13 janeiro 2018

Resenha | Biblioteca de Almas - Ransom Riggs


Livro: Biblioteca de Almas
Série: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #3
#1 - O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares 
#2 - Cidade dos Etéreos
Gênero: Fantasia
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 416 
Ano: 2016

Contêm spoilers dos livros anteriores.


Resenha:
Jacob amava e acreditava nas histórias que seu avô Abe contava do período de quando criança ele viveu em um orfanato em uma ilha onde existiam crianças com certas peculiaridades, poderes, como ser invisível, levitar e força descomunal. E elas eram protegidas por uma ave. Mas conforme foi crescendo ele viu que tudo aquilo era bobagem e só voltou a acreditar realmente quando seu avô faleceu e ele viu a criatura horrenda que o matou. Mas ainda assim ele achou que tinha ficado louco, até que seguiu as pistas deixadas por seu avô e acabou chegando em uma ilha onde os peculiares viviam exatamente como seu avô descreveu. As crianças viviam em uma fenda temporal, no dia 3 de setembro de 1940 e a Ave que os protege é a Srta. Peregrine, a diretora do orfanato que é na verdade uma Ymbryne, peculiares que controlam as fendas e podem se transformar em ave.

E Jacob descobriu que é como eles, seu poder é o de conseguir ver e sentir os etéreos. Etéreos são peculiares que tentaram virar imortais e acabaram transformados em monstros. E se esses monstros comem uma quantidade suficiente de peculiares ele evoluem para acólitos, seres que se assemelham a humanos, mas que não tem pupilas nos olhos. Só que quando Jacob descobriu a localização dos peculiares, ele levou junto um acólito que sequestrou a Srta. Peregrine, que eles conseguiram salvar, mas que ficou presa no corpo de ave e ela não conseguiu reiniciar a fenda e eles precisaram fugir e procurar ajuda para sua diretora. Mas o que eles não sabiam é que quem eles salvaram na verdade não foi a Srta. Peregrine e sim seu irmão Caul, que foi um dos responsáveis pela criação dos etéreos. Assim Caul conseguiu sequestrar todas as Ymbryne e os peculiares que estavam no grupo. Somente Emma, Jacob e Addison conseguiram fugir.


Perdidos eles não sabem para onde ir ou o que fazer, então eles decidem seguir o grupo de acólitos que sequestrou seus amigos usando o faro de Addison. Mas logo eles são encurralados por um etéreo e é quando Jacob descobre que seu poder vai um pouco mais além do que ele imaginava: falando uma língua desconhecida, ele consegue controlar a criatura. Eles continuam sua jornada e acabam encontrando um barqueiro bem esquisito de nome Sharon e é através dele que eles ficam sabendo sobre o Recanto do Demônio uma fenda antiga conhecida por ser uma selva depravada e sem lei, local ideal para esconder as Ymbrynes e os peculiares sequestrados. É lá que fica a fortaleza dos acólitos. E também é onde eles conhecem Bentham que revela a Emma o verdadeiro plano dos acólitos ao sequestrar as Ymbrynes. Ele pretendem abrir a fenda de Abaton, onde segundo a lenda fica a Biblioteca das Almas, lugar para onde vai a alma de todos os peculiares que já faleceram.  


Que livro e que trilogia! Eu li a trilogia em seis dias, mas a história é tão grande que pareceu que foi mais de mês que eu vivi dentro dela. Até no final do terceiro livro o Jacob fica admirado porque tudo aconteceu em mais ou menos uma semana, mas que pareceram anos. Acho que a estrategia do autor em começar um livro exatamente no ponto onde terminou o anterior deu certo, porque assim pareceu ser uma história só e ela pareceu ser enorme. Mas quando digo enorme não estou em referindo somente ao tanto de páginas, e sim a grandeza da história mesmo. E ainda mais nesse ultimo livro que aconteceram tantas coisas que no fim até achei que tinha lido mais do que realmente li. E uma história que começou de mansinho acabou se tornando uma das melhores trilogias que já li.

Nesse terceiro livro temos bastante ação, mas também temos muitas explicações, tanto para o que já aconteceu, aqui descobrimos a verdade de como surgiram os etéreos e os acólitos, como para os planos futuros dos acólitos e principalmente de Caul. E achei que nesse terceiro livro o tom foi mais sombrio do que nos anteriores. Também a crueza com que é descrita a realidade dentro do Recanto do Demônio não enojou somente os personagens, mas eu que estava lendo, teve alguns momentos que fiquei me perguntando como as pessoas chegam a tal ponto. Mas nem tudo no livro são tristezas e horrores. Eu amei o final do livro. Li algumas resenhas onde o povo não gostou, acharam que o autor foi pelo caminho mais fácil. Mas não sei vocês, mas eu particularmente já estou cheia de livros que no final tudo da errado e morre quase todo mundo.


Se pegarmos o primeiro livro e reler o começo, onde nos são apresentados os personagens vamos ver uma evolução muito grande em cada um deles. Todos eles cresceram muito ao longo da história. Mesmo sendo adultos em corpos de crianças, eles ainda eram muito ingênuos em relação a tudo pela proteção da Srta. Peregrine. Mas foi lindo acompanhar a forma como eles realmente se tornaram adultos corajosos sem nunca deixar de lado a bondade dentro de seus corações. E o Jacob foi o maior destaque nesse quesito. Ele começou a história como alguém considerado um covarde e acabou se tornando o líder na ausência da Srta. Peregrine. E nesse terceiro livro tivemos mais personagens inseridos que na minha opinião foram essenciais para a história terminar da forma que terminou.

A edição está tão impecável quanto as anteriores. A capa dura é verde claro e temos a assinatura de todos os personagens nela, o que achei uma graça. Dentro temos mais fotos que são a marca registrada da trilogia. O autor diz no final que são autenticas, nos três livros, mas acredito que são montagens hehe. Só me resta indicar essa trilogia maravilhosa para quem gosta do gênero. Eu comecei a ler achando que era de terror e encontrei uma fantasia surpreendente. E ainda tocou no meu ponto fraco, porque boa parte dela se passa durante a Segunda guerra. Leiam, não se baseim no filme para descartar a história, eu já assisti e mudaram muita coisa, mas isso é assunto para outro post.


Nota:






17 comentários:

  1. Oiii Sil

    Pulei algumas partes pra não catar spoiler mas fico feliz em saber que esse livro fecha bem a série explicando os detalhs que faltavam e ainda trazendo mais ação pra prender o leitor. Ainda quero conferir essa trilogia futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,

    Pulei algumas partes da sua resenha para não pegar spoiler, pois estou com o primeiro livro que comprei na Black Friday para ler.
    Acredito que eu vou gostar muito da história.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi
    nossa você leu a trilogia mega rápido em, que bom que gostou.
    Eu tenho muita vontade de ler esses livros e algum dia irei conseguir, que bom que os personagens cresceram e amadureceram nas história.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu só li o primeiro e Contos Peculiares (super indico), eu espero terminar a trilogia em breve porque de cara a gente percebe que a história é ótima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi! Gostei das dicas! ;)

    Beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Sou doida pra ler essa trilogia, conheci a história pelo filme e claro, que acredito que dos livros PISA MUITO haha
    E essas edições são de dar água na boca, coisa linda. Adorei esse fato das assinaturas. Fico feliz que toda história te agradou.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil...
    Nunca li os livros dessa série, já assisti o filme, sempre que faço isso assisto o filme primiro nunca consigo ler o livro posteriormente...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil.
    Eu não achava que essa série fosse boa, pois nunca me interessei pelo filme.
    Mas sua resenha do primeiro livro me fez perceber que minha impressão inicial era totalmente errada.
    Esse terceiro livro da série parece melhor ainda, com mais explicações e informações acerca desse mundo fictício.
    Bela resenha
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sil. Tudo bem?
    Então, não consigo me sentir instigado a iniciar a leitura desta série, porém adorei seu ponto de vista sobre o terceiro volume. No momento, não me vejo lendo, mas quem sabe mais para frente, não é?

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. AAAAA Oi Sil!
    Esse é o único livro que não li da saga e preciso mudar isso logo.
    Gostei muito dos dois primeiros, então preciso concluir a série, né?
    Só espero que acabe como eu quero, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?
    Acredita que nem o filme eu vi ainda? :(
    Mas que bom que a trilogia foi fechada com chave de ouro! Vou tentar conferir o filme pra ver se me sinto mais instigada pela temática.
    Tem sorteio no blog, vem participar!

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Menina, comassim você leu tudo em seis dias??? Nossa, deve ter te conquistado mesmo pelo visto.
    Eu assisti o filme, mas não fui fisgada para ler a obra :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil =)

    Ah!! Eu te entendo rs... quando gosto de uma obra não consigo parar de ler até chegar a última pagina rs...

    Infelizmente essa uma série que não me chama muito a atenção. Assisti ao filme e achei bom, porém ele não me despertou aquela vontade em conhecer a obra mais profundamente.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil. Eu ganhei o livro da Amazon mas acabei passando pra frente, a história não me chama atenção. Eu acho que a primeira decepção vem com a capa, que vende um terror com suspense, mas me traz uma fantasia. Como não li não posso dizer muito, mas fico mais animada ao saber que gostou.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  15. Que dica mais maravilhosa, gosto muito desse tipo de história, acho que é o que mais gosto de ler e assistir. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!
    Acredita que eu ainda não li a série? Pois é. Mas, curiosa que sou, li toda a sua resenha — incluindo os spoilers — para ver se me animo. :)

    Adorei o que vc disse aqui e as fotos, que estão maravilhosas.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil

    Li a resenha mesmo com o aviso pq não quero ler os livros não! Hahahaha
    Mas se tem uma coisa que eu admiro são as edições, muito caprichadas.
    E você leu a trilogia em seis dias!!! Nunca vou parar de me admirar com seu ótimo ritmo de leitura.
    Também gosto quando o autor começa o livro de onde parou o anterior exatamente por isso, por parecer uma história só.
    E que ótimo que houve essa evolução nos personagens, isso compensa muito, nada pior que personagens estagnados!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo