17 janeiro 2019

Resenha | A Era dos Mortos Parte 1 - Rodrigo de Oliveira


Livro: A Era dos Mortos Parte 1
Série: As Crônicas dos Mortos # 5
#1 - O Vale dos Mortos
#2 - A Batalha dos Mortos
#2.5 - Elevador 16
#3 - A Senhora dos Mortos
#4 - A Ilha dos Mortos
Gênero: Terror
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 208
Ano: 2018

Contêm spoilers dos livros anteriores nos três primeiros parágrafos

Resenha: 
Quando chegaram em Ilhabela e "limparam" ela dos zumbis que estavam lá, o grupo liderado por Ivan e Estela acharam que conseguiriam ter uma vida próxima do normal. E por trinta anos eles conseguiram. Ivan tentou deixar tudo como era antes, com as pessoas trabalhando e recebendo por seu trabalho e votando em seus governantes. E mesmo com os sobreviventes morrendo com algumas doenças, doenças que eles já tinham no momento do apocalipse zumbi e até por isso não foram infectados, a vida seguia seu curso. Mas então as coisas desmoronaram tudo de uma vez. Jezebel, a Senhora dos Mortos, que eles acreditavam estar morta, conseguiu criar zumbis praticamente indestrutíveis e atacou com tudo, quase dizimando os moradores da ilha antes de ser derrotada por sua irmã Isabel e Ivan. E os poucos sobreviventes foram traídos por alguém da inteira confiança de Ivan e agora são escravos de um tirano.

Do grupo original somente Isabel e Mariana e alguns nascidos na Ilha conseguiram fugir do novo ditador. Elas sabem que para quem ficou, a vida será ainda mais injusta. E elas estavam certas. Mas as coisas foram tomando forma aos poucos. O traidor Uriel, que até então era vice-prefeito e praticamente braço direito de Ivan, foi deixando as coisas como ele queria e sempre usando sua amizade de longa data com Ivan para enganar os sobreviventes da ilha. E quando as pessoas perceberam, já estavam sob o total domínio de Uriel. Ele conseguiu revogar a Lei da Mudança, lei criada por Ivan para proteger o povo de déspotas como Uriel e passou a governar a ilha com mão de ferro, provando a todos que a crueldade humana consegue ser ainda pior que a dos mortos vivos. E para quem pensou que Uriel era o pior tipo de ser humano que eles já tinham visto, é porque ainda não conheciam seu filho Otávio.  

Otávio desde criança mostrava uma inteligência acima da média e quando seu pai tomou o poder, ele teve caminho livre para usar essa inteligência fazendo experiências e testes com os zumbis. E finalmente ele conseguiu o que tanto almejava: um meio de controlar os bersekers e as Aberrações, os zumbis que evoluíram nos últimos anos e que são praticamente indestrutíveis. E Otávio usa esse poder como arma contra os humanos que tentam algum tipo de resistência. A única coisa que Otávio ainda teme é Isabel, que apesar de agora ser uma anciã, ainda é a mulher mais poderosa do mundo. Mas não é Isabel que Otávio precisa temer. Alguns anos atrás Isabel teve sua esperança renovada. Ao visitar uma mulher grávida, Isabel soube que aquela e uma outra criança ainda por nascer, juntas darão fim a iniciada era dos mortos. E com o pouco tempo que ainda lhe resta de vida, seu objetivo será tornar essas crianças indestrutíveis.

"Eu vou deixar vocês fortes o suficiente para, no futuro, conseguirem quebrar o pescoço de um adulto com as próprias mãos, seja ele um zumbi ou um humano, mesmo que ambos estejam sem dormir numa trincheira a dias!"

E começou o capitulo final dessa história que há anos venho acompanhando. Eu li os três primeiros livros dessa série e depois fiquei quase dois anos para dar sequência na história, mas então li os três restantes de uma vez. Também depois dos acontecimentos no final do livro A Ilha Dos Mortos, não dava para esperar muito tempo para ler não. E que bom que esperei para ler o quarto livro, assim o autor já terminou todos e não precisei passar muita agonia. No livro anterior teve tanta ação que terminei ele sem fôlego, mas esse quinto livro foi mais narrativo e bem transitório na verdade, por isso acredito que no próximo o bicho vai pegar mesmo. Só nas últimas páginas que teve mais ação e teve uma cena que me deixou agoniada. Até onde vai a maldade humana?

Essa série como um todo mostra desde o início que o problema sempre será a humanidade. Independente da situação o homem sempre encontra um jeito de piorar as coisas. É tanta maldade, tanto egoísmo que não sei onde cabe tanto mau-caratismo. É só ler os jornais para ter uma noção disso. Agora imagine essas mesmas pessoas nesse cenário pós-apocalíptico. Tem que sempre levar a melhor sobre os outros, dar um "jeitinho" para se dar bem e sempre querer ter o controle na mãos, não importa de que maneira. Ainda bem que sempre tem gente boa nesse mundo, independente da situação. 

Quanto aos personagens, continue com o foco no desapego, porque dessa vez o autor conseguiu acabar com meu fiozinho de esperança e matou sem dó nem piedade. Apesar de que não tinha sobrado muita gente para ele matar mesmo hehe. Mas em contrapartida tivemos novos personagens sendo inseridos na história como as duas crianças, Fernando e Sarah, que quem leu o livro anterior sabe bem quem são. Mas ainda assim me surpreendi com elas. E o engraçado foi ver a antipatia imediata deles, colocando em risco o futuro da raça humana. E tenho que falar do Otávio, porque gente, quando eu já pensava ter visto de tudo o autor me aparece com um personagem como ele. Me deu nojo, raiva e não sei se ele é muito mau ou se é doente mesmo. Vamos ver como desenrola o próximo livro.

Sinceramente não sei o que esperar da conclusão da série. Confesso que não estou botando muita fé na sobrevivência da humanidade não. Depois das últimas revelações, com as experiências de Otávio, e da evolução de um grupo de zumbis que eles encontraram, não acredito que os humanos tenham muita chance. Mas a esperança é a última que morre e vou ficar muito brava se tiver lido seis livros e um conto para ver a extinção da humanidade. Vamos ver o que acontece. Quanto a edição, está tão bem feita quanto a dos outros livros. A Faro capricha bastante em suas publicações. Minha única reclamação é que as folhas são super grossas e os livros parecem ser bem maiores do que realmente são. Mas é melhor folha mais grossa do que no estilo Bíblia que rasga a toa. Enfim, indico a série para quem gosta de livros do gênero.

Nota:






23 comentários:

  1. Amooo história sobre zumbies, esses livros ainda não li, mas já tinha visto e gostei muito da resenha, só pulei um pouco os spoilers, porque vou procurar pra ler.


    beijos

    Aceita Café?

    ResponderExcluir
  2. Acho que sou a única pessoa do mundo que não gosta de histórias de zumbies, rs. Essa dica deixarei passar, mas seu post ficou ótimo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem?
    Como zumbis já não são mais a minha praia, acredito que vou deixar essa dica passar.
    Mas gostei de saber que a série foi bem construída. Impressionante como os seres humanos, nessas tramas, sempre são os piores vilões. Temos muito a evoluir. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil
    Acho que já falei aqui que não curto este tipo de enredo, com zumbis. Mas suas ressalvas até me deixaram curiosa pela série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem? Nossa, essa série é maior do que eu imaginava e pelo que li realmente é melhor se preparar para um final fatal rsrrss Eu li um livro do autor e a escrita dele é boa, um dia crio coragem e leio toda a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu odeio também quando alguém morre :(
    Não tenho maturidades pra isso, hahahha

    Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!
    Nao sou muito chegado em livros com Zumbi nao, por isso essa serie nunca me chamou muita atencao, mas tenho um amigo que adora.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil tudo bem?
    Não lei terror, é um gênero que tenho medo rsrs...
    Mas esses livros estão sendo resenhados lá no blog pela colunista Brubs...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil
    Eu já acho que não vou gostar porque tem zumbi hehehe
    Mas eu gosto de livros e séries sobre extinção da humanindade, apocalipse e tal. Acho bem interessante e é meio profético porque realmente estamos caminhando para isso.
    Bjo

    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil
    Até que eu estava achando essa capa muito parecida... não sabia que era uma série, fiquei chocada que já tem cinco livros, gente! Acho que não leria mas pela nota dá até vontade de conferir.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil.
    Como a Karine, eu acho que não vou gostar porque tem zumbi.
    Eu fico desanimado com essas séries muito grandes.
    O livro parece maior por causa do espessura da página, mas mesmo assim eu me desanimo :(
    Mas acho legal pq o autor é brasileiro.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Visite Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Como estou lendo um thriller da Faro e como você gosta da série, acho que até me arriscaria a leitura, só que também não tenho muita fé na humanidade, acho que os zumbis iriam dominar tudo rapidamente. HAHAHAH
    P.S.: Tomara que eu esteja errada e o final seja mais surpreendente, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Menina, eu comprei os 4 primeiros livros e estou bem ansiosa para começar. Nunca li nada com zumbis e essa série é muito bem falada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Todo mundo fala bem dessa série que fico na curiosidade para ler apesar de não ser tanto o meu estilo.
    Quero dar uma chance para o primeiro livro.
    Bom saber que as sequências são boas.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Acho que nunca li nada de zombies e essa pode ser uma ótima forma de começar.
    Deixei anotado aqui na lista!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil! Eu pretendo finalizar a série em breve, estou lendo o quarto livro e choquei com a morte de certa personagem e pelo visto a coisa só piora. Adorando a série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Tenho um certo tipo de bloquei com livros assim. mais amei a resenha isso realmente chamou minha atenção, pois caramba que coisa mais complicada... em fim acabei pegando alguns spoiles, mas sem problema acho que não vai me prejudicar o que a vida sem aventura. e cara eu também odeio livros que as paginas parecem papel vegetal.
    Ass: Mesmero H.L.Anjens
    Blog; https://www.newsfallenbooks.com/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Amo esse tipo de literatura.
    Não conhecia e agora fiquei curiosa para ler.
    Não sei se vou gostar do tipo de folha grossa, mas
    ccomo você disse melhor assim do que fina.
    Bjim, minha flor e prazer em estar aqui.

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Ainda bem que você falou sobre a folha grossa, choro só de ver a quantidade de livros e o tamanho. Mas realmente, melhor que a folha de bíblia. Acho que eu nunca li um livro de zumbi, deveria me aventurar pra ver no que dá. Seria interessante, e essa série parece ser muito boa mesmo.
    Olha, sobre a extinção da humanidade, eu iria adorar ver um livro que acabasse assim hahahah Opa!

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  21. Olá Sil,

    Li os três primeiros e gostei bastante, ainda não resenhei o segundo e terceiro, mas vou resenhar logo para poder solicitar os demais...kkk...ótima resenha...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo