18 outubro 2019

Resenha | A Última Mentira Que Contei - Riley Sager


Livro: A Última Mentira Que Contei
Série: Não
Gênero: Suspense
Autor: Riley Sager
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Ano: 2019

Resenha:
O Acampamento Nightingale é um acampamento de verão exclusivo, somente as garotas mais ricas tem condições financeiras de passar as férias por lá. A diretora do acampamento é Francesca Harris-White, única herdeira do magnata imobiliário Theodore Harris e viúva do herdeiro do tabaco Douglas White, somando uma fortuna de quase um bilhão de dólares. As terras onde fica o acampamento está na família de Francesca há anos, e foi seu avó quem "criou" o Lago da Meia-Noite, que fica no acampamento, mudando o curso de um rio próximo. E Emma Davis só conseguiu uma vaga para o acampamento porque sua avó faleceu e deixou um dinheiro para ela, o suficiente para passar seis semanas no acampamento mais exclusivo do país.

Emma ficou em uma cabana com outras três garotas, Natalie, filha do melhor cirurgião ortopédico da cidade, Allison, filha de uma atriz da Broadway e Vivian, filha de um senador. Apesar de pertencer a mundos diferentes, as quatro acabaram se tornando amigas nas duas semanas em que conviveram. Mas não amigas o suficiente para que as três contassem a Emma o que estava acontecendo. Emma acordou numa noite e as três não estavam na cabana, as camas nem tinham sido desfeitas. E por mais que todos procurassem, as três nunca mais foram vistas. Quinze anos depois Emma ainda não superou o que aconteceu e ainda acredita que as três possam estar vivas.

Hoje Emma é uma pintora e num golpe de sorte ela teve seus quadros expostos em uma galeria famosa. O tema dos quadros é a Floresta. O que ninguém sabe é que por baixo de todas aquelas árvores e heras, Emma esconde três silhuetas vestidas de branco. São as três garotas que ainda habitam sua mente e por mais que tente, Emma não consegue pintar outra coisa. Mas então ela recebe a visita de Francesca, que tem um convite a lhe fazer. Ela está reabrindo o acampamento e quer que Emma seja uma das instrutoras, ensinando pintura as novas campistas. Depois de muito pensar Emma aceita o convite, mas suas intenções são outras: descobrir o que realmente aconteceu com as três garotas.

"— Tudo é um jogo Em. Quer você saiba disso ou não. O que significa que as vezes uma mentira é mais do que apenas uma mentira. Às vezes é o único meio de vencer."

Gente que livro, que história, que desfecho. Esse foi meu primeiro contato com o autor, mas já preciso ler mais livros dele. Achei a história maravilhosa. Alguns podem até dizer que o final foi meio fantasioso, mas eu achei genial. Como em sua grande maioria de livros do gênero, a história se alterna com capítulos entre o passado e o presente. E uma das coisas que amei foi que tem escrito bem grande quando a história está acontecendo quinze anos atrás, o que não acontece em muitos livros e a gente acaba perdido sem saber qual é o tempo que está se passando aquele pedaço específico da história.

A sinopse não revela muito do que vamos descobrir lendo a história. Mas esse é justamente o objetivo, deixar o leitor curioso com o que aconteceu no passado, o que levou ao desaparecimento das garotas e tudo o que aconteceu até o fatídico dia. Num primeiro momento o enredo parece ser bem batido, afinal temos muitos filmes com essa premissa. Mas o autor contou sua história de uma maneira que a fez única e com um desfecho de deixar o leitor com cara de besta e se perguntando o porque não pensou naquilo. Acho que todo leitor que gosta do gênero se acha o esperto e fica tentando descobrir o que realmente aconteceu, eu sou assim. Mas o final proposto pelo autor em nenhum momento me passou pela cabeça.

O livo é dividido em duas partes e na primeira é onde temos o desenrolar da história, vamos conhecendo os personagens tanto os do passado como os do presente e o ritmo é mais lento. talvez algumas pessoas achem monótono. Eu não achei, só fiquei super curiosa e precisei me segurar para não ler logo o final de tanto nervoso que me deu para saber o que realmente tinha acontecido. Mas na segunda parte a coisa muda de figura e a gente não consegue mais largar o livro. Calhou de eu estar lendo ela no ônibus a caminho do trabalho e minha vontade era inventar uma desculpa e voltar para minha casa porque eu não queria parar de ler hehe.

Não vou falar muito dos personagens, porque como em todo livro de suspense, ninguém é o que aparenta ser. Então se eu descrever alguém aqui de um jeito, posso estar mentindo para vocês. Mas vou falar um pouco do jogo que as garotas jogavam no acampamento, que não é citado na sinopse. Elas brincavam de duas verdade e uma mentira onde cada participante revela duas verdades e uma mentira a respeito de si mesmo e os outros tem que descobrir qual é a mentira. E só vou dizer uma coisa, esse jogo é uma baita pista. Enfim acho que já disse tudo o que podia sem estragar a surpresa de quem vai ler. Quanto a edição do livro está muito bem feita e a capa gostei bastante, é bem pertinente à história. Super recomendo para amantes do gênero.

Nota:












15 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Adorei essa capa, bastante atraente para o gênero. Gosto de suspense e sua resenha despertou meu interesse na leitura desse livro. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse envolvimento com esse jogo. Quanto suspense e mistério nessa história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil.
    Amo quando você vem com indicação de suspense porque sempre curto os livros que você indica. Estou animada e curiosa para entender sobre esse. Principalmente pelos personagens e por toda história oculta que eles trazem.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

  4. Oi Sil, pois é esse ritmo lento que me desanima, e ainda é um estilo de livro que não estou acostumada, apesar de ter ficado curiosa com o jogo do acampamento heimm

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil
    Eu gostei muito da trama, mas não sei se leria, só por ser suspense. Se fosse tipo uma fantasia ya, eu acho que leria KKKKK Mas tô bem curiosa agora!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Já quero, este estilo de livro me agrada muito. Você me deixou super curiosa sobre este tal jogo. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Já adorei!!! O título já me deixou intrigada e gosto de enredos assim, e nem precisa falar muito, já fiquei super curiosa pra conhecer!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. AAAAA, JÁ QUERO SIL!!!!!!!!!!! ♥
    Ah, oieeee!
    Eu também não li nada do autor, e por ser um ótimo suspense, me deixou super interessada.
    Confesso que estou precisando de algo assim, sinto que já estagnei nos romances de novo, rs.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. MEU DEUS, QUE RESENHA É ESSA???
    Conseguiu me deixar muito curiosa com o livro. Eu não conhecia o autor e parece ser um suspense de fazer a gene arrancar os cabelos. O que será que aconteceu naquela noite???

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAaa.. não gosto de livros que ninguém aparenta ser quem é, hahaha. minha ansiedade ataca logo. <3 Niceness Beauty

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, que baita mistério! Fiquei curiosa pra saber o que acontece com as meninas. Atualmente estou lendo mais suspenses, então quero conferir esse também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Confesso que, pela capa, não leria, mas sua resenha me deixou bastante intrigada com esse sumiço das meninas
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oie Sil. De primeira a capa e o título desse livro não me chamou a atenção,mas de acordo que fui lendo a resenha ele foi ganhando minha atenção.Parece ser um livro bem bacana .

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  14. super legal sua indicação, adoro esse tipo de suspense em que ninguem é oq aparenta ser

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    Fiquei super curiosa com esse mistério, principalmente em relação a esse jogo aí.
    Mas eu ficaria super com medo se me chamassem pra um acampamento assim, ainda mais pra retorno anos depois. Só me lembra Sexta-Feira 13 e o Jason ahahaha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo