Livro: Enquanto Bela Dormia
Série: Não
Gênero: Romance, Releitura
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Ano: 2016
Resenha:
Elise ouve sua bisneta Raimy contando uma história para seus irmãos. Uma história que ela conheceu e viveu a cinquenta anos atrás. Mas a história verdadeira não era bem assim como Raimy estava contando. Elise não se admira da história estar bem diferente, já que a verdade está longe de ser uma história para crianças. E quando Raimy encontra o punhal em seu baú, ela decide contar a menina, a história como ela realmente aconteceu. Elise desde criança sonhava em ir morar no castelo. Ela era de uma família muito pobre e aos dez anos descobriu que era uma bastarda. Aos quatorze, a varíola levou quase toda sua família e ela decidiu que era hora de tentar a vida no castelo. Então ela parte para St. Elsip onde encontra sua tia Agna. Assim como sua mãe, Agna trabalhou no castelo antes de se casar e instruí Elise a como se portar no castelo.
Elise se apresenta a governanta morrendo de medo de não ser aceita. Mas quando menciona o nome de sua mãe, ela consegue um emprego e numa boa colocação, a de camareira. Duas semanas depois, ela conhece a rainha Lenore, que está de volta de uma viagem. Ela acha a rainha muito abatida e fica sabendo que essa tristeza se deve a rainha ser infértil. Inclusive essa viagem foi aconselhada por Millicent, tia do rei, em mais uma tentativa para mudar essa situação. Millicent é temida por todos no castelo e alguns a chamam de bruxa as escondidas. E num dia em que Elise está um pouco ociosa, elas acabam se conhecendo e diante da admiração de Elise por uma de suas estatuetas, ela acaba presenteando Elise com ela e diz que a estatueta realiza desejos. Elise não sabe se acredita, mas o certo é que alguns dias depois, ela é nomeada camareira-chefe do quarto da rainha. E algum tempo depois criada pessoal dela.
E quando as esperanças já estavam perdidas e o rei já ia declarar seu irmão mais novo herdeiro do reino, a rainha engravida. E a gravidez é repleta de alegria. Mas quando chega o dia do nascimento, o rei não aceita que Millicent dê uma de suas poções a Lenore, e durante a discussão, acaba expulsando Millicent do reino. Só que Millicent não vai de boa vontade e no dia do batizado da herdeira, Rosa, na hora da entrega dos presentes, ela também entrega o seu: uma maldição de que o rei irá viver o resto da sua vida com medo, porque o seu amor por Rosa só irá aumentar e a qualquer momento ela vai morrer. Mas nem tudo está perdido, Flora, irmã de Millicent, diz que não pode reverter a maldição de Millicent, mas contorná-la e que Rosa não irá morrer. Porém Flora não irá aguentar por muito tempo e pede que Elise se torne sua aprendiz e mantenha Rosa em segurança. E Elise se vê tendo que escolher entre sua felicidade ou a da rainha.
"Eu pensava que aqueles anos comuns se sucederiam até o fim da minha vida. Não sabia que estava destinada a ser novamente parte da história, a estar no centro de acontecimentos terríveis demais para imaginar. E dessa vez eu desempenharia o papel de protagonista."
Antes de tudo tenho que falar dessa capa maravilhosa. Foi o que chamou a minha atenção para o livro. A história é uma releitura de A Bela Adormecida, mas está longe de ser um conto de fadas. A autora utilizou do conto para criar uma história mais sombria, mais dolorida, cheia de sofrimentos e tristezas. Mas também uma história sobre lealdade, amizade e amor. Um amor que até então não tinha visto sendo retratado em nenhuma história que li até agora, o amor de uma criada pela patroa. Ela ama tanto a rainha que é capaz de abrir mão de tanta coisa por ela, inclusive de sua própria identidade. E sem esperar nada em troca, o que é o mais interessante. Gostei bastante da releitura, só não dei nota máxima porque achei o começo do livro meio dificil, a leitura é meio parada, mas do meio para o fim, li de uma vez só. E o final não foi nada o que eu estava esperando.
O que chama bastante atenção nessa releitura, são os personagens, eles não são os de contos de fadas que conhecemos. A bruxa má, é uma pessoa que só quer o que é seu por direito e não digo que vingança seja correto, mas ela tem suas razões para amaldiçoar o rei depois da forma com que foi tratada. A rainha é uma mulher que carrega o peso de não dar um herdeiro ao trono e que no desespero faz qualquer negócio para ter uma criança. O rei, achei bem inconstante. Cada hora se mostrava de um jeito e com atitudes diferentes. Rosa até que gostei, mas achei bem mimada, o que não poderia ser diferente já que foi criada em tal situação de proteção. O que não me conformei foi não terem contado o que realmente aconteceu, para que ela se prevenisse. Agora quanto a Elise, eu amei e odiei na mesma intensidade. Da mesma forma que achei lindo o que ela fez pela rainha, achei que ela podia ter pensado um pouco mais nela. Enfim, eu recomendo para quem gosta de uma boa releitura, é uma história muito interessante.


