19 novembro 2015

Resenha | A dama de papel - Catarina Muniz


Livro: A dama de papel
Série: Não
Autora: Catarina Muniz
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Erótico
Páginas: 256
Ano: 2015

Resenha:
Londres, 1875. Na parte mais pobre da cidade entre os inúmeros cortiços, fica o bordel de Molly. Molly é a dona do local onde trabalham cerca de 13 garotas, mas ela é a mais requisitada. Sua fama começou entre os mais pobres, os operários e acabou entre os homens mais ricos de Londres. Todos querem provar suas qualidades e até agora nenhum deles saiu insatisfeito. Quando anda pelas ruas, as damas da sociedade torcem o nariz para Molly, mal sabem elas que Molly já foi uma delas. Antes ela era conhecida como Melinda Williams, a filha mais velha de um rico proprietário dum mercado de frutas e peixes. Ela foi criada para ser uma dama perfeita, mas nunca gostou de prender os cabelos e andar apertada naqueles vestidos. Mas o pior foi quando seu pai arranjou um marido pata ela. Foi a gota d'água. Ela fez suas malas e fugiu. Foi então que conheceu a antiga dona do bordel que ensinou tudo o que ela sabe hoje e quando ela morreu, Molly assumiu seu lugar.

A fama de Molly chegou aos ouvidos de Charles O'Connor, um herdeiro de um império têxtil. Charles é casado e pai de gêmeos e nunca pensou em trair sua esposa. Esposa essa que é perfeita para o papel de mãe e esposa. Ela até parece com uma das bonecas de porcelana que eles tem em casa. Charles apesar de curioso com Molly, não pode deixar de se sentir enojado com o tanto de homens que já estiveram com Molly, mas ao mesmo tempo se ela esteve mesmo com esse número, e todos só fazem elogiar ela, é porque alguma coisa de muito especial ela tem. Então ele não pensa mais e vai até o bordel e faz uma proposta a Molly. Se ela for tão boa quanto dizem, ele paga o dobro do que ela está acostumada a receber, se ele não ficar satisfeito, ele não vai pagar nada pelo serviço.

Molly fica indignada, mas como não é de declinar diante de um desafio, aceita a proposta. E quando Charles vai embora, ele não paga apenas o dobro, mas o triplo do combinado. E a vida de Charles muda depois disso, ele não sente mais desejo por sua esposa e não consegue mais pensar em outra coisa, a não ser em estar com Molly. Ele fica tão fascinado que começa a escrever poemas sobre seus encontros com Molly. Mas quando seus amigos e até mesmo seu pai, visita Molly, ele não aguenta mais e pede que ela deixe aquela vida e fique com ele. O que ele não entende é que Molly está nessa vida por vontade dela e até o momento não se arrependeu da escolha que fez. Mas quando ela descobre que seu antigo pretendente vai se casar com sua irma, ela começa a repensar sua escolha.

O que me chamou a atenção nesse livro logo de cara foi a capa e o nome. Gostei de ambos. Ele é um romance de época  e seu diferencial está na protagonista ser a prostituta e não a dama da história. Mas sabe quando uma história não é o que você gosta de ler. Aconteceu comigo nesse livro. Eu, minha opinião particular, não gostei da história. Mas nem por isso vou dizer que o livro não é bom, porque ele é. Tenho certeza de que muitas pessoas irão gostar bastante dele. A autora contou uma história nua e crua de uma prostituta que está nessa vida porque escolheu estar ali. Ela não se prostitui porque não tem como viver, ela escolhe ser dona do seu nariz e viver a vida que ela sabe que nunca viveria como uma dama da sociedade. Ela nasceu assim, nunca se adaptou a vida de antes, ela queria ser livre e essa foi a forma que ela escolheu para viver.

O problema é que as outras pessoas não aceitam que ela está ali por escolha dela. Quando ela se apaixona e é correspondida, ninguém entende que ela queira continuar assim e não ter uma vida diferente. Nem Charles, a pessoa por quem ela se apaixonou. E a autora ainda aborda várias outras questões ao longo da história. Uma coisa que achei muito interessante, foi a forma como as pessoas julgam ela por ser uma prostituta e gostar de sexo, enquanto fazem praticamente a mesma coisa, mas de uma forma escondida. A hipocrisia rola solta. E o final, achei bem interessante também, a autora foi ousada, apesar de ser uma outra coisa que eu não gostei na história. Mas como disse anteriormente, esse é meu gosto pessoal, mas nem por isso vou deixar de indicar o livro. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Nota:




25 comentários:

  1. Oi, Sil! Tudo bem? Parece que a nova febre é lançar livros com uma pegada histórica/erótica, né? Eu particularmente detesto essa combinação, mas não julgo quem gosta. Cada um tem suas preferências, né? Adorei a resenha e a sua sinceridade! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Realmente esse não é o meu tipo de leitura, mas a questão abordada no livro, sobre o preconceito de ela ser prostituta é intessante, o que eu mais fiquei intrigada é pelo motivo dela estar ali porque quer e não porque foi obrigada ou precisa.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ola Sil lindona gostei do tema abordado, acredito ser o primeiro livro de romance de época com uma temática mais forte como essa, e temos o livro arbítrio de cada um colhendo as consequências de nossas escolhas. Fiquei intrigada com o rumo dos personagens, quero ler sim. A capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Nosaaaaa! Já tinha visto essa capa mil vezes, mas nunca que eu ia imaginar ser sobre isso a história! Achei super legal, amei sua resenha também! Agora vou atras de ler ele também... kkk
    http://meninadalivraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não gostar muito de romances de época, me interessei muito por esse livro,
    Gostei do tema Hot com a épica antiga.
    Com certeza já quero ler.
    Pena que não gostou tanto =/
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. OI Sil. De fato tinha visto este livro no Skoob e também me chamou a atenção pela capa e pelo nome. Mas eu acho que não iria gostar da história pela mesma opinião que você. E realmente é estranho quando a pessoa está na vida assim porque gosta , mas quando vejo algo que você citou que o cara se apaixona e tal, já me deixa sem curtir a história, mesmo que seja de época. Uma questão de valores, acho.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, eu te entendo perfeitamente. Sabe, eu amo romance de época e saber que a protagonista é diferente do que geralmente vemos nesse tipo de história me chama atenção. No entanto, confesso que não vou ler, pelo menos não agora, e isso é justamente por achar que vou ter a mesma opinião que você. Sei lá, saber que ela quis e que continua nessa vida por escolha, fica até com o pai do protagonista não me agrada nem um pouco. kkkk

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil,

    Não gosto de livros eróticos e quando tem traição é pior...pela sua resenha eu entendi que o cara trai a esposa para ficar com Molli né???

    Achei interessante um romance de época com essa temática, é bem ousado..é diferente de todos que eu já vi por aí!!!

    Apesar de tu ter achado apenas "bom" dando 3 livrinhos, tua resenha está muito legal e imparcial deixando claro que não gostou tanto assim, mas que recomenta para quem gosta...isso é legal...parabéns pela imparcialidade!!!

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil... eu gostei muito da premissa, mas não gosto do estilo erótico. As cenas são muito fortes?
    Eu não sei, fiquei muito em dúvida, rsrs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Soraya.
      As cenas são fortes sim, se você não gosta, nem leia.

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adorei sua crítica.
    Achei o livro interessante, possivelmente lerei no futuro.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sil. Tudo bem?
    Já havia lido outra resenha sobre a obra e minha sensação é a mesma, acredito que não irei gostar. Enfim, talvez esteja fazendo um julgamento errado, mas me parece o tipo de leitura que não me instigaria, que seria apenas mais uma leitura em meio à tantas, sabe.
    Até mais http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu confesso que amei a capa do livro, chama bastante atenção <3 Eu ganhei o livro mas infelizmente ainda não tive tempo para ler :/
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa Sil! Que história interessante! Uma prostituta que quer ser prostituta, ama e é correspondida! caraca! Eu preciso ler esse livro, pra ontem!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Não é o tipo de leitura que eu goste de ler também, principalmente com toda essa hipocrisia que homem que gosta de sexo é garanhão e mulher que gosta de sexo é vagabunda. É um romance de época, claro, mas isso não mudou muito até hoje. As mulheres ainda são muito julgadas pelo pudor ou pela falta dele. Acho que ela só se tornou prostituta porque foi a única maneira que encontrou para se sentir livre. O problema é que ela acaba presa em outro esteriótipo, né.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  15. Amiga assim que comecei a ler a sua resenha eu me senti atraida pelo livro sabia?
    Eu gostei bastante da trama, embora eu não seja muito chegada em gêneros assim que é muito exagerado em sexto que não sei se é o caso do livro, mas isso dela ter sido uma dama e depois ter caido para ser dona de um bordel eu achei bastante interessante. Acho que eu leria sim para poder conhecer o livro, porque pelo menos para mim me parece ser bom.

    Não sei, vou deixar anotado aqui pra ver se eu procuro em ebook e depois
    leio os primeiros capitulos pra ter uma ideia também né? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/memorias-literarias-como-assim-dez-anos.html

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sil.
    Eu, particularmente, não gosto desse tipo de gênero. Contudo, como a protagonista é uma prostituta porque quer e deseja sim continuar nessa vida, a obra me chamou a atenção. A premissa é bem diferente do comum.
    Acredito que a critica embutida na obra talvez valha ser conferida.
    Talvez dê uma chance para a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  17. Oiee!!
    A capa desse livro é belíssima e fiquei bastante interessada no enredo!!
    Fiquei curiosa por se tratar de uma prostituta de época rs e não uma dama virgem rsrs
    As vezes acontece isso né, mesmo o libro sendo bom a gente acaba não se identificando e se envolvendo com a historia!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil! Parabéns pela resenha e pela opinião.
    Confesso que fiquei muit curiosa para conhecer a trama e acho essa capa linda também. Nunca li nada parecido com a vida dessa personagem e por isso acredito que irei gostar daleitura

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  19. Olá!A capa do livro é bem bonita,e gostei da sua sinceridade. Realmente, o tema é bem forte e interessante. O que não gostei foi o fato dele largar a família por causa da Molly. Ok que ele ficasse curioso, mas sei lá, não concordo com isso nem na vida real, imagina na literatura.

    Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil não sou mt fã do gênero rsrs
    a resenha como sempre ficou excelente e chama muito a atenção!
    Quem sabe mais para frente! Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Livros com cenas muito eróticas não me atraem, sempre me sinto muito mal ao fazer essas leituras.
    Gostei da sua resenha e achei sua opinião muito boa. A princípio, eu leria o livro, mas fui desanimando.
    Você já leu Belle? É um ótimo livro. Acho que você pode gostar mais - dar mais que 3 estrelas.
    Beijoa

    ResponderExcluir
  22. Eu fiquei muito curiosa em relação a esse livro. Não se vou chegar a ler, porque nossa... minha lista está enorme. rsrs Porém a resenha ficou incrível e bem explicada. Gostei bastante do blog.

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Assim como você, me encantei com a capa e o título e fiquei querendo muito ler. Essa é a primeira resenha que leio e penso que talvez eu vou gostar mais de ler o livro do que você. Principalmente por que é a história de uma prostituta que quer ser uma. Acho que seria muito interessante ver as coisas por esse ponto da história já que sempre existem várias onde a pessoa foi levada a isso por um ou vários motivos. Acho que isso acabou chamando ainda mais a minha atenção para esse livro e espero ler logo.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu ganhei esse livro no sorteio que a própria escritora fez. Já estava de olho nele a muito tempo, mas sou daquelas que compra mais pela capa e confesso que não tinha lido a sinopse desse livro, nem sabia que a protagonista era prostituta. Fiquei com medo do final, por que se eles não ficarem junto acho que não vou gostar. Mas como você disse, vou ler para tirar as minhas próprias conclusões.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo