05 dezembro 2019

#3 | Da Netiflix - Olhos que condenam

Novembro já terminou, mas ele é o mês em que temos um feriado importante. O dia da Consciência Negra. É um dia que é preciso ser lembrada a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social. Prezo que essa luta seja diária e que o preconceito de cor, credo e etnias um dia faça parte da historia somente.


Cinco garotos que moravam no Harlem em 1989, são presos por estupro e agressão no Central Park.
A vida dos adolescentes Kevin Richardson, Antron McCray, Yusé Salaam, Korey Wise e Raymond Santana, é brutalmente transformada com acusações que os cercam e em uma perícia mal feita, no pre-julgamento pelo simples fato de serem negros e latinos. E a mídia declara-os como culpados precocemente. Assim ficou conhecido O Caso Central Park Five.

A série tem 4 episódios. Cada um mais tenso que o outro. A cada episodio o nó na garganta vai aumentando e a indignação também. Durante as investigações, não é encontrado nada que venham incriminar os meninos. Porém, o racismo pulsa nos olhos da promotoria e dos investigadores. A ponto de tirar confissões não verdadeiras desses inocentes.


Por ter poucos episódios a série passa muito mais que um caso criminal verídico. Nos mostra uma sociedade que vive a margem. Mães que não podem visitar o filho, por estar em um presídio longe. A inocência que foi roubada. Um olhar duro e sem esperança de homens que foram impedidos de viver livremente.


Produzido pela Netflix. Olhos que condenam emociona e choca. Merecidamente Jharrel Jerome foi premiado como melhor ator em minisséries ou filmes para tv. Sua atuação nos deixa abalado emocionalmente. Espero vê-lo em grandes produções. Sabe a maravilhosa da Oprah Winfrey e o incrível Robert De Niro? São uns dos produtores da minissérie. E o roteiro e a direção ficou por conta de Ava DuVernay que também dirigiu o premiado Selma. Acredito que ainda veremos grandes produções dirigida por ela.


"Estou aqui na frente de pessoas que me inspiram", disse o ator, que agradeceu muito o apoio de sua mãe para interpretar Korey Wise. "Obrigado a Ava DuVernay, Netflix, minha equipe, porém, mais importante, isso é para os homens que conhecemos como os Cinco Inocentados, isso é para Raymond, Yusef, Antron, Kevin e Korey".



...
E antes que me digam que é preciso ter o dia da consciência humana (como alguns andam dizendo), enquanto houver preconceito e intolerância é preciso trazer a memoria a luta de pessoas que lutaram e lutam por igualdade. E entender que infelizmente pessoas ainda são avaliadas por sua cor, credo e sexualidade. Lembrar que pessoas foram tiradas de seu país de origem para serem escravizados e suas historias foram apagadas, anuladas. Não vamos diminuir a luta das pessoas. E que a consciência humana, seja aquela que respeita a todos, sabendo que não somos iguais. Mas que ansiamos andar de cabeça erguida sem o medo do pré-julgamento. Só existe uma raça. A raça humana.
                                                                                                                                                                ...

Quem aqui já assistiu? nos conta aqui nos comentários o que achou. bjos!





14 comentários:

  1. Oi, Sil como vai? Belíssima indicação. Eu ainda não assisti, mas pretendo vê-la em breve. Além de tudo é curta, somente 4 episódios para quem não tem muito tempo, essa série é perfeita. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti esse, mas adorei a sugestão, parece ser incrível.

    Beijos,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Olivia, tudo bem?

    Eu só li resenhas bem positivas dessa série e parece ser bem chocante mesmo!! No mínimo ficarei impactada, não tenho duvidas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Olivia
    Já ouvi falar da série e já imagino que ela seja um soco no nosso estômago. É importantíssimo falar sobre racismo e preconceito, principalmente porque a gente tá vivendo num mundo intolerante, onde as pessoas não aceitam o diferente. É engraçado como achamos que "evoluímos" mas vemos esse tipo de coisa e percebemos que parece que voltamos séculos atrás no tempo. Guardei a dica!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, ainda não vi apesar de conhecer o seriado ele não estava na minha lista, fato este que vou mudar e adicionar depois da sua ótima resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Olivia,
    Pra mim, ainda, é uma das melhores surpresas do ano. Eu amo a visão da Ava, acho o cinema dela incrível. Ontem mesmo vi que a série foi premiada, fico feliz quando indicam ela. Merece muito ser vista.
    O episódio 4, nem sei como aguentei assistir. Chorei demais.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Olivia!!
    Essa série mexeu muito comigo, por ser negra, estudante de História e pelo conjuntura que enfrentamos. Os atores são espetaculares, sobretudo o que interpreta o Korey. Eu não conhecia a história real antes da série; fiquei muito chocada - as coisas ainda me chocam.
    Enfim, temos que divulgar e muito essa série. NECESSÁRIA
    Beijos!

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Não sou muito de acompanhar séries, mas, essa que voce mostrou parece ser muito importante e traz uma mensagem necessária! Gostei bastante de acompanhar os seus comentários e já vou anotar aqui para assistir no futuro.
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sil, ainda não assisti mas quero muito. Só tenho que preparar meu psicológico e o coração para a raiva que vou passar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Oi Olivia, este filme não é meu estilo, mas gostei demais das suas considerações, apesar de no momento não querer assistir, sei que todos deveriam!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  11. nossa, essa série é SENSACIONAL! a história verdadeira é forte e revoltante e deve ser lembrada mesmo para que nao se repita

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. Oie Sil

    Parece ser uma série incrível,mas confesso que não assistiria.
    Tema que envolve estrupo e preconceito acaba me dando uma sensação desagradável.
    É uma coisa que faz meu sangue ferver demais e prefiro ficar longe desse temas.

    Mas é uma série importante é parece ser bem produzida.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  13. Oi
    só vejo comentários positivos e tenho curiosidade de assistir ainda mais por ser algo ral, já da um aperto no coração antes mesmo de assistir, deve ser revoltante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Olívia,
    Ainda não assisti mas pretendo, nas minhas férias!
    Acho que é complicado um branco falar por um negro, então sempre penso duas vezes antes de falar qualquer coisa que possa prejudicá-los. Ver obras assim, nos ajuda a entender a realidade e a apoiar a luta dessas pessoas que precisam ser ouvidas.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo