Livro: A Última Mentira Que Contei
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: Riley Sager
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Ano: 2019
Resenha:
O Acampamento Nightingale é um acampamento de verão exclusivo, somente as garotas mais ricas tem condições financeiras de passar as férias por lá. A diretora do acampamento é Francesca Harris-White, única herdeira do magnata imobiliário Theodore Harris e viúva do herdeiro do tabaco Douglas White, somando uma fortuna de quase um bilhão de dólares. As terras onde fica o acampamento está na família de Francesca há anos, e foi seu avó quem "criou" o Lago da Meia-Noite, que fica no acampamento, mudando o curso de um rio próximo. E Emma Davis só conseguiu uma vaga para o acampamento porque sua avó faleceu e deixou um dinheiro para ela, o suficiente para passar seis semanas no acampamento mais exclusivo do país.
Emma ficou em uma cabana com outras três garotas, Natalie, filha do melhor cirurgião ortopédico da cidade, Allison, filha de uma atriz da Broadway e Vivian, filha de um senador. Apesar de pertencer a mundos diferentes, as quatro acabaram se tornando amigas nas duas semanas em que conviveram. Mas não amigas o suficiente para que as três contassem a Emma o que estava acontecendo. Emma acordou numa noite e as três não estavam na cabana, as camas nem tinham sido desfeitas. E por mais que todos procurassem, as três nunca mais foram vistas. Quinze anos depois Emma ainda não superou o que aconteceu e ainda acredita que as três possam estar vivas.
Hoje Emma é uma pintora e num golpe de sorte ela teve seus quadros expostos em uma galeria famosa. O tema dos quadros é a Floresta. O que ninguém sabe é que por baixo de todas aquelas árvores e heras, Emma esconde três silhuetas vestidas de branco. São as três garotas que ainda habitam sua mente e por mais que tente, Emma não consegue pintar outra coisa. Mas então ela recebe a visita de Francesca, que tem um convite a lhe fazer. Ela está reabrindo o acampamento e quer que Emma seja uma das instrutoras, ensinando pintura as novas campistas. Depois de muito pensar Emma aceita o convite, mas suas intenções são outras: descobrir o que realmente aconteceu com as três garotas.
"— Tudo é um jogo Em. Quer você saiba disso ou não. O que significa que as vezes uma mentira é mais do que apenas uma mentira. Às vezes é o único meio de vencer."
Gente que livro, que história, que desfecho. Esse foi meu primeiro contato com o autor, mas já preciso ler mais livros dele. Achei a história maravilhosa. Alguns podem até dizer que o final foi meio fantasioso, mas eu achei genial. Como em sua grande maioria de livros do gênero, a história se alterna com capítulos entre o passado e o presente. E uma das coisas que amei foi que tem escrito bem grande quando a história está acontecendo quinze anos atrás, o que não acontece em muitos livros e a gente acaba perdido sem saber qual é o tempo que está se passando aquele pedaço específico da história.
A sinopse não revela muito do que vamos descobrir lendo a história. Mas esse é justamente o objetivo, deixar o leitor curioso com o que aconteceu no passado, o que levou ao desaparecimento das garotas e tudo o que aconteceu até o fatídico dia. Num primeiro momento o enredo parece ser bem batido, afinal temos muitos filmes com essa premissa. Mas o autor contou sua história de uma maneira que a fez única e com um desfecho de deixar o leitor com cara de besta e se perguntando o porque não pensou naquilo. Acho que todo leitor que gosta do gênero se acha o esperto e fica tentando descobrir o que realmente aconteceu, eu sou assim. Mas o final proposto pelo autor em nenhum momento me passou pela cabeça.
O livo é dividido em duas partes e na primeira é onde temos o desenrolar da história, vamos conhecendo os personagens tanto os do passado como os do presente e o ritmo é mais lento. talvez algumas pessoas achem monótono. Eu não achei, só fiquei super curiosa e precisei me segurar para não ler logo o final de tanto nervoso que me deu para saber o que realmente tinha acontecido. Mas na segunda parte a coisa muda de figura e a gente não consegue mais largar o livro. Calhou de eu estar lendo ela no ônibus a caminho do trabalho e minha vontade era inventar uma desculpa e voltar para minha casa porque eu não queria parar de ler hehe.
Não vou falar muito dos personagens, porque como em todo livro de suspense, ninguém é o que aparenta ser. Então se eu descrever alguém aqui de um jeito, posso estar mentindo para vocês. Mas vou falar um pouco do jogo que as garotas jogavam no acampamento, que não é citado na sinopse. Elas brincavam de duas verdade e uma mentira onde cada participante revela duas verdades e uma mentira a respeito de si mesmo e os outros tem que descobrir qual é a mentira. E só vou dizer uma coisa, esse jogo é uma baita pista. Enfim acho que já disse tudo o que podia sem estragar a surpresa de quem vai ler. Quanto a edição do livro está muito bem feita e a capa gostei bastante, é bem pertinente à história. Super recomendo para amantes do gênero.
Nota:
Oi, Sil como vai? Adorei essa capa, bastante atraente para o gênero. Gosto de suspense e sua resenha despertou meu interesse na leitura desse livro. Ótima resenha. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Interessante esse envolvimento com esse jogo. Quanto suspense e mistério nessa história.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Sil.
ResponderExcluirAmo quando você vem com indicação de suspense porque sempre curto os livros que você indica. Estou animada e curiosa para entender sobre esse. Principalmente pelos personagens e por toda história oculta que eles trazem.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
ResponderExcluirOi Sil, pois é esse ritmo lento que me desanima, e ainda é um estilo de livro que não estou acostumada, apesar de ter ficado curiosa com o jogo do acampamento heimm
Beijos Mila
Daily of Books Mila
Oi, Sil
ResponderExcluirEu gostei muito da trama, mas não sei se leria, só por ser suspense. Se fosse tipo uma fantasia ya, eu acho que leria KKKKK Mas tô bem curiosa agora!
Beijo
https://www.capitulotreze.com.br/
Oi Sil! Já quero, este estilo de livro me agrada muito. Você me deixou super curiosa sobre este tal jogo. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Já adorei!!! O título já me deixou intrigada e gosto de enredos assim, e nem precisa falar muito, já fiquei super curiosa pra conhecer!
ResponderExcluirBeijos
Imersão Literária
AAAAA, JÁ QUERO SIL!!!!!!!!!!! ♥
ResponderExcluirAh, oieeee!
Eu também não li nada do autor, e por ser um ótimo suspense, me deixou super interessada.
Confesso que estou precisando de algo assim, sinto que já estagnei nos romances de novo, rs.
Beijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
MEU DEUS, QUE RESENHA É ESSA???
ResponderExcluirConseguiu me deixar muito curiosa com o livro. Eu não conhecia o autor e parece ser um suspense de fazer a gene arrancar os cabelos. O que será que aconteceu naquela noite???
Abraço,
Parágrafo Cult
AAAAAAAAaa.. não gosto de livros que ninguém aparenta ser quem é, hahaha. minha ansiedade ataca logo. <3 Niceness Beauty
ResponderExcluirOi Sil, que baita mistério! Fiquei curiosa pra saber o que acontece com as meninas. Atualmente estou lendo mais suspenses, então quero conferir esse também!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Confesso que, pela capa, não leria, mas sua resenha me deixou bastante intrigada com esse sumiço das meninas
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oie Sil. De primeira a capa e o título desse livro não me chamou a atenção,mas de acordo que fui lendo a resenha ele foi ganhando minha atenção.Parece ser um livro bem bacana .
ResponderExcluirBeijos
Meu mundinho quase perfeito
super legal sua indicação, adoro esse tipo de suspense em que ninguem é oq aparenta ser
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Sil,
ResponderExcluirFiquei super curiosa com esse mistério, principalmente em relação a esse jogo aí.
Mas eu ficaria super com medo se me chamassem pra um acampamento assim, ainda mais pra retorno anos depois. Só me lembra Sexta-Feira 13 e o Jason ahahaha
até mais,
Canto Cultzíneo