12 agosto 2018

Resenha | A Ascensão das Trevas - Morgan Rhodes


Livro: A Ascensão das Trevas
Série: A Queda dos Reinos # 3
#1 - A Queda Dos Reinos
#2- A Primavera Rebelde
Gênero: Fantasia
Autora: Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Páginas: 424
Ano: 2014

Resenha:
A Ascensão das Trevas é o terceiro livro da série A Queda dos Reinos e a história começa onde parou no segundo livro. Os rebeldes liderados por Jonas, depois de varias tentativas fracassadas de parar o Rei Gaius, tentaram um ultimo ataque ao campo de trabalho da estrada que vai cortar os três reinos de Mítica, que hoje pode ser considerada como um só reino já que Gaius conquistou Auranos e Paelsia. A estrada é uma das prioridades do Rei, que vem sendo guiado por Melenia, uma imortal que faz parte do Conselho dos Anciões dos Vigilantes. Instigado por Melenia, Gaius acredita que a construção da estrada é fundamental para que se encontre a Tétrade, quatro cristais mágicos perdidos a mil anos, capazes de conferir poderes indescritíveis a quem os reunir. Mas mais uma vez os rebeldes são derrotados e a maioria deles são mortos, com alguns poucos, entre eles Lizandra, sendo levados prisioneiros para a masmorra, e o único que consegue escapar é Jonas, que não tinha mais nenhuma esperança de derrotar o rei quando conhece Félix Gaebras, e tem sua esperança renovada.

Magnus conhece seu pai e sabe o quanto ele é implacável com quem não acata seus desígnios, e com Magnus ele parece ser ainda mais duro do que com os outros. Mas Magnus sempre tentou conseguir a aprovação do pai, por vezes fazendo de conta que não vê as barbaridades que acontece ao seu redor. Mas isso parece ter mudado depois que Lucia rejeitou seu amor e Magnus acabou descobrindo que sua mãe não foi morta por Jonas em um ato rebelde, e sim pela mão de Aron agindo sob as ordens de seu pai. Agora Magnus também vai fazer de tudo para encontrar a Tétrade, mas para uso próprio. E quem também parece saber tudo sobre a Tétrade, são os irmãos Kraeshianos, Ashur e Amara Cortas, filhos do rei que domina as terras do outro lado do oceano, e eles nem disfarçam que estão em Mítica somente para obter o poder da Tétrade.

E Cleo que descobriu a verdade sobre os poderes de Lucia, tem certeza de que é assim que ela vai conseguir derrotar Gaius e conseguir seu reino de volta. Como ela tem o anel que pertencia a feiticeira original, o anel que permite usar os poderes dos elementia sem ser corrompido por ele, Cleo se aproxima de Lucia, que nem desconfia do porque seus poderes se acalmam quando Cleo está por perto. Mas Lucia não acredita muito na boa vontade de Cleo e ainda espera pela ajuda de Ioannes, o vigilante que a visitou em seus sonhos enquanto ela estava desacordada. O que Lucia não sabe é que Ioannes é um prisioneiro de Melenia, que não vai deixar que nada estrague seus planos. Resta saber quem vai chegar primeiro aos cristais mágicos, e confiar na pessoa certa pode ser decisivo nessa busca.


Eu li os dois primeiros livros dessa série já tem quase dois anos e agora que o ultimo livro da série foi lançado resolvi reler os dois e ler os outros quatro na sequência para não perder o fio da meada. Eu lembro que tinha gostado muito da série, mas não lembrava o quanto. A série é incrível. Se tem uma série que os personagens crescem visivelmente (com exceção de alguns poucos), é essa. Sem falar que mudei minha opinião sobre eles várias vezes durante esses três livros. E conforme a história vai crescendo e o mundo criado pela autora vai se expandindo, temos novos personagens sendo inseridos. Personagens que num primeiro momento eu torci o nariz, mas que também me ganharam conforme a história foi avançando.

Eu li algumas resenhas desse livro e da série em geral e vi bastante gente comentando que a autora dá voltas e não sai do lugar. Essa não foi minha impressão. Na minha opinião ela sempre soube o que queria escrever e como desenvolver isso ao longo dos livros. Pelo menos os bons livros de fantasia que eu saiba são assim mesmo, ainda mais esse que tem esse jogo de poder entre reinos, onde nossos personagens principais são peças chaves em um jogo que poucos sabem jogar. Eu comentei nas outras resenhas sobre bastante gente comparar a série com As Crônicas de Gelo e Fogo, o que achei que até lembra sim, mas algo bem mais juvenil, e acho que quem fala sobre o livro ser parado e não chegar a lugar nenhum não leu GOT, porque se não já tinha desistido do quanto o autor enrola para contar a história hehe.

Por enquanto esse terceiro livro foi meu favorito. Até então foi onde a magia realmente aconteceu, e eu amo magia hehe. A impressão que deu foi que todas as peças se encaixaram e cada um já escolheu o seu lado e pelo o que vai lutar. E como disse antes, uma das coisas que mais gostei foi ver o quanto os personagens principais cresceram na história. Cleo deixou de ser aquela menina mimada que só pensava em vestidos e festas e se tornou uma estrategista, participando ativamente do jogo e movendo as peças a seu favor. Magnus mostra uma coisa por fora, mas dá para ver que ele não é nada daquilo e que ele tenta ser igual ao pai a todo custo, mas não consegue ser cruel.

Lucia é a personagem que todos esperam que arrase na história por ser a feiticeira da profecia, e como ela não está ainda sendo tudo isso, as pessoas ficam esperando mais dela. Mas eu entendo seu lado, afinal, mesmo tendo tanto poder dentro dela, Lucia ainda é humana e sente o mesmo que todos. Agora uma pessoa que vem me decepcionando é Jonas. Eu já achava ele burro no livro anterior e nesse ele consegue ser pior. Ele é crédulo demais. Custa pensar um pouco antes de sair confiando em qualquer um? E tem outros tantos personagens que eu queria ficar aqui falando o dia todo, mas sei que quase ninguém lê resenhas enormes, por isso antes de terminar essa resenha indicando o livro e a série, só tenho que falar dessa capa, capas aliás, que cada uma da série é mais linda que a outra.

Nota:






16 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bom?
    Minha relação com essa série é muito de 'três estrelas pra todos os livros mas tô seguindo em frente porque PRECISO DE MAIS' ASUHUHASUHASUHASUHASUHAS o 3 foi um dos que eu gostei mais também. Infelizmente em relação aos personagens, só salvo o Magnus e a Cleo. O resto pra mim se virar churrasco vai ser motivo de comemoração :v
    Tô em Tempestade de Cristal agora e MEU DEUS DO CÉU MEU SHIP FINALMENTE ZARPOU!
    Vou aguardar as próximas resenhas *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse, valeu pela dica, já quero conferir
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro e confesso que não vejo muitas coisas do gênero. Mas anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sil

    Eu ja vi várias resenhas sobre a série, a maioria bem positiva, mas é verdade que das criticas negativas a que mais impera é a de que a autora não sai do mesmo de sempre. Eu quero demais conferir a série, principalmente agora que já está finalizada, acho que tem todos os elementos que gosto em livros e essa evolução dos personagens é o que mais me agrada em séries.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil
    No momento não estou lendo muitos livros como este, mas sua resenha me deixou interessada. Ai, tem tanta coisa que eu quero ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem? Eu não sabia que o pessoal estava achando a série enrolada, acho que série de fantasia precisam de um tempo de desenvolvimento mesmo, faz parte. Que bom que vc curtiu, a Luiza lê para o blog e ama os livros da atora tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,
    Não faço ideia se vou ler essa série algum dia porque sou do tipo que prefere assistir histórias do estilo - GoT é uma das minhas séries favoritas haha - do que ler mesmo. Eu achei bem bacana o desenvolvimento da personagem Cleo e gostei de saber que ela vai crescendo durante a história. Tomara que venha um ótimo final.
    As capas são lindas.

    P.S.: Tomara que a série de Fortaleza Negra seja uma boa leitura pra você. Boa leitura.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    Eu não sabia que era uma mulher que escrevia essa série, achei que fosse homem. Eu vi várias resenhas ótimas a respeito de todos os livros mas não gosto da temática, por isso não leria, infelizmente, mas parecem ser histórias incríveis, com uma boa ambientação e personagens bem desenvolvidos.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil

    Adoro quando os personagens vão crescendo ao longo dos livros, a pior coisa é pegar uma série onde os personagens ficam estagnados.
    E sim, fantasias são assim mesmo, às vezes a gente acha que os autores estão enrolando, mas creio que é característica do gênero mesmo... por isso que eu tenho um certo probleminha com esse tipo de história! Hahahah
    As capas realmente são lindas, eu compraria só por conta delas porque eu sou dessas! Hahahah
    Espero que as próximas leituras sejam tão boas quanto essa.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da temática, parece ser uma ótima leitura, lembrei de GOT até. rs

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  11. Não é o meu tipo de livro preferido, mas vou indicar pra a minha amiga que gosta de livros assim.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Quando a gente pensa que o Jonas não pode fazer uma burrada maior, ele vai lá e prova que é possível sim hahhahha
    Eu gostei muito desse livro, mas meu favorito foi o quinto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. OI, Sil.
    Eu não li esses livros da série, então nem posso opinar a respeito se ela roda, roda e sai do lugar. Mas uma pena que na sua visão não foi assim.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Estou lendo o último livro da série e estou curtindo muito.
    O Terceiro foi um dos que mais gostei. Até o momento achei o quarto livro o mais chatinho, mas vale muito a pena ler.
    Espero que a Morgan finalize bem esse último.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Uau, que bom reler os livros e acabar gostando ainda mais da série, isso só mostra o quanto ela é boa. Já quero ler!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana! Muito bom isso dos personagens terem uma evolução visível ao longo da história, faz a gente ficar ainda mais envolvida com o universo criado pelo autor, né? Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo