21 agosto 2018

Resenha | A Chave de Bronze - Cassandra Clare e Holly Black


Livro: A Chave de Bronze
Série: Magisterium # 3
#1 - O Desafio De Ferro
#2 - A Luva De Cobre
Gênero: Fantasia, Aventura
Autora: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: Galera Junior
Páginas: 272
Ano: 2016

Contêm spoilers dos livros anteriores.

Resenha:
Call não poderia estar mais feliz. Não há nada que ele possa fazer para as coisas ficarem melhores do que já estão. Tão diferente do ano anterior quando ele estava pisando em ovos morrendo de medo de a qualquer momento começar a agir como o Inimigo da Morte e sair matando todo mundo com o exército de dominados pelo caos. Ele ainda tem um certo receio de perder o controle, mas as coisas estão tão mais calmas que ele nem está mais pensando nisso. E ainda mais que Aaron decidiu passar as férias com ele e não com a Tamara, mesmo sabendo que na casa de Call ele não teria nenhuma das mordomias que ele teve na casa dela. Por isso Call tem certeza de que está a um passo de ganhar a Guerra de Melhor Amigo.

Mas as férias estão terminando e Call vai começar o ano de bronze, onde enfim vai aprender as coisas legais da magia, como poder voar. Mas antes ele tem que ir a cerimônia realizada pela Assembléia dos magos onde será homenageado juntamente com Aaron, Tamara, Jasper e seu pai Alastair por terem acabado com a ameaça que há 13 anos aterrorizava a todos. Quando encontraram o corpo de Constantine preservado, à espera da alma que está em Call, ele cortou a cabeça do corpo e levou para todos verem que o Inimigo da Morte está morto. E só eles cinco que sabem, a verdade, que Call carrega dentro de si o Inimigo. A cerimonia é demorada e logo depois a Assembléia se reúne para dizer que mesmo o Inimigo tendo sido derrotado, seu exército ainda está a solta e essa será a prioridade deles nos próximos dias. E também descobrir quem é o espião no Magisterium.

Mas a noite não fica só nisso. Logo após a reunião Call recebe um bilhete assinado por Célia marcando um encontro na Sala dos Troféus e quando chega ao local sofre um atentado e só não morre porque Aaron usa a magia do caos. Mas Jennifer, a garota que entregou o bilhete para Call, que Célia nega ter escrito, não tem a mesma sorte e termina a noite assassinada. Os magos tem certeza de que alguém está querendo assassinar os dois Makaris por eles poderem controlar o caos, mas Call, Aaron e Tamara acham que pode ser alguém que sabe a verdade sobre o Inimigo da Morte e decidem investigar o que realmente está acontecendo. Mas Call é atacado novamente e dessa vez por um dos grandes elementais. E quando eles percebem todos no Magisterium estão achando que Aaron é o responsável pelo que está acontecendo. E diferente do ano passado quando todos queriam estar perto de Aaron, agora eles querem vê-lo pelas costas.

"Call não conseguia parar de lembrar o que tinha percebido depois da cerimonia no Collegium: que havia um problema no fato de o Inimigo da Morte ser considerado oficialmente morto e a guerra acabada — nesse novo mundo, os Makaris não eram desesperadoramente necessários, e assustavam todo mundo."

Faz muito tempo que li o segundo livro dessa série, então estava com receio de não entender bem a história porque não me lembrava dos detalhes dos outros livros. Mas nem precisava ter me preocupado porque as autoras vão relembrando os acontecimentos anteriores durante os primeiros capítulos. Então não demorei muito para me jogar dentro dessa história maravilhosa criada pelas autoras. Desde o primeiro livro que me emociono com a história, porque como citei na resenha de Desafio de Ferro, ela me lembra muito Harry Potter, uma das minhas séries favoritas de toda a vida. E diferente de pessoas que acham ruim ter livros que lembram outros histórias, aqui pelo menos, eu acho incrível poder matar a saudade nem que seja um pouquinho de uma série que amo tanto.

Mas mesmo amando esse terceiro livro como aconteceu com os anteriores, encontrei bastante falhas durante a leitura. A começar pelo tamanho. O livro é muito pequeno, poderia ter umas 100, 150 páginas a mais. Acho que até por isso faltou profundidade na história e o foco ficou somente nos três protagonistas. Queria ter lido mais sobre o Magisterium, queria ter mais participação dos magos e dos outros alunos. A história é tão "grande" e esse terceiro livro foi como um conto onde pouca coisa aconteceu, me deixando com água na boca pelos próximos volumes. Mas fiquei naquele ditado que diz que quem ama bonito lhe parece, e mesmo com tudo isso ainda assim não pude dar nota menor do que a máxima.

E ainda mais depois daquele final. O que foi aquilo? Ainda bem que já tinha o quarto livro aqui, que até já li, porque eu preciso saber o que ia acontecer. Os três protagonistas, como sempre estão arrasando. Aaron nesse livro está mais apagadinho. Tamara me pareceu ter uma quedinha por Call, mesmo que Call ache que ela gosta do Aaron. E espero que dessa vez a Hermione fiquei com o Harry. Brincadeira hehe. Call não é nenhum pouco parecido com o Harry, nenhum dos três são. Cada um tem sua própria personalidade e gosto dos seis, cada um da sua maneira. Até porque o dilema de Call é bem pior do que o do Harry. E a edição está tão linda quanto as outras, combinando com as anteriores. Indico o livro para quem gosta do gênero. As autoras foram muito felizes ao criarem essa história.

Nota:






15 comentários:

  1. Oi, Sil
    Fiquei meio perdida na resenha porque não conheço a série, mas é tão bom ler histórias que lembram outras que a gente ama. Eu adoro isso e não vejo problema algum. Não leria porque eu parei de ler livros de fantasia assim, mas acho que é bom deixar na lista.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,

    Cassandra com a Holly só podia dar uma história e tanto.
    Não li essa série ainda, mas já está há um tempinho na minha lista.
    Que bom que gostou.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Olha, faz muito tempo que não embarco nessas aventuras fantasiosas ... acho que perdi o interesse!

    https://clebereldridge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!! Eu nunca li nada da Cassandra e confesso que já desistir das séries dela, mas fico feliz que apesar das falhas vc ter gostado!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Eu adoro a escrita da Cassandra e acompanha muito os lançamentos dela, mas confesso que essa série não foi comigo. Eu tentei ler o primerio naquele hype de quando foi lançado pela NC, e sinceramente, desisti. Achei uma copia muito escarrada de Harry Potter e ainda sim, mal feita. A escrita não me agradou. Os personagens também não. E desde então, não me animo mais a lê-la, mesmo que melhore nos outros volumes.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Faz um tempinho que li esse volume, mas lembro que curti muito as revelações. E O FINAL FIQUEI MEIO TELA BRANCA TOTAL????????????? Porque foi uma reviravolta que eu não esperava MESMO.
    Essa série é cheia dos plot twists bem feitos, amo.
    Mas só vou ler o 4 quando tiver o último em mãos, meu coração agradece :P

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil

    Que pena essa ressalva sobre a profundidade da história. É frustrante quando a gente sabe o potencial do enredo, mas ele não é tão bem desenvolvido, né?
    Mas que bom que você gostou mesmo assim, e se eu não achasse a pegada tão juvenil eu até leria só pela comparação com HP!!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Que ruim a história ter pecado em algumas partes.. Não li essa trilogia ainda, mas acho as capas lindas e tenho muita curiosidade com a história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sil

    Apesar da sua resenha maravilhosa, essa é uma série que ainda não desperta muito a minha curiosidade, acho que em parte porque já estou um pouco saturada do gênero, e tb porque esse ar juvenil dos livros tb não está mais me atraindo. Ainda assim, quem sabe um dia, amo fantasia então nunca digo nunca pra nenhum livro do gênero...rsrs

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Hey Sil! Tudo bom?
    Eu não conhecia essa saga, e por adorar uma fantasia já coloquei na minha listinha pra conhecer melhor.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.
    Queria que o livro tivesse 100 ou 150 páginas a mais?
    Eita, eu geralmente quero que o livro tenha muitas páginas a menos.
    A maioria dos livros tem muitas páginas que não acrescentam nada de efetivo para a história.
    Mas nesse caso, parece que apesar de ter páginas a menos, a história é muito boa.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  12. Oi Silvana! Eu muitas vezes não entendo esses livros curtíssimos, quase contos, dentro de uma série. Acho que não faz sentido dividir a série em mil livros curtinhos, muito melhor dividir a história em menos volumes (mas aí as vendas são menores, né?). :/

    Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia essa série de livros, mas adorei a história e saber que ela surpreende. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Sil, eu também adoro livros que me lembram de outras histórias, assim como esse te lembrou Harry Potter, parece que a compreensão fica até melhor. Adorei sua resenha e como sempre uma ótima escrita!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Eu não li a série, mas minha amiga que leu também reclamou da finura do livro. Enquanto tem autor que exagera nas páginas, tem outros que economizam hahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo