11 janeiro 2019

Resenha | Convite Para Um Homicídio - Agatha Christie


Livro: Convite Para Um Homicídio
Série: Box 5 # 2
Gênero: Policial
Autora: Agatha Christie
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 263
Ano: 2016

Resenha:


"Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação."

Todas as manhãs, Johnnie Butt percorre o vilarejo de Chipping Cleghorn entregando os jornais. Cada casa assina um diferente, mas em todas elas na sexta-feira, ele entrega a Gazzete. No semanário local é onde os moradores ficam sabendo de tudo o que está acontecendo no vilarejo, já que as pessoas publicam de tudo nele, desde anúncios de vendas de cachorros e dentaduras, até a recados de encontros amorosos. Por isso ninguém acha estranho um dos anúncios daquela sexta-feira ser um convite para um homicídio, que todos que leem acreditam ser um convite para participar do inofensivo "jogo do assassino".

Na casa citada no anúncio, vive Letitia Blacklock com dois primos e alguns hospedes. E eles ficam igualmente surpresos ao lerem a notícia enquanto tomam o café da manhã. Mas diferente dos outros moradores da casa, Letty não fica muito preocupada, pois, acha que é algum tipo de trote. Só que ela sabe que os moradores do pequeno vilarejo são mais do que curiosos e já avisa a empregada para preparar bastante comida para o fim de tarde, que com certeza pelo menos metade da cidade vai estar lá no horário anunciado. E ela estava certa. Depois das seis horas começam a chegar vários moradores locais como se só estivessem passando por ali. A exceção é a sra. Harmon, que chega perguntando se está atrasada para o homicídio.

É então que o relógio marca 18h30m e as luzes se apagam. Com um estrondo a porta é aberta e uma luz de lanterna é jogada no rosto das pessoas dentro da sala e uma voz de homem manda que ergam as mãos. Logo em seguida ouve-se dois tiros e um terceiro que derruba o homem com a lanterna. No desespero eles conseguem acender as luzes e veem que os dois tiros foram para o local onde Letty estava sentada e ela foi atingida de raspão e que o homem que atirou está morto, ou por acidente, ou suicídio. O inspetor Craddock é encarregado do caso e descobre que o homem morto trabalhava em um hotel na cidade próxima e por coincidência, Miss Marple está hospedada no hotel e vai ajudar o inspetor nas investigações.

"— Claro que tentarão de novo — disse Miss Marple, quase sem pensar. — Quem tentou uma vez, tentará uma outra; quando a gente decide matar alguém, não desiste só porque não deu certo na primeira tentativa. Ainda mais se tiver certeza de que ninguém suspeita."

Como vocês já devem saber sou fã da Agatha e esse livro eu já li umas três ou quatro vezes. Mas não tinha lido nessa edição ainda hehe. E talvez você me pergunte, que graça tem reler um livro policial que você já sabe a resolução do mistério? A graça está em quem escreveu, a Agatha é genial, e não é a toa que ela é considerada a Rainha do Crime e é a segunda autora mais vendida do mundo, atrás apenas de Shakespeare e da Bíblia. Mesmo sabendo quem é o culpado, suas motivações e outras coisas, eu gosto de reler porque dai já sabendo o final, dá para ler prestando atenção aos detalhes que a gente deixa passar batido na ânsia de descobrir logo todo o mistério.

E como tem detalhes. A Agatha é aquele tipo de autor que se você prestar atenção vai conseguir decifrar quem é o culpado e o que realmente aconteceu, porque ela vai soltando pequenas pistas em todo lugar. Seja uma frase em uma conversa banal, ou até em uma palavra que a princípio pensei estar escrita errada e já estava pensando em como a revisão tinha deixado passar e no fim era uma pista que se eu tivesse percebido na primeira vez que li, já tinha visto o desenrolar do mistério. E é nesses detalhes que temos a nossa querida senhorinha, que nas horas vagas faz o serviço da policia, a detetive Miss Jane Marple.

Eu sou apaixonada pelo Poirot, mas gosto muito dela também. Os dois são meio que o oposto um do outro. Enquanto Marple esbanja timidez e modéstia, Poirot é orgulhoso e cheio de si e faz questão de deixar claro o quanto é inteligente. E enquanto Poirot trabalha com suas "células cinzentas", Marple conversa com as pessoas. Ela parte daquela premissa de que "Mãe é tudo igual só muda de endereço" para desvendar a alma humana. Afinal ela conhece alguém que fez algo bem parecido e que o caráter da pessoa lembra muito a do caso em questão. É assim que ela chega ao assassino, conversando e lembrando de algum conhecido ou de alguma história parecida.

Esse livro foi escrito em 1.950, logo após o fim da Segunda Guerra e por isso temos uma carga enorme de preconceito da parte dos ingleses para com os estrangeiros. Achei bem interessante a autora abordar isso no livro. E também o pós guerra, racionamentos e outras coisas que fizeram o livro ter sua carga histórica. Se você está procurando um livro com muita ação, esse livro não é para você porque a história é bem parada e como disse, desvendada nos detalhes. Não temos grandes reviravoltas e o final é bem fechadinho. Segue o mesmo modelo dos outros livros da autora, crime, investigação e final com todos os personagens reunidos para a solução do mistério. Eu como fã absoluta da autora recomendo sem sombra de duvida. E antes de terminar tenho que elogiar a edição em capa dura da HarperCollins que está linda.

Nota:






17 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem?
    Só li um livro da Agatha e não era de nenhum dos detetives. Quero muito entrar em contato com mais obras da autora, do Poirot ou dessa simpática Miss Marple hahaha! Achei essa premissa super "curiosa" (do convite para o assassinato) e fiquei com bastante vontade de conferir.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oii, também sou fã da Agatha, e ano passado comecei a procurar todos os livros dela, já que foi meio recente que a descobri. Ainda não li o livro, mas gostei muito do enredo. Sua resenha ficou muito boa, gostei dos pontos citados e fiquei curiosa em conhecer a Miss Jane Marple .

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bom?
    Morro de curiosidade de ler as obras da Agatha e espero conseguir fazer isso um dia; a única que li foi lá no ensino médio e lembro bulhufas da história, mas a mulher é um ícone e merece ser louvada.
    Curti a premissa desse - e saber que envolve o pós-guerra e as consequências que ficaram dela me deixou bem instigada, adoro histórias assim.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    Que bom que a leitura foi tão instigante. Nunca li nada da autora, mas quero. Ainda não aventurei no gênero em si, confesso, mas em 2019 quero mudar e tentar ler meu primeiro policial. Agatha é muito aclamada e sempre falam tão bem de todos os livros. Fiquei curioso pra saber dessas reviravoltas. Gosto de livros que você pensa uma coisa e do nada ele vira outra.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bem?
    Tenho uma certa vergonha de dizer, mas nunca li nada da Agatha. Acho que por não ser um dos meus gêneros favoritos, nunca tenho muita vontade de embarcar em suas história. Mas sem dúvida, acho incrível o quanto muitas pessoas são apaixonadas pelo trabalho dela e não deve ser por menos.
    Adorei você comentar sobre o fato de reler, ainda mais sendo deste gênero, e concordo que agora que você sabe como termina, consegue prestar mais atenção nesses detalhes. Os poucos livros que li neste gênero, eu gosto de reler, justamente para ver as pistas que estavam na minha cara, mas eu não prestava atenção.

    Beijos,
    Blog Magia é Sonhar
    Canal Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Eu nem sei quantas vezes li este e os outros dela, realmente são livros que não nos cansam e sempre me sinto empolgada. Eu adoro o Poirot, mas o clima das histórias da Miss Marple acabam me deixando mais em casa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ahh tem graça reler sim!! Eu mesma quero ler O caso dos 10 negrinhos (que mudou de nome) de novo rsrrs Esse da Agatha eu não li ainda, mas quero ler rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre quis ler algo da Agatha mas nunca achei um titulo que chamasse minha atenção, até hoje!

    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil

    Bom, uma coisa boa: não é o Poirot! Hahahahhahahaha
    Desculpa, eu sei que você adora ele, mas eu o acho muito chato. Você sabe que li somente Assassinato no Expresso do Oriente e que não gostei, depois dele perdi a vontade de ler os livros da autora. Sempre dizem que eu comecei a ler pelo livro errado, mas ainda não sinto vontade de fazer outra tentativa.
    Entretanto , achei esse convite para um homicídio interessante e mórbido, uma coisa meio The Purge.
    Não ligo muito de não ter muita ação, até prefiro essas resoluções na mente e tal, mas para ler a autora novamente vou precisar me preparar psicologicamente. Ahahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu sou fã dela desde pequena, devorava todos os livros dela. Como eu li quando era muito jovem, no decorrer da vida, fui relendo e tinha alguns que ao contrário de você, eu lembrava da história, mas não lembrava do assassino. E assino embaixo em tudo o que disse sobre ela, quem a conhece, quem é fã, sabe que essa mulher era genial e para mim, não há até hoje ninguém com o estilo, a habilidade e o dom dela. Também não tenho nenhum nessas edições, tive que dar meus livros, pois eram muito velhos, em capas muito antigas e sou alérgica, risos... Adorei a resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Estou pensando seriamente em começar a comprar esses box's. Estou me aventurando mais no mistério e acho que tenho grandes chances de gostar da Agatha. E o mais engraçado, é que se você perguntasse isso para mim há um ano atrás, eu não iria acreditar.
    Acho que meus gostos estão mudando e sua resenha caiu como uma luva para o que estou buscando.
    Obrigada!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil
    Por Agatha ser uma autora de suspense tão renomada, eu sempre quis ler um livro dela, mas eu ganhei O assassinato no Expresso Oriente e eu não consegui lê-lo até hoje, então fico sempre adiando, mas queria conhecer mais da escrita da autora que dizem ser maravilhosa.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    A editora capricha nessa edições, né? Fico babando. Quero muito ler algo da Agatha Christie, mas nunca sei por onde começar. Adorei saber um pouco mais sobre essa história, tenho certeza que os livros dessa autora são incríveis.
    E sobre reler livros de investigação: concordo com você! Ok, a gente sabe o final, mas é interessante perceber o quanto a autora nos engana, né?
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    Faz tempinho que não leio nada da autora, fiquei interessada por este enredo. Realmente, estas edições em capa dura estão lindas.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu também sempre que descubro um final, gosto de voltar para ver as "pistas" que os personagens deixaram, hahah

    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
  16. Agatha rainha ❤
    Eu bem tenho dúvida se li esse livro ou não, rsrs
    Qnd eu era mais nova li muitos livros da Agatha mas não anotava em lugar nenhum...
    Te confesso que prefiro o Poirot a Miss Marple kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oiee!

    Apesar de amar esse gênero, eu li poucos da Agatha Christie. Eu simplesmente amei sua resenha, e fiquei doida pra ler, porque parece uma história sensacional, e eu adoro esses livros em que a gente fica tentando descobrir o assassino...

    Bjão ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo