04 maio 2016

Resenha | Chuva de Novembro - Pet Torres


Livro: Chuva de Novembro
Série: Não
Autora: Pet Torres
Gênero: Romance
Editora: Chiado Editora
Páginas: 200
Ano: 2016

Resenha:

Soletude Perre é uma jovem de vinte e cinco anos que deixou a casa de seus pais na zona rural para tentar ganhar a vida na cidade grande e hoje trabalha como garçonete em uma casa noturna que atende a clientes ricos. Mas sem maiores explicações, depois de mais uma noite de trabalho, ela é despedida. Soletude fica desesperada porque ela não pode deixar sua amiga Ana na mão. Elas dividem o aluguel em um bairro pobre da cidade. Só que três dias depois ela tem uma surpresa. Uma madame bate a sua porta e lhe oferece um emprego como empregada doméstica na casa dela com direito a moradia. Ela não sabe como a mulher descobriu que ela estava desempregada, mas não hesitou em aceitar o emprego. E nem prestou muita atenção a um comentário feito pela mulher sobre ela ser parecida com alguém.

No dia seguinte, ela começa no novo emprego, uma mansão de três andares e fica sabendo por Marta, outra empregada, que além de seus patrões, o senhor Alcino Onil e sua esposa Laurence, lá reside também o irmão de seu Alcino, Eric. Ele que a sete anos anos perdeu sua esposa Vitória poucos meses após o casamento e desde então vive em um mundo de alcoolismo e depressão. Na hora do almoço ela conhece o senhor Alcino e assim que olha para ele, Soletude percebe que já o conhece. Ele estava na boate no dia em que ela foi demitida. Ela percebe que tem algo muito estranho nessa história, mas não tem muito tempo para pensar nisso, pois, ele logo pede que ela leve o almoço para Eric. Marta havia dito que Eric apesar da situação continua um homem muito bonito, mas Soletude nem consegue vê-lo, já que ele se fecha no banheiro quando ela entra no quarto com o almoço.

E essa situação continua por um tempo. Soletude gosta muito do novo emprego, mas o clima por causa do comportamento de Eric é bem pesado. E ela ainda não o conhecia até uma noite em que ela desperta ao som de um piano repercutindo a melodia November Rain do Guns N' Roses. Ela levanta e segue o som e descobre que é Eric que está tocando. Quando ele a vê, sua expressão é como se tivesse visto uma assombração e ele chama Soletude de Vitória. Soletude corre para seu quarto com medo de que ele lhe faça algum mal. Mas quando chega em seu quarto ela percebe que a música continua. Depois desse encontro a situação de Eric começa a mudar. Seu comportamento ainda é depressivo, mas é como se Soletude fosse uma luz no fim do túnel para sua vida que estacionou a sete anos. Será que Soletude realmente vai conseguir tirar Eric dessa apatia em que ele se encontra? E como Eric vai conseguir amar novamente, se seu coração está ocupado com o amor por sua falecida esposa?

Sorri para um lado, achando tudo uma loucura. Mas Eric parecia tão feliz na chuva e eu não desejava estragar a sua felicidade

Eu já seguia a autora antes dela contatar o blog, mas nunca tinha lido nada dela. E quando surgiu a oportunidade para a parceria, eu aceitei, porque sempre quis conhecer seu trabalho. Segundo a autora, Chuva de Novembro foi inspirado no clipe e na música November Rain. E como acho que a maioria de vocês já sabem, eu não sou muito ligada em música e não conhecia essa também. Então comecei a ler o livro sem ter ideia do que encontrar. E encontrei uma história de amor muito bonita. A situação que Eric vive, acho que é uma que ninguém nunca nem cogita passar. Depois de encontrar sua alma gêmea e sonhar uma vida de amor e felicidade, tudo isso é arrancado de você, sem você poder fazer nada para mudar a situação. A dor deve ser terrível e poucos passam por isso sem maiores consequências. E a história conta exatamente isso, que é possível se erguer e reencontrar o amor. 

O livro é narrado em primeira pessoa, em sua maioria por Soletude, mas temos a visão de quase todos os personagens, uma coisa que gostei muito, já que apesar de preferir terceira pessoa, eu gosto de ler em primeira quando a narrativa não foca em somente um personagem. O livro tem poucas páginas e a letra é enorme, por isso achei que faltou um pouco de páginas para a história ter mais densidade. Por ser um romance focado no drama, acho que precisava de mais páginas para que eu me envolvesse mais e sentisse o que os personagens estavam sentindo. Mas ainda assim a história é  linda e quem gosta de histórias de amor, vai gostar. E uma coisa que me incomodou muito, e olha que sempre digo que mal reparo nisso, foi a revisão. Tem muitos erros no livro e não estou falando de erros de português não, e sim de palavras escritas erradas mesmo. Até o nome de alguns personagens. Isso é bem chato porque tem muita gente que deixa de ler por conta disso. Mas fora isso eu indico o livro, a história vale a pena.

Nota:




15 comentários:

  1. Oi, Silvana! Tudo bem?

    Chique sua resenha, viu?
    Eu gostei muito, principalmente por ser mencionado a música November Rain, que adoro!
    Super curti o livro!

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sil.
    Adoro o Guns, então deve ser interessante ler uma obra que seja baseada em uma das suas músicas. O único ponto que me desanima é o pequeno desenvolvimento do drama. Afinal, se é uma obra voltada para aspecto, espera-se uma abordagem mais pesada.
    Boa resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai? Eu adorei sua resenha! O livro parece ser ótimo e me interessou bastante, mas o fato de focar muito no drama deixa um pouco a desejar. Não gosto muito de livros assim.
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil,
    Ainda não conhecia a autora tampouco o livro, mas achei a premissa interessante. Não sou tãããão fã de romances, mas estou sentindo falta de ler um que seja muito bom rs
    Uma pena os errinhos nas palavras. Eles normalmente não me impedem de continuar uma leitura, mas acabam me incomodando :(

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas pela resenha me deu vontade de ler.
    Beijoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Apesar de ser parceira da Chiado Editora, ainda não conhecia o livro. Gostei muito da sua resenha, fiquei curiosa para conhecer mais esta obra.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sil!
    Eu até me interessei pela leitura, mas quando li suas ressalvas, desisti. A história parece não ter sido aprofundada como merecia e eu odeio erros quase que inconcebíveis. É uma pena que a revisão, parte tão importante de um processo de publicação, não seja valorizado por alguns escritores.
    Adorei sua sinceridade.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sil! Tudo bem?

    Não conhecia a obra, mas ao me deparar com título já me chamou atenção. Gostei bastante do seu ponto de vista, mas não sei se é o tipo de livro que venho procurando ler no momento.

    Uma ótima semana!
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Estava muito ansiosa por essa resenha, pois, eu amo essa música! Confesso, que fiquei um pouco decepcionada, pois, achei que o livro seria mais interessante e esses erros de revisão costumam me irritar bastante... É melhor deixar essa leitura pra depois :(

    ResponderExcluir
  10. Oi,Sil!
    Ainda não conhecia o livro, também gosto de livros que também dão enfase ao ponto de vista dos outros personagens. Que pena que a revisão não agradou, é muito ruim quando isso acontece.

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Já tinha visto esse livro pelo Skoob, mas não tinha lido resenha.
    Amei a música ter inspirado a autora, já é um passo para a curiosidade hahaha
    Eu conhecia a música, assistia bastante na MTV antiga...passava sempre de manhã, na hora dos clássicos haha

    Chato isso da revisão, mas o romance parece valer uma chance.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sil!
    Acredita que nunca ouvi essa música toda?
    Só o nome da personagem e a inspiração na música já dá pra sentir o clima da história. Espero que consertem os erros...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, achei muito interessante, porque eu sou bem ligada a música, e sempre faço associação com os livros que leio, e quando o livro já vem com uma playlist própria me encanta!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    Dani Cruz
    E M C O M U M
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Gostei muito da premissa, é uma pena ter tantos erros.
    Gosto de histórias de amor, então nem preciso dizer mais nada rs
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiiii Sil, tudo bem?
    Adorei a capa desse livro, é muita linda =D
    Mas confesso que desta vez o livro não chamou tanto a minha atenção :P
    Acho que estou em outra vibe hehehhe
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo