27 setembro 2019

Resenha | O Mapa Que Me Leva Até Você - J.P. Monninger


Livro: O Mapa Que Me Leva Até Você
Série: Não
Gênero: Romance/Drama
Autor: J.P. Monninger
Editora: Verus
Páginas: 322
Ano: 2019

Resenha:
Heather Mulgrew tem toda a sua vida planejada desde sempre. Ela é aquele tipo de pessoa que gosta de planejar tudo nos mínimos detalhes para nada dar errado e sair do seu controle. Com vinte e dois anos ela acaba de se formar na faculdade e já tem um emprego garantido no Bank of America. Mas antes de iniciar sua carreira ela vai fazer uma viagem pela Europa com suas amigas Amy e Constance. E até a viagem não é apenas uma simples diversão, mas é uma experiencia que ela tem que ter para agregar ao seu currículo e como todas as outras coisas em sua vida, a viagem foi muito bem planejada e Heather sabe o roteiro dela de cor.

O que Heather não esperava é que na viagem de trem para Amsterdã, ela fosse conhecer Jack. Apesar de na aparência Jack ser o tipo de homem que Heather escolheria em uma vitrine de homens se isso existisse, na personalidade ele é completamente diferente dela, seu oposto na verdade. Enquanto Heather tem toda sua vida mapeada, Jack não pensa muito na dele e no momento ele segue pela Europa com o diário deixado por seu avô que viajou pela Europa após a Segunda Guerra Mundial. Mas mesmo com todas as diferenças entre os dois, eles acabam se envolvendo e Heather que saiu de um relacionamento muito magoada, vê em Jack uma outra maneira de encarar a vida.

Mas Heather tem um itinerário a cumprir e logo vai deixar Jack para trás. Então o destino parece intervir porque Amy perde todas as suas coisas, inclusive o passaporte, e desiste da viagem. Então Heather decide ser um pouco menos controladora e se divertir mais e acaba com Jack e um amigo dele que está interessado em Constance, visitando os lugares que o avô de Jack cita no diário. Mas o tempo que Heather propôs para a viagem está chegando ao fim e se eles quiserem ficar juntos Jack também vai ter que ceder e se mudar com Heather para Nova York. O problema é que Jack tem um segredo que vai mudar todos os planos dela. 

"Mas então ele se virou para mim e sorriu, e eu sorri de volta. Não dissemos nada. O mundo continuava acontecendo ao nosso redor, eu sabia disso, mas não importava mais. O que importava era o olhar de Jack e seu sorriso tímido e suave que me convidava a entrar e compartilhar o prazer de estar ali, em uma cidade estrangeira, estar apaixonada ou começando a amar e sabendo que tínhamos o mundo a nossa frente se quiséssemos ficar juntos."

Quando recebi esse livro da editora, eu acreditei que ele fosse ser mais um romance leve e fofo, mas dai li que ele era para os fãs do Nicholas Sparks e já vi que a coisa não ia ser bem assim. E infelizmente quem lê livro do Sparks já sabe como seus livros terminam e já deduzi desde o começo da história qual seria o segredo do Jack e acabei acertando. Mas isso não foi o que me fez não apreciar tanto assim o livro, o que me chateou foi que não consegui me conectar com os personagens, principalmente com o Jack, e nem acreditar no amor todo que eles diziam sentir.

Histórias como essa sempre emocionam a gente no final, eu já li quase todos os livros do Sparks e termino os livros em lágrimas. Mas para que isso aconteça, tem que existir uma trajetória onde a gente acabe apaixonado pelo casal e queira ver eles felizes para sempre, o que como eu disse não aconteceu aqui. O meu problema com o livro foi que eu sou muito parecida com a Heather e por isso sei que ela não se apaixonaria assim de uma hora para outra e muito menos abriria mão de suas convicções e seus planejamentos por esse amor, mesmo se eu acreditasse que ele existia.

E além de não acreditar no que foi apresentado, ainda me irritei com o personagem por ele criticar tudo o que Heather fazia e por ela ser como era. Como disse, eu sou assim e me senti como se as criticas fossem para mim. Quando a gente descobre o "segredo" dele, dá para entender o que ele queria dizer com seus comentários, mas supostamente a gente só vai descobrir o que é no final do livro e até lá eu não consegui gostar do Jack e me irritei muito cada vez que ele abria a boca para criticar alguma escolha dela.

Mas, acredito que essa é uma coisa particular minha, por isso recomendo que leia o livro porque sua visão da história pode ser completamente diferente da minha e você caia de amores pelos casal. E como ponto positivo temos a viagem pela Europa porque quem não gosta de viajar sem sair do lugar? E no livro vamos conhecer vários pontos turísticos por onde eles passam. Quanto a capa eu achei ela linda e combina perfeitamente com o clima da história. E a escrita do autor é muito boa e quando a gente percebe já terminou o livro.

Nota:
 







15 comentários:

  1. Ola
    E complicado quando nao sentimos empatia pelos personagens
    Ja tive esse problema nas minhas leituras e sei como é
    E esse fato dele ficar implicando com as ela tambem e uma coisa que tambem nao gosto e isso tambem e pessoal rsrs mas mesmo assim quero ler o livro porque gosto desse genero e pelo fato de narrar as viagens deles pela Europa
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana
    Uma das coisas que mais amo em obras é o apego que sinto pelos personagens. Na verdade, acredito que os personagens são o ponto central do enredo. Muito embora eu concorde com você que todos tem uma visão de uma narrativa, não pretendo ler esse livro. Além de ser um gênero que não goste, não gostar dos personagens me deixaria raivosa.
    Amei a resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil como vai? Que chato que a leitura não tenha lhe satisfeito por completo, às vezes acontece de a gente se irritar com o personagem e algumas atitudes durante a leitura, infelizmente. Ótima resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, esta é a segunda resenha que leio desde livro, o que me mostra em como é importante ler resenhas, neste caso, acho que sou como você, não aceitaria tão fácil não, e quando a gente pensa assim, aí que fica difícil né!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Também me identifiquei horrores com a Heather! E no atual momento da minha vida, também não sei se me apaixonaria tãao facilmente assim..
    Pior coisa é a gente não se envolver pelo casal, né? Mas eu curti a premissa e acredito que leria o livro pra tirar minhas conclusões. Gostei muito da resenha!

    Bom fim de semana :D

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Oiii Sil

    Eitas que medo que me dá esse livro, também recebi ele mas já tava receosa desde antes de ler tua resenha, agora então, vou começar com os dois pés atrás. Se gostar, ótimo, se não gostar, pelo menos já fui prevenida. Horrível não se envolver com os personagens e ainda se irritar com o protagonista, é bem frustrante isso.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil

    Concordo com você, a gente se emociona com os livros do Nicholas Sparks ( e outros ) por termos nos apaixonado pelos personagens.E essa paixão é construída aos poucos durante a leitura Se isso não acontece, não tem como se emocionar.

    Pena que o autor não conseguiu convencer com o romance.

    Amei a resenha

    Beijos



    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Eu olho esse título e só lembro da música do Maroon 5, Maps
    Esse Jack tem jeito de ser bem boy lixo
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. Participe!

    ResponderExcluir
  9. Não conseguir se conectar com as emoções dos personagens é algo que tira toda a magia. Imagino a frustração, mas AMEI a resenha e toda a honestidade envolvida. Gostei da obra ter saído de alguns clichês.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, quando eu vi a comparação com Sparks me desanimei um pouco porque não sou fã do autor e depois da sua resenha acho bom mesmo alinhar as expectativas rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu acho essa capa linda, pena que os personagens acabaram não te agradando tanto, e não acreditou muito no romance deles.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse não é o tipo de livro pra mim. Drama e romance em um livro só? Preciso estar muito afim de ler algo pra encarar. Depois das considerações que fez na resenha isso ficou ainda mais claro. Mesmo que seja uma opinião individual, acho que partilho da mesma.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Oii!
    Comecei a ler a sua resenha achando que o livro teria um final feliz ou que seria uma leitura que te agradou bastante. Parece ser o tipo de história que tem tudo para dar certo... Bom, confesso que não sou muito fã do Nicholas Spark e justamente pelo o que já imaginamos pensamos nas histórias dele. Eu me apego demais aos personagens e não sei me despedir deles sem ficar com uma dorzinha no coração, rs.


    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Confesso que não sou tão chegada em livros com histórias tristes e muito emocionantes. Eu gosto de drama, mas não voltados para o estilo do tio Nicholas e entre outros que o final nunca é tão feliz.
    Mas quando recebi esse livro eu me apaixonei pela capa totalmente.
    Eu pretendo ler e espero gostar mais dos personagens, pois olhando de fora sem ter lido, o livro tem um enredo bem legal.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Durante a adolescência eu li tanto Nichollas Sparks que acabei pegando um certo asco dele e desde então não li nada do autor, por isso só de saber que esse livro se parece um pouco com suas obras, já me deu um desanimada. Mas saber que tu não se conectou com os personagens e que o boy criticava a menina apenas por ela ser quem era, me deixou com menos vontade ainda de ler. É uma pena quando não nos conectamos 100% com uma leitura.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo