08 abril 2017

Resenha | As Coisas Que Perdemos - Denise Flaibam


Livro: As Coisas Que Perdemos
Série: Fronteiras Artificiais # 1
Gênero: Ficção Científica
Autora: Denise Flaibam
Editora: Amazon
Páginas: 328
Ano: 2016

Resenha:
Em As Coisas Que Perdemos, vamos acompanhar Dylan e Max, uma adolescente e uma criança que só tem um ao outro desde que a cidade onde moram foi posta em quarentena. Quando as coisas saíram fora do controle o governo decidiu isolar cidades inteiras e dentro delas ficaram tanto os vivos como os mortos que apesar de estarem mortos agora são uma ameaça para quem está vivo. Apenas uma cerca leve separa os vivos dos mortos, na área de contenção, bem diferente da cerca eletrificada que separa a quarentena do resto do mundo. Mas nem essa leve sensação de segurança eles tem mais. Depois de meses esperando algum tipo de ajuda ou que o governo acabasse com a ameaça dos mortos, de repente a força acaba e Dylan sabe que é hora de fugir.

"Tenha medo dos mortos e mais medo dos vivos."

Enquanto tenta descobrir o que está acontecendo, Dylan recebe ajuda de um dos soldados, Doug, que lhe entrega um mapa de um possível lugar seguro ao norte e ensina alguns truques de sobrevivência para Dylan. Mas infelizmente ele acaba morrendo para salvar Max e Dylan. E eles mal conseguem sair da quarenta quando a cidade é bombardeada por mísseis. Agora são só os dois em meio ao caos que virou o mundo que eles conheciam. Dylan vai fazer de tudo para salvar Max, porque mesmo ele não sendo nada seu, ela se sente responsável, já que era sua babá antes disso tudo começar. De dia eles estão seguros, já que os mortos são sensíveis ao Sol e ficam em um estado letárgico. Mas a noite eles precisam contar com a coragem e com a sorte para não se tornar como eles.

"Eles viveriam assim. Poderiam transformar aquele mar de caos em ondas de ordem, podiam encontrar luz na escuridão."

Semanas depois encontramos Dylan e Max sobrevivendo. Não está fácil, ainda mais com uma criança, mas Max tem sido muito obediente. Mas quando entram em um supermercado para conseguir comida, eles acabam emboscados por alguns mortos vivos, a sorte deles é que tinha um grupo de sobreviventes procurando provisões ali por perto e eles ouvem o grito de Max. Entre os membros do grupo está Íris que no momento do ataque estava procurando por bebidas, já que é a única coisa que faz essa situação parecer um pouco pior do que realmente é, e Benji, que Dylan acaba atacando por um mal entendido. Eles dizem que estão em uma escola e convidam Dylan e Max para ir com eles. Eles aceitam e acham que enfim vão ficar em segurança. Mas eles estão prestes a descobrir que as vezes o ser humano pode ser uma ameça muito maior do que os mortos vivos.

"Algumas pessoas viviam o fim do mundo com a mesma facilidade com que viviam uma segunda-feira. Benji era uma delas."

Se levar em consideração o tanto que gosto de histórias de apocalipse zumbi, eu li poucos até agora. Mas os poucos que eu li, entre eles o aclamado The Walking Dead, não se comparam ao livro da Denise. Eu já tinha lido dois livros dela, mas de fantasia, e tinha amado os dois, mas não estava preparada para tudo o que ia sentir lendo esse livro. Ele é dividido em três partes e ao final da primeira parte, mais ou menos uns 40% do livro, eu já estava exausta. Mas não no sentido de estar cansada da leitura e sim porque a Denise me transportou para dentro da história de uma forma que era eu que estava ali vivendo aquilo tudo. E o melhor foi ver que ainda faltava mais da metade para eu ler, que ainda tinha muita história para eu viver com eles.

"Não estavam deixando só o caos, mas a esperança também."

Só a história na verdade porque os personagens não viviam muito não. Por isso já aviso, não se apegue a nenhum deles, quando menos você espera, alguém morre e você fica lá com aquela sensação de ter perdido alguém importante para você. Teve um dos personagens que morreu que fiquei até com lagrimas nos olhos. Mas é uma situação que não tem como evitar que as pessoas morram, mas quem disse que a gente está preparado mesmo sabendo disso? hehe. Falando sobre estar preparado, acho que eu não ia durar muito numa situação como essa não. Sou tão mole e até para matar uma barata já passo um sufoco danado, já cansei de quebrar vassouras, imagine ter que matar alguém do meu tamanho então e ainda mais alguém que eu possa ter conhecido?

"Eles nunca desistem?
Não. Eles não tem porque desistir. Estão aqui pela fome, e só por isso. Eles não descansam até conseguir alimento e, quando conseguem, ficam parados esperando mais alguém aparecer para o jantar."

Quanto aos personagens, me simpatizei com todos, cada um a sua maneira. Tem horas que odiava alguém por causa de alguma atitude da pessoa, mas em seguida me colocava no lugar dela e não sei se faria diferente. A história começa com Dylan e Max como personagens principais, mas ao decorrer da história outros vão surgindo e tendo seu destaque. Dylan, esse nome me incomodou bastante porque eu sempre associei a um nome masculino, se mostrou um personagem que no começo me pareceu fraca, mas então entendi que ela era apenas humana. E não tem como não torcer por um romance entre ela e o Benji, que por enquanto não aconteceu. Agora Benji é o cara. Amei uma coisa que ele fez durante a história. Íris foi outra que gostei bastante, além, do Clark, da Beatrice e o fofo do Max. E o melhor de tudo é que é só o primeiro livro de uma duologia, vem muito mais ainda pela frente. Só me resta indicar o livro para quem gosta do gênero e agradecer a Denise por mais essa história incrível.


Nota:





18 comentários:

  1. Oi, Sil!
    É a segunda resenha que leio desse livro, elogiando bastante. Estou louca pra conferir.
    Acho que nunca li nada de zumbi e essa é uma boa pedida.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Olaa! Tudo bem?
    Sou meio receosa com zumbis.. geralmente não gosto dos filmes e definitivamente não curti TWD. Mas gostei da premissa do livro! Como vira da minha imaginação, pode ser que eu goste :D
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Não gosto muito da temática, lembro logo que já me desfiz de dois livros desse gênero rs
    A sinopse desse é interessante e assim como a sua, já vi outra resenha bem positiva!
    Quem sabe um dia... rs

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil! Eu não costumo ler histórias de apocalipse zumbi, mas este ano resolvi ler coisas que geralmente não leio, pra sair a zona de conforto, então por que não? Já que você gostou é um bom sinal!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, cada vez que leio uma resenha desse livro fico morrendo de vontade de ler. Gosto bastante do gênero e a história toda parece ser bem desenvolvido pela autora.
    Adoro um enredo que nos tira o fôlego!

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil! Você sempre fala bem dos livros dela e tenho muita vontade de ler, na verdade já estão no meu Kindle, falta só arranjar um tempinho pra conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil! AHHHHHHHHHH eu vim visitar seu blog e dei de cara com a resenha de ACQP, nem chorei, só chorei muito :')
    "Só a história na verdade porque os personagens não viviam muito não." EU TÔ RINDO, MIL PERDÕES ASUHASUHUHASUHASUHASUHASUHASUHASUHAS o bom (ou não?) de escrever apocalipse é que rola uma liberdade na hora de matar personagens, uma coisa mais simples do que em fantasia ou ficções de outros tipos. Porque é aquele cenário caótico, e "podemos morrer amanhã" como a Íris diz </3
    Eu fiquei tão emocionada com a sua resenha, Sil! Tu não faz ideia de como estou contente e honrada por essa história ter te conquistado tanto assim. Obrigada por entender todos esses personagens tão bem, e por esse texto incrível.
    Prometo grandes emoções para o fim da duologia!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Sil. Estou conhecendo o blog hoje e já adorei a resenha, mesmo que não seja meu tema favorito de leitura, é sempre bom conhecer outras temáticas e a história realmente é muito boa. Anotado aqui para as minhas futuras leituras!
    Adorei o seu espaço. Deixo um beijo e boas blogadas!

    Deh Will
    http://gotasdevalor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu adorei ler esse livro, a história é envolvente e a Denise escreve muito bem, preciso muito da segunda parte, para saber como termina, é tão bom ver um Nacional com qualidade, ele merecia ser publicado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,
    Nossa, que resenha empolgada!!
    Não sou fã, mas gosto de livros que explorem esse tipo de cenário.
    Acho que essa temática de luta pela sobrevivência sempre dá pano para manga.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Socorro que não sabia que ia ter continuação.
    Estou bem ansiosa para ler, esse ano resolvi dar uma atenção maior aos livros do Kindle e certamente, lerei. Adoro os mortos vivos, curiosa pra ver como a Denise desenvolveu.

    Eu vi Dylan, achei que era menino haha

    Ótima resenha!

    tenha um ótimo final de semana.
    Fizemos algumas mudanças no Obsession Valley, e com isso mudamos o nome. Venha conhecer o Canto Cultzíneo!
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Vou te contar, eu nunca quis ler livros de zumbis. Mortos vivos??? Me davam arrepios, risos... Mas uma blogueira indicava tanto, mas tanto, que acabei me rendendo. E para minha surpresa, encontrei nesse tipo de livro o que mais me fascina: a natureza humana. São nessas horas, quando temos que sobreviver, que limites são ultrapassados. Eu já tinha visto esse livro da Denise, mas essa é a primeira resenha que leio e estava lá eu, quetinho na minha, vendo o que iria acontecer, quando você me deu um susto, dizendo que os vivos podem ser mais perigosos que os mortos!!! Tem como não gostar??? Todo mundo morrendo??? Já vi que a autora vai me fazer sofrer horrores!!! Risos... Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Interessante ter tantos personagens que marcam a história. Não conhecia esse livro, mas a história me pareceu bem interessante, e meio maluca em algumas partes :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Eu não conhecia a Denise até semana passada, rs.
    Ela foi tão amorzinho que eu já quero ler todos os livros dela. Mas aí eu pensei: ah, vou esperar a fila diminuir um pouco. Mas é claro que não, porque a D. Silvana não deixou.
    Ela já postou uma mega resenha dessas e eu adoooorooooooo uma história de sobrevivência. AMO!!!! Vou comprar!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sil, tudo bom?
    EU AMO A NARRATIVA DA DENISE! Amo a forma como ela destrói nossos corações hahaha. Estou namorando este livro aqui *-* Adoro quando os personagens são desse jeito *-*

    Beijos,
    Paixão Literária

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bem?
    Adoro livros de ficção científica, mas ainda não conhecia esse!
    Espero sua visita!
    Blog: EspinhaPunk!

    ResponderExcluir
  17. Este é o único livro da Denise que ainda não li, mas está na meta de leitura! Não tenho muita bagagem com apocalipses zumbis (nunca curti tanto zumbis) e já tô vendo que não será uma boa ideia se apegar aos personagens.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sil, tudo bem?
    Depois de uma péssima experiência com os livros de TWD, nunca mais li nada do gênero. Mas gostei da sua resenha e achei essa série interessante, talvez um dia eu leia. ;)
    Beijos,

    Priih
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo