15 novembro 2015

Resenha | Jurassic Park - Michael Crichton


Livro: Jurassic park
Série: Sim
Autor: Michael Crichton
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Científica, Terror
Páginas: 528
Ano: 2015

Resenha:

Acho difícil encontrar alguém que não conheça a história desse livro. Seja pelo livro, que acho que poucos leram, seja pelo filme, que é um dos mais famosos já feitos. Eu mesmo já assisti umas 10 vezes, se não mais hehe. Mas como o livro tem algumas coisas bem diferentes do filme, ainda mais no começo dele, vou falar um pouco do enredo aqui. O autor começa a história falando sobre como foi possível criar os dinossauros. Ele fala sobre as pesquisas em torno do DNA e de como a InGen conseguiu o que ninguém mais conseguiu fazer, e dos eventos que ocorreram em uma ilha junto da costa oeste da Costa Rica.

Depois temos uma médica, em uma vila na Costa Rica socorrendo um homem que trabalhava na tal ilha, que todos pensam estar sendo construído um resort. Eles dizem que o homem foi atropelado por uma escavadeira, mas ela tem certeza de que seus ferimentos são condizentes com um ataque animal, e um animal bem grande. E antes de morrer ele diz a palavra Raptor. Depois disso, temos vários relatos de ataques a crianças e idosos pela região. Todos dizem se tratar de um lagarto que anda sobre as patas traseiras. Até que Tina, uma garota americana de férias com seus pais na região é atacada e descreve o animal e faz um desenho dele. O biólogo local resolve investigar e consegue um pedaço do lagarto, que estava sendo comido por um macaco.


O desenho que a garota faz, vai parar em um laboratório de uma universidade e uma das técnicas que tem um filho fissurado por dinossauros, diz que o desenho é de um dinossauro. Ela liga para Alan Grant, um paleontólogo, e conta sobre o ocorrido, mas ele não tem tem muito tempo para analisar a situação, porque logo em seguida ele recebe um convite de John Hammond, responsável pelo projeto na ilha, para fazer uma visita antes do projeto estar totalmente pronto. Grant já trabalhou como uma espécie de consultor para Hammond, dando informações sobre hábitos e alimentação dos dinossauros, e ele aceita o convite meio contrariado. Mas o que ele vai encontrar na ilha, é algo que ele nunca imaginou ser possível: Dinossauros vivos. E o pior é que eles vão descobrir que a natureza nem sempre se comporta como o esperado.

"— Sabe, em momentos como esse a pessoa sente que, bem, talvez animais extintos deveriam continuar extintos. Você não tem essa sensação agora?"

Se você é fã da franquia, o livro é leitura obrigatória. É até clichê dizer que o livro é mil vezes melhor que o filme, mas é. E isso vindo de uma pessoa que ama os filmes da série. O livro é muito mais profundo, aborda a personalidade e opiniões dos personagens de uma forma diferente, sem falar que no filme tem umas três cenas de ação que tem no livro, as outras foram cortadas. Eu que já tinha lido esse livro a uns 20 anos atras, reli agora e senti a mesma emoção de quando li ele pela primeira vez e de quando assisti os filmes. Tem horas que eu ficava apavorada e queria entrar lá e fazer eles correrem do lugar hehe. A cena clássica de quando eles são atacados pelo T-Rex, é igualzinha do filme e me deu até calafrios.

Uma coisa que gostei muito no livro e no filme não tive essa mesma impressão, foi a forma como o autor abordou o assunto pesquisas genéticas. Até onde vai a ética? Até que ponto é permitido ao homem bancar Deus e tentar criar, recriar ou modificar a natureza? Gostei muito da forma como a autor discutiu o assunto. Outra coisa que me chamou a atenção também, foi que no filme, as coisas parecem dar errada após uma interferência humana, mas no livro, isso foi só a gota d'água, porque a qualquer momento tudo ia ruir, pois, eles estavam lidando com seres vivos desconhecidos, e não tinham nenhum conhecimento de como lidar com aquilo.


Dos personagens, quase todos eles são bem diferentes do filme, principalmente Hammond. No filme ele aparenta ser um senhor preocupado com o que vai acontecer, mas no livro, até o ultimo momento ele ainda estava pensando em dar um jeito para abrir o parque. As crianças também são diferentes. Tim, é super inteligente e presta muita atenção ao que está acontecendo a sua volta, enquanto Lex, o garota que me deu nos nervos. tinha que abrir o bocão e ficar gritando bem na hora que não podia. Grant é tão simpático quanto no filme, mas no livro, acho que por conta do espaço dos outros personagens, ele não é tudo aquilo que é no filme. E Malcolm, foi meu favorito. Ele é muito irônico o tempo todo e o autor usou bastante o personagem para fazer as criticas do livro.

Quanto a edição, está perfeita. A capa é linda, só faltou as orelhas. Mas o resto compensa. O miolo é vermelho e dentro do livro temos vários gráficos que ilustram bem o que está acontecendo. Mas bem que podiam ter colocado um mapa do local hehe. Me desculpem pela resenha enorme e só me resta indicar o livro para todos, é certeza de que vai agradar.
"— Você tem alguma ideia — disse ele — do quão improvável é que você, ou qualquer um de nós, saia vivo dessa ilha?"

Nota:  




31 comentários:

  1. Nossa Siiiil. Amei a resenha!!! Quero mt MT ler... :)

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, abordou de forma clara. Já quero leer, arrasou.

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Aleph arrasa na diagramação. Pena que não me interesso muito por Jurassic Park
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, tudo bem?
    Eu nunca tinha pensado em ler esse livro, mas acho que sua resenha me convenceu, hein!
    Adorei o novo Jurassic Park (no caso, Jurassic World) e gosto dos filmes antigos, apesar de não lembrar muito bem. Gostei da resenha e coloquei o livro na lista!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Quero muito ler esse livro. Eu já li outro livro do Michael que se chamava Devoradores de Mortos, também tem um filme antigo baseado nele. Achei a escrita dele um pouco cansativa, mas realmente ele sempre se aprofunda muito em seus livros. Pelo jeito esse não foi diferente, muitas pesquisas e embasamentos. Achei muito bom e essa edição realmente está linda!!
    Beijos!!
    Quer Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil! Nunca vi os filmes de Jurassic Park, acredita? Pois é. O tema não chama a minha atenção, logo, não pretendo ler o livro. Mas devo dizer que essa edição da Aleph ficou maravilhosa. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oi silvana
    não sabia que jurassic park é livro...que máximo!
    agora quero ler, sou fã da série, adoro os filmes.
    bju

    O blog ta de cara nova, venha conferir
    http://karinapinheiro.com.br/lamparinas/
    http://karinapinheiro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Conheço a história em função dos filmes e bem a pouco tempo eu descobri que se tratava de uma adaptação de um livro. A pesquisa sobre a recriação dos dinossauros é falada no filme de 1993, mas esse lance da médica na Costa Rica que você citou, não tem no filme. (Pelo menos eu não lembro). As adaptações de livro para filme são sempre questionáveis, mas o que me irrita mesmo, é quando características emocionais dos personagens são alterados de um para o outro, como voce deixou claro na resenha. As vezes funciona, mas as vezes não convence!
    O trabalho grafico do livro está show heim???
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil, tudo bem?

    A resenha nem ficou tão grande assim, você já fez maiores! hahahaha
    A arte do livro realmente está belíssima, mas não me interessei por ele porque não gosto de Jurassic Park.
    Eu acho que só assisti ao primeiro filme, aquele com a garota loira e tal, mas vi só por ver...
    Que bom que você gostou tanto da leitura! ;)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Confesso que só conheço a historia pelo filme, a leitura parece ser cansativa, não sei, não acho que me agradaria.
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  11. Oiiie Siil, tudo bem?

    Menina você acredita que nunca li o livro e nem vi o filme, kkk Sabe tenho medo dessas histórias, ai prefiro evitar, mas que bom que você gostou. Mas convenhamos, a capa está linda.

    Beeijos


    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu não teria coragem de assistir ao filme nem uma segunda vez, e você já viu pelo menos umas 10... rs... como sou medrosa! hehe... Só de saber que o filme tem só umas três cenas de ação que tem no livro e que as outras foram cortadas me sinto mais em pânico ainda, não daria conta da leitura. E estou chocada com essa informação de que não tem orelhas... em uma edição caprichadíssima dessa não podiam ter deixado isso de lado.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adoro o filme. Sempre que passa eu assisto rs.
    Gostei de conhecer o enredo e saber que no começo ele fala sobre as pesquisas de DNA. Achei bacana, pois não me recordo de ter visto isso nos filmes.
    Espero ter a oportunidade de ler o livro e espero curtir. Essa edição é linda. Vou pedir pro meu pai *o*
    Beijos
    Mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil!
    A Aleph capricha muito nas edições, né?
    Agora..posso confessar? Jurassic Park não me atrai nenhum pouco. Assisti o filme quando era criança e não curti (sério que você assistiu tantas vezes?!). Quem sabe se visse hoje teria outra opinião…não sei.
    Que bom que a sua releitura foi tão intensa quanto a primeira havia sido. Tem livros que eu amo e morro de vontade de reler, mas sempre tenho medo de a segunda experiência não ser tão boa quanto a primeira.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil,
    sua resenha ficou incrível e deu para ver o quanto você gosta do livro.
    O acabamento do livro é lindo, mas acho que não conseguiria ler. Se o filme de deixa nervosa e morrendo de medo, imagina o livro kkkkk.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  16. Já li esse livro a um tempão atrás, obviamente na edição antiga. O que me faz ter o seguinte pensamento: EU PRECISO ADQUIRIR A EDIÇÃO DA ALEPH! Porque, nossa, que edição foda!

    Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Esta edição está linda. Já peguei na livraria, mas não comprei. Pois não sinto vontade de ler, já vi os filmes, mas não são meus favoritos. Quem é louco pela franquia é meu marido, então, compraria para ele.

    Adorei o post, e a Aleph está de parabéns pela edição maravilhosa.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Sil.
    Esse livro é perfeito, né? Além de ter um enredo incrível, realmente levanta questões que não aparecem com força nos filmes, como o da ética científica, da engenharia genética e etc. Ótimo enredo para se divertir e pensar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  19. Oie Sil =)

    Vou confessar que nunca fui muito fã de Jurassic Park. Acho que assisti o filme apenas uma vez e não curtir muito na época. Não sabia que tinha um livro sobre o tema e pela sua resenha ele me pareceu mais interessante do que o enredo do filme em si. Se tiver uma oportunidade vou dar uma chance para ele ^^

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. Oiiie
    Eu recebi esse livro e fiquei impressionada com a edição tão linda que a editora fez, eu não curto muito o gênero então não li mas parece ser sensacional para quem gosta da história, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OI
    Que bom que gostou da leitura, eu também gosto dos filmes e por isso quero ler esse livro
    fiquei sabendo da existência do livro esse ano, mais ainda não tive chance de comprar ele, a edição parece ser bom e eu já quero ler pois você falou que é melhor que os filmes.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Só assisti o filme, nunca tive o prazer de ler o livro, mas só com o filme já acho a história maravilhosa e algumas cenas me deixam apavoradas. Acho que em algum lugar existem cientistas estudando e clonando DNA de dinossauro, e que o filme vai se tornar realidade em algum ponto. Achei incrível o trabalho editorial dessa edição.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. O livro eu nunca li, mas o filme já assisti inúmeras vezes. A última foi há umas duas semanas, com o meu sobrinho. Embora tenha gostado muito do filme, nunca tive curiosidade pelo livro. Porém, lendo a sua resenha já comecei a cogitar a possibilidade de ler a obra, pois gosto muito dessas reflexões sobre a ética na ciência e o homem se colocando no lugar de Deus. Também tenho curiosidade sobre questões genéticas. Gostei muito da capa!

    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Silvana! Eu assisti ao filme e amei. Já li várias sinopses sobre esse livro e fiquei encantada! São diversos assuntos abordados, deixando a trama mais incrível ainda! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Silvana, eu morro de vontade de ler esse livro, primeiro porque essa edição é maravilhosa, e outra porque eu morro de curiosidade pela história. Eu assisti aos filmes muito tempo atrás e lembro que gostei bastante, então imagino o livro como deve ser!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Li a obra mês passado acho, e simplesmente amei! Que leitura incrível, realmente é melhor que o filme. Muito mais detalhado e empolgante!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  27. Oie, sempre fui encantada pelos filmes, mas nunca senti vontade de ler os livros. Talvez o problema seja porque não faz meu estilo literário, mas o filme sempre me atraiu. Não sei o que acontece na verdade kkkk. Bem, a resenha me deixou interessada mas não sei se compraria.

    Beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Você disse que já viu esse filme umas 10 vezes, com vergonha eu admito que não vi sequer uma vez. Gostei da premissa do livro.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Sil
    Essa edição é linda. A Aleph sempre se sobressai.
    Tenho um amigo que é totalmente pirado em dinossauros e mesmo tendo gostado do filme, achou que o livro dá de 7x1 no filme ;)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Silvana quando assisti o filme quando era mais nova não curti a história, mas não faz muitos dias eu decidi assistir novamente os filmes e não é que eu gostei! Fiquei bastante empolgada e agora to babando nessa sua edição maravilhosa! <3

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Jurassic park é um dos mais memoráveis filmes de minha infância. Estou com o livro na estante que ganhei de minha amiga Jaci, mas até agora não o li. Espero fazer isso em breve. Eu também adorei o acabamento. :)
    Abraços!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo