11 julho 2014

Resenha | Rico e Joana em O pirulito Assassino - Maria Isabel Gomes Silva

Ronald Coquinho, é um empresário, dono da maior fabrica de rapaduras do estado do Será. Sediada na pacata cidade Quibeleza, a famosa fabrica "Las Cadentes", começou como uma barraquinha montada em frente a sua casa, quando Ronald ainda estava na escola. Ele não tem muito estudo, mas tem uma sorte enorme e um talento grandioso para os negócios, por isso em pouco tempo o negocio ficou enorme. E até hoje, Ronald mesmo cansado, trabalha até tarde em seu escritório. Hoje é um desses dias, e quando ele sai para tomar um café, quando ele volta encontra um dos vigias mortos em sua sala. Ronald não se conforma e se pergunta o porque de terem matado o vigia em sua sala, até que Rico, um dos detetives abre seus olhos dizendo a ele que provavelmente o vigia foi morto por engano, que o alvo era ele.

E no dia seguinte Ronald tem a confirmação disso. Quando está tomando café da manha com sua família, chega em sua casa uma carta anonima, com um aviso de que na próxima vez a pessoa não vai errar. E além se ser toda colorida, a carta é escrita em um tom de piada. Logo em seguida a carta, chegam também o delegado e o detetive Rico para falar sobre o que descobriram no local do crime. Eles deduzem com a ajuda de Joana, filha mais velha de Ronald, que o assassino usou um pirulito de rapadura para matar o vigia. E enquanto isso, Rico aproveita para paquerar Joana, que desde que ela entrou na sala, ele não conseguiu tirar os olhos dela.

E apesar de toda precaução tomada por Ronald, um segundo assassinato acaba sendo cometido, dessa vez com uma testemunha. Ocorre durante a Festa do Tatu, onde estão reunidas quase todas as pessoas da pacata cidade. Ronald mais uma vez é salvo por pouco, ao se abaixar, um amigo acaba sendo morto em seu lugar. E uma pessoa consegue ver o assassino: é um palhaço. Mas ele consegue fugir deixando sua roupa para trás. O detetive Rico chega a conclusão que pode ter sido qualquer uma das pessoas que estavam na festa. Certa de que o assassino continuará tentando matar seu pai, Joana, decide participar das investigações junto com Rico. E sua amiga Melissa e o primo dela Arnoldo, admirador de Joana, decidem ajudá-la. Será que eles vão encontrar o assassino? E porque essa pessoa deseja tanto a morte de Ronald?

-x-

Não tem como ler esse livro e não pensar em série vaga lume. A pegada é a mesma. Desde que li uma resenha do livro fiquei muito interessada em ler ele. O livro não é indicado para minha idade, é um infanto juvenil, mas me diverti muito lendo ele. As situações são muito cômicas, sem falar nos nomes das pessoas e dos lugares. E como a disse a própria autora, duvido que alguém que tenha lido não tenha sorrido ou ficado curioso, não tenha ficado surpreso ou não se emocionado. O que não gostei no livro foi que achei que a autora forçou um pouco as situações puxando muito para a comédia e elas ficaram muito irreais. Mas isso é um detalhe, não atrapalha a história. E o final? Nunca que iria maginar quem era o assassino.

Quanto aos personagens não posso dizer que tenha me encantado com nenhum deles. Rico é um tanto quanto sincero demais, e um pouco burrinho para ser um grande detetive, sem falar que ele se acha a ultima bolacha do pacote. Joana é legal, mas é apenas isso, não se destaca em nenhum momento. Arnoldo é um chato de galochas e me irritei com ele o tempo todo. E Melissa foi a melhorzinha da história. Mas como disse antes, como não é um livro indicado para minha idade, se tivesse lido ele a uns 20 anos atras, tenho certeza que teria adorado e não teria reparado nessas coisas que citei. Por isso recomendo a leitura para a faixa etária indicada, e para as outras também, desde que leia com a mente aberta.
Nota:


19 comentários:

  1. Nossa, não conhecia, mas parece que você gostou/se divertiu muito com a leitura!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro e parece ser bem legal e divertido.
    Beijos
    Dezesseis de Volta

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana :)

    Esse livro parece ser bem divertido, gostei muito do que você disse sobre ele. Quem sabe eu leia ainda esse ano. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amiga ótima resenha o livro super divertido bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  5. o livro é otimo, ja li
    Estou Recomeçando com meu blog, está tudo de cara nova !
    Venha Conhecer ! e comente o que achou do nosso ultimo post !
    Um Beijo.. Laura Barbosa

    http://blogdalauraoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Comparou a série vaga-lume, então deve ser muito bom.
    Gostei de seu ponto de vista, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece bem legal, não entrou na minha lista de desejados, mas eu leria.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Curti a resenha, já vi varias desse livro, mais não consigo sentir vontade de ler ele, não conseguiu chamar a minha atenção,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil, adorei a sua resenha. Sou apaixonada por livros infantis ou teens e quando você citou que ele te lembrou a coleção vagalume cheguei a pular aqui. Amooo essa coleção e a minha vontade é na real refazê-la, já que tive que dar tudo por falta de espaço. É engraçado porque não consigo me atrair pelo título do livro.. mas fico curiosa para saber por que pirulito! kk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Silvana, tudo bem?
    Ouvi muito sobre esse livro e fiquei curiosa para lê-lo. Infantojuvenis são de um modo geral muito graciosos. Se a pegada é a mesma da série vaga-lume deve ser realmente bom. :)

    Beijos,
    Sorteio: livro “Hathor”

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Logo que li a sinopse também me lembrei da coleção Vaga-Lume. Marcou minha adolescência. <3
    Adorei sua resenha! Também já passei da fase de ler infanto-juvenis, mas quem disse que consigo parar? Acho uma delícia de leitura e sempre que termino uma história mais forte, pego um do gênero pra me distrair. rs
    Vou deixar esse livro na minha listinha de futuras aquisições. :)
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha; lembrei dos livrinhos que lia na escola e amava. Me pareceu divertido e com uma dose de mistério, quem será o assassino???
    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  13. Super curti o livro e a resenha! Parece ser bem divertido e gostoso de ler =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Muito bacana a resenha. Bom quando os livros os surpreendem, né? Eu li um infantojuvenil esses tempos atrás e adorei. Mas tem que ler com a mente aberta mesmo, sem conceitos já pré formados. Que bom que gostou :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pelo visto lembra mesmo a série vaga-lume né?! Adorei isso! Achou que vou até dar uma chance para ele ^^

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  16. Parece ser interessante,adoro essa pegada meio cômica em livros.
    Parabéns pela resenha.

    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  17. Série vagalumes hahahaha li muito no colégio
    Então, acho que ele parece ser uma leitura agradável para um fim de semana chato, um bom livro pra esfriar a cabeça, né? Acho que hoje não seria a minha escolha, mas quem sabe quando o caos das aulas voltarem eu não opte pela côminicade (isso existe?) dele.
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  18. Esses tipos de livro são so que mais me atrai, adoro filmes com esse contexto.

    Boa resenha!

    Mixação | Um blog teen para quem pensa mix.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho certeza que iriei amar esse livro, mesmo ele não sendo indicado para a minha idade (sim, mesmo sendo velha (18 anos) eu curto bastante esse tipo de literatura ).

    Agora, o que eu não posso gostar é dessa forçação de barra que mencionou. Creio que o humor tenha que vir naturalmente em um livro, caso contrário tudo desanda.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo