03 setembro 2021

Resenha | Espere até me ver de coroa - Leah Johnson

Livro: 
Espere até me ver de coroa
Série: Não
Gênero: Jovem Adulto
Autora: Leah Johnson
Editora: Alt
Páginas: 336
Ano: 2020

Resenha:

Liz Lighty está quase vencendo o pesadelo que é ser uma garota negra, pobre e gay durante o ensino médio em uma escola onde todos são brancos, héteros e ricos. E além de tudo ela sofre de ansiedade e qualquer coisa fora do normal já é motivo para Liz ter uma crise. Por isso ela vem tentando passar despercebida até receber o e-mail  da Pennington College dizendo que sua bolsa de estudos foi aprovada e que ela fará parte da orquestra enquanto estuda para ser uma médica especializada em hematologia, onde pretende ajudar as pessoas que estão na mesma condição de seu irmão, com anemia falciforme, e de cuja doença sua mãe faleceu.

Mas para desespero de Liz, ela recebe sim o e-mail, mas é uma negativa, e ela vê seus sonhos escorrendo por seus dedos. Se ela contar para seus avós eles vão querer vender a casa, e vai ser como se ela perdesse a mãe pela segunda vez, pois tudo na casa lembra sua mãe. Então seu irmão lembra Liz de que ela tem outra maneira de conseguir o dinheiro para estudar em Pennington, basta ser coroada a rainha da festa de formatura. Como se Liz fosse popular. E tivesse o perfil das ganhadoras. E não entrasse em pânico só de pensar em ser o centro das atenções. Mas como ela não tem uma ideia melhor, esse vai ser o plano B.

Cada cidade se orgulha de uma coisa e em Campbell County, uma cidadezinha em Indiana, o grande evento da cidade é o baile de formatura e o concurso de rei e rainha. Não é apenas uma questão de votação no dia do baile, mas tem todo um caminho a percorrer, como tirar notas altas, participar de eventos comunitários e somente no final os que mais se destacaram que vão para o voto popular. E Liz vê tudo isso como uma série de eventos humilhantes que só não estão tão ruins porque ela está tendo a companhia de uma garota nova, Amanda, que parece tão deslocada quanto Liz. E quando Liz percebe já está apaixonada. O problema é que se alguém descobrir ela pode dizer adeus para a faculdade, já que é terminantemente proibido casais do mesmo sexo concorrerem a coroa. 

"Eu nasci realeza. Tudo o que eu precisava fazer era escolher minha coroa."

Desde que vi uma resenha desse livro no blog Queria Estar Lendo eu quis muito ler essa história. E quando surgiu uma oportunidade aproveitei. A história lembra muito aqueles filmes de sessão da tarde que todo mundo já assistiu pelo menos uma vez na vida, com o pesadelo do baile de formatura pairando sobre eles. E claro que a gente sempre torce para o padrão Barbie perder e a coroa ficar com qualquer outra pessoa pelo menos uma vez na vida, o que quase ou nunca acontece. Mas como a esperança é a ultima que morre bora torcer pela Liz que é o contrário de tudo o que sempre venceu o concurso: negra, lésbica e pobre.

E gente que livro mais fofo do mundo. A Liz é um personagem que ganha a gente logo de cara. Ela faz algumas burradas sim durante o livro, mas nada que tire um mínimo do amor que a gente sente por ela. Ela é uma verdadeira lutadora, passa por muitas humilhações no colégio enquanto lida com a doença do irmão, suas crises de ansiedade, mantêm as notas altíssimas e ainda participa da banda. Por isso quando a Amanda surge na vida dela você logo torce para que um romance entre elas dê certo e Liz possa sentir de volta um pouco de todo amor e preocupação que ela tem com todos à sua volta. E a Amanda consegue ser o par perfeito para Liz. Elas são o oposto uma da outra e se complementam.

E a escrita da autora me ganhou logo no começo e devorei o livro. Ela conseguiu me fazer rir e chorar ao mesmo tempo falando de assuntos tão importantes de maneira tão leve. Tem autores que querem falar de tanta coisa e acabam se enrolando, mas aqui no caso a Leah conseguiu se sair muito bem. Ela conseguiu falar sobre racismo, homofobia, de toda uma cidade aliás, ansiedade e anemia falciforme tudo na medida certa, e dentro do gênero escolhido para a história. E no fim passei vergonha no meu serviço porque me acabei em lágrimas no final hehe. Por isso mais do que indico a leitura. Quanto a edição eu li em ebook e achei tudo ok. Mas a capa, apesar de terem mantido a original, confesso não é das minhas favoritas. Gosto mais de capas com ilustrações.

Nota:






14 comentários:

  1. Oie Sil! tudo bom?
    EU ja tinha visto o livro, mas não sabia nadica de nada rsrsrs
    Não sabia que era de chorar!!! Eu não sabia que era romance pela capa, confesso?
    Mas parece que ele traz diversas coisas para a gente pensar e repensar e super positivo pra gente, né? Gostei e me interessei pela leitura!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Amei sua resenha!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas fiquei bem interessada pra conhecer a história. Gostei de saber que o livro fala sobre crises de ansiedade e fiquei curiosa pra saber como a autora tratou o assunto.
    PS.: acho que assisti apenas um filme onde a versão barbie não ganhou a coroa, mas, mesmo assim, quem a conseguiu era magra e bem bonita, só não era popular.

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil! Tudo bem?
    Que resenha! Não conhecia o livro e autora, mas só dela trabalhar temas importantes com tanta sensibilidade já me ganhou. Acho tão importante quando os autores conseguem discorrer sobre os temas aos quais se propuseram.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que saudade que eu estava de acompanhar as resenhas por aqui. :)
    Eu sempre me deparo com esse livro e fico com vontade de ler! Amo histórias assim, que falam sobre temas fortes, mas de uma maneira leve. Deixa a vida melhor, né? Dica mega anotada. Assim que eu tiver um tempo, vou embarcar! E sabia que eu gostei da capa? Mas fiquei curiosa para ver as ilustrações! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não conheço a escrita da autora, mas gostei que ela tratou dos temas de forma bem leve e até divertida. E sim, me parece bem o clima Sessão da Tarde esse livro, gostei bastante da premissa e vou colocar na minha lista de desejados. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, tudo bem?
    Eu li duas resenhas desse livro, esta que foi positiva e outra negativa.
    Assumo que se não fosse por você fazendo essa propaganda toda do livro, eu passaria batido, porque essa capa e título, me passam mais a ideia de não-ficção, coisa que eu não leio, sabe? Acho importantíssima a mensagem, mas gosto mais quando é inserida numa história e acho que identidade visual aqui não passa isso.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu amo amo amo tanto esse livro. A Liz foi meu nenê desde a primeira cena, e o romance sáfico é tão maravilhoso e sensível e fofo! Eu morri de amores por elas, pelo desenvolvimento da Liz, por tudo. Com certeza um dos livros mais queridos do ano!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil.Eu já estava interessada nesse livro e agora essa minha vontade se elevou mais um pouco.
    Também achei que a sinopse lembra um pouco os filmes da "Sessão da tarde".


    Beijos

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! Não tinha visto este livro, mas gostei da temática e de saber que a trama foi bem desenvolvida. Faz tempo que não leio um livro que me faça chorar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Estou com esse livro na meta de leitura por conta da ação da Skeelo que disponibilizou o ebook de graça, ultimamente ando meio chata com histórias que se passam na escola, mas que bom que a Liz te ganhou já de cara!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, eu tb fiquei de olho nesse livro, adorei a capa e a premissa. E eu amo uma história sessão da tarde! Boas expectativas para a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Creio que eu teria que preparar meu psicológico pra ler esse livro, haha. Mesmo que fale de tantos assuntos de forma leve, no momento esse não é o tipo de leitura que venho procurando. Porém, amei sua resenha e gostei da representatividade que a autora trouxe no livro.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil. Como vai? Parece um livro muito interessante, não é mesmo? Que bom que gostou. Ótima resenha. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curioso para saber o desfecho dessa história. A capa parece de filme e DVD, não de um livro, mas tá valendo. Embarcaria nessa leitura, com certeza.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo