
    Tudo isso que você colocou eu também acho muito verdade.
    Detesto capítulos muito longos, amo primeira pessoa, adoro passado e presente, deteeesto final aberto e sou doida por epílogos!!!!
    Arrasou no post!

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Desses pontos, eu adoro capítulos curtos e epílogo. não me incomodo com final aberto... contanto que seja o fim mesmo, e não um gancho para continuação. sabe? hahaha e sobre alternar entre passado e presente... eu gosto, mas nem sempre. às vezes uma das linhas do tempo não é tão interessante e eu acabo enrolando na leitura.

    bjs
    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Super concordo com todos os pontos, principalmente capítulos curtos. Inclusive é algo que eu me monitoro demais quando escrevo kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil
    Eu já não gosto de livros em terceira pessoa, pra mim só funciona se for romance de época. Eu prefiro mil vezes primeira pessoa, ainda mais nos romances que leio e se for intercalado, melhor ainda.
    Também não gosto do recurso de voltar no passado e partir pro presente. É um subterfúgio cansativo pra mim e me irrita mais do que agrada kkk mas eu também concordo que capítulos longos são a treva. Tenho reparado muito isso quando estou lendo De cinzas e sangue... poderia ser mais curto!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, eu compartilho de alguns dos seus tópicos, mas nem sempre gosto de narrativa em mais de um tempo porque fico desesperada em saber o que acontece em um só tempo enquanto o outro se torna mais arrastado kkkkkkk. É mais uma relação de amor e ódio mesmo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, que perfeição de postagem! A única coisa que eu discordo é com presente/passado, eu me canso às vezes com o vai e volta kkkkkkkkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amei ver que chegou no sétimo livro da série rs
    Agora sim pretendo comprar muito em breve para começar as leituras, amei as resenhas.
    beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Você pontuou pontos bem relevantes e importantes. Gostei bastante.

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil. Ccomo vai? Excelente seus argumentos. Gostei. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Sil, não vamos brigar, mas eu sou time de textos em primeira pessoa! KKKKKKKKKKKK
    Mas, sim! AMO capítulos intercalados, isso não se discute mesmo! kkkk
    E os capítulos curtos ou compridos não é o problema, o problema é quando há LOOOONGAS descrições e tornam as cenas mais pesadas. Quebrar um capítulo em trechos, também pode ser uma opção.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Sil,
    Adorei sua lista e super apoio. No geral não ligo tanto se o livro é em primeira ou terceira pessoa mas, quando em primeira, que mostre variados pontos de vista. Final fechado é indiscutível, odeio pontas soltas, mesmo que seja por uma possível continuação. Agora intercalar passado e presente eu AMO demais, mas sem todo autor consegue fazer isso funcionar muito bem, infelizmente.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo