16 outubro 2019

Resenha | Românticos incuráveis: Quando o amor é uma armadilha - Frank Tallis


Livro: Românticos incuráveis
Série: Não
Gênero: Não-Ficção
Autor: Frank Tallis
Editora: Faro Editoral
Páginas: 240
Ano: 2019

Resenha:
Quando vi esse livro entre os lançamentos da faro Editorial, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título do livro e sua capa bem expressiva. Então li a sinopse e vi que se tratava de um não-ficção, o que foge totalmente da minha zona de conforto, porque de cada 500 livros que leio 1 é de não-ficção e olhe lá ainda. Mas o livro acabou me chamando e eu resolvi arriscar a leitura. 

E confesso que gostei muito do que encontrei, só não dei nota máxima porque acho que estou acostumada com histórias fictícias, com começo meio e fim e aqui as histórias são reais e como são pacientes de um terapeuta, quando eles tem alta, ou param de vir, a história meio que acaba ficando sem final. E assim como o autor do livro, eu fiquei querendo saber como os pacientes tinham se saído depois das sessões de terapia. 


O livro é bem diferente de tudo o que já li. Nele temos o doutor em psicologia, especializado em transtornos obsessivos Frank Tallis, falando sobre alguns dos seus casos que envolvem o tema do Amor Doente. É claro que os nomes foram trocados para proteger a privacidade dos envolvidos. E além das histórias e das sessões dos pacientes, ainda temos o autor tentando explicar os casos aos olhos da medicina.

E nisso temos vários casos e citações de outros nomes famosos, entre eles o criador da psicanálise Sigmund Freud. Ele também cita colegas de profissão e tratamentos que foram feitos em casos parecidos. E foi outra coisa que achei bem interessante, saber que algumas coisas já acontecem há muitos anos e ainda hoje não existe uma cura específica.


São ao todo doze casos que abordam os mais variados tipos de situação onde o "amor" é o grande vilão. Mas como disse antes, não fica focado somente nesses casos mas ao longo do livro o autor vai relembrando de outras histórias e pacientes que ele já tratou. E tem alguns que chamam mais a atenção do que os outros. E é desses que vou comentar um pouco na resenha. 

O mais chocante de todos é logo o primeiro caso. Megan uma mulher de quarenta e cinco anos precisou fazer uma cirurgia dentária e quando acordou da anestesia e olhou para seu dentista, ela teve a certeza de que o amava com todas as suas forças e que seus sentimentos eram retribuídos. Então ela começou uma perseguição implacável ao doutor porque nada, nem o próprio, a convencia de que ele não sentia nada por ela. Com seu casamento em risco o doutor precisou mudar de país e ainda assim Megan não deixou de acreditar no amor entre eles.

Outro caso interessante é de um rico empresário que gastou toda sua fortuna com prostitutas. E o dinheiro não era pouco não. Mas segundo ele o dinheiro foi gasto porque com cada mulher que ele saia, era como se ele estivesse em uma nova conquista e precisava presentear as mulheres, levá-las para jantar, faziam planos para ao futuro. Mas o irônico é que em nenhum momento ele pensou em deixar sua esposa. 


E um que acho que muita gente se identificaria é o caso da Anita, uma mulher extremamente atraente que sente um ciumes incomum do namorado. Ela quer saber onde ele está e o que está fazendo a cada segundo. Ela lê e-mails, extratos da conta bancária e cheira as roupas do namorado procurando algum vestígio de traição. Não importa se a pessoa em questão jura de pés juntos que não fez nada. Ela não consegue manter nenhum relacionamento porque não entra em sua cabeça que um homem pode ser fiel.

E tem também o caso da mulher que via o fantasma do marido morto porque não aguentava de saudades dele, principalmente do sexo. Tem outro que acreditava estar possuído por um demônio, e era o demônio que o fazia sair com prostitutas, tem outro de um líder religioso que acaba quase matando a namorada e seus filhos porque não aguentava esperar o divorcio dela sair para que eles pudessem se casar e fazer sexo, e tem até um caso de um pedófilo que jurava que sua obsessão só estava em sua cabeça e ele nunca tinha feito nada com nenhuma criança.

Enfim não vou me estender mais nessa resenha, mas finalizo ela indicando o livro. Se você já gosta de não-ficção acho que vai achar a leitura bem agradável e se não gosta como eu, não vai ficar tão desconfortável como eu achei que seria. Quanto a edição, mais uma vez a Faro fez um ótimo trabalho tanto de capa como de diagramação. O livro está muito bem feito e dá até gosto de ter ele na estante.

Nota:












17 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Gostei da sua indicação, pois gosto do genero. Sua resenha ficou maravilhosa, prabéns. O colocarei em minha lista para ler futuramente. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/



    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Não sabia que esse livro é não-ficção. Sou como você e praticamente não leio livros desse gênero, então achei legal saber que eu não me sentiria tão desconfortável lendo. Pra ser sincera, até fiquei bem curiosa para saber mais detalhes de cada caso.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Gostei da premissa do livro acho interessante conhecer tantas facetas do ser humano
    sáo tantas situaçoes diferentes !
    dica anotadav

    ResponderExcluir
  4. a capa tbm me chamou a atenção, gostei da sua resenha e acho que gostaria do livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Ahhh Sil, eu adoro uma série chamada Sessão de Terapia que contos casos reais, neste caso tem o foco no amor então me parece ainda mais interessante! Já quero ler, acho que ficarei chocada em alguns momentos rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Este livro é totalmente fora da minha zona de conforto e achei os casos descritos bem interessantes, quem sabe eu leia em breve. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, Sil. Esse não é o tema que mais leio, mas fiquei curiosa para explorar a história, principalmente para sair da minha zona de conforto! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Eu também quase não leio não ficção :(
    Ainda não conhecia esse livro, mas, assim como você, a primeira coisa que me chamou a atenção de cara foi esse título... Já quero muuuito ler! Gostei da premissa também e acredito que seja um livro que me agrade...
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, tudo bem?
    Também não costumo ler não-ficção, mas fiquei muuuito curiosa com esse. A capa eu acho que deixou um pouco a desejar só, na minha opinião. Lendo você falar sobre os casos, são situações que beiram até o perigo (em algumas obsessões). Seria legal se a capa transmitisse isso melhor, eu ficaria até mais curiosa. Mas sua resenha conseguiu me fazer querer ler hehe!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!

    Caramba, é bem diferente mesmo esse livro, também não tenho o costume de ler não-ficção, mas sair da zona de conforto às vezes traz resultados positivos, e fico feliz de a experiência da leitura tenha sido boa! Fiquei curiosa em conferir melhor esses casos de amores doentios e como o psicólogo os discorre.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu também não sou tão adepta a leitura de livros de não-ficção então fico meio com o pé atrás para ler livros nesse estilo, porém não nego que esse parece bem interessante de se ler, porque foge um pouco dos nossos padrões de leitura. Mas sei que assim como vc, também iria querer saber o que aconteceu com os pacientes após as sessões.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  12. Confesso que fiquei mais interessada ainda no livro justamente por serem histórias reais. Curiosa sobre essa mulher que via o fantasma do marido.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Não costumo ler não-ficção e confesso que esse livro não me chamou atenção. Mas achei legal que tenha sido uma leitura agradável para você.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,

    Que foto linda!
    Eu não sabia que o livro era de não-ficção e assim como você raramente leio algo do gênero.
    Achei interessante o tema, pois hoje em dia tem muitos e muitos casos próximos aos que você citou.
    As edições da Faro são maravilhosas! Queria que todas as editoras se inspirassem neles.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Uau, quanto caso diferente! Eu também não sou de ler tanto não-ficção, mas vez ou outra leio, e sempre me surpreendo com os relatos. O ser humano consegue ser muito complexo né? Adorei a obra!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto muito de histórias reais, deve ser muito bom o livro. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  17. Achei a edição bem linda, mas como não curto muito não -ficção eu não leria.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo