02 agosto 2018

Resenha | Volte Para Mim - Paola Aleksandra


Livro: Volte Para Mim
Série: Não
Gênero: Romance de Época
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Páginas: 304
Ano: 2018

Resenha:

Em Volte Para Mim vamos conhecer a história da família Hamilton. Nossa protagonista é Brianna, filha mais velha de Rowena e Brandon, duque e duquesa de Hamilton. E ainda tem Malvina, que é dez anos mais nova que Brianna. A família Hamilton apesar da alta posição na sociedade, foge bastante do padrão da época, a começar pelo pai de Brandon ter escolhido uma esposa escocesa para o filho, deixando várias garotas inglesas sonhando com o ducado. E mesmo o casamento tendo sido arranjado foi amor a primeira vista e eles demonstram o quanto se amam a todo instante. É é por ver essa felicidade entre os pais que Brianna sonha com um casamento por amor e com uma casa cheia de crianças felizes. 

Mas a melhor hora é quando Rowena coloca as meninas para dormir. É nesses momentos que Brianna sonha acordada porque toda noite sua mãe conta uma história da época que viveu na Escócia e enquanto ouve sua mãe, Brianna imagina os lugares que vai visitar nas terras do avô e viver suas próprias aventuras para contar aos seus filhos. E quando chega aos dezesseis anos Brianna decide fugir para a Escócia deixando sua família, seu melhor amigo Desmond e o futuro que seus pais planejou para ela para trás. Brianna chegou num impasse, ela fica dividida entre seu lado britânico e seu lado escocês e precisa partir para buscar respostas, mesmo que isso signifique magoar as pessoas que ela mais ama na vida.

Onze anos depois de partir Brianna está de volta. Ela até tentou voltar muitas vezes, mas sempre arrumou uma desculpa para ficar na Escócia. Mas então ela recebeu uma carta de Mary, sua ex dama de companhia e atual governanta da casa, falando sobre a saúde de sua mãe e com medo de não poder ver sua mãe viva, Brianna decide enfrentar seu medo e voltar. As coisas estão muito diferentes da época em que ela vivia na propriedade. Primeiro que sua mãe está muito pior do que ela pensava, seu pai vive viajando a procura de uma cura para a mulher amada deixando de lado os cuidados com a propriedade que parece estar a beira da falência e Malvina se fechou em si mesma. Agora resta a Brianna lidar com as consequências da escolha que fez e lutar para ter o perdão das pessoas que ela magoou.

“Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial. Assim como a beleza de uma paisagem que só é compreendida quando vista de longe.”

Esse é um livro que estava entre os mais desejados do ano, por isso assim que chegou aqui em casa eu passei ele na frente na fila de leituras. Acompanhei as informações sobre ele desde quando a Paola começou a escrever e a cada novo vídeo em que ela falava sobre ele, eu ficava mais animada para conhecer a história. E felizmente as minhas altas expectativas não estragou minha leitura, o que geralmente acontece quando lemos um livro esperando muito dele. Amei a escrita da Paola e com certeza vou querer ler mais livros dela. Mas ainda assim não dei nota máxima e vou explicar o motivo mais adiante.

A história apesar de ser um romance de época é bem diferente das que estamos acostumados a ler. Geralmente o foco dos livros do gênero é o romance entre os protagonistas, onde por um motivo ou outro eles serão obrigados a se casar e no fim se apaixonam e terminam juntos. Aqui temos sim o romance, mas o foco da história não ficou apenas nisso, temos também uma boa carga dramática onde recomeços e perdão dão o tom à história. Os capítulos são divididos entre a maioria deles no presente e alguns no passado com narração da Brianna na maior parte dos capítulos e do Desmond em outros e ainda temos trechos de cartas trocadas entre os personagens no inicio de cada capitulo.

Agora vou falar sobre o que eu não gostei tanto e que me fez tirar uma estrela do livro. Logo no começo da história sabemos que a Brianna precisou fugir por algum motivo e onze anos depois está de volta por conta da doença da sua mãe. O que me deu nos nervos foi o tal motivo. Não vou falar o que é porque ele só é revelado quase no fim da história, mas me irritei muito com a protagonista quando eu soube o porque dela ter fugido e magoado todo mundo que ela amava. Achei a atitude dela de uma garota mimada que sempre teve tudo o que quis. E o pior era algo que estava nos planos dela, mas só porque seu pai queria, ela resolveu fazer birra. E também achei que Brianna foi muito covarde ao ficar tantos anos longe da família por um motivo tão besta. Ainda mais com a mãe podendo morrer a qualquer momento.

Mas fora isso gostei muito da história. Dá para ver o quanto a Paola se esforçou e pesquisou para escrever o livro. É claro que tem os clichês do gênero, como os protagonistas ficarem afastados porque não são capazes de ter uma conversa decente e falar o que sentem um pelo outro. Mas quem lê livros do gênero já está acostumado com isso. E mesmo com toda carga dramática o livro conta com momentos bem engraçados, principalmente os protagonizados pelos irmãos de Desmond. Por isso mesmo com as ressalvas é um livro que eu indico e espero que a Paola escreva um livro contando a história da Malvina. E antes de terminar só vou falar do acabamento do livro que deixou a desejar. Li algumas páginas do livro e a película da capa já começou a levantar. É uma pena porque a capa está muito bonita.

Nota:








13 comentários:

  1. Estou tão feliz pela Paola.
    Ainda não li o livro, mas quero comprá-lo na bienal

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Faz muito muito tempo que não leio um romance de época, estou devendo mesmo!

    https://clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sil
    Primeiro, amei suas unhas! Que cor linda.
    Eu quero ler esse livro da Paola, mas pretendo ir sem expectativas já que tenho uma dificuldade imensa com o gênero histórico, e agora, com o tal motivo da protagonista já vou ficando até preparada... Gostei e saber que vai além do simples romance trazendo também uma carga dramática mais intensa que em outros livros semelhantes, é um plus que deixa a leitura com certeza mais viciante e envolvente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!
    Menina, não sei se leria esse livro. Eu amo romance de época mas gosto de um clima mais light porque justamente eles me tiram de ressaca. Esse com uma carga dramática mais pesada iria me afundar mais ainda haahhhahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Estou bem curiosa por este livro, adoro o gênero é faz tempinho que conheço a Pah. Quero ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olaa Sil! Tudo bem?
    Ahh que legal essa história! Não li muitos livros de época, mas me interessei por esse! Só fiquei meio com um pé atrás por causa do motivo irritante da protagonista que você comentou.. devo ficar irritada também hahah mas num geral, me interessei!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Eu quero muito ler esse livro e ver se eu consigo voltar a ler romance de época. Acho que também ficaria um pouco irritada com a protagonista, mas parece que dá pra relevar, né?
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  8. Ai que legal essa história! Pena que realmente teve essa questão de garota mimada, eu senti isso em "a culpa é das estrelas" e não consegui gostar da personagem mesmo com todo mundo falando que por ela estar com câncer podia fazer aquilo (discordo total!). Enfim, fiquei curiosa para ler esse livro.
    E a capa é bem bonita mesmo, pena que estrague com facilidade :(

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. Nem sei o motivo mas já fiquei com raiva dessa protagonista e querendo saber mais kkkk..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil!! Que capa linda a desse livro! Gostei da trama, só acho que tb terei problemas com a protagonista, mas tudo bem rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Primeiro eu tenho que te falar que amei sua unha! E agora espero que ela não quebre se não você vai falar que eu coloquei olho grande, mas não coloquei, juro! <3 hahahaha
    Agora sobre o livro; é uma história que não chamou muito minha atenção no início. Não acompanho a Paola então só soube do lançamento quando ele começou a aparecer por aí. Mas agora que as resenhas começaram a sair até que estou ficando com vontade de ler.
    Já peguei birra por tabela desse motivo que levou ela a se afastar, deve ser algo bem estúpido e se você não curtiu creio que não vou curtir também, confio em você nesse nível! Hahahaha E que chato esse negócio da película, poderiam ter utilizado um material melhor.
    Não vou comprar por agora não, tenho comprado pouquíssimos livros, estou aguardando a Black Friday já que não teve Amazon Day esse ano. :(

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Conheço a Paola desde que abri o blog, ainda não tinha esse boom de canais, sempre uma fofa com ótimas indicações de leituras. Estou bem feliz pelo lançamento e espero ter a oportunidade de ler.
    Acho louco que a maioria das resenhas que leio sobre, fazem essa ressalva do motivo dela ter fugido ter sido bestial. Acaba por me deixar curiosa!
    A capa é bem bonita, uma pena sobre esse lance do acabamento.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo