15 janeiro 2016

Resenha | Dias Nublados - Dany Fran


Livro: Dias Nublados
Série: Não
Autora: Dany Fran
Gênero: Romance
Editora: Empíreo
Páginas: 276
Ano: 2015
Skoob: Aqui

Resenha:
Dias Nublados começa com Izadora Morgan Luchetta encontrando um papel que contêm um texto que foi escrito por ela há dois anos atras. E quando ela relê o que está escrito, as palavras falam tanto com ela, que ela fica desnorteada e começa a reviver tudo o que aconteceu a tanto tempo. Quem sabe ela encontrou aquele papel para reviver essa parte de sua história para dar algum sentido à história que ela vive agora. Então ela começa a divagar e volta exatamente para aquele dia em que ela escreveu o texto, há dois anos atras quando ela estava em Florença, prestes a inaugurar sua primeira exposição que se chamaria "Interrupções: laços desfeitos, refeitos e eleitos". O texto ficaria bem no meio de uma parede branca e seria uma espécie de finalização da mostra, para que ninguém saísse do local sem antes repensar em seus laços.

Estava dando tudo certo, parecia tudo perfeito, ate ela receber um telefonema de sua irmã, dizendo que eles não vão conseguir ir a inauguração como estava programado. Toda a sua família sofreu um acidente de carro, mas todos estão bem, só que não vai dar para viajar. Ela fica triste por eles não poderem vir a inauguração, mas quando coincidentemente a família do diretor da galeria sofre um acidente automobilístico e sua esposa vem a falecer, ela se sente abençoada por sua família estarem todos bem. Devido ao acidente, a galeria é fechada e a exposição é adiada. Izadora fica desanimada e acaba descontando sua frustração no seu melhor amigo Francesco. E quando ela se vê sozinha liga para sua mãe, que ao invés de passar a mão em sua cabeça faz ela entender que está agindo como uma pessoa infantil e mimada que quer tudo do jeito e na hora que quiser.

Depois do acidente, a galeria acaba mudando de dono e sua exposição é adiada por oito meses, então ela decide voltar para o Brasil. E é como se ela não tivesse passado um ano longe. Logo ela embarca em um projeto junto com suas amigas, para uma semana de arte que também será em dezembro. Ela resolve remarcar a exposição em Florença para fevereiro, logo depois do carnaval, que ela irá conseguir curtir com sua família. Mas uma tragédia vai mudar todos os seus planos e ela vai entrar em um período difícil, um período em que seus dias estão sempre nublados. Será que ela vai conseguir passar por esse período e ver o Sol brilhar novamente, ou vai se entregar de vez a neblina que está a sua vida?

Eu não dei sorte com os lançamentos da Empíreo dessa vez. Como disse na resenha de Estranho Contato, não consegui gostar da protagonista e como o livro era narrado em primeira pessoa por ela, não me conectei a história. E o raio caiu duas vezes no mesmo lugar. Gostei da Izadora ainda menos que gostei da Ágatha. E o livro também é em primeira pessoa narrado pela Izadora com váriações entre os tempos. A história alterna entre o passado e o presente, mas só sabemos o que de fato aconteceu para que ela estivesse naquela situação bem no final da história. Quando peguei o livro para ler achei que fosse um romance/drama, mas o livro mesmo sendo uma ficção, trás uma mensagem muito linda e útil para cada um de nós. A autora que escreve muito bem por sinal, fala de tudo um pouco, desde a valorizarmos os pequenos momentos, à vivermos um dia de cada vez, como se fosse o último. 

Agora a Izadora não desceu. Ela é o egoísmo em pessoa. Tá certo você planejar as coisas e ficar frustrada quando elas não dão certo, mas tem coisas na vida que não está nos planos e que não depende de nós e quando elas acontecem só nos resta aceitar e seguir em frente. Mas com Izadora não é assim, ela se acha no direto de reclamar de tudo e de todos. "Ah, o diretor da galeria perdeu a esposa em um acidente, que porcaria que minha exposição teve que ser adiada justo agora". "Minha família capotou com o carro, e isso lá é motivo deles não virem a exposição?" Sem falar que quando alguém tenta fazer ela enxergar a verdade, ela finge que não ouve. Mas o pior disso tudo é que mesmo ela passando por tudo o que passou, ela não mudou nem um milímetro a sua atitude e seu modo de pensar. Enfim, não desceu. A história é boa, mas a protagonista deixa e muito a desejar. Agora me desculpe a autora se a Izadora é inspirada em sua pessoa. No final do livro, diz que ele foi escrito após a autora perder a irmã em um acidente, então não sei, pode ser. Mas do jeito que ela me foi apresentada, eu infelizmente não gostei dela.

Nota:




17 comentários:

  1. Oi Sil!

    Puxa é um pena quando a gente não identifica com a protagonista, eu tb tenho problemas com a narrativa quando isso acontece. Por exemplo, aconteceu com um livro chamado Procura-se um marido da Rissi, eu detestei a protagonista kkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil!
    Pelo que você falou da Izadora, eu vou passar longe desse livro. Não suporto personagens assim. A leitura se torna horrível.
    Essa capa é muito estranha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil!
    É uma pena quando o personagem parece que não se desenvolve no livro.
    Ótima resenha!

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sil. Tudo bem?
    É tão ruim quando não simpatizamos com o personagem ou ele simplesmente não traz nada a história, não é?
    Confesso que não conhecia a obra, e mesmo agora conhecendo não me sinto muito atraído por ela.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bem? Nossa, essa capa é uma verdadeira obra de arte! Adorei! <3 E aff, que chato saber que a Izadora é chata. Agora lembrei da Anita... Hahahaha acho que as duas iam se dar bem, né? Adorei a resenha e a sua sinceridade! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil, tudo bem?

    Que pena que você não se deu bem com os lançamentos, Sil. Tomara que no próximo mês as coisas melhores.
    Eu já não gostei da capa do livro, achei que essa fonte do título não combinou em nada, nem essa tarja lilás.
    Aí depois você foi falando da personalidade de protagonista...passo longe! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil! Tudo bem contigo, moça?

    Eita! Caramba, cara. Sério que também não gostou dessa protagonista? Lembro que comentou a respeito da personagem do outro livro da editora que leu há pouco e isso realmente é um azar enorme. Pelo menos deu para absorver alguns pontos tratados pela autora, né? Uma pena que a narradora não tenha te conquistado. No seu lugar, também ficaria com desejo de esganá-la diante desse comportamento.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Estava curtindo o livro no começo da sua resenha, mas quando começou a falar sobre a protagonista, minha opinião mudou. Também não curto gente egoísta e mimada. Na vida a gente se afasta e pronto, mas aturar um livro inteiro é dose! Boa sorte nas próximas leituras! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Personagens feminina chata? Passo longe, rs. Ai sério, n dá, vc tem q aguentar a pessoa o livro inteiro! Rs
    Eu n sei se entendi muito bem a história do livro tbm, mas n me chamou muito a atenção...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi...
    É tão ruim quando não curtimos a história :(
    Fiquei bem desanimada em ler...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil!
    Não conhecia este livro, e o enredo até me interessou. Mas quando não gostamos da personagem, não sentimos aquela empatia, nem adianta, né?
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sil.
    Personagens egoístas também não me descem muito, então entendo bem porque você não gostou da obra.
    Gostei da sua resenha; boa e sincera.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não gostei muito da capa e da premissa e depois da sua resenha descobri que não é pra mim hahah.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  14. Não me pareceu uma boa história pela resenha, desse eu vou fugir com certeza.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Feliz ano novo!
    O livro parece ser bem simples tanto a capa quanto a história e o titulo
    mas, não se pode julgar por isso, só lendo mesmo.
    beijo grande

    http://karinapinheiro.com.br/vontades-urgentes/

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Achei a capa do livro mt linda, mas confesso que não curti mt o que vc disse da Izadora. Detesto gente egoísta!!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  17. É horrível quando a autora quer vender a protagonista como uma coisa que ela definitivamente não é e muito chato quando não nos identificamos com ela, quando ela não desce! Faz com que a gente fique com a sensação de tempo perdido... Eu ao menos fico!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo