28 março 2017

Resenha | Angus - O Primeiro Guerreiro - Orlando Paes Filho


Livro: Angus - O primeiro Guerreiro
Série: Angus #1
#0.5 - Angus - Origens 
Gênero: Fantasia, Aventura, Guerras
Autor: Orlando Paes Filho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Ano: 2017

Resenha:
Bretanha, Ano de Nosso Senhor de 545.
O monge Columbus tem uma visão terrível do futuro e para combater o que está por vir, ele convoca Os Druidas. Ele mostra um pouco do que viu e todos ficam horrorizados. Uma nova seita vai surgir e vai escravizar as pessoas, uma seita que terá Lúcifer como ser supremo e para combatê-la, eles precisam forjar uma arma sagrada. Por isso ele escolheu a dedo cada um deles que serão necessários para forjar uma espada banhada de luz. Essa espada terá um dono e assim que ela fica pronta o nome dele aparece entre as brasas que ainda ardiam no centro do circulo de pedra: Angus.

Bretanha, Ano de Nosso Senhor de 865.
Em Angus - O Primeiro Guerreiro, vamos acompanhar a história de Angus, filho de Seawulf Yarlansson e Birgid MacLachlan. Seawulf é um jarl nórdico, adorador de Odin, e Birgid uma cristã vindo da Terra dos Escotos, por isso ele aprendeu sobre as duas religiões. Angus está com dezesseis anos e está prestes a se tornar um guerreiro de verdade. Ele se encontra em sua primeira expedição rumo à Terra dos Anglos do Leste. Ele viaja juntamente com seu pai, Seawulf Sangue de Gelo, que foi convocado por Ivar Sem-Ossos à se juntar ao seu exército viking para vingar a morte de seu pai Ragnar. Mas enquanto Ivar quer vingança, Seawulf está lá pela aventura. Quando eles chegam ao local, Ivar ainda não chegou, então eles resolvem começar a invasão. E é assim que Angus mata seu primeiro homem, mas também perde seu melhor amigo na batalha. 

Quando Ivar chega, acompanhado de seu irmão Halfdan, eles já tomaram a aldeia mais próxima, mas Ivar quer o sangue de todos cristãos e para isso ele vai varrer a ilha toda na espada matando todos os anglos e saxões que ele encontrar pelo caminho. O problema é a forma que ele faz isso. Seawulf não concorda com a violência e a crueldade empregada, e muito menos em matar os homens desarmados já rendidos e isso acaba gerando discórdia entre eles. Os nórdicos começam a dizer que Seawulf está com o coração amolecido por causa de sua esposa que é cristã. E fora isso, um dos vikings protegidos de Ivar, acaba matando um dos amigos de Seawulf na covardia e Seawulf jura vingar seu amigo. E quando isso acontece, Ivar acaba traindo Seawulf. Angus consegue fugir, mas acaba ferido e sozinho no meio da floresta.


Quem encontra Angus é Nennius um monge muito sábio que acaba ensinado as sete virtudes para Angus. E quanto mais ele aprende com Nennius, mais ele percebe que o que vinha fazendo até então, não tinha nenhuma honra. Ele começa a ver a vida com outros olhos e acaba convertido ao cristianismo. E quando ele está pronto, Nennius libera Angus que parte em busca de vingança pela morte de seu pai e também para achar um jeito de parar Ivar e Halfdan antes que eles acabem com toda Bretanha. E no caminho ele conhece Owain, que vai ensinar tudo o que Angus ainda não aprendeu na arte da guerra, inclusive a manejar uma espada. Até então sua arma é um machado. E juntos eles partirão para a batalha de suas vidas.

Meu único contato com os livros do gênero foi através de As Brumas de Avalon, que conta a história do Rei Arthur, que inclusive é bastante citado nesse livro. Mas a história é contada pelo ponto de vista feminino, e quase oposto ao cristão. Nunca tinha lido nada que tivesse vikings na história, por exemplo. Por isso fugi bastante da minha zona de conforto ao ler esse livro. Como já tinha lido Angus - Origens, já tinha alguma ideia do que esperar, mas ainda assim acabei surpreendida pela grandeza da história. Uma coisa que tinha me incomodado em Origens, os nomes difíceis, acabou sendo mais tranquilo nesse, mas achei alguns defeitos, assim como bastante acertos também.


A mistura de fantasia com fatos históricos é uma coisa que me agrada bastante, mas a parte que envolve a religião, foi uma coisa que achei meio chato. Tem um capitulo em especifico que achei bem enfadonho, onde o monge ensina sobre as virtudes para Angus. Creio que as pessoas que professam outra religião, não irão gostar. E outra coisa que não gostei, foram os capítulos enormes. Dá aquela sensação que você lê muito mais do que realmente leu. Mas fora isso, achei a história incrível. Sabe aquele tipo de livro que você se envolve tanto na história que nem percebe o que está acontecendo ao seu redor? As cenas das batalhas são perfeitas e até parecia que eu estava assistindo um filme de tão bem descritas.

Angus foi um personagem que tive uma relação de amor e ódio. Achei ele fraco a maior parte do tempo. Sabe os filmes do Rocky onde ele só apanha a luta toda e no final vence? Foi essa impressão que eu tive do personagem. Passava páginas e páginas e ele não evoluía. Mas depois a coisa mudou e enfim ele se tornou o guerreiro que eu esperava. Um personagem que gostei bastante foi Seawulf, ele é um homem integro, que mesmo com a criação que teve, não deixou de ser justo. Tem muitos outros personagens ótimos na história, mas não dá para citar todos. E como essa resenha já está enorme, vou finalizar indicando o livro para quem gosta do gênero. Quanto a edição, está perfeita, e dentro do livro tem várias ilustrações que fazem toda a diferença na história.

Nota:





18 comentários:

  1. Oi, Sil!
    Como você já deve saber, não me interessei por esse livro. Achei bacana a série ser publicada novamente, e por outra editora, mas não é o tipo de livro que eu leria. Inclusive, já li, na verdade, um dos volumes dessa série, mas não gostei.
    E sim, pelo o que lembro, os capítulos são enormes mesmo. Entendi bem o que você sentiu. Por sorte, o livro te agradou de modo geral e é o que importa.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Tem uma galera no instagram se jogando nesse livro!
    Eu ainda não sabia do que se tratava, mas achei bacana!
    Não gosto também quando entra religião :/
    No mais, acho que leria sim.

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil.
    Tenho uma certa relutância quando encontro personagens fracos e que não me simpatizo muito. Mas pelo menos você gostou da história.
    Achei essa capa tão feia kkkkkkkkkk.

    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sua resenha está ótima, muito bem escrita e adorei as fotos, todavia esse não é o tipo de livro que me agrada, o gênero não é comigo haha, ainda assim, parece ser uma ótima leitura!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser bem interessante. Já adicionei a minha interminável lista de leitura! hehehe

    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Eu estou lendo Origens, mas ainda não engatei na leitura. Em breve vou conferir esse, gosto do tema fantasia, espero curtir a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros de Fantasia, mas quando passa pra questão da religião fico com um pé atrás e não sei se iria ler algum dia. Mas que bom, que você gostou. Bjs

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que se surpreendeu com essa história, parece ser um livro cheio de aventura e com muitos personagens, as vezes é bom sair da zona do conforto.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não me decidi quanto a Angus, se vou ler ou não. Sua resenha foi a primeira que li sobre ele e fiquei ainda mais em cima do muro ponderando aqui se os acertos podem pesar mais que os erras... Estou balançadaaaa!

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  10. super cute blog :) thank u for the review !

    if you like to follow for follow , just let me know :)

    New post - Sporty 70s OOTD

    Check out my ♥Instagram ,Blog╚ovin and
    Google✚

    Stay Gold

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Não acredito que já resenhou esse livro!!! Eu vi o lançamento no face da editora, inclusive tem um cotno gratuito na Amazon. OMG!!! Esse mapa tem no livro??? Eu amo quando colocam mapas nos livros, eu já abro e consigo me transportar completamente para a história. A editora arrasou ao colocar as ilustrações. Uma das minhas histórias favoritas é a do Rei Arthur, e esse livro tem bem o clima e o cenário, como você salientou, então, já me ganhou aí, risos...Mas eu fiquei super empolgada com esse início, parece uma profecia sendo formada, de um salvador que irá nascer e os libertar!!! Não é o máximo??? Fiquei louca para ler!!! Adorei sua resenha!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil...
    A edição tá bem bacana mesmo, como é interessante um livro/personagem despertar dois sentimentos ao mesmo tempo né. Parece uma história bacana, mas também acho que a parte religiosa não iria curtir muito...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa não conhecia esse livro mas já estou apaixonado por todas essas ilustraçoes. A editora caprichou eim! <3 Já estou bem ansioso para ler.

    www.estupefaca.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil! Tudo bem?
    Ai que edição de livro bonita! Amei.
    Gostei da sua resenha, achei bem interessante, mas leio mais romance. Será que eu conseguiria ler esse livro? As vezes encontro uma certa dificuldade em concluir livros que não são de romance.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ai parece ser ótimo. Adorei a ideia da aventura. Sem contar que gosto super de histórias com mapas e livros com edições que tenham ilustrações :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sil!
    Tudo bem?
    Fico muito feliz que o livro te agradado, mas confesso que ele em nada me chamou atenção. Não sei se é apenas meu lado visual falando mais alto, mas essa capa me deixa um pouco desmotivado.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Sil! Também li o livro e verifiquei os mesmos pontos que incomodaram você. Esses nomes difíceis dificultaram muito a minha leitura, tanto que demorei mais do que o esperado. Até que nao tive problema com essa parte de religiao, mas nao foi uma das minhas favoritas também.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Parece ser um ótimo livro, eu fiquei com vontade de ler ele. Adorei esses desenhos que tem na edição, que lindos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo