15 julho 2017

Resenha | O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila


Livro: O Sorriso da Hiena
Série: Não
Gênero: Thriller
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 266
Ano: 2017

Resenha:
A história começa com um garotinho assistindo seus pais serem assassinados na sua frente. Os dois estão amarrados em cadeiras de frente para ele, também amarrado em uma cadeira. O assassino fala que ninguém gosta de linguarudos antes de cortar a língua de seu pai fora e ele morrer engasgado em seu próprio sangue. O assassino diz que espera que o menino saiba se comportar melhor que seu pai quando crescer. Então ele aponta uma arma para a cabeça da mãe, cujo último olhar é para tentar acalmar seu filho.

Vinte e quatro anos depois a mesma cena se repete e temos outro garoto se tornando um órfão. É então que entra em cena o detetive Artur Veiga. Aos dez anos Artur foi diagnosticado com síndrome de Asperger, um tipo de autismo que deixa a pessoa com certas peculiaridades. Alguns portadores desenvolvem um interesse específico e o de Artur foram os romances policiais, dai sua profissão. Mas apesar de ser um dos melhores detetives da delegacia, as características de sua doença faz com que ele seja um dos mais excluídos também. Ele só tem uma amiga, a também detetive Bete.

É com ela que Artur está quando seu chefe manda ele atender uma ocorrência. Quando Artur chega ao local, ele logo percebe se tratar de um crime, mesmo que nenhum corpo tenha sido encontrado. Os vizinhos estranharam o silêncio no local e entraram na casa para encontrar somente o garoto amordaçado e amarrado em uma cadeira e nem sinal dos seus pais. Mas como ninguém foge deixando uma língua e sangue por todo lado para trás, com certeza os pais estão mortos. E o garoto traumatizado não quer falar. Nesses casos é preciso da ajuda de um psicólogo.

"— É sempre a mesma coisa com a policia. Depois que a vitima diz o que vocês precisam saber, ela não é mais do seu interesse. Na verdade, a vitima nunca é do interesse de ninguém. Vocês e a grande maioria só querem uma coisa: colocar alguém na cadeia. Como se condenar alguém fosse suficiente para evitar que outros crimes aconteçam."

O respeitado psicólogo infantil William Moreto não acredita em destino, mas não pode deixar de considerar o caso do garoto como uma oportunidade. Ele sempre quis acompanhar algum caso de alguma criança que tenha passado por alguma situação dolorosa e em como essa situação irá interferir no caráter dela durante seu crescimento. O que William nem imagina é que esse caso chegou às suas mãos por iniciativa do próprio assassino, David, que decidiu repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua quando tinha oito anos. E ele quer que William acompanhe o crescimento de suas vítimas.

"Quando li seu trabalho Como se tornam adultos, tive certeza de que você era a pessoa certa para isso. Não só pelo estudo, mas pela vontade de fazer algo que realmente possa ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor. As respostas desse estudo podem fazer isso. O senhor sabe que podem. Eu sei que não é uma coisa fácil. Mas é racionalmente coerente. E a verdade é que vou continuar matando, Sr. William, porque é isso que eu sou. E eu sei que o senhor pode pegar esse mal e transformar em uma coisa boa, porque é isso que o senhor é."

Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro quando li uma resenha dele no blog Meu Epílogo. Mas o livro era uma edição independente do autor e estava esgotado. Então tive que esperar porque a editora tinha adquirido os direitos do livro e só agora que lançou. Mas assim que vi ele na pré-venda corri para garantir o meu. O gênero policial foi minha primeira paixão. Tanto que até hoje a Agatha Christie é minha autora favorita. E saber que um autor nacional tem se destacado no gênero, me deixa muito feliz. O tema abordado é um que acho que todo mundo já se perguntou um dia.

Violência gera violência, mas até onde isso se estende? Todas as pessoas que sofrem violência serão violentos um dia? E no caso de uma criança, necessariamente uma criança que sofre uma violência será um adulto violento e irá repetir o que fizeram com ela? Até onde os erros dos pais influenciam os filhos? Essas e outras peguntas são apresentadas durante a leitura. Eu particularmente acredito que as condições que a criança vive influencia sim, mas acho que não é apenas isso que vai moldar o caráter dela. Se fosse assim todas as pessoas que sofreram algum ato de violência quando criança seriam pessoas más hoje e o contrário também seria verdadeiro.

" O mal nada mais é do que um buraco que quer desesperadamente ser preenchido, detetive. Se a sua teoria estiver correta, se ele está realmente fazendo esse estudo, três casos são pouco para uma comparação. É melhor você se apressar, porque quem está fazendo isso vai matar mais."

O Sorriso da Hiena é um trilher psicológico onde o que nos move é a jornada dos personagens. Já sabemos quem está por trás dos crimes e o porque deles estarem sendo cometidos. Mas isso não interfere no suspense criado pelo autor e do começo ao fim do livro, temos uma história muito bem escrita e melhor ainda desenvolvida, onde todos os pontos vão se ligando e no fim o autor termina a história de uma maneira que eu não imaginava. E até precisei reler para ver se era aquilo mesmo. Jogada de mestre. Depois do livro lido virei fã do autor e preciso de outros livros dele.

Além da história magnifica, ainda temos personagens inesquecíveis. Geralmente temos um personagem que se destaca em histórias do gênero e outros que apesar de serem bons, são coadjuvantes para esse um. Mas aqui temos três ótimos personagens, e apesar de ter me encantado mais por um deles, tenho que reconhecer que os três são muito intrigantes. David, o assassino, é aquele personagem que você fica o tempo todo querendo que seja pego, mas ao mesmo tempo tem aquele senso de justiça que fica buzinando em nossos ouvidos. Ele está fazendo o que lhe ensinaram, mas ai vem aquela, ele está matando gente inocente. Meus sentimentos foram contraditórios a história inteira.

William foi outro que eu fiquei o tempo inteiro torcendo para que ele caísse na real e percebesse o que ele estava fazendo. Mas então em um momento ele entra em um caminho sem volta que me chocou. Ele representa a grande parte da sociedade que vê, mas finge que não e dorme em paz com aquele sentimento de "não fui eu". E já que aconteceu mesmo porque não posso tirar algum tipo de vantagem com isso? Mas meu personagem favorito sem dúvida alguma foi Artur. Eu não acredito em amor a primeira vista, mas foi o que aconteceu. Eu não sei explicar o que senti pelo personagem, mas sabe aquele tipo de pessoa que você queria que fosse real e fosse seu amigo? Aconteceu aqui.

Enfim, para não me alongar muito mais nessa resenha porque dai ninguém vai ler, e também esse livro é daqueles que tem que ser lido e apreciado, pois será uma experiencia única para cada leitor e por mais que eu fale sobre ele não será possível expressar o quanto ele é bom. Só me resta indicar o livro para quem gosta de ser surpreendido e ser envolvido por uma história. A edição está muito bem feita. E gostei muito de terem mantido a capa original. E quero agradecer a Tamires pela ótima indicação. E ao autor é claro por me presentear com o melhor livro que li até agora esse ano.

Nota: 






21 comentários:

  1. Oi Sil,
    Lembro da resenha da Tami do 'Meu Epílogo' falando sobre esse livro.
    Ele deve ser incrível, hein?
    Acho que nunca li nada parecido!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiii, Sil, que emoção! <3
    São poucos os livros e os autores que despertam um sentimento tão avassalador em mim... aquela vontade de fazer o mundo ler, sabe? Cada conquista desse livro é como se fosse uma conquista minha! Gustavo merece muito todo esse reconhecimento. E cada vez que vejo alguém que leu a minha resenha ou que me viu indicando esse livro tantas outras vezes, levar minha opinião em consideração me enche de alegria!
    Que bom que você gostou tanto do livro, estou super feliz aqui! Hahahahaha
    \o/ \o/ \o/

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, eu me lembro muito bem do sucesso do livro antes da Verus publicar e fiquei feliz pelo autor! Não costumo ler muitos trilher psicológicos mas devido a quantidade de elogios a obra bate uma enorme vontade!

    PS: dei risada com vc dizendo que se a resenha for longa ninguém lê rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Menina, que história mais doida é essa?
    Eu, que nem sou tão fã de suspenses, fiquei curiosa!
    Estou aqui tentando ligar esses pontos todos.
    Acho que terei que ler o livro!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  5. O sorriso da hiena foi uma surpresa maravilhosa para mim. Eu lia muita coisa sobre o livro e estava com muita vontade de ler quando o autor me procurou perguntando se eu gostaria de ler o livro. Aceitei na hora e não me arrependi. O Gustavo, alem de simpático, é de uma inteligência e criatividade incrível! O sorriso da hiena tem diálogos inteligentes e atrativos demais, tem um poder de fazer o leitor refletir, tem muita coisa boa sendo problématizadã sobre a questão ética e psicológica do ser humano nessa história. Eu realmente amo demais!

    Q bom que te conquistou também.

    Bjão
    Diego, blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, adorei sua resenha, já quero conferir esse livro!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!

    Menina já li criticas tão positivas sobre este livro, não é um gênero que leio com frequência mas tem alguns que chamam muito atenção e este é o caso, o mais bacana desses livros é o quanto eles nos fazem pensar, ajuda você a entender um pouco da humanidade, e o por que de algumas coisas, sempre que vejo casos graves de assassinato ou seral Killes eu não consigo aceita que ela pessoa nasceu daquele jeito, acho que essas pessoas foram quebradas por dentro, mas nem todos consegue lida de maneira positiva, eu adorei sua resenha quero mesmo ler este livro.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei muito feliz quando soube que a verus iria publicar esse livro, e que eles tinham mantido a capa original, que é linda. Nunca li a história, mas pelo que me contaram, o suspense é bem interessante..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. UAU Silvana, a história parece ser super forte e bem surpreendente. Gostei demais da indicação, tem tempo que eu não leio um thriller policial realmente bom. Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Eu tenho muuuita vontade de ler esse livro!
    Até adicionei no Skoob pra não esquecer.
    Adorei a resenha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não tem como eu não querer ler esse livro, pois há muito que vejo falarem super bem dele.... Adorei sua resenha, minha curiosidade só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Ah olha, já me prometi que quando eu conseguir emprego de novo, esse vai ser o primeiro que vou comprar. Quero nem saber o preço kkkkkkk
    Adorei essa premissa de que o leitor já tem as informações bem antes e ainda assim, o autor tem cartas na manga. Falou da Agatha já me derreto haha

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil! Eu também não via a hora deste livro ser relançado para eu poder ler, perdi as contas de quantas resenhas positivas sobre ele eu li. A sua é mais uma e em breve vou pode ter a minha aventura nestas páginas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Olá Silvana!
    Vi sobre o lançamento do livro e o título logo de cara chamou a atenção. Pela sua resenha não faz muito o meu estilo, mas parece ser um prato cheio para quem curte esse tipo de leitura!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil =)

    Confesso que essa é aquele tipo de livro que quero ler, mas fico sem saber que leio ou não rs...

    Só vejo resenhas positivas da obra e a premissa da história é realmente interessante. O problema é que ainda não me sinto totalmente convencida a dar uma chance a leitura.

    Mas que sabe, um dia?

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. OOOi sil! tudo bem?
    nossa, ainda não conhecia.. mas falou de thriller psicológico é comigo mesma!! heheh e ainda sendo nacional, quero muito!! parece ser realmente uma história tensa..
    mas aqui, você comentou no meu blog que achava que sabia qual era o livro da turista literário do próximo mês com base nas dicas.. me contaa qual acha, por favoooor? estou louca para sabeer heheh
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil!
    Já tenho este livro na minha lista e como uma antiga fã de Agatha Cristhie ( que precisa voltar a ler os seus livros) gosto muito de um thriller e este parece ser muito bom.
    Sua resenha como outras que li só vem a reforçar a minha vontade em mergulhar nessa leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Não consigo gostar de histórias com jogo de polícia e ladrão. É terrível pq bons livros com bons personagens saem mês a mês e eu não consigo ir ali e ler pois, para mim, todo mundo sabe que matou só não quer dizer pq se contar vai se comprometer. Mas, o desfecho de sua resenha foi muito forte, muito positivo e contundente. É difícil, mesmo não sendo fã do gênero, deixar de lançar um olhar de contentamento para o livro e colocar ele na lista. O livro deve ter muita força, pq essa resenha está muito vibrante. Adorei, parabéns!

    Uma Pandora e sua Caixa

    P.S.: As vezes me entusiasmo com a escrita, faço uns posts enorme e fico me perguntando também quem vai ler kkk... Aliás, meus comentários também são excessivos hahah mas acho que quando a gente gosta do blogueiro acaba lendo de todo jeito kkk

    ResponderExcluir
  19. Oi Sil!
    Adorei sua resenha!
    Como temos um gosto parecido pra romance policial, fiquei mais animada ainda para ler O sorriso da hiena!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sil!
    Eu também gostei do livro (minha resenha sai daqui uns dias hehe). Acho que o Gustavo é um nome bem promissor ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei viciada na história no tempo que li. Cheguei até a mandar uma mensagem para o escritor falando sobre minha experiência em ler o livro dele e o quanto fiquei fascinada. Foi uma leitura muito boa, que me deixou pregada e o final foi surpreendente.
    Que venha mais livros bons do Gustavo Ávila.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo