21 maio 2016

Resenha | Mistério de Elêusis - Márcio Sidney

Livro: Mistério de Elêusis
Série: O mestre do crime #1
Autor: Márcio Sidney
Gênero: Suspense e Mistério
Editora: Novo Século
Páginas: 445
Ano: 2015

Resenha: 
"Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa."
Mateus 24:43 - Bíblia Sagrada
Essa é uma verdade que todos conhecem desde sempre, mas isso não funciona com esse grupo em específico. Estamos na Europa, em 2040 e esse grupo vem agindo já há algum tempo. Eles avisam previamente o horário e o dia em que irão agir. Quando o local em questão recebe o bilhete anônimo com essas informações, pode fazer o que quiser, que uma coisa é certa: eles serão roubados. O primeiro relato que se tem de um roubo desse grupo, é de um banco europeu. Eles receberam uma mensagem dizendo que à meia-noite 1 centavo seria retirado de cada conta e ao mesmo tempo o cofre do banco seria aberto. O responsável pela segurança do banco deduziu que somente um dos crimes seria realizado, o outro seria uma espécie de distração. Como o cofre é muito bem protegido ele imaginou que o verdadeiro roubo seria o das contas. 

Então ele imobilizou vários funcionários para estarem de plantão monitorando as contas no horário do roubo. O que eles não esperavam, é que assim eles estavam fazendo exatamente o que os ladrões desejavam. Enquanto eles monitoravam as contas, o alarme do cofre disparou, todos voltaram suas atenções para o cofre e enquanto isso as contas foram roubadas. Como foram feitos de bobos, eles decidiram ficar quietos e não contaram para ninguém o que tinha acontecido. Alguns meses depois, foi a vez de uma joalheria. O proprietário recebeu uma mensagem avisando o dia em que sua principal joia seria roubada. Os seguranças não acreditaram que isso seria possível, até que o proprietário do banco roubado anteriormente, contou o que tinha acontecido com ele ao dono da joalheria. Então ele levou a joia para o cofre de sua casa escondido de todos. Mas ainda assim a joia foi roubada. E ele também quis esconder tudo por causa da vergonha, ainda mais que ele não tem nem ideia de como os ladrões descobriram que a joia havia trocado de lugar.

Mas mesmo eles mantendo silêncio, os rumores sobre os roubos se espalharam e quem se beneficiou disso foram as empresas de segurança, a New Segurança nova no mercado e a já tradicional Silver Segurança. Essa última, que investiu em um sistema ainda mais moderno. E quando um de seus clientes recebe uma mensagem do grupo em forma de charada, Otavius o gerente, vê nisso a oportunidade de manter o prestígio da Silver em alta, já que quando a história fosse revelada, todos veriam que a Silver é uma empresa competente. Mas por mais segurança e atenção que os funcionários da empresa empregam no caso, o grupo age novamente e ninguém consegue impedir e muito menos descobrir como o carro, o iate e o jato do cliente foram roubados. Otavius não se conforma e não vai sossegar até descobrir como tudo aconteceu, nem que para obter as respostas, ele precise capturar os ladrões.

Fiquei com muita vontade de ler o livro depois que vi uma entrevista com o autor no blog Decidindo-se e quando o autor me contatou, é claro que aceitei a parceria. O que chamou a minha atenção além da sinopse fantástica, foi o autor citar Michael Scofield, personagem da série Prison Break, minha série preferida de todos os tempos. Michael era de uma inteligencia excepcional e eu ficava de cara com as coisas que ele fazia na série. Por isso iniciei a leitura com uma certa expectativa. Expectativas essas que foram alcançadas. O livro é dividido em três partes. Na primeira, temos a apresentação dos crimes na visão das vitimas. Uma coisa que chamou a minha atenção, é que o "protagonista" dessa parte do livro só aparece no terceiro capitulo. Capítulos esses, que foi assim por dizer, o único defeito que encontrei no livro, eles são enormes. Eu queria ir ao banheiro mas não queria perder o andamento da coisa e ficava lá apertada hehe.

Na segunda parte, temos a visão dos autores dos crimes. Aqui aparece melhor os protagonistas da história, mas não vou falar sobre eles para não soltar spoilers. Achei essa parte a mais difícil de ler, porque eram os mesmos casos, só que vistos por outro ângulo. Acho que teria aproveitado um pouco mais se eles tivessem sido colocados logo em seguida a eles terem realmente acontecido, tipo assim, um capitulo na visão das vitimas e um outro na visão dos ladrões. Mas ainda assim gostei, porque quando tive a primeira visão, achei que fosse algumas coisas mirabolantes e depois lendo a segunda parte, vi como foi "fácil" para os ladrões cometerem os crimes. Só que foi a parte que mais demorei para ler. E a terceira parte é onde temos as explicações. E confesso que já no primeiro roubo imaginei que era algo parecido com aquilo, mas isso não tirou a beleza da história.  A leitura é lenta, mas porque temos que prestar bastante atenção ao que está acontecendo. Recomendo para quem gosta de uma trama inteligente, foi uma das melhores que li ultimamente.

Nota:




18 comentários:

  1. Uau!!!! Adoro quando leio uma resenha assim tão positiva, onde até o "defeito" do livro vira qualidade e só queria saber se os ladrões são pegos, adoro quando eles não são pegos hahahaha Os bancos nos roubam tanto e há tanto tempo que adoro vê quando eles são prejudicados!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Não leio tantos livros no gênero mas achei a premissa muito bacana.
    Essa coisa de mistério e suspense deixa a gente muito curiosa né?
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por livros, não tenho muitos mas adorei a resenha do livro, adoro esse ar de mistério.. Bjs
    Blog / Fan Page / Instagram / Twitter / Canal no Youtube

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bem? Adorei a premissa do livro e essa capa e saber que você curtiu a obra me deixa com vontade de lê-la também! :) Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ótima resenha. Adorei a premissa do livro e capa, já fiquei toda curiosa e com vontade de ler! Sucesso ao autor e ao blog!
    Beijo!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil!
    Parece ser aquele tipo de livro que não se consegue largar, né? Gostei.
    Eu também adorava Prison Break e o Scofield! Torcendo para que essa nova temporada da série seja boa :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Adorei o jeito como você resenha os livros!
    Da uma vontade de ler que parece até que eu já conhecia e tava relembrando,
    sei lá. Gostei muito! Espero conseguir ler um dia (são tantos na lista, rs)

    Primeira vez que entro no seu blog e gostei muito do conteúdo. Espero virar uma acompanhante fiel (já estou seguindo). Estou começando o meu hoje, que fala sobre livros, séries/filmes, músicas e outros. Se puder vir conhecer, ficaria muito feliz. Caso goste do conteúdo deixa o seu comentário lá.

    Beijos da Lê!

    magialiterariaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil!
    Achei a premissa bem diferente e interessante. Sua resenha também ajudou no interesse.
    Eu também não curto muito capítulos gigantes pelos seus motivos.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil,
    Bem diferente de tudo o que já li, infelizmente, não me chamou tanto a atenção pela premissa. Mas a capa é linda e a resenha ótima!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Imagino que seja mesmo repetitivo ler o mesmo caso novamente, mas achei interessante que ele seja abordado pelo ponto de vista dos ladrões. Eu ficaria curiosa em saber como eles fazem os crimes!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil, tudo bem?

    Hmmm, será que uma das empresas de segurança estavam envolvidas na parada?? Hahahah
    Não sei se leria o livro..não gostei e nem desgostei da história. Estou no meio termo.
    Acho que a leitura poderia se tornar um pouquinho cansativa pra mim, pois o livro tem um tamanho razoável e tem capítulos grande... se tem uma coisa que me irrita são capítulos grandes. Gosto de uma coisa mais dinâmica... e ainda tem esse fato da "repetição" dos casos. Enfim, só lendo pra saber. Se surgir a oportunidade, quem sabe?

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Sil, eu preciso dizer que já quero ler o livro?
    Pois é! hheheheh
    Adoro tramas assim, cheias de mistérios e tudo o mais. Sem falar que essa capa é linda :) E sua resenha só me deixou ainda mais curiosa :)
    Confesso que tempos atrás, eu não me importava muito com o tamanho do capítulo, pois eu parava a leitura em qualquer lugar e dava andamento depois sem problema. Mas descobri recentemente, que isso nem sempre dá certo com algumas histórias :P As vezes se a gente deixa a leitura em qualquer lugar, é batata se perder :P
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sil.
    Já estou com esse livro em mãos, também em parceria com o autor, e será uma das minhas próximas leituras. Provavelmente, a próxima, se não me engano.
    A premissa é muito boa e acredito que eu vá gostar bastante da leitura. Só quero ver se irei me adaptar bem com essa questão de a segunda parte ser a mesma coisa, só que sobre outra visão.
    De toda forma, a expectativa pela leitura está alta.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  14. Não leio livros desse genero, mas adorei, me fez sentir uma enorme vontade de ler.
    Beijoos.❤
    http://www.amordeluaazul.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil
    Fiquei bem curiosa por este enredo, parece ser um livro muito bom e envolvente. Achei muito legal esta capa, adorei,

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2016/05/resenha-historia-de-nos-dois.html

    ResponderExcluir
  16. De fato, é um livro muito bem arquitetado e incrivelmente complexo e inteligente. Um pouco cansativo para quem não está acostumado, mas com toda a certeza é uma ótima história. Eu li e gostei bastante! uehueheuhe Fiquei feliz por você ter citado meu blog, mais feliz ainda por você ter conhecido o livro através do Decidindo-se <3

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sil!
    Caramba, fiquei morrendo de vontade de ler o livro! Eu sou apaixonada por um bom mistério. Não só coloquei na lista para ler, como coloquei nas metas pra logo. rs
    Amei sua resenha!^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil, tudo bom? Não conhecia o livro, mas parece ser uma ótima leitura, aparenta ser bem construído e a capa é linda <3 Vou adicionar a minha lista pra ler futuramente *_*


    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo