08 outubro 2014

Resenha | O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Nosso protagonista é Don Tillman. Ele tem 39 anos e nunca namorou. Don é um homem que tem toda a sua vida programada. Todos os minutos do seu dia, são planejados para que Don não perca nenhum deles com alguma coisa inútil. Até para as refeições ele tem um programa, por exemplo, toda terça é dia de lagosta. Assim ele evita o desperdício, tanto de tempo, como de dinheiro. E também com a dieta planejada, aliada aos exercícios que ele faz diariamente, ele não engorda. Don só tem dois amigos, Gene e sua esposa Claudia. Quando vê alguém pela primeira vez, ele já mede o IMC (índice de massa corporal) dessa pessoa mentalmente.

Mas o que define Don, é a sua falta de emoção. Ele nunca mente. Don não se importa com os sentimentos de ninguém, ele não consegue. Ele não chora quando assiste um filme e só responde estritamente o que foi lhe perguntado, nenhuma palavra a mais. Ele não consegue interagir, por isso a falta de amizades. Ele não faz nada por impulso e que não esteja no seu cronograma. E se acontece algum imprevisto, ele faz uma pesquisa cientifica e resolve a questão. Quanto a ter uma esposa, ele já estava acostumado com a ideia de que ficaria solteiro. Não que ele não tenha tentado, mas depois de muito tempo investido, todas acabavam apresentando algum tipo de incompatibilidade. Até o dia em que ele tem a ideia de fazer um questionário para filtrar as candidatas a esposa e ter um encontro só com alguém que passasse pelo questionário com louvor.

É assim que nasce o Projeto Esposa. Gene e Claudia se propõem a ajudá-lo nessa busca. Mas o questionário visava a mulher perfeita, e todas as candidatas acabavam errando em alguma questão. É quando Don conhece Rosie, que por sinal já estava eliminada logo de cara, e não apenas em uma, mas em quase todas as questões. E como Rosie não é mais uma possível candidata, ele se sente a vontade com ela e até começa um novo projeto, o Projeto Pai, onde ele irá ajudar Rosie a encontrar seu pai biológico. E nessa busca, ele vai mudar completamente seu modo de agir. Ele vai ver que sua vida planejada já não é mais o suficiente. E que a esposa perfeita não existe, o que existe são os sentimentos entre as pessoas.

-x-

Sabe quando você começa a ler um livro e não gosta do personagem principal logo de cara? Foi assim com Don. Meu Deus que homem chato, não é a toa que estava solteiro. Mas mudei de ideia ao longo do livro e me vi apaixonada por ele. Não no sentido amoroso, mas me apaixonei pela personalidade Don e me vi torcendo para que ele no final conseguisse o que queria. Rosie é uma mulher comum, mas que tira Don de sua zona de conforto e faz com que ele repense todas as suas atitudes, ao ponto dele fazer coisas ilegais, que é impensável no começo do livro.  Gene e Claudia também fizeram a sua parte, inclusive se não fosse a intervenção de Gene, ele nem teria conhecido Rosie.

Faltam palavras para descrever o livro. A capa traduz todo o conteúdo, simples, singela e encantadora. A história é daquelas que ficam aquela sensação boa, mesmo apos o livro ter terminado. Ri muito com as situações descritas no livro, mas meditei outro tanto com essas mesmas situações. O autor foi muito feliz em escrever essa história. É um livro tão leve e tão profundo ao mesmo tempo que me arrependi de não ter lido ele antes. Não foi o melhor livro que li na minha vida, mas sem duvida foi um dos que mais marcaram. Recomendo com certeza, e mesmo que você torça o nariz para ele no começo como eu fiz, ao longo do livro sua opinião irá mudar.
Nota:


21 comentários:

  1. Oi Silvana,

    Que resenha linda! Eu acho a capa desse livro tão fofa, tão encantadora. Se ela traduz o que o livro é, acho que irei adorá-lo quando puder ler.

    Beijão - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana.
    Nossa, eu estive a ponto de comprar esse livro semana passada, e desisti.
    As resenhas são tão divergentes que não sei o que esperar, e na verdade fico com receio de abandonar a leitura logo de cara por conta da chatice do protagonista, não sei se conseguiria vencer essa barreira e esperar pelo lado bom da narrativa.
    Mas por conta da sua opinião final, vou arriscar quando possível e espero também me arrepender por não ter lido antes rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Adorei
    me identifiquei com ele
    gostei da capa simples e singela
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/o-que-nao-foi-entregue-e-nem-dito/

    ResponderExcluir
  4. Minha experiência com esse livro foi bem parecida com a sua. <3 O Don te conquista aos poucos!
    Um dos livros que mais gostei de ter lido no ano passado.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Eu AMEI esse livro e já quero ler de novo! Achei o Don super parecido com o Sheldon de TBBT haha Dei tantas risadas com ele e com a Rosie hahhah Ai, esse livro é puro amor ♥
    Amei a resenha, ficou ótima! De verdade ♥
    Um beijo enorme <3
    http://docesexpressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Awn, o livro é tão elogiado por todos...
    Já faz um bom tempo que não leio uma resenha dele, mas a sua conquistou meu coração, se encontrá-lo por aqui pela minha cidade comprarei com certeza.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sil, mesmo logo de início você não tendo gostado do personagem, eu já o achei o máximo. Adoro esses personagens com jeitos meio chatos, estilo Sheldon Coper. Simplesmente adorei e a regra dele para tudo ser no horário, enfim, perfeito mesmo. Eu nem estava interessada em ler essa obra, depois disso, agora sim vou querer ler, de verdade :D

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a resenha, Sil.
    O livro parece ser bem interessante. Vai para a minha biblioteca.

    Beijos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler.
    O amor nessas histórias parece que só aparece qnd a pessoa o tira da sua zona de conforto, sempre kkkkkkkkkkk
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Sil =)

    Leio resenhas bem divergentes desse livro, mas confesso que apesar das resenhas negativas que já li ainda estou bastante curiosa para conhecer a história.
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura, me animou bastante para ler o livro logo ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Esse livro é ótimo mesmo! Li a pouco tempo e também amei. Concordo que as situações são muito engraçadas, ri demais com o personagem. E é uma estória super fofa. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil :)
    Ganhei esse livro ano passado, mas ainda não li. =/ Sei que vou encontrar uma história divertida e um personagem bem diferente, mas até agora não sobrou uma vaguinha para encaixá-lo na minha fila de leitura. Espero poder ler ele em breve. Minha meta era ler esse ano, mas já estamos em outubro e nada. Vamos ver se consigo, né? rs
    Que bom que curtiu a leitura e que, apesar da primeira impressão não muito bacana, acabou se apaixonando pelo personagem.
    Preciso comentar: que unha fechação é essa, menina? Adorei!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Já torci o nariz para este livro também! Haha
    Acho que deve ser realmente bom mesmo. Tudo o que você falou a respeito da história é exatamente o que eu pensava do livro antes mesmo de lê-lo. Acho que gostarei, mas não será uma leitura marcante.
    Espero poder lê-lo em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sil!
    Tenho uma vontade enorme de ler esse livro, ele tem uma premissa muuuito curiosa. Mas são tantos livros desejados que eu fico louca e confusa, confesso AHSUAH. Sem dúvidas, "O Projeto Rose" é um livro que leria sem dúvidas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Tenho vontade de ler esse livro, andei vendo umas resenhas negativas e até desanimei, mais gostei do que falou e me animei. Eu acho meio chatinho personagens que tem tudo planejada e nunca mudam, seguem a mesma rotina, mais espero mudar de opinião quando ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Sinceramente a história do livro nunca me interessou muito, mas sou daquelas que compra livros pela capa e sou muito apaixonada por esta capa! MAs depois de tudo q vc disse ai na resenha fiquei com vontade de dar uma oportunidade p essa história!!

    Bjos!
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é um dos mais legais que já li resenhas.... Quero comprar ele assim que eu puder!

    Beijos
    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Silvana, tudo bom?
    Adorei a resenha de hoje, viu?
    Já li "O projeto Rosie" e assim como você, me encantei pela história. E pelo Don, mas não no sentido romântico da coisa, hahaha!
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    No blog: Resenha premiada - "As Amazonas das montanhas"

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sil! Acho esta capa linda e tenho muito vontade de ler o livro.

    Quero ler e descobrir mais sobre o livro e ver se gosto.
    Não sabia muito sobre ele espero que todos os personagens me agradem, pois ando cansada de chatices e até da vontade de lergar os livros pela metade.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Sil, eu nunca tinha lido uma resenha tão completa sobre o livro como a sua. Finalmente consegui compreender do que se trata "O Projeto Rosie".
    Adorei
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo