11 novembro 2015

Resenha | O rosto que precede o sonho - Mauricio Gomyde


Livro: O rosto que precede o sonho
Série: Não
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Porto71
Gênero: Romance
Páginas: 176
Ano: 2012

Resenha:

Tomas Ventura acaba de levar um fora de sua namorada e ainda descobriu que estava sendo traído a dois meses. Para afogar suas mágoas, ele vai até o sebo/bar de seu amigo Benjamin. Depois de se lamentar e beber um pouco, Benjamin diz a ele que chegou alguns discos de vinil novos, mas que ele nem teve tempo de olhar ainda. Tomas vai até o local onde estão os discos, quando ouve a sineta da porta de entrada tocando. Quando ele olha para ver quem chegou, ele vê a mulher mais encantadora que ele já viu em sua vida. Ela parece uma multidão de cores em forma de mulher. Mas o que mais chama a sua atenção são os olhos dela, cor de mel. E a mulher além de linda, tem um excelente gosto musical. Ela começa a disputar os discos com Tomas e eles acabam pegando o mesmo disco e nenhum dos dois quer desistir dele. Para resolver isso, ele sugere uma disputa musical, que acaba empatado. Então eles combinam de deixar aquele disco no sebo e ouvir ele junto dali a uma semana.

Tomas vai embora deslumbrado e nem lembra mais do fora que levou. Ele só quer que a semana passe rápido para encontrar a garota de novo. Tomas é um compositor que mora em um veleiro. Depois que seus pais faleceram em um acidente aéreo, ele deixou toda sua vida para trás. Ele tem certeza de que se tivesse dado atenção aos sinais, seus pais ainda estariam vivos. Mas ainda assim ele terminou a faculdade de música e se estabeleceu como o mais demandado compositor de trilhas sonoras da cidade. Seu nome ficou muito conhecido quando três anos antes ele ajudou uma agência a ganhar um Leão de Ouro e outro de Bronze em Cannes. Dai para o cinema foi um pulo. O filme Fora de Ordem cuja trilha sonora foi composta por ele foi um estouro e está sendo cotado para ser indicado ao Oscar. Mas depois desse filme, Tomas não aceitou mais nenhuma proposta de trabalho.

E agora ele acaba de receber mais uma dessas propostas para fazer a trilha sonora de um filme que será dirigido por um dos melhores diretores que ele conhece e de quem ele fã há muito tempo, mas ele já está decidido a recusar. É quando chega o dia dele encontrar a garota. Mas infelizmente ela não aparece. Ele decide não se abater e resolve ir à uma festa na marina. E por coicidencia acaba encontrando com ela na festa. Seu nome é Aurora e ela é fotógrafa. Ela está no cidade por conta do aniversário do seu pai e os discos eram para ele. E também para um projeto com borboletas. A noite é tão boa que quando ele chega em casa, ele decide aceitar a proposta. Mas para conseguir ele vai ter um grande desafio pela frente. Ele tem um prazo de dez dias para compor a trilha sonora do filme. E a inspiração não está vindo, até que uma borboleta azul pousa em seu veleiro. Os sinais estão ali, e dessa vez ele vai prestar atenção neles.
"—Enfim chegou a alguma conclusão?
— Cheguei. A de que é um sonho eterno e você é o rosto que o precede, o que está no meio e aquele que estará até o final dele, aconteça o que vier a acontecer."
Essa é a minha primeira experiência com o autor e estava com uma certa expectativa, já que até agora não li nenhuma resenha negativa sobre seus livros. E devo dizer que minhas expectativas foram alcançadas e em muito superadas. Posso dizer que temos nosso Nicholas Sparks nacional. O autor me fez acreditar e sonhar com um amor tão lindo tão mágico e depois deixou meu coração pequenininho. Quando olhei para o livro e vi um livro tão pequeno e fino, achei que não daria para desenvolver uma história que me emocionasse tanto quanto eu tinha lido nas resenhas. Mas o autor conseguiu. Em poucos páginas, eu ri, suspirei, me apaixonei e chorei. E senti muita raiva de como as vezes a vida pode ser tão injusta.

Logo nos primeiros capítulos, já gostava de Tomas e Aurora como se tivesse conhecido eles a vida toda. O amor entre eles é rapido, mas é algo tão natural e os dois juntos são tão especiais que é como se eles se conhecessem de outras vidas. Sabe aquele amor que todo mundo quer sentir uma vez na vida? Um amor que conecta uma pessoa a outra e todo o resto fica mais bonito. E ainda temos um cenário maravilhoso com músicas (que eu não conhecia na verdade, sou por fora de musicas) lindas e que casam com toda a história. Tomas é um personagem que vai ficar para sempre no meu coração. A edição do livro está bem bonita. Em cada começo de capítulo temos uma nota musical. Se você não leu nada do Maurício até agora e ama um bom romance, não perca tempo e corra lá ler um livro dele, porque eu com certeza vou querer ler todos os outros dele.

Nota: 




28 comentários:

  1. Oi Silvana,
    Gostei muito da resenha e de como o livro "começa". A sensação de expectativa superada é indescritível! E ah, como é bom quando amamos os personagens logo no início. Fiquei bem curiosa pela comparação que fez com o Nicholas Sparks.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Nunca li nada do Gomyde, mas tenho muita vontade de fazer isso, pois os comentários que leio a respeito das obras dele são bem animadores. Saber que esse livro, mesmo sendo super curto, é ótimo só me fez ficar ainda mais ansioso para lê-lo! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. Estou conhecendo a escrita deste autor com Surpreendente.
    Mas pelo que vi desta resenha ele é realemente bom e espero ter a oportunidade de ler O rosto que procede o sonho também!
    Amei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Ola Sil eu ainda não li nada do autor, eu acredito que tenho esse livro vou ler, gostei muito dele conseguir me poucas páginas trazer diversas emoções ao leitor. A premissa é bem interessante ainda regado a uma ótima play list, vou adorar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sil.
    Você me animou e desanimou ao mesmo tempo.
    Nunca li nada do autor, mas tenho muita curiosidade. Ao ir lendo a resenha, vi que a obra poderia funcionar para mim e que eu queria conferi-la. Porém, murchei quando você disse "Nicholas Sparks nacional". O motivo é simples: Nicholas não me convence e eu não gosto nem um pouco dos livros.
    Acho que darei uma chance, mas não irei com tantas expectativas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece realmente bom! E fiquei até curiosa, afinal você o descreveu como nosso Nicholas Sparks nacional e, mesmo não gostando muito dos livros desse autor estrangeiro, fiquei com vontade de ler O rosto que precede o sonho, pois parece ter uma história bastante delicada e sensível que é o que tenho sentindo falta hoje em dia :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  7. Oie Silvana,

    eu nunca li um livro do Gomyde, nem sabia que existia esse! huhuhuh Mas todo mundo comenta que é muito bom.
    Você descreve como Nicholas Sparks Nacional, mas eu acho que foi no caso desse livro. Porque eu conheci ele na bienal com o livro surpreendente, e não me pareceu puxar para esse estilo. Mas é uma boa dica!!!

    =)

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  8. Oi, Silvana,
    Não conhecia a obra e nem o autor, mas a sinopse é bem interessante. Transmite uma ideia de amor ideia, após um grande decepção. Sobre o tamanho de livro, páginas, eu não me apego a isso, pois há escritores que fazem enredos de 800 páginas e não conseguimos chegar nem na metade de tão cansativa que é leitura. Ao meu ver, ser o escritor consegue transmitir tudo o que deseja, não interessa a quantidade de pag.
    vou procurar saber mais sobre o título, obrigada pela dica.
    bjs Ju.
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  9. Em 176 páginas o autor conta isso tudo? MEU DEUUUS!
    Não estou acreditando, amo romances, mas pessoalmente não sou muito romântica! Sou estilo Tomas, que teve uma desilusão amorosa - que por acaso tive um fato parecido com o dele.
    Sou grande fã do Nicholas, amo a escrita do autor e após o livro ser comparado com o mesmo... caí em tentações. Vou anotando ele aqui, pois preciso tirar minhas próprias conclusões neh?

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada do autor, mas já sei que os seus livros são ótimos. Estou doida para ler Surpreendente o novo livro dele (acho que é esse o nome). Mas esse que você fez resenha já entrou na minha listinha. Porque quero sentir as mesmas emoções que você sentiu. Muito boa a resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ainda não li nenhum livro do Gomyde, e fiquei super feliz de você ter gostado tanto desse livro dele, a história parece bem interessante e bonita, mas não sei se leria esse por agora, por que me pareceu um pouco triste, e ando numa vibração mais ação.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Silvana
    Tudo bem flor?
    Caramba, menina eu não conhecia o livro do autor
    mas você colocou tanto sentimento na resenha que fiquei super curiosa para ler qualquer livro dele HAHAHAHAHA acho que não existe nada melhor do que finalizar a leitura satisfeito com a historia e com autor, isso nos instiga a ler livros novos, a sonhar e conhecer coisas novas, até mesmo nosso dias parecem estar mais leves, apenas pela satisfação, adorei*-* já quero!
    e fico feliz que você tenha apreciado a leitura, a resenha ficou bem explicadinha!
    Beijos
    Visita- resenhaatual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Desculpa, mas acho que vou parar de vir aqui. É que toda vez que eu venho aqui minha lista de leitura aumenta apsoaksoakpaoks. Tem sempre um autor ou livro novo que acabo me interessando, e com esse não foi diferente. Minha lista já tá medonha!

    imaginaivy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil ...
    Eu não conhecia este autor e achei sua resenha muito boa. Fiquei com vontade de ler este livro principalmente porque você falou que a leitura cria uma empatia. Logo no primeiro capítulo os personagens parecem fazer parte de sua vida. Gostei demais.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sil!
    Não conhecia o autor nem a obra, mas achei sua resenha super interessante, e já estou procurando mais sobre.

    Um abraço,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Sua resenha está ótima e estou ainda mais curiosa pelo livo, espero poder ler esse e os outros do autor, pois tenho curiosidade por todos por só ouvir elogios

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já li esse livro e amei. O Maurício escreve com maestria. Ele nos envolve na história e passamos a amar os personagens. Eu me emocionei muito e esse livro ficou na minha cabeça por bastante tempo.
    O Maurício é um dos meus ídolos da Literatura Brasileira.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada do Mauricio Gomyde, mas mta gente elogia e ja fiquei com vontade de conhecer.
    E adorei saber que as suas expectativas foram alcançadas e em muito superadas, pq vc tb nao conhecia nada do autor.
    Nicholas Sparks nacional foi otimo, ja deu pra entender melhor do que se trata as historias, hehe.
    Pelo que li aqui, acho que vou gostar mto do casal Tomas e Aurora, nesse cenário perfeito.
    Animei de ler e acho que o meu primeiro livro do autor pode ser O rosto que precede o sonho.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Silvana! Estava eu aqui lendo a sua resenha quando me deparo com um protagonista compositor e outro fotógrafo. Confesso, na minha mente veio logo aquela palavrinha mágica tenho que... Mas ai dei um tempo e continuei lendo a resenha. Não teve jeito você me conquistou. Amor, fotografia, música, romance... Amo muito tudo isso. E a forma como você descreveu o livro me arrebatou. Adorei a resenha e com certeza quero ler o livro!

    Beijinhos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  20. Eu coloquei várias vezes que o Gomyde é o Nicholas Sparks brasileiro e fico feliz que concordou, eu realmente amo O Rosto que Precede O Sonho. É leitura fácil e uma delícia, amei a resenha!

    Beijos, Vanessa
    http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil!
    Eu ainda não li nada do Gomyde, mas tenho muita curiosidade pelo mesmo motivo que você tinha: todo mundo só elogia! Estou com "Surpreendente" me esperando, mas ainda não deu tempo de ler.
    Mas sabe seu comentário sobre ele ser "nosso Nicholas Sparks nacional"? Pois é…me desanimei um pouco com isso, rsrs.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Adoro quando a empatia pelos personagens vem logo de cara, pq assim, nos faz devorar a história, gostando ou não ao final, nós leremos apenas por isso. Se ele é o nosso "nick nacional" então.... putz Quero muito ler!
    Valeu pela resenha
    Ah a capa! essetipo de capa com o olhar escondido na paisagem não me agrada muito, mas até que eu gostei desse.
    Bjks

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Esse foi o primeiro livro que eu li do Maurício, e, assim como você, gostei dos personagens já no começo. Achei isso incrível, pois não é sempre que uma coisa assim acontece, né?! Gostar dos personagens leva tempo, mas o autor consegue nos fazer gostar de primeira. "O rosto que precede o sonho" é tão lindo ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Tudo bem?
    Uma amiga me comentou sobre esse livro, e estou muito curiosa a respeito dele. E ter uma segunda indicação só reforça minha vontade. Adoro romances e adorei a resenha!
    Bju

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Que história bonitinha e parece ser bem tranquila de ler e cheia de amor hein!! Gostei da resenha e dos pontos que você trouxe para a mesma. Parabéns!! Com certeza deu aquela vontade de ler essa história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi flor, tenho uma vontade enorme de ler algo do autor, mas ainda não consegui.Esse livro dele não conhecia e já anotei aqui, gostei muito da história, me pareceu aqueles romances do Tio Sparks que adoro,bem melosos e que sempre me fazem chorar. E já que você comparou o Gomyde com o Sparks eu me animei mais.Dica anotada. Espero curtir tanto quanto você a história e os personagens.

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Silvana,
    Achei sua resenha muito legal. Até hoje tive uma experiência com o autor: A Máquina de Contar Histórias e gostei muito da leitura. Estou conversando com ele para comprar os outros livros dele, inclusive esse.
    É muito legal quando nos apegamos aos personagens. Acho que terei o mesmo sentimento que você. Espero ler em breve e te contar o que achei.
    Beijos e parabéns pela linda resenha, como sempre
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Do Gomyde eu só li os q estão à venda na livraria, e amei! Surpreendente é um dos meus novos livros favoritos (*^-^*)
    Adorei seu blog, é uma graça! Parabéns!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo