05 novembro 2014

Resenha | Fugitivos - Carlos H. Barros

Antes da resenha, só quero avisar que esse mês teremos um mês nacional aqui no blog, então as postagens serão todas de livros, autores e atores brasileiros. É uma forma de prestigiar o que é nosso hehehe.

Em Fugitivos conhecemos Caio, um garoto carioca de quinze anos, que acaba de perder os pais em uma tragédia e vai para Belo Horizonte morar com sua avó Teresa, que ele não via a nove anos. Caio não consegue nem falar sobre a tragédia que vitimou seus pais, e até parece que ele perdeu a vontade de viver. As feridas pelo seu corpo, não são nada, se comparadas as feridas que oprimem seu coração. Logo Caio conhece Jonas, um menino de onze anos muito engraçado e que fala o tempo todo e parece que não para de falar nem para respirar. Jonas convida Caio para assistir um jogo no campinho ali perto e Caio aceira. Caio tem a impressão de que não existem dias tristes na vida de Jonas. Ele não poderia estar mais enganado. 

Jonas não pode fazer quase nada para se divertir, tudo por culpa de seu pai, que por qualquer motivo, age com violência e agressividade. E Jonas é seu alvo favorito. Sua irmã Fernanda de quinze anos, faz de tudo para protegê- lo, sem sucesso a maioria das vezes. Fernanda aparece no campinho atrás de Jonas e acaba conhecendo Caio e alguma coisa muita especial acontece entre eles. Um sentimento que Caio pensou que nunca mais fosse sentir. Fernanda já conhecia a avó de Caio e sempre ouvia ela falar sobre o neto. E quando ela conhece Caio, ela sente algo diferente por ele. Só resta descobrir se esse sentimento surgiu agora ou se ele aconteceu enquanto ouvia as histórias de Teresa sobre Caio.

"Não sei como, mas ela... mesmo que só por alguns segundos... fez com que eu deixasse de pensar nos meus pais... ou no que aconteceu. Ela me fez sentir de uma forma que... não sei explicar. Foi como sentir o Sol depois de passar por muito frio."

Conhecemos também Gabriel, de dezessete anos, que trabalha na banca de Teresa. A um tempo atrás ele namorou com Fernanda e quando ela estava pronta para se entregar, ele terminou com ela. Hoje existe uma grande amizade entre eles. Por ter histórias parecidas de vida, um sempre apóia o outro. Gabriel cuida de sua irmã Bianca, de cinco anos. Eles perderam a sua mãe para as drogas. E seu pai esta preso. E seu irmão mais velho que deveria cuidar dos dois, parece seguir os passos de seu pai. Gabriel e Bianca conhecem Caio quando Teresa liga perguntando se ele sabe o celular de Jonas, pois, Caio saiu com ele e ainda não voltou. Gabriel e Bianca encontram Caio e a empatia entre eles é instantânea.

E assim temos esses cinco personagens, unidos pela perda, pelo sofrimento, mas também pela alegria dos momentos em que passam juntos. E eles irão perceber que o amor e a amizade valem muito mais do que qualquer outro sentimento que possam sentir. E que os problemas de cada um, fica menor quando estão juntos. Só que o amor entre Caio e Fernanda acaba provocando o ódio de muitas pessoas. E quando a situação fica impossível para cada um deles, só a companhia do outro que os mantem em pé. Então eles precisam fugir para salvar as suas vidas. E juntos irão percorrer varias cidades do nosso país, numa jornada onde esperam que seus medos e tudo o que já sofreram, fique para trás.



Em primeiro lugar o que me chamou a atenção no livro foi a capa. É simples, mas tão forte ao mesmo tempo que nos leva a outros lugares só de olhar para ela. Em segundo lugar foi o tamanho do livro, 638 páginas. Ele é dividido em duas partes. O antes e o depois da fuga. Na minha opinião bem que poderia ser dois livros ao invés de um, tem muito conteúdo para isso. Mesmo esse sendo o primeiro livro de uma serie ou trilogia não sei, poderia já ser o primeiro e o segundo. O livro é daqueles com aquelas histórias fascinantes que já me ganhou no primeiro capítulo. E mesmo sendo enorme, a história não se tornou cansativa em nenhum momento. Pelo contrário, li com mais vontade a cada novo capítulo. Cada hora é a vez de um personagem ficar em evidencia, com isso a história manteve seu ritmo, sempre mudando de personagem nas partes mais interessantes, para nos prender à leitura. 

Quanto aos personagens principais, gostei de todos sem exceção. Caio, é um garoto frágil que passou por tantas coisas ruins que dá vontade de pegar ele no colo e dizer que vai ficar tudo bem. E ao longo do livro podemos ver seu amadurecimento, de como as tragédias acaba por transformá-lo em um garoto que consegue sobreviver a qualquer situação. Sem falar na educação, tá raro de ver um garoto de quinze anos pedir benção para os mais velhos. Fernanda é um pouco ciumenta e mandona as vezes, mas tendo que ser mãe do seu irmão desde criança, conseguimos entender seu comportamento. Gabriel é aquele garoto que todo mundo quer ter como amigo. Ele vai até o fim para proteger a quem ele ama.

Bianca é uma fofa. Apesar da pouca idade, já entende tudo o que acontece e faz de tudo para ficar perto do seu irmão. E por ultimo, mas o mais importante para mim, Jonas, o meu personagem preferido. Cai de amores por ele. Ele é a alma do grupo e está sempre de bom humor. Mesmo quando passa por situações em que corre risco de morte, ele não perde a piada. Espero que o personagem continue assim. Enfim, o livro tem de tudo um pouco, romance, aventura, drama, descobertas, suspense, Tem um pouco de cada coisa, para agradar a todos os leitores. Me envolvi tanto na leitura que quando o livro terminou, ficou um vazio no peito. E sem esquecer de mencionar que chorei um monte hehehehe. Mas não foi de tristeza não. Livro mais do que recomendado.
Nota:



19 comentários:

  1. Oi, Silvana! Muito obrigado pela resenha. Ficou linda! E eu feliz, por você ter gostado do livro. Vou contar um segredo: Jonas tb é meu personagem favorito e vai continuar sendo como é! ;)

    ResponderExcluir
  2. Resenha maravilhosa amei amei a dica do livro.
    Siga e curta o meu Canal: https://www.youtube.com/user/NekitaReis
    TSU: https://www.tsu.co -Nequeren

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa resenha. Eu vi resenha desse livro em outro blog hoje mesmo. Está sendo bem falado...ainda não vi nada negativo no livro que não valesse a leitura. Gostei logo de cara e quero ler.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  4. Oi! Adorei a resenha, estava mesmo curiosa para saber mais sobre este livro. A capa é mesmo forte e o enredo me deixa interessada. Gostei muito de saber que a leitura não se tornou cansativa em nenhum momento. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai Sil, meus olhos marejaram só em ler sua resenha. Sério, se eu pego um livro desses para ler acabo desidratando de tanto chorar. Sou chorona mesmo, admito! rs
    Gostei da história, ela parece ser bem diversificada e emocionante. Não conhecia o livro, nem o autor, mas já deixo aqui meus parabéns a ele por ter escrito esse livro que parece ser bem legal!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei muito desta capa e essa foi a minha primeira resenha deste livro, mas nem preciso de outra para ter certeza que preciso ler este livro. Adorei viu :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola, Sil.
    Que história, hein.
    Gostei muito da premissa e estou sentindo cheiro de sucesso.
    Sua resenha esta perfeita.
    Parabéns!!
    Beijos

    Visite-nos

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/a-maldicao-do-tigre.html

    Tem promoção no blog.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, Silvana.
    Realmente a capa fala mais do que se fosse algo muito mais estruturado.
    Mas você disse o tamanho do livro mas não li nada sobre a quantidade de páginas. Mas sabe que eu acho que se fosse dividido em dois livros as vezes poderia perder o fio da meada e o interesse do leitor. Eu já tinha visto uma resenha sobre o livro e positiva assim como a sua.

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falha minha. Não comentei o tanto de páginas pois, já havia mencionado na postagem da Caixa de correio. Mas já arrumei.

      Excluir
  9. Nossa, esse livro parece ser muito bom.
    A capa tbm me chamou mta atenção, é uma história que eu gostaria de ler.
    Adorei a resenha!
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Silvana, tuedo bem?
    Achei pela sinopse que você montou, que seria mais um livro clichê, tanto que levei um susto quando você disse que tinha mais de 600 páginas! Confesso que fiquei muito curiosa pra saber porque eles tem que fugir, já que apesar das tragédias e tal, a vida deles não parece tão incomum assim.

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Estava louca para ler uma resenha desse livro, pois estava curiosa para ler e conhecer mais desse livro. Pela sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro. Parece ser bem interessante esse personagens.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Opa, novidade que encheu meus olhos! Não conhecia o livro e achei esse enredo sensacional, assim como a resenha descrevendo-o. Amo os dramas que possuem bom contexto, você se apega muito aos personagens e isso é otimo. Quero ler!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ahhh fico tão feliz quando vejo autores nacionais escrevendo tanta coisa boa.
    Parabéns pela resenha, e parabéns para o Carlos pelo excelente livro.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Sil =)

    Estou lendo resenhas bem positivas desse livro e como já comentei com o próprio autor, estou bem curiosa para ler ele.

    Parabéns pela iniciativa do mês de nacionais ^^ Faz tempo que quero fazer algo assim no MDL e nunca consigo XD

    Beijos e bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Amei a forma que vocês encontraram de homenagear os autores nacionais.
    Estou vendo várias resenhas positivas sobre esse livro e eu ainda não tive a oportunidade de ler :(
    Gostei bastante da sua resenha, atiçou mais minha curiosidade sobre a obra. Gostei de saber como você se envolveu com a obra e faz tempo que não me emociono com uma obra, espero ler em breve!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Sil, que resenha!
    Eu já queria muito ler, agora quero mais ainda.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. É muito bom ler uma resenha escrita com uma gotinha de emoção. Deu para sentir o seu prazer em ler o livro e como não desejar ter o mesmo prazer? Fiquei aqui me coçando para ler esse livro, para te-lo em mãos e poder fazer a viagem com as crianças.

    Pandora

    ResponderExcluir
  18. Nossa não conhecia a história desse livro, vi no instagram do autor mas não imaginei que fosse tão lindo. Eu amei a capa também, simples porém linda e cheia de significados. Gosto de livros que alternam entre um personagem e outro e mesmo sendo um livro enorme eu quero muito ler.
    Parabéns pela resenha, perfeita.
    Beijos
    www.leticiaiarossi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo