19 janeiro 2015

Resenha | Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro

Livro:  Coração Artificial
Serie: Não
Autor: Viviane L. Ribeiro
Editora: Multifoco
GêneroRomance, Drama 
Paginas: 309
Ano: 2014

Resenha:
Gabriel mora com seu pai, um importante magnata da industria de órgão artificiais, desde que sua mãe os abandonou. Ele não se dá muito bem com seu pai que tenta controlar toda a sua vida, até o curso de Engenharia que ele faz, foi escolha do seu pai, mas suas notas estão bem baixas. Mas tem horas que ele não aguenta mais e para desestressar, ele participa de corridas ilegais de carros. Ele não precisa do dinheiro, é mais como uma rota de fuga. Um dia na faculdade, ele vê alguém esbarrando numa garota cheia de livros, é claro que todos os livros caem no chão e ninguém ajuda a garota. Ele fica incomodado com aquilo e vai ajudá-la.

A garota se chama Alícia, e é bolsista na faculdade. Gabriel é gentil com Alícia, que pensa que desse acontecimento poderia nascer uma amizade entre eles, mas quando eles se encontram novamente, Gabriel que está com seus amigos Lucas e Carolina, ignora Alícia. Lucas é apaixonado por Carolina, que por sua vez gosta de Gabriel e fica um pouco enciumada com Alícia. Eles se encontram varias vezes depois disso, mas Gabriel sempre finge que não a conhece, até o dia em que vê ela cantando em um bar. Como Gabriel gosta muito de musica e não pode matar a sua vontade por causa de seu pai, ele decide se aproximar de Alícia e usa a desculpa de que precisa da ajuda dela em um trabalho de física.

"O céu se abriu. Ela era o Sol, brilhante e grandioso, e nós, os planetas, orbitando a sua volta."
Alicia aceita ajudá-lo e eles começam a se encontrar sempre. Gabriel não percebe, mas aos poucos vai se apaixonando por Alícia. E de um cara mimado e que sempre teve tudo o que quis, ele acaba tendo atitudes que nem ele esperava, como ir à um parque de diversões só para ver Alícia sorrir. O que eles não esperavam é que o irmão de Alícia ia aparecer no parque e para surpresa de Gabriel o irmão dela é Vitor seu rival nas corridas de carro. Depois de muito bate boca, Gabriel  consegue sair de lá com Alícia, mas Vitor segue eles e eles acabam em um acidente de carro. E depois do acidente tudo muda. Parece que todos, seu pai, seus amigos e até os pais de Alícia não querem ver os dois juntos. Será que Gabriel vai ter coragem de enfrentar todos para viver algo que ele nunca viveu? E qual é o segredo que seu pai está lhe escondendo? Será que tem alguma a coisa a ver com o acidente?

"Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois."


O livro é narrado por Gabriel e dividido em duas partes, antes e depois do acidente. O livro começa como um romance bem água com açúcar, mas termina de um jeito surpreendente. A autora ousou em terminar assim. E o final ousado foi o que me chamou a atenção no livro. Ultimamente tenho gostado de finais assim. Se fosse um tempo atrás, odiaria, mas agora estou gostando. Mas eu meio que já estava esperando por um final parecido, depois de uma resenha que eu li e a pessoa quase soltou um spoiler. Por se tratar de um livro que envolvia um tema como órgãos artificiais, achei que a autora deixou de aprofundar em algo que poderia ter rendido muito assunto e criado até algumas polemicas. Mas acho que essa não era a sua intenção e sim o romance mesmo.

Quanto aos protagonistas, Alícia que tinha muito potencial por ser a garota pobre e inteligente que chama a atenção do garoto rico, quase que passou despercebida, talvez pelo livro ter sido narrado pelo Gabriel. Gabriel até agora não sei se gostei ou não. Tinha vezes que eu simpatizava com ele, mas logo em seguida ele tinha alguma atitude besta e eu já desgostava dele de novo. Quem merece uma menção honrosa é Vitor por ser o melhor personagem da história na minha opinião. Outra coisa que tinha lido nas resenhas era sobre o final, e concordo, achei o final muito confuso. Não sabia se era realidade ou se era sonho dele. Fiquei um pouco perdida. Mas gostei do segredo que envolvia a história, não imaginava que era aquilo. Enfim, leiam e tirem as suas próprias conclusões.

Nota:




24 comentários:

  1. Oooi,

    essa vai ser a minha proxima leitura :D
    Já li algumas resenhas desse livro e todas sempre foram positivas, gostei de ver sua resenha e espero gostar do livro quando eu ler :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber, a resenha a opinião me aguçou muito para ler.. e ainda mas sobre o acidente e depois dele, nossa quero ler agora kkk *-*
    Vai para a lista de livros com prioridade para ler *-*

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*
           Segue ^-^
    Curte> Waves Of Fun

    ResponderExcluir
  3. Esse é o tipo de livro que n sei se leria, aushaus mas creio que acabaria lendo, gostei da resenha.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Adorei a resenha, não sei se seria o livro que ficaria em primeiro na minha lista, mas achei bem legal! Quem saiba um dia eu leia?

    Beijos, Carol
    Girl from Oz

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Eu não sei se amaria este livro, mas fiquei curioso, confesso.
    Não conhecia o livro, e foi uma grata surpresa encontrá-lo aqui.
    Achei a capa fofa e parece-me ser uma história leve.
    Espero poder lê-lo em breve.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca pensaria em ler um livro assim, mas agora com a sua resenha..... Ele está em todas as minhas listas, do blog ao skook. Aaaaah esse livro parece incrível <3
    Amei sua resenha.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Sil!

    Eu li resenhas bem positivas do livro, me encante com sua resenha e pode deixar que pesquisarei mais =D
    Que sacanagem, quase soltar Spoiler! Que bom que leu e amou, me interessei e realmente seria polêmico e poderia sim abrir mais o leque com órgãos artificias XD

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  8. Oieee, Coração artificial é uma das minhas próximas leituras :) A Autora entrou em contato comigo tempos atrás e me apresentou o trabalho dela, eu fiquei encantada com a sinopse e capa. E a sua resenha é a primeira que leio do livro e vou te falar que agora fiquei com medo desse final hahaha tem tempos que eu aceito todo tipo de final mas em outros não sabe? Bom, quando eu ler eu vou ver se irei amar ou odiar o final.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  9. Agora fiquei curiosa para saber que final ousado foi esse! Curti também que a sinopse não segue o óbvio, pelo menos não de cara, realmente achei que seria mais um romance água com açúcar se os dois se esbarrassem e se apaixonassem logo de cara xD Ótima resenha!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  10. EU AMOOO LIVROS ASSIM, - romance- já ouvi falar desse livro, mas ainda não comprei pelo motivo de ter um bilhão me esperando aqui haha, mas assim, na primeira oportunidade irei comprar para ler, e te digo o que achei <3

    http://damaindelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Silvana.
    Um romance que tem seu diferencial e surpreende, pena que ficou assunto por explorar mesmo que ele não fosse o foco da narrativa isso complementaria o enredo.
    Um final alternativo e interativo até gosto, mas confusos não me agradam.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, como vai?
    Eu não conhecia a obra, mas achei bacana a premissa.
    Pela sua resenha pude ver que o foco é o romance e não tenho certeza se o título me remete a isso... Apesar da capa ser delicada e fofa!
    Fiquei curiosa a respeito do final, rs!! Quando minha enorme fila diminuir, vou procurar por esse livro ;)

    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  13. Adoro esses livros que você não sabe o que é real ou não, rsrs.
    Fiquei curiosa para ler o livro, pois nem o conhecia!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, Silvana!
    Sua resenha foi maravilhosa, mas eu acredito que não gostaria da leitura. Não faz meu estilo ): A capa é fofa, mas eu não sei não. Já ouvi falar sobre o livro, só resenhas positivas... Vamos ver, né?
    Tem post novo no Me Livrando. Aguardo com prazer sua visitinha. Já estou seguindo você.

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá minha querida xará, tudo bem?
    Estou vindo aqui pela primeira vez para conhecer o seu cantinho.
    Vi seu link em um dos blogs que visito e me arrisquei vindo aqui para poder conhecer e também para comentar essa linda resenha que me chamou bastante atenção, pois já tem alguns dias que estou bastante interessada em comprar esse livro, mas infelizmente a autora só tem em PDF e eu não sou muito de ler no DIGITAL, e por isso, vou ficar no aguardo para ver se eu compro um exemplar físico para fazer a leitura. Não agora, mas em breve quem sabe.

    Outra coisa, Adorei a maneira como você escreveu sobre a história do livro, porque tenho visto muita gente comentando muito bem dele e espero gostar também assim que recebê-lo.

    Enfim...Olha já estou te seguindo viu? Parabéns pelo blog, porque é lindo
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil!

    Já li muitos livros bons que chegaram em momentos que também me deixaram meio perdido na história. E, apesar de você ter dito isso desse, mesmo assim a história parece bastante interessante!

    Talvez eu leia algum dia :3

    Parabéns! Ótima resenha!

    Abs,
    Jhonatan.

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil! Esse livro chama bastante a minha atenção e desperta meu interesse! Parece ser bem legal e eu adoro a capa dele! :D Ótima resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil, esse livro parecia ser bom e talvez seja, como você disse só lendo para tirar suas próprias conclusões, mas agora eu estou meio receosa em ler rsrsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia o livro, a história me pareceu bem boa, mas deu a impressão de que faltou um pouco mais de profundidade da autora em relação a alguns pontos citados na resenha. Mas não o descarto, assim que tiver oportunidade eu lerei :)
    Adorei a resenha ♥

    Bruna
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Silvana, parabéns pela sua resenha! Eu não conhecia o livro ainda, mas fiquei muuuito curiosa, parece ser incrível :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  21. Sil do céu, apaixonei na história! E de início eu torci a cara, achei a capa fraca e, já disse mil vezes, sou a chata das capas, mas li a resenha e é o tipo de leitura que eu tenho certeza de que vou adorar. Nunca tinha ouvido nem falar dele, mas vou dar uma procurada pra comprar e devorar, ai digo o que achei, também.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  22. Sil, finais ousados é sempre melhor. Sempre surpreende e nos arrebata. A história tem lá os seus lados clichês, mas parece surpreender em alguns pontos.
    Adorei a imagem da praia.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  23. A capa do livro é bonitinha, e a história em si, não chamou minha atenção, infelizmente :(

    David - (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  24. Oi Sil, tudo bem?
    Fiquei muuuuuuuito curiosa com sua resenha!
    Como faço com a vontade de saber o que tem de mais nesse final, ein? haha.
    A sua resenha está super bem escrita, um amor só <3

    Um abraço,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo