12 maio 2014

Resenha | O Prisioneiro Do Céu - Carlos Ruiz Zafón

Contem spoiler do livro A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo.

Em O prisioneiro do céu temos de volta o nosso querido Daniel Sempere de A sombra do Vento. Estamos na Barcelona de 1957, véspera de natal. Daniel está casado com Bea e tem um filhinho, Julián. Eles vivem em um apartamento em cima da livraria da família. Temos também Fermín, que ainda trabalha na livraria com eles e está prestes a se casar com Bernarda. Fermín, não se sabe se pela aproximação do casamento, está cada dia mais estranho. Ele parece ter perdido aquele brilho e está cada dia mais fechado. As vendas andam mal da pernas, até que que Sempere pai tem a ideia de decorar a vitrine com um presépio. Fermín não perde a oportunidade de fazer uma piada, mas mesmo assim, Daniel ainda continua achando que ele está com algum problema.

Mas Daniel não demora em descobrir o que está acontecendo com Fermín. Ele está sozinho na loja quando entra um homem misterioso e pergunta por Fermín. Quando Daniel se faz de desentendido, ele começa a olhar os livros e compra um exemplar de O Conde De Montecristo que está trancado na seção dos livros mais valiosos. Daniel fica receoso em realizar a venda para aquele homem, mas como o dinheiro vem bem a calhar, ele vende. O homem pede que entregue o livro e quando Daniel pede que ele escreva o endereço de entrega, ele escreve o seguinte bilhete:

"Para Fermín Romero de Torres, que retornou
de entre os mortos e tem a chave do futuro.
13"

Daniel fica com a pulga atras da orelha e decide seguir o homem. Mas a unica coisa que ele consegue descobrir é que ele está hospedado em um lugar de má reputação, usando o nome de Fermín. Daniel assim que pode, pergunta a Fermín sobre o homem e mostra o bilhete. Fermín quer se esquivar mas acaba contando a Daniel o que está acontecendo. O porque dele estar tão diferente. São segredos guardados de um passado que ele queria esquecer, mas que agora parece ter voltado para assombrá-lo. Um passado em que ele esteve em uma prisão juntamente com um homem cujo apelido era O prisioneiro do Céu, mas seu nome é David Martím, outro conhecido nosso do livro O Jogo do Anjo


"Não me lembro de onde foi que li que no fundo nunca fomos o que éramos antes, que só lembramos o que nunca aconteceu..."

O livro alterna entre presente, 1957 e passado, 1939. A história é protagonizada a maior parte do tempo por Fermín, mas Daniel também tem um papel fundamental nela. Esse livro é o terceiro da serie O cemitério dos livros esquecidos. O Jogo do Anjo apesar de ser o segundo na serie, é o primeiro na ordem dos acontecimentos. Assim A Sombra do Vento é o primeiro livro, mas o segundo da ordem cronológica e as duas histórias se convergem em O prisioneiro do Céu. Muitas respostas e lacunas que ficaram dos outros livros são explicadas nesse. E eu disse serie e não trilogia, pois no final do livro, o autor deixa um gancho para uma próxima história. Acho que ele pretende escrever mais um. Tomara

Daniel mudou bastante do primeiro livro para esse. Agora casado, ele tem outras responsabilidades, mas não deixou morrer seu espirito de aventura. E no final depois que ele descobre um segredo do passado, ele ficou um pouco irreconhecível para mim. Gostei muito das partes protagonizadas pelo Fermín. Ele deu um brilho todo especial a história, sem falar que elucidou alguns dos mistérios que estava guardado com ele. Bea pouco apareceu na história, mas foi responsável por boa parte dela. E o Martím?, as saudades que eu estava dele, não consegui matar. Achei que podia ter aparecido mais. Mas enfim, é uma ótima história que todos os fãs do autor tem obrigação de ler. Pena que o livro é muito pequeno. Até tentei ler bem devagar para durar mais, mas não teve jeito.
Nota:

O Cemitério dos Livros Esquecidos:
1- A Sombra do Vento
2- O jogo do Anjo
3- O Prisioneiro do Céu

16 comentários:

  1. Preciso ler Zafón, fato.
    Um livro ambientado em Barcelona com uma trama que tenha como elementos cruciais os livros não pode ser ruim.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Oie =)

    Eu me dei de presente o box dessa série rs... Estou super ansiosa para começar a ler *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente sou apaixonada pelos livro do Zafón.
    As metáforas e desenvolvimentos do Daniel são discutíveis mas por um lado bom;
    Bom não tenho o que falar.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  4. Que resenha mais fofa, Sil! *-*
    Eu ganhei esse livro semana passada (ele e O Prisioneiro do Céu) e estou doida para começar a leitura. Zafón encanta com suas histórias, né? Adoro demais!
    Espero ler em breve.Vou tentar encaixá-lo entre os livros de parceria.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum destes livros, mas gostei muito da resenha e vou procurar conhecer mais sobre esta série.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro da série ainda, mas com essa pontuação já vi que preciso ler urgente!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho um amigo que leu Á Sombra do Vento, e fala tão bem dele que á cada vez mais tenho vontade de ler o primeiro, ou qualquer livro desse autor. A resenha ficou ótima, muito embora li pouco para evitar spoilers. Adorei.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana, eu ainda não li nada da série. Uns meses atrás esses livros estavam com uma super promoção no submarino, quase comprei mas fiquei com medo de não gostar e também não havia lido nada sobre eles.
    O que achei mais interessante é a dinâmica que você citou de o enredo se passar no passado e também no presente. Deve ter ficado muito bacana.
    Ótima resenha!

    Abraçs
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já li 3 livros desse autor e gostei muito, mais desses do poste eu só li A Sombra do vento,
    esse livro também parece ser legal, gosto da forma que ele escreve.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca me chamou atenção, mas quem sabe eu leia um dia, ne?

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem?

    Ainda nao li nada do Zafon, acredita? Uma heresia literária, né? huahuahuahau Imagino que o livro deve ser ótimo. Sempre escuto muito elogios a escrita dele e as metáforas que o autor insere na leitura. E é ótimo quando nossas respostas são dadas quando terminamos uma "série", né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. A minha irmã ama o Zafon, apesar de ter lido apenas "Marina" e ter me indicado. Porém ainda não tive oportunidade.
    O livro é um suspense, né? Fiquei interessado na série, principalmente porque eu AMO tramas que envolvem bibliotecas, livrarias e tudo que tenha outros livros no mesmo!

    Beijos,
    Ser Pedro ♥

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nenhum dos livros, mas os personagens parecem ser bem desenvolvidos. Não li toda sua resenha pelo aviso de spoilers dos outros livros kkk. Definitivamente vou ler.
    beijos.
    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, a minha mãe ama esses livros, mas eu nunca os li. Sou fã de Zafón por causa de Marina, mas já ouvi dizer que nem é o melhor livro dele. Adorei a sua resenha. Beijos, Mi

    www.recantodmi.com

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada desse autor, mas me mordo de vontade.
    Todos falam tão bem das histórias dele e as capas são <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. nunca li nada Zafón :c mas parece ser bem bom, já li algumas resenhas de livros deles e a maioria fala sempre bem c:
    XOXO

    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo