03 junho 2020

Resenha | Desgrávida: Unpregnant - Jenni Hendriks e Ted Caplan


Livro: Desgrávida: Unpregnant
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autores: Jenni Hendriks e Ted Caplan
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256 
Ano: 2020

Resenha:
Veronica Clarke decidiu aos doze anos que nunca seria uma decepção para seus pais como aconteceu com sua irmã. Melissa engravidou do namorado que conheceu semanas antes logo que saiu do ensino médio e, até agora cinco anos depois, ainda não conseguiu terminar o curso de enfermagem que ela começou na época e já está indo para o quarto filho. Veronica colocou de bom grado o anel de castidade no dedo para mostrar que era muito melhor que a irmã. E até agora ela tem conseguido ser a filha exemplar. Dedicou-se aos estudos com afinco e já tem uma vaga garantida para a sua faculdade dos sonhos, a Universidade Brown, faz parte da corte do baile de formatura e provavelmente será a escolhida para ser a oradora da turma.

Isso sem falar que namora Kevin Decuziac, que além de ser a estrela do time de futebol, ainda toca na banca da igreja em que seus pais frequentam. Seus futuro perfeito está todo planejado e nada pode dar errado. Ou talvez dê já que sua menstruação está atrasada, mesmo ela e Kevin tendo usado camisinha todas as vezes em transaram. Provavelmente é apenas nervosismo pelas provas finais estarem chegando, mas para tirar logo aquela dúvida da cabeça Veronica decide fazer o teste. E para seu desespero o resultado é positivo e antes de conseguir processar o que está acontecendo sua ex-melhor amiga Bailey Butler, hoje em dia o terror do colégio, entra no banheiro e descobre que ela está grávida. Mas apesar de tudo Bailey não desmascara ela na frente da escola inteira e Veronica só vê uma opção a sua frente: fazer um aborto.

Veronica procura na internet e vê que a clinica mais próxima que realiza abortos em menores sem o consentimento dos pais fica a 1590 quilômetros e sabe que só terá uma chance de fazer isso sem ninguém desconfiar: o fim de semana que ela e suas amigas tiram para estudar para os exames finais. E para levá-la até a clínica o mais obvio é a outra parte interessada, Kevin. Mas ao tentar contar seus planos para Kevin, Veronica é surpreendida com um pedido de casamento e descobre que além de Kevin já saber da gravidez, ela foi "planejada" por ele, que não queria se separar dela. Furiosa e sem tempo a perder Veronica só consegue pensar na outra pessoa que sabe da verdade, Bailey, e vai até ela implorar que seja sua acompanhante nessa viagem.


Antes de falar sobre a história preciso falar sobre a edição da Faro que mesmo em tempos de pandemia não deixou a qualidade cair. A edição está incrível, muito bem feita, caprichada e dá o tom que a história precisa. E o título na capa é em alto relevo em um acabamento áspero que amei. Mas tenho que falar sobre outra coisa da capa. Eu particularmente não gosto quando vem na capa do livro indicação de alguém famoso ou algo do tipo, porque cria-se uma certa expectativa em relação a história que pode ou não ser alcançada. Como eu nunca assisti How I Met Your Mother, no meu caso não fez diferença porque não tinha nada para comparar, mas acredito que quem assistiu vai ler já esperando alguma coisa, que como disse antes pode ou não ser atingido.

Agora sobre a história. Eu não lembro de ter lido muitos livros que abordam o tema aborto e gostei da forma como os autores abordaram o assunto com tanta leveza e naturalidade. O foco não foi sobre ser certo ou errado. O que os autores trazem é a indagação do motivo da protagonista querer fazer o aborto escondido de todos, até mesmo de suas melhores amigas. Então a viagem será uma jornada de auto reconhecimento e vai fazer a Veronica se questionar se a vida que ela tem é a que ela queria viver realmente. Se a vida perfeita idealizada por ela vale mesmo a pena. E o curioso é que a única pessoa que ela confia para isso é a garota que ela deixou para trás por não corresponder ao seu novo estilo de vida.


Em praticamente um final de semana que se passa a história vamos ver os autores abordando diversos assuntos relevantes não só, mas principalmente para pessoas dessa faixa etária entre a vida de adolescente onde a responsabilidade de tudo está a cargo dos pais e a vida de adulto onde cada um toma as rédeas da sua vida e vai ver que a coisa não era tão fácil quanto os pais faziam parecer. Vamos ler sobre amizade, bullying, religião, vida de aparência, e vários outros assuntos sendo abordados de uma forma leve e de uma maneira que faz com que o leitor pense e tenha sua própria opinião sobre cada um deles. Em nenhum momento me senti sendo manipulada pelos autores como já aconteceu em outros livros.

Vamos viver uma jornada de conhecimento ao lado de Veronica, que por sinal não é um personagem "gostável", ela não é a garota perfeita que diz ser, mas nem é por isso que não temos logo de cara aquela empatia com o personagem. Você se questiona o porque dela querer viver uma vida de aparência quando ela não tinha motivos para aquilo. Mas ao longo do caminho vamos entendendo o porque de tudo aquilo que acontece com Veronica e por vezes nos reconhecemos em suas atitudes. Bailey também não é a garota que você ama logo de cara, mas que assim como acontece com Veronica, entende sua história e o porque da situação.


O foco da história está nas duas protagonistas, mas temos personagens secundários bem interessantes, principalmente os que elas conhecem ao longo da viagem. Cada um deles vai fazer parte da história delas e vai ajudá-las a entender o momento que estão passando. E por falar na viagem gostei de conhecer os pontos onde as garotas passam durante seu trajeto. Quanto ao final ele pode ser considerado em aberto por alguns, mas eu não considero assim porque não ficam faltando detalhes e nada a ser fechado. O que fica é uma história que Veronica e Bailey ainda terão que viver. Enfim, termino a minha resenha indicando o livro para todos que curtem o gênero e esse tipo de história. Com certeza vai agradar.

Nota:









17 comentários:

  1. Oi Sil, eu estou no comecinho da leitura e já estou adorando a história, principalmente a Bailey!! Torcendo para um final feliz rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a temática, acho que nunca li um YA sobre aborto. Gosto também quando a personagem boazinha e a "vilã" se reaproximam e solidificam uma amizade (é o que parece que vai acontecer). E esse namorado da Veronica é um babaca!!!
    Adorei a resenha ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil
    Eu gosto muito desse tipo de livro. Lembro que quando li Encrenca eu fiquei putassa com a Hannah e acabei terminando adorando ela. Acho que sentiria o mesmo com Verônica. Eu adoro essas tramas que nos trazem aprendizados e nos fazem refletir de uma maneira leve, sem pesar e sem nos manipular. Eu gosto que a Faro ainda tem mantido a qualidade e o contato com as parcerias, infelizmente não posso dizer sobre outras editoras...
    Um beijo amiga!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Por acaso nunca lemos mas parece ser um ótimo livro
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil tudo bem? A edição da Faro está bastante atraente. O livro parece-me ser muito bom. Que bom que você gostou de o ler. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,

    As edições da Faro são maravilhosas mesmo, tem livros que dá vontade de comprar só pela edição e acabamento rs.
    Eu já tinha visto esse livro circulando por ai, mas não tinha parado para saber da história, achei a premissa bem bacana e o tema super interessante.
    Fiquei curiosa para saber o final rs.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?
    Adorei a temática, sai muito do lugar comum. Eu acho mega importante falar desse assunto e tirar o tabu que envolve, sabe? Então já anotei a dica pra conferir quando possível.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, tudo bem?
    Achei o título super curioso, mas lendo agora a sua resenha dá para entender bem melhor hehehe. Eu também nunca vi um livro tratando sobre a temática de aborto assim, tão exposta e de uma forma mais "leve", digamos assim. Mas confesso que esse, para mim, é um tema sensível e eu não me sinto muito a vontade em ler a história. www.osdeliriosliterariosdelex.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Ahhh eu vi algumas resenhas dele no insta e adorei. Achei não só muito boa temática, com os personagens parecem interessantes.

    Abraços
    Emerson
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil

    Eu quero muito ler esse livro, mas está super caro! E olha, eu também não gosto quando vem essas indicações, acho bem desnecessário. Só uma boa sinopse (sem spoiler) já é suficiente. E gostei de saber que a personagem não é gostavel! Hahaha Adoro personagens cheios de defeitos. Espero conseguir comprar e espero que a adaptação faça justiça ao livro.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    O tema do aborto para um público jovem só vi na série Sex Education pelo o que eu me lembre. Eu não teria expectativas após ler "How I Met Your Mother" porque eu lembro de quase nada da série aushaushauhs
    Vou ficar de olho no livro pois gosto de jornadas de descoberta em road-trips!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Sil, tudo bem?

    Acabei de postar a resenha desse livro lá no blog, apesar de algumas coisas não me agradarem muito eu gostei, e os assuntos abordados são importantes e relevantes, recomendo também.


    Bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: Resultados Online

    ResponderExcluir
  14. Oiii Sil

    Eu vi bastante desse livro no Goodreads há um tempo, mas não sei se leria sinceramente, ando um pouco receosa com juvenis, me decepcionei com vários ultimamente. Os assuntos abordados são atuais, necessários até e certamente fazem o leitor refletir, tem esse ponto importante para os mais jovens. Eu achei bacana vc dizer que os autores conseguiram trazer o tema de forma suave, leve e sem impor opiniões de certo/errado, isso é interessante. Por enquanto ele tá um pouco carinho...rsrs, mas se eu encontrar em alguma promo quem sabe eu até confira porque parece ser um YA mais diferente e maduro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha. Estou querendo ler esse livro desde que vi a capa e agora quero mais ainda.
    Meu Deus, que raiva desse Kevin. Como alguém acha que é uma ideia legal engravidar alguém sem o consentimento dela? Quero saber como acaba a história
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá...
    Tenho muita curiosidade pra ler esse livro e gostei de acompanhar as suas impressões! Não sei se vou concordar com as atitudes da protagonista, mas, ainda assim é um livro que quero ler.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Eu fui meio que 'enganada' por esse título e capa, pois nunca imaginaria uma história sobre amizade e redescoberta. Bom, nem imaginaria um Jovem Adulto aí, talvez também pela observação de que logo será filme da HBO e os autores são os autores de 'How I Met Your Mother', que não gosto muito, rs.
    PORÉM, depois dessa resenha, não preciso dizer que já quero devorar a obra, né? kkkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo