27 janeiro 2019

Resenha | A Filha do Pântano - Franny Billingsley

Livro: A Filha do Pântano
Série: Não
Gênero: Fantasia
Autora: Franny Billingsley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 408
Ano: 2018

Resenha:
Briony Larkin é uma jovem de dezessete anos que vive no pequeno vilarejo de Swampsea juntamente de sua irmã gêmea Rose e de seu Pai, que é o pastor local. Briony perdeu a mãe ao nascer e nunca teve o Pai presente na vida dela e da irmã, que fica inteiramente sobre a responsabilidade de Briony, já que a irmã tem alguns problemas e não pode ficar sem supervisão de algum adulto. Mas ela teve até recentemente a ajuda da Madrasta, que foi quem mostrou a verdade sobre o que ela é: Briony é uma bruxa e por isso ela é má. Briony até tenta se controlar, mas sempre que fica com raiva ou ciúmes, alguma coisa muito ruim acontece. A doença de sua irmã e a morte de sua Madrasta, além do incêndio na biblioteca, foram consequências desse descontrole.

E por causa disso a Madrasta proibiu Briony de entrar no pântano. Enquanto as outras garotas só pensam em formar uma família, Briony só queria passear pelo pântano, que é o lugar que ela se sente em casa e, de tanto ficar por lá, ela conhece cada pedaço do lugar como a palma da sua mão. O que Briony não tinha nem ideia até a Madrasta lhe contar, é que somente as bruxas enxergam Os Antigos e os espíritos que habitam o lugar. Como Briony sempre os viu e falou com eles, para ela aquilo era normal. E ninguém pode saber disso, já que em Swampsea, qualquer mínima suspeita faz com que as mulheres sejam "julgadas" e enforcadas por bruxaria. E se não pode mais entrar no pântano, Briony não quer mais ficar no vilarejo, mas não pode ir porque ela precisa cuidar de Rose.

Mas então um acontecimento vem para mudar a rotina de todos no vilarejo. Um homem, o Sr. Clayborne, vem para Swampsea com a missão de drenar as águas do pântano. E seis meses depois o filho dele, Eldric, que foi expulso da universidade vem para morar na casa paroquial. E logo após a sua chegada as coisas já começam a dar errado, já que o Pantanoso está furioso por causa da drenagem e logo se tem uma primeira vítima, o tutor de Eldric. E para tentar salvar a vida dele, Briony entra no pântano após três anos sem passar perto do lugar. Mas Briony não consegue, porque ela é má e não queria salvar a vida dele de verdade. E mais pessoas começam a morrer da tosse do pântano e até Rose parece estar com ela. É então que Briony precisa tomar uma decisão. Se a drenagem não parar as pessoas vão continuar morrendo, mas como dizer isso sem revelar seu segredo?


Eu terminei esse livro e precisei esperar para escrever a resenha porque fiquei sem saber o que tinha achado dele. Por um lado o livro é incrível, mas por outro é bem cansativo e confuso. Se tiver que citar algum livro que me deixou assim, foi A Menina Submersa. Mas como um todo acho que mereceu um muito bom, já que li a segunda metade do livro (200 páginas) em praticamente uma sentada porque não conseguia largar ele sem saber o que ia acontecer e o que realmente tinha acontecido no passado da protagonista. Como é Briony quem narra a história, ficamos presa a seus pensamentos e o que ela acha que é a verdade, mas e se suas lembranças não são totalmente verdadeiras?

Desde o principio o leitor começa a duvidar do que está acontecendo porque Briony diz e afirma uma coisa, mas suas atitudes mostram outra. Ela diz o tempo todo que não tem sentimentos e que é má, mas ela abre mão da própria vida para cuidar da irmã, mesmo que o que aconteceu tenha sido sua culpa, mas ela era uma criança quando tudo aconteceu, e se ela fosse realmente má, ela não ia se importar com nada. Então começamos a desconfiar de que alguma coisa está bem errada nessa história e juntos com Eldric, que também segue a mesma linha de pensamento, vamos juntando as peças e no final fui totalmente surpreendida com a verdade. Nem de longe eu desconfiei que era algo do tipo.


Falando em Eldric, surge um interesse amoroso entre ambos, mas o foco da história não é esse. A autora foca nos segredos, tanto de Briony, como de Rose, do Pai e de outros personagens da história. E isso não é ruim. Mas quando li bruxas e caça a elas na sinopse do livro, achei que a autora fosse falar mais sobre esse assunto, o que não aconteceu. E também fiquei querendo saber mais sobre Os Antigos e as criaturas que aparecem na história. A autora poderia ter desenvolvido um pouco mais essa vertente. Mas como disse, ela optou por outro caminho, o que não deixou a história ruim, mas que na minha opinião se ela tivesse escrito mais sobre isso, a história teria sido muito melhor.

Mas enfim, como já disse é uma história que envolve segredos e não posso falar muito mais para não soltar nenhum spoiler. Mas recomendo para quem gosta desse tipo de livro, onde uma linguagem poética se mistura com os devaneios da protagonista e onde o leitor só sabe se o que está lendo é realmente verdade no final do livro. Quanto a edição, mais uma vez a editora caprichou no livro. Além da capa muito bem feita e que tem muito a ver com a história, ainda temos uma diagramação de encher os olhos. Esse foi mais um dos livros que recebi recentemente da Novo Conceito e se você se interessou clique aqui no site parceiro deles para adquirir seu exemplar com um preço super camarada.

Nota:







15 comentários:

  1. Oi Sil! Eu estou quase na metade e a história é narrada de um jeito curioso e meio confuso, espero mesmo que mais a frente se revele para mim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sil

    Eu gosto da ambientação com ares de virada do século que o livro traz, mas essa narrativa esquisita e por vezes cansativa me deixa com muito receio, é o tipo d elivro que não sei bem o que esperar...

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu estou vendo muitos livros recentemente com um enredo incrível, mas que no meio da trama, neste caso foi no início, apresentam uma narrativa um pouco lenta. Entretanto, como no final o balanço foi bom, não tem como vencer minha curiosidade, ainda mais depois de você dizer que não tem como adivinhar o mistério dessa história. A detetive que existe dentro de mim, está louca para desvendar essa verdade, risos... Adoro suas resenhas, muito bem bem argumentadas.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana, tudo bem? Acho bacana quando personagens são ambíguos desde que o autor saiba conduzir a trama. Eu não tenho ideia de quando lerei, mas achei interessante a premissa!

    Bjs. Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil,

    Já tinha visto esse livro da Novo Conceito, mas nunca tinha parado para saber mais da história.
    Parece ser interessante, apesar de ser meio confusa.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Tudo bom?
    Menina que eu fiquei chocada com o quanto gostei desse livro! Não esperava nada dele e curti todo o desenvolvimento e o suspense e o clima tenso da história. Achei a Briony inconstante de um jeito caótico legal de acompanhar. A narrativa da autora também me fisgou de jeito.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece ter um suspense, aquela pitada de desconfiança e por isso deve ser muito envolvente. Primeira vez que ouço falar desse livro. Achei interessante.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Parece ser um livro interessante, já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, Sil. Confesso que gosto de histórias de romance, daquelas bem clichês. Então quase não leio livros assim. Mas para quem gosta é uma dica e tanto!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Fiquei meio desconfiada nesse cansativo e confuso, mas quero sim ler esse livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Uau Silvana que resenha interessante que você fez!
    Parece bem mesclado entre fantasia, romance e aventura, não vi confusão (...)
    Deu vontade de ler... adoro bruxas!

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir
  12. Hi, Sil. Desde que vi que conferiu essa obra (que eu também estava muito interessada) fiquei curiosa. Parece envolver um monte de coisa que estou na vibe e tenho certeza que seria uma boa ideia ler por agora. Já que não é uma série é até melhor porque essa editora tem o hábito de não dar continuidade.
    XO XO
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Perdi o costume de ler fantasias, queria voltar (mesmo achando que esse gênero não funciona mais para mim). Que interessante esse livro, não o conhecia. Todo esse ambiente de pântano e tudo mais deve ser muito diferente e cativante. A edição está muito linda, estou apaixonada!
    Beijos

    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, tudo bem?
    Achei a premissa bem interessante, especialmente pelo fato dela "ser" má e não conseguir fugir disso. Porém, quando você fala que o livro é confuso, fico com menos vontade de conferir. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Eu gostei da capa e me interessei pela sinopse. Mesmo com o livro sendo confuso, acho que é o tipo que eu poderia gostar. Vou deixar anotado aqui para ler depois!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo