26 outubro 2013

Resenha | O futuro de nós dois - Jay Asher e Carolyn Mackler

Emma e Josh são amigos de longa data. Daqueles que fazem tudo junto. Mas há alguns meses, essa amizade foi abalada. Josh, achou que Emma sentia por ele, algo a mais do que somente a amizade. Mas ele estava enganado e isso acabou abalando a amizade entre eles. Mas quando Emma ganha um computador, ele resolve dar a ela um CD-ROM, que chegou pelo correio, da AOL, com 100 horas de internet grátis, já que ele não vai utilizar mesmo, pois, sua mãe acha esse negocio de internet uma bobagem. Não está entendendo nada? Calma eu explico, estamos em 1996, e, quem quer ter internet em casa é assim. É pago pela quantidade de horas utilizadas, sem falar que ocupa a linha do telefone.

Mas voltando a Emma, quando ela instala o CD-ROM, que demora assim, noventa e sete minutos para baixar, bem rapidinho, e se cadastra, aparece na tela uma caixinha branca com a borda azul, pedindo para escrever de novo o e-mail e a senha. Quando ela faz o que pede, abre uma pagina chamada Facebook. Emma não tem nem ideia do que seja isso, mas resolve dar uma olhada. É quando ela percebe que na pagina tem fotos e comentários de uma pessoa chamada Emma Nelson Jones, que por coincidência faz aniversário no mesmo dia que ela e estudou no mesmo colégio que ela estuda, só que a mulher é bem mais velha que ela, apesar de ser muito parecida com ela se ela tivesse aquela idade.

Pensando ser um tipo de pegadinha, ela chama Josh, que acha que é Emma que está brincando com ele. Mas depois dos dois garantirem que não foi nenhum, nem outro que fez aquilo, Emma tem certeza que alguma coisa aconteceu e aquela mulher é ela, só que no futuro. De alguma maneira ela consegue ver o futuro através do tal Facebook. Josh não acredita nisso, mas Emma fica arrasada, pois ao ler as coisas que foram escritas, ela percebe que no futuro ela será muito infeliz. Até que ela vê que cada decisão que ela toma agora, modifica o status dela no futuro. Agora ela vai fazer de tudo para mudar o que viu e não ser infeliz. Enquanto Josh não quer que mude, pois ele gostou muito de seu futuro.

Esperei um pouco para ler esse livro para não me decepcionar, pois estava com a expectativa muito alta em relação a ele. O que achei. Gostei muito. Só não vou dizer que amei, pois achei que faltou alguma coisa no final. Mas fora isso, adorei cada pagina do livro. A história é contada por Emma e Josh, intercalando um capitulo cada um. Achei a Emma um pouco chatinha em algumas partes, principalmente em relação a Josh. Quanto a história, amei ler sobre algo que eu já vivi. Por coincidência eu tinha a mesma idade deles em 1996. E passei por tudo aquilo. Foi muito bom relembrar como a vida era difícil.

Eu trabalho com adolescentes e sempre falo para eles como a vida deles é mais simples do que era antigamente. Windows 95, discman, orelhão de moedas, para fazer algum trabalho tinha que ir na biblioteca e copiar tudo na mão. Não era só copiar e colar, nem tinha o "santo google". Quem nasceu nessa época sabe do que eu estou falando. Agora voltando ao livro, só achei que a Emma e O josh eram muito contidos. Entravam só uma vez por dia e ficavam um pouquinho e já saiam. Fiquei pensando se fosse eu, ia revirar o facebook de cabeça para baixo, fuçar a vida de todo mundo que eu conhecia e não ia conseguir desligar o computador. Recomendo para quem quer relembrar de algo que apesar de ter sido mais difícil, foi muito bom, e para quem quer conhecer o que nós os mais "experientes" ( hehehehhe) já passamos nessa vida. Nota: .



19 comentários:

  1. Parece bem legal este livro! Adorei a resenha.
    Beijos!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, tenho a sensação que vou gostar bastante.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  3. Sil, fiquei curiosa hehehe, to terminando o Grau 26 (por incrivel que pareça) e vou querer ler esse aí ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil, fico feliz que tenha gostado do livro. Eu amei tanto quanto li, deu uma sensação tão nostálgica.. tantas lembranças sendo reavivadas.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, Silvana!! Que nostalgia lembrar da época pré-Google, hein? Eu ainda tenho a coleção completa da Larrousse Cultural tããão usada nos trabalhos de escola hahaha. Parece ser um livro muito bom ;-)

    bjs,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou cheia de vontade de ler esse livro desde quando foi lançado e até hoje não li!
    Parece ser bem gostosinho, dá um clima de nostalgia hahaha
    Preciso comprá-lo :D
    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha vontade desse livro e agora isso só aumentou. Bom, eu nasci em 1996, mas me lembro do windows 96 e da internet discada, hahahahaha.

    Parece uma romance bem leve e uma história interessante, já anotei na minha lista. :33

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii!
    Já li esse livro e adorei. Achei diferente de tudo o que eu já tinha lido.
    Pena que quando fui fazer a resenha, não consegui. Não sei porque, mas adorei a sua.
    Quando imaginei o cd-rom e o pc dela daquela época imaginei bem assim kkkk

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  9. Uma vez li uma critica tão negativa desse livro, que me decepcionou muito, pois eu tinha grandes expectativas, principalmente por se tratar de um livro do Jay. Mas a sua resenha me deixou mais contente, acho que vou dar uma chance, afinal, eu posso gostar :D.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade desse livro, ele não tá nas minhas metas de leitura, mas eu leria com toda certeza.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil :)
    Eu tenho esse livro e ele está aqui bem guardadinho esperando o tempo certo para ser lido. rs É que eu li tantas críticas a respeito dele que, sinceramente, deu até medo de ler. Mas que bom que gostou da leitura! Acho que, por tudo que vc falou, eu vou gostar também.
    Ahh, eu concordo. Hoje em dia as coisas são tão mais fáceis. Na minha época de adolescente não tinha computador, tudo a gente tinha que fazer manuscrito. Mas até que sinto saudades, sabe? rs
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom, quero ler ele em breve.
    Amei o blog, seguindo, retribui?

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro porque ele parece ser bem legal e leve, eu não peguei tudo isso na minha época, mas lembro de algumas coisas e deve ser ótimo relembrar. Toda resenha que leio desse livro fico me perguntando se a Emma consegue mudar o seu futuro e se no final eles vão ficar juntos. Parabéns pela resenha.
    Abraços, Raquel
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é um que me chama bastante atenção! Poxa...pena que o final deixou um pouco a desejar, hein? Realmente a vida desses adolescentes hoje em dia é moleza kkkkkkkkkkkkkkkk Lembro na minha época de técnico em informática que tinha que levar o trabalho e nao dava no disquete e tinha que dividir em vários..kkkkk que ódio dava.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil.

    Gostei da temática do livro. Deve ser bem interessante lê-lo, ainda não o conhecia, mas quem sabe terei a oportunidade de ler.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos Fê
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. É um bom tema, tratar de adolescentes não é fácil.
    Espero ler também e não colocar expectativas, do mesmo modo. Não tanta, pelo menos rs

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  17. Que lindos, perfeitos, adoooro *-*
    Divulguei seu blog lá no meu:

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/2013/10/divulgando-blogs.html#comment-form

    ResponderExcluir
  18. Tenho esse livro e ainda não li.
    Acho que também ficaria o dia todo fuçando no face, kkkkkkk.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Achei a premissa desse livro fofinho. A primeira vez que o vi nem achei que seria legal, mas li a resenha da Bruuh lá no blog mesmo e apaixonei. De cara troquei o livro com ela e logo lerei. A história parece bem fofinha e engraçada.
    Graças a Deus, hoje, nós da Geração Z temos tudo ou quase tudo :D
    Adorei a resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo