18 junho 2020

Resenha | Ruído - Anders de la Motte

Livro: Ruído
Série: Trilogia The Game # 2
#1- O Jogo
Gênero: Policial, Suspense
Autor: Anders de la Motte
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Ano: 2015

Contêm spoilers do livro anterior.

Resenha:
Henrik "HP" Pettersson encontrou um celular em um trem e acabou envolvido em um Jogo de vida ou morte. Ele foi convidado para jogar um jogo de Realidade Alternativa, onde o jogador realizava pequenas tarefas e filmava tudo com o celular. As tarefas rendiam pontos e dinheiro, conforme a posição do jogador em um ranking e todos os movimentos do jogador era assistido por pessoas on-line. Mas então as tarefas que no inicio eram bobas, foram ficando cada vez maiores e mais perigosas e quando HP tentou parar não conseguiu e acabou envolvendo até sua irmã Rebecca Normén, que é guarda costas na Policia de Segurança. E a coisa só não ficou pior porque HP conseguiu enganar o Mestre do Jogo e sumir do mapa com todo dinheiro que tinha na conta do jogo.

Catorze meses depois HP continua fugindo. Ele nunca mais pisou na Suécia, nem falar em sueco ele fala para não despertar suspeitas, porque nunca se sabe até onde vai o poder do Mestre do Jogo. Ele pensou que com todo o dinheiro que roubou, ele estaria vivendo a vida que sempre pediu a Deus, mas depois de tudo o que ele viveu, de toda aquela adrenalina, sua vida parece ser sem graça e monótona. Até que ele conhece Anna Argos, uma mulher espetacular. E a emoção que ele estava sentindo falta vem de uma vez para cima dele porque Anna desaparece e a unica coisa que resta dela é seu sangue na camisa de HP. Depois de ser torturado pela policia, HP consegue provar sua inocência e então é mandado de volta para a Suécia.

Mas ele entra no país com um nome falso e consegue um emprego na empresa fundada por Anna que trabalha com buzz control. No começo ele queria somente informações, mas acaba fascinado pelo que acontece lá dentro. Enquanto isso Rebecca ganha uma promoção e é designada para um serviço no Sudão, onde vai chefiar uma equipe de segurança de uma ministra em uma missão oficial. Mas as coisas fogem do controle e de repente Rebecca está sendo acusada de abuso de poder e é afastada do cargo durante as investigações. E enquanto tenta provar sua inocência, sua imagem começa a ser denegrida em um fórum escrito por membros da própria policia. Na tentativa de descobrir quem está por trás das postagens, o caminho dos irmãos vão se cruzar novamente e HP vai descobrir que o alcance do Jogo é ainda maior do que ele tinha imaginado


Esse é o segundo livro da trilogia The Game. Acho que todo mundo ficou sabendo, se não sobre o livro, sobre o filme Nerve, cujo enredo é muito parecido com o do primeiro livro da trilogia. TG foi lançado dois anos antes que Nerve na Suécia, e o que diferencia os dois é que em Nerve temos uma pegada mais adolescente e bem mais superficial do que na trilogia. TG é escrito por um ex-policial e diretor de segurança de informação de uma das maiores companhias de TI do mundo, então já dá para ter uma ideia do que vamos encontrar na história. Eu amei o primeiro livro, só tirei um ponto da nota por conta de não haver nenhuma divisão clara entre o texto que acompanha o HP e a Rebecca. O leitor fica perdido porque não sabe com qual dos dois está acontecendo o que está lendo. E infelizmente o problema persistiu nesse segundo livro. Poderiam pelo menos ter usado uma fonte diferente. 

Eu li algumas resenhas dele e em quase todas foi citado sobre esse segundo livro ter menos ação que no primeiro. Eu não achei. É claro que não tem aquela correria toda por causa do jogo, mas tem outras coisas interessantes acontecendo e os personagens não ficam parados em nenhum momento. Nessa segunda parte da história eu gostei mais de acompanhar a Rebecca do que o HP, e achei que a solução do mistério dela poderia ter sido um pouco mais elaborada, mas em nenhum momento foi cansativa ou chata. Eu lia as partes do HP mais rápido porque queria saber o que estava acontecendo com ela. Mas as partes dele foram bem interessante também com essa coisa do Buzz Control que eu nunca tinha ouvido falar e que consiste basicamente em conter rumores negativos sobre algum produto ou empresa. E por tudo isso acho que deveriam ter deixado o título em inglês, Buzz, que teria feito muito mais sentido.

Eu gosto muito de como o autor enreda o leitor em uma trama que aparentemente não está levando a lugar nenhum e quando percebemos estava tudo lá, nós só não conseguimos enxergar o que estava bem na nossa frente. O final do livro é espetacular. Diferente do primeiro onde temos uma conclusão e se o leitor quiser pode parar de ler a história no primeiro, nesse segundo o livro acaba e você precisa ler o terceiro, ainda bem que já tenho ele aqui. E sinceramente não sei como o autor vai terminar essa trilogia porque ele abriu tantas portas e soltou tantas pistas que vai ser dificil de encaixar tudo no final. Quanto a edição, fora essa coisa da diagramação na narrativa, está muito bem feita. O livro é em capa dura e tem o padrão dos livros da editora. E claro que indico a leitura para quem gosta desse gênero.

Nota:











15 comentários:

  1. Oi, Sil tudo bem? Eu li esta trilogia e gostei bastante dela. Que bom que você gostou da leitura deste segundo volume. Adorei sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mais uma sugestão que me deixou curiosa!
    Aproveito para desejar a continuação de uma boa semana!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  3. Mulher que enredo eletrizante, fiquei vidrada lendo sua resenha e amei a premissa desse livro, nunca tinha ouvido falar e muito menos que tinha filme. Amei sua resenha e já vou caçar o primeiro livro no skoob pra marcar como "quero ler" obrigada pela indicação, tenho lido muito nessa quarentena e amo livros nessa temática <3

    Beijos,
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, essa premissa de Jogo de vida ou morte é bem interessante e pelo jeito o autor consegue amarrar bem as pontas. Eu ainda não li, mas fiquei interessada na trilogia.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu vi tão pouco a respeito dessa série que acabei deixando passar lá na época do lançamento, mas parece ter sido uma pena porque o que tu falou é o que eu amo em livro assim! Especialmente a coisa da trama simples que leva a um final WOW.
    Vou ficar de olho e ver se aparece promoção.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil
    Não conhecia essa trilogia mas parece ser interessantíssima. Vou deixar anotado aqui e procurar mais sobre o primeiro livro. Adorei sua resenha.

    Beijinhos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não conhecia a trilogia, achei bem interessante, mesmo com a confusão dos narradores nela. Os livros da DarkSide são espetacularmente lindos! rs Resenha bem esclarecedora! Fiquei curiosa com o filme mencionado também.

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    Eu achei meio confusa a trama hahaha tipo, parece um pouco Jogador nº1/Sword art online com algo de suspense, sei lá. Com certeza não é meu estilo de livro, por isso não fico animada com esse tipo de enredo, mas se tá bom pra você e agradando, ajuda as outras pessoas que querem ler futuramente.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sil

    Eu quero ler essa trilogia hã um tempão, mas ficava receosa justamente por causa das comparações com Nerve, detestei aquele livro, achei superficial demais, e fiquei feliz em saber que esse é mais bem escrito e desenvolvido, superior ao outro. Quando eu estiver no clima para livros assim vou tentar engatar a leitura do primeiro de TG.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não acompanho muito os lançamentos da Darkside e não tinha ouvido falar dessa trilogia, mas fiquei curiosa com a premissa e de que o autor manja do que está escrevendo. Já do lance do título, eu já dei uma olhada umas três vezes na capa e ainda não vi a palavra "Ruido" nela, @Darkside o que você está fazendo?

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sil, no comecinho da resenha, fiquei lembrando de alguns livros e filmes. Mas depois, vi que parece ser uma história bem diferente! Não sei se embarcaria, porque só alguns me prenderam mesmo desse gênero. E fiquei bem curiosa com esse trabalho do HP e a história da irmã dele tem cara de prender mais. E tomara que o autor consiga finalizar, deixando tudo amarradinho! Depois conta. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu acho que nunca tinha lido resenhas sobre estes livros. Já curti o cenário, amo trhillers nórdicos.
    Ainda não li e nem vi a adaptação de Nerve.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Eu gosto bastante de Nerve pelo tom de romance que usa, tanto que nem pensei em arriscar essa série pelo tom mais adulto mesmo.
    Na verdade, acho que nem esperava uma resenha tão positiva, rs. Fiquei tentada a procurar para ler, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia a trilogia... nem o filme na verdade... =/ O filme não sei se gostaria, por ser mais adolescente, mas o livro, com certeza quero ler.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo