06 outubro 2015

Resenha | Solidão na corda bamba - Ana Paula Seixlack e Maria Anália Seixlack


Livro: Solidão na corda bamba
Série: Não
Autoras: Ana Paula Seixlack e Maria Anália Seixlack
Editora: Multifoco
Gênero: Drama, Romance
Páginas: 264
Ano: 2014

Resenha:

Carine Feijó é uma adolescente que tem pavor da escola. Não que ela não goste de estudar, ela gosta muito, o problema são os alunos. Ela sofre bullying de vários alunos, outros não participam, mas também não se aproximam e os professores ignoram o que acontece com ela. Ela não tem nenhum amigo, por isso ela fica em uma saia justa quando sua mãe insiste em fazer uma festa para comemorar seus quinze anos, ela não tem ninguém para convidar. Ela não entende o porque do bullying, já que ela não tem nada de diferente. Ela não é muito alta, nem muito baixa, não é magra, nem gorda, não usa óculos, nem é a melhor aluna da escola. Ela é normal, mas sempre está sendo gozada pelos alunos e até agressão física ela sofre.

Seu único amigo é Tony, seu cachorro medroso. Ele é seu companheiro de todos os momentos e para quem ela toca seu violino. Coisa aliás que não é o motivo do bullying, já que ninguém na escola sabe que ela toca. Mas agora ela está com um projeto em mente, ela descobriu sobre um concurso de violino, cujo premio ao vencedor, será uma bolsa de estudos para fazer o ensino médio em uma renomada escola de musica. Estudar lá seria um sonho, já que sua mãe não entende o motivo dela não gostar de ir a escola. Será em período integral, mas vai compensar por estar fazendo algo que ela ama. E ainda vai estar longe dos seus "amigos", que não dão um momento de sossego para ela. Até nas redes sociais eles aprontam com ela.

Ela é obrigada a ter uma rede social, pois alguns professores mandam as tarefas por lá, mas se pudesse nem isso teria. É mais uma ferramenta usada pelos alunos para rirem dela, como aconteceu no seu aniversário. Mas ainda assim ela está sempre navegando na internet e por acaso descobre um blog denominado "Sofri bullying, e você? e acaba deixando um depoimento lá. E por sorte a dona do blog Giovana, que hoje já é uma mulher casada, responde seu comentário e a partir dai, elas se tornam amigas. Mas muitas vezes, nem Giovana parece entender o que ela está passando. Será que Carine vai conseguir tomar alguma atitude perante essa situação ou tudo vai acabar virando uma grande tragédia?

O tema bullying é um tema forte, mas me surpreendi com a leveza com que as autoras contaram a história de Carine. Esse é daqueles livros que já no primeiro capitulo, você sabe que vai gostar. A leitura flui bem e quando você percebe já está no fim da história. Não tem como não se envolver e não se colocar no lugar de Carine e por vezes querer dar um safanão nela para que ela reaja e tome alguma atitude. Mas imagino como deve ser estar no lugar dela. Só imagino porque não cheguei a passar por isso. Tinha vários apelidos na escola sim, como quatro olhos, requeijão por causa da minha cor, mas nada que me fizesse perder a vontade de ir a escola e posso dizer que tenho amigos daquele tempo até hoje.

Mas o pior no caso é a atitude das pessoas mais velhas presentes na situação. Crianças sempre irão fazer esse tipo de coisa, num grau menos ou maior, apesar que aqui já não eram tão crianças, mas cabe aos adultos estar cientes do que está acontecendo a sua volta. Não me conformo que um professor veja que uma aluna está sempre querendo fazer os trabalhos em grupos sozinha e não se toque que tem alguma coisa errada ali. E a atitude da mãe dela também me incomodou. Você vê a sua filha sempre trancada dentro de casa, só vai a escola obrigada por você, nunca conheceu nenhum amigo dela e acha que é tudo normal? Esse livro é um alerta. Vamos prestar atenção do que acontece a nossa volta. Infelizmente a maioria dos casos acaba em morte. Recomendo o livro a todos com certeza.

Nota: 


16 comentários:

  1. Oi Sil, tudo bem? Eu tenho esse livro, mas ainda não consegui ler. Mas agora, sinto que preciso. Eu passei por muito bullying na escola e sinto que vou me identificar com a garota. Comigo também era assim. Eu não era alta, nem baixa, nem magra, nem gorda, não usava óculos, não era a mais inteligente, não era nada. E mesmo assim, todo mundo pegava no meu pé :P
    Mas eu me sentia melhor do que todos eles, então passava de boa até kkkk
    Mas sabe que os professores preferem fingir que não percebem. Acho que eles ficam sem saber como agir, sei lá
    Amei a resenha =D
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bem? Ahhhh adorei a capa desse livro! *-----* Gosto bastante de livros que façam um alerta a determinados temas. O bullying é muito frequente na vida de muitos adolescentes, então é bom que façam livros assim mesmo. Parabéns pela resenha! :)

    PS: O cachorro tem o mesmo nome que eu! hahaha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Mesmo não sendo muito meu tipo de leitura, eu gostei bastante da sua resenha e acho que daria uma chance ao livro. Vc me convenceu rsrs

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. http://designnmania.blogspot.com.br/
    FAÇA UM ORÇAMENTO COMIGO, NÃO VAI SE ARREPENDER!

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente acho o tema bullying forte e já estava pensando: vou demorar um pouco pra conseguir digerir esse livro quando eu for ler, mas daí vc disse que a leitura flui e as autores sabem tratar tudo com leveza que acabou me deixando animada Sil!!! Gostei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil, tudo bem?

    Eu sofri muito bullying quando era criança e adolescente. É uma coisa tão triste, tão solitária, e realmente as pessoas que estão ao redor da criança ou adolescente tem que prestar atenção!
    Fiquei curiosa para saber o motivo de tanta implicância!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bem?

    Acho incrível quando o autor consegue fazer de um tema tão denso e pesado quanto o bullying algo mais leve, mas com a mesma capacidade de nos atingir em cheio. Achei o titulo do livro lindo e só por isso eu já compraria. Depois da sua resenha então... prioridade na lista, com certeza

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho esta temática de extrema importância nos dias atuais, tenho esperança que livros e filmes direcionados a um público que sofre ou causa bullyng possam de alguma forma ajudar a acabar com isso.
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Sil,
    Também tenho esse livro em minha estante, mas sempre me senti desmotivada para lê-lo, entretanto, sua resenha mudou meu ponto de vista. Quando era nova também sofri muito com bullying, mas eu sabia o motivo: era gorda, usava óculos e nerd. Entretanto, vejo que se tivesse ido atrás de uma solução no passado, não teria muitos dos traumas que tenho hoje :/
    Amei a sua resenha e vou dar uma priorizada nessa leitura.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Ei, Sil!
    Gostei muito do título do livro, e sua resenha me deixou curioso.
    Por mais que essa não seja o tipo de leitura que eu costume fazer; me interessou.

    Abraços,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieeee!
    Então a capa desse livro é bastante interessante, e a história parece muito boa =D
    vou ler.kkk

    bjinhos
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláá Sil.
    Nossa fiquei mega curiosa para ler o livro, a premissa é muito promissora ainda mais somada a capa, pelo que li na resenha ele realmente é maravilhoso, como eu amo psicologia amo ler livros assim que entram 'de cabeça' na cabeça das pessoas que sofrem desses males, eu também já passei por isso então creio que vouu amar e me envolver muito com a leitura!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi ...
    Adorei a capa e achei o título bem chamativo :)
    Gostei bastante da premissa , inclusive , acredito que irei me identificar porque sofri bulling quando estava no ensino fundamental .
    Com certeza irei ler , já até botei na wishlist.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, como vai?
    O bullying é com certeza um assunto que deveria ser levado muito mais a sério. Posso falar por pura experiência o que é não querer ir a escola, o que é sofrer na "mão" de quem por sabe lá Deus o motivo resolveu que vai zoar o coleguinha e o ridicularizar com apelidos, ofensas e todas as demais coisas que sabemos que acontecem. Engraçado como muitas vezes nossos pais nos culpam pelo que sofremos (os meus por exemplo) hoje isso já não acontece mais, mas lembro com muita clareza tudo que passei. É triste e real.
    O livro parece ser uma boa pedida para se entender um pouco mais o assunto.

    Beijos!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hello, Sil! Tudo bem?!
    Primeiro: gostei bastante da capa. Não conhecia as autoras e nem o livro, já tinha visto por aí, mas não tinha lido nada sobre. Acho que o livro Yaqui tirou aquele meu preconceito com livros com essa temática. Sei que alguns vão sofrer, e antes eu não gostava de ver e nem concebia essas atitudes de ficarem em silêncio, mas andei pensando e lembrando que isso é real. Eu sofri bullying também e apanhei feio por nada. Eu só era magrela, morena e... só. Nem usava óculos ou aparelho.
    Enfim, fiquei curiosa para conhecer esse livro!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tem cara de ser bem triste e intenso esse livro. Ótimo para uma reflexão, tanto para o público mais jovem quanto os mais velhos que educam, né? Aprender a passar um bom exemplo.
    Achei a iniciativa da história muito interessante.

    beijos
    www.manualdaerika.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo