24 novembro 2015

Resenha | A Desconhecida - Peter Swanson


Livro: A Desconhecida
Série: ?
Autor: Peter Swanson
Editora: Novo Conceito
Gênero: Suspense, Mistério
Páginas: 288
Ano: 2015

Resenha:

George Foss é um homem de quarenta anos que trabalha como gerente de negócios de uma revista literária. Foi na revista que ele conheceu Irene, a quinze anos atrás. O relacionamento deles foi muito bom durante os dois primeiros anos, depois eles foram empurrando com a barriga até hoje. Mas enquanto George continua no mesmo lugar, Irene procurou novos ares e hoje trabalha em uma divisão de websites em expansão. George está passando por uma fase difícil em sua vida, daqueles que parece que a vida foi perdendo suas cores e nada mais lhe importa, nem os rumores de que Irene estava sendo assediada por outro homem. Hoje ele vai se encontrar com ela, no mesmo bar que ele vai todo dia quando sai do escritório.

Quando chega no bar, ele vai direto para seu lugar de costume. Mas quando ele olha para as pessoas presentes, ele pensa ter visto Liana. Liana que atormenta seus pensamentos a vinte anos, que foi quando ele a viu pela última vez. Desde então, ele sempre a vê em todos os lugares, mas nunca é ela realmente. Liana que deixou um buraco no seu coração quando eles ainda estavam na faculdade. Mas dessa vez ele tem certeza que é ela e depois de se despedir de Irene ele volta ao bar. Liana vai ao seu encontro e diz que está ali para falar com ele e que precisa de um favor. Ele fica em dúvida se aceita, porque Liana ainda deve estar sendo procurada pela policia, mas seu coração fala mais alto e eles combinam de se encontrar ali no dia seguinte.

Mas Liana não aparece no encontro e quando George está pensando em ir embora, o telefone do bar toca e é Liana pedindo que ele vá encontrá-la. Quando chega no local combinado, ele não encontra Liana e sim um homem que também está a procura dela. O homem bate em George e diz que isso é um recado para Liana. George volta para seu apartamento com muitas dores e para sua surpresa, encontra Liana esperando por ele na escada. Ele fica furioso com ela, mas ainda assim concorda em ouvir o que ela tem a dizer. Ela conta que se envolveu com um cara mais velho que tem negócios ilegais e que quando ele a dispensou, ela roubou meio milhão dele. Por isso ele colocou aquele homem atrás dela. E o favor que ela quer dele, é que ele devolva o dinheiro no lugar dela. George aceita, mas não tem nem ideia de onde ele acaba de se meter.

O livro diz em sua sinopse, que ele tem um quê de Hitchcock. Como eu não assisti nada dele ainda, não sabia o que esperar. Imaginem a situação. Depois de vinte anos você encontra uma pessoa que aprontou com você, mentiu, enganou, colocou você em uma enrascada. Ela não vem te pedir perdão e sim querer que você entre em uma enrascada maior ainda. Se sou eu, eu tinha chamado a polícia na hora, mas George não. Ele ainda tem a esperança de ficar com ela se fizer a vontade dela e é claro aceita ajudá-la. E não é só isso. Depois quando a coisa toma grandes proporções, ele começa a mentir por ela. Cheguei a conclusão de que quando o homem dá para ser trouxa, ele capricha. 

O livro me lembrou bastante Garota Exemplar, porque eu fiquei o tempo todo na dúvida se Liana era inocente ou culpada. A história é dividida entre o presente e o passado a vinte anos atrás. E quanto mais eu lia o passado, menos eu gostava dos personagens. George não conquistou minha simpatia por ser tão bobo. Liana eu me senti dividida. Se ela fosse inocente, ela estava sendo muito injustiçada. Mas se fosse culpada ela estava sendo muito inteligente. O que eu mais gostei no livro foi essa pegada de suspense. O autor consegue prender o leitor a leitura e por conta disso ela é muito rápida. Não consegui largar até descobrir toda a verdade. Agora a decepção ficou por conta do final do livro. Ele é aberto. Mas daqueles muito aberto. Não sei se tem uma continuação, mas do jeito que terminou me deixou muito frustrada. E olha que gosto de finais abertos. A edição está muito bem feita, característica da Novo Conceito.

Nota:



36 comentários:

  1. Oie
    Gosto muito de livros com essa premissa, e só pelo fato de vc falar que lembrou Garota exemplar eu já fiquei mega curiosa para ler.
    Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana
    Tudo bem?
    Eu quando olhei para esta capa pensei de verdade que se tratava de um livro de terror
    e quando você descreveu que muitas vezes ele olhava mas sempre confundia ela com outra pessoa, pensei estranho HAHAHAHA ela fantasma? poise eu não tenho costume de ler a sinopse, mas no final quando terminei de ler a resenha, eu não estava mais curiosa, pensei que se tratava mais de algo sobrenatural, não que livro seja ruim HAHAHA mas não me conquistou na verdade e ao meu ver os personagens precisam conquistar, cativar o leitor e pelo que entendi e totalmente ao contrario, enfim acho que não leria HAHAHA
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa! é a primeira resenha que leio desse livro e digo que aumentou minhas expectativas com essa leitura, eu já tinha visto o livro rolando em divulgações e já estava curiosa com ele, agora fiquei ainda mais. O enredo parece ser muito interessante e quero entender essa história, saber o porque de tudo, ouvir as explicações dela, mas quero saber muito mais que isso, esse livro está me deixando de cabelos em pé de tanta curiosidade

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    "Quando o homem dá para ser trouxa, ele capricha" Morri de rir (e sua conclusão é pura verdade! Hahaha).
    Eu também gosto de finais em aberto. Pena que esse exagerou na dose. Até leria se tivesse uma chance, mas não seria uma prioridade.
    PS: Como assim você nunca assistiu nado do Hitchcock? Precisa corrigir isso já! ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil.
    Agora eu entendi esse lance de uma pitada de Hitchcook hahahaha parace aquele tipo de livro que frustra no final. Aparentemente parece ser aqueles que se devora de uma vez só.
    Acho que leria, pois, já ando bem frustrada com minhas últimas leituras.
    HahaHHhahaha
    Excelente resenha.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. A capa só livro é super bacana e a história em si também. E o fato desse livro ter todo um suspense que não te deixa parar de ler até saber de fato a verdade é o tipo de livro que mais amo. Só que pelo seu comentário sobre o final fiquei com medo de ler e me sentir igualmente decepcionada.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,

    O amor tem razões que desconhecemos. Minha primeira atitude também seria chamar a polícia, mas tenho um amigo que uma mulher fez ele perder tudo, até a casa, e toda a vez que ela reaparece ele está disposto a perder tudo de novo. Minha leitura preferida não é o romance, mas o suspense e pelo visto este livro une os dois. Colocado na lista de desejos. Adorei a resenha.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil! Tudo bem? Só de ver que o livro é de Suspense e ler "me lembrou bastante Garota Exemplar" e "O autor consegue prender o leitor" já fui convencido a ler "A Desconhecida"! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil! A Desconhecida é um lançamento que estou desejando muito. Com esta resenha, pude perceber as vantagens de leitura deste livro, pois possui muita coisa boa. Gosto muito de um suspense e/ou thriller psicológico, por este motivo de dúvida entre culpa ou inocência, A Desconhecida me conquistou.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil! Tudo bem?

    Puxa, não conhecia esse livro e com a correria, não me lembro de tê-lo visto no meio dos lançamentos passados da Novo Conceito. Sua resenha ficou incrível e estou boquiaberta com a ingenuidade desse tal de George. Pediu pra ser trouxa e entrou na fila um monte de vezes mesmo, hein?

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Silvana!
    Eu não conhecia este livro. A história me pareceu bastante interessante mas eu não sei se gostaria de ler. Depois de você ter dito que um dos principais personagens é meio bobo, fiquei com o pé atrás. Eu pego raiva de personagem fraco. Sei que pode fazer parte para a construção do enredo, mas... Não adianta, não me agrada.
    Quanto ao final, talvez eu gostasse. Prefiro deixar minha imaginação solta. No entanto, se mesmo você que costuma apreciar desfechos assim não gostou, fico imaginando eu! Um livro de mistérios e suspense como este necessita mesmo de um pouco mais de explicações. Deixar muito aberto fica até feio.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ola Sil não conhecia o livro e a sinopse não me chamou muito atenção, achei o protagonista muito acomodado e sem noção essa moça chegar pedindo essa favor, ainda mais com final aberto que odeio, dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Desde que vi o lançamento, estava com vontade de conferir a obra. Agora, com essa resenha, minha vontade só aumentou.
    O fato de o suspense abarcar boa parte da obra e de não sabermos se é inocente ou não me anima demais. Adoro obras assim.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil
    quando eu comecei a ler a resenha achei um livro meio bobo, meio parado, sem muitas emoções. Esperava até uma critica sua no final haha
    mas, conforme eu fui lendo, foi como você disse tem uma pegada de suspense por causa da Liana.
    Bju

    http://karinapinheiro.com.br/palavras-do-brasil-ii-historias-que-queremos-contar/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Eu não conhecia esse livro mas parece ser incrível, assim como a sua resenha, vou por na minha lista.
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  16. Oii Sil!
    Lendo a sinopse desse livro eu acho que não conseguiria lê-lo. Não gosto de pessoas como George, trouxas, e quando pego algum livro com um personagem assim ou eu abandono ou passo o livro todinho fumegando e se tiver continuação pode ter certeza que não leria, haha.
    E respondendo que você fez lá no blog: Running Barefoot ainda não tem aqui no Brasil, mas a Editora Verus está trabalhando pra trazer vários livros da Amy Harmon pra cá e com certeza Running Barefoot está no meio ;)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Já sei que não gostaria do George, pois odeio personagens bobos *-* Já tinha lido uma resenha desse livro antes, e ainda não estou muito animada para ler, não. Não é um gênero que eu goste muito, então não me chamou muito a atenção *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Pela capa, já deu aquele ar de suspense, hehe
    Pelo que você disse que te deixou frustada, não sei.. Mas tenho que ler pra tirar minha própria conclusão. Ótima resenha.

    Beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Silvana!
    Logo que vi que esse livro nos lançamentos da Novo Conceito, fiquei bem curiosa para lê-lo. Agora, depois de ter lido a tua resenha, percebo que não irei gostar. Não curto personagens bobos, gosto de personagens fortes que não se deixam enganar e tenham uma opinião firme.
    Gostei bastante da tua resenha, ela foi bem explicativa sem largar nenhum spoiler.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!
    Conheci o livro em um post de lançamentos da Editora Novo Conceito, quando li a sinopse logo fiquei com vontade de ler e coloquei na minha lista. Agora com sua resenha e ainda dizendo que lembrou bastante Garota Exemplar, que acho um dos melhores livros do gênero, aguçou ainda mais a vontade de ler, vou até colocar ele na lista de compra do BF kkk.
    Parabéns pela resenha.

    Abraços Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sil! A Desconhecida parece ser um suspense muito bom. Como faz parte de um gênero que eu amo, talvez eu leia esse livro algum dia. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua resenha bem humorada de um livro tenso!!! Não Li Garota Exemplar então naõ posso fazer a ligação, mas fiquei curiosa pela trama.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Adorei o tom humorado que tu colocou em um livro de suspense!!!! É um estilo que eu gosto muito de ler mas...final aberto??? é pra matar né??? eu só gosto quando estou com a sequência em mãos!!!

    Em todo caso...que cara chato???? não podia só chamar a polícia??? hehehe

    adorei a tua resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie Silvana.
    Nossa! Tava gostando bastante da história... gosto de suspense e esse parecia ser muito bom. Mas qdo vc comenta que o final é aberto... aiai... me desanimou muito!!!! Não gosto nada de finais desse jeito. Um dos motivos de ter me decepcionado com A caixa de pássaros... Q pena!!!
    Ainda não li Garota exemplar, apesar de já ter o livro aqui há algum tempo. Espero q no dia q resolva ler, tenha um final melhor.
    Quanto à A desconhecida, não digo que nunca leria, mas o fato do final ficar em aberto, acho que não é um livro que leria por agora.
    Bjo

    ResponderExcluir
  25. Suspense, omg... é um dos gêneros que mais amo. Adoro histórias que me deixam na dúvida de no que/quem acreditar. Isso me instiga a leitura. Fiquei só receoso, por vc ter falado que o final foi frustante, e que acredita na possibilidade de uma continuação. Estou fugindo de séries ou sagas, gostaria que fosse um standalone.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  26. Hahaha, que absurdo a cara de pau da pessoa que te meteu em várias enrascadas querer que você se meta mais um pouco, como assim? Adorei a trama, também nunca assistir nada do Hitchcook, mas fiquei bem interessada na obra.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  27. Amiga tenho que confessar que sua resenha é a primeira que leio toda, porque estou com bastante receio de fazer a leitura desse livro. Eu sinceramente não sabia nem o que esperar. E você ainda fez comparação com GAROTA EXEMPLAR? SÉRIO? Menina aquele filme me deixou tão impressionada e com aquelas loucuras da mulher na cabeça que até me fizeram ter pesadelo acredita? Espero que nao seja o caso desse livro, mas qualquer coisa tu me fala, porque se não nem leio. Mas pelo que tu comentou me parece ser uma estória assim meio misteriosa mesmo. Mas eu queria um toque seu no inbox depois sobre ele pra saber se é de boa pra mim ler, porque eu sou do tipo que se impressiona muito hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-as-criancas.html

    ResponderExcluir
  28. Olá, Sil, tudo bem?

    De todos os lançamentos do mês da Novo Conceito, esse foi o que mais me chamou a atenção, principalmente por esta capa. Sua resenha está impecável, adorei! Mas fiquei na dúvida sobre ler ou não, já que o final é aberto, não gosto de finais abertos. Será que o começo e o meio compensa o final?

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, flor. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas as divulgações tinham me deixado curiosa. Sabendo que se trata da história de um homem TROUXA enganado por uma mulher que também tenta enganar o leitor, não me interessei em ler. Achei fraco… Seria legal se o cara não continuasse com o mesmo padrão ridículo de comportamento. Depois de tanto tempo pensando que a viu em algum lugar, nunca se preparou para o momento em que isso realmente aconteceria?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Também não tenho paciência pra personagens bobos apaixonados rs Mas a história parece ser bem legal, gosto quando inovam os roteiros e colocam personagens diferentes. Bem, não sou muito de ler livros de suspense, mas vejo muitas resenhas e achei bastante inovador :D

    ResponderExcluir
  31. Enquanto lia, tive um pensamento bem parecido com esse seu de que quando um homem dá pra ser trouxa ele capricha! hahaha... Eu também chamaria a polícia e ainda mandaria pra vários lugares nada bonitos quando a pessoa estivesse sendo colocada na viatura. É o cúmulo, né, a Liana já tinha feito ele super de trouxa e ele ainda aceita fazer o que ela quer tantos anos depois... aff... Ao contrário de você, não gosto de finais abertos, então imagina o tamanho da minha frustração, provavelmente maior ainda que a sua... rs... mas no geral gostei do livro sim, o suspense também me prendeu bastante.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. ahahha eu ri aqui: Cheguei a conclusão de que quando o homem dá para ser trouxa, ele capricha. Pior que é hahahahha
    Eu já tinha vontade de ler, agora quero mais ainda. Ainda mais que você comparou com Garota Exemplar <3 Quer dizer, não li o livro, mas vi o filme hahahahha
    Eu também teria chamado a polícia eu acho, mas não sei. Sou meio trouxa também as vezes kkkkk
    Espero conseguir ler o livro . E pena o final aberto, também gosto, mas não sempre :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Essa capa é uma daquelas que com certeza chamam minha atenção. Mínimo de detalhes possível *-* Que engraçado, o último livro que conclui também tem o protagonista que se apaixona pela mulher do serviço e se relacionam e ela acaba indo em busca de viver melhor rs. Adoro personagens assim, mas fiquei intrigada pela situação que Liana colocou George. Me lembra muito filme americano, acho que a leitura flui rápido. Adorei sua resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
  34. Já gostei do livro por te lembrar Garota Exemplar, que é uma história que adoro. Mas em relação a esse George, que homem idiota! Depois de tudo que Liana fez ele ainda quer ajudá-la nessa grande enrascada?! Pena que o final não te agradou, não costumo gostar muito de finais abertos.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  35. Olá Silvana! Menina eu tinha lido algo sobre este livro mas não dei muita boa. Passei por ele várias vezes na black Friday e agora venho ler sua resenha. Tô de boca aberta. heheh Me lembrou muito um livro que li "A menina má" do Mario Vargas Llhosa. Tem essas idas e vindas também.

    Já fiquei irritada com George porque ele aceitou entrar nessa, mas também fiquei curiosa pra saber o desenrolar dessa história. heheh

    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo