17 janeiro 2018

#22 | Eu Indico...

...Assassinato no Expresso do Oriente



Quando ouvimos falar sobre o lançamento do filme, tanto eu como a Olivia ficamos curiosa com ele. Eu um pouco mais que a Olivia já que O Assassinato no Expresso do Oriente é o meu favorito de toda a vida. Então resolvemos fazer essa postagem falando sobre nossas impressões sobre o filme.

Olivia


Desde quando fiquei sabendo que esse filme estava sendo produzido fiquei muito animada; não porque eu tivesse lido o livro, mas exatamente por isso, por ter sempre ouvido muito bem sobre a obra da rainha do crime Agatha Christie. Mas bora lá falar sobre... 


Resumo da Historia



Ao finalizar com sucesso mais um caso, Poirot embarcar em um trem luxuoso com a ajuda de um amigo Bouc que é responsável para que tudo dê certo nessa viagem. 
E durante a viagem Poirot conhece os excêntricos passageiros. Um deles, Edward Ratchett insiste em se aproximar do detetive e contrata-lo como seu segurança particular. Porem Edward é encontrado morto em seu vagão apos uma nevasca que deixa o trem descarrilhado. 
Preocupado em manter a fama do Expresso do Oriente, Bouc insiste que Poirot descubra quem é o assassino antes que os policiais cheguem. 


Sobre o Filme



O filme conta com grandes nomes do cinema como Michelle PfeifferJosh GadJudi DenchJohnny Depp, Willem Dafoe entre outros. Aos poucos você é apresentado aos personagens e seus dramas logo apos o trem ser atingido pela nevasca e a morte de Edward (Jonny Depp) os ânimos ficam um tanto alterados, e todos precisam passar pela interrogação do detetive Poirot.
Talvez para alguns, o filme seja cansativo devido a quantidade de falas, porem são necessárias para poder descobrir o real assassino e seu motivo. 
A trama é tão bem desenvolvida que chega um momento que você se sente como o próprio detetive... com grandes duvidas sobre quem poderia realmente ter assassinado e quais seriam seus motivos. Tem uma peça solta nesse quebra-cabeças e sera que o mais famoso detetive vai conseguir resolver? Sem duvidas! Mas duvido você descobrir
E só pra não deixar de falar, a produção está muito linda, fotografia, figurino... 
Eu não posso dizer se está como o livro porque não li. 
Gostei  do filme e quero assistir novamente para poder pegar alguns detalhes que me escaparam, pois ao mesmo tempo em que o filme é longo você acaba sentindo necessidade de mais explicações. Como assisti dublado, acabei demorando pra entender o que o detetive falava, pois a dublagem ele fala com sotaque francês. 

A direção é de Kenneth Branagh. Cinderela, Thor e Frankenstein de Mary Shelley são uns dos filmes que faz parte de seu curriculum
Duração 114 minutos

Silvana


Como disse acima, O Assassinato no Expresso do Oriente é o meu livro favorito. E não acho que por ele ser o melhor que eu li em toda minha vida, mas por toda a história por trás dele e de como ele me fez apaixonar pela leitura. Mas confesso que não estava esperando muito do filme não, já que são raras as adaptações que são fiéis aos livros. E também porque apesar de amar o livro eu sei que ele não foi feito para ser visto e sim lido. E depois que assisti o filme fiquei ainda mais certa disso.

Li várias resenhas sobre o filme antes de assistir e todas elogiaram o filme, mas infelizmente eu tenho que discordar de todos. E como é um livro que amo não sei separar as coisas e não consigo ver ele como apenas um filme. Se pudesse acho que até gostaria do filme, mas como não consigo, eu odiei tudo nele.

Desde o começo do filme que não existe no livro, mas acho que acrescentaram aquilo para apresentar o Poirot ao publico já que não é todo mundo que vai assistir que conhece o famoso detetive da Agatha. Quando eu vi o ator que ia fazer o papel já torci o nariz porque fisicamente, fora o bigode que não combina com o ator, ele não tem nada do Poirot. E infelizmente as diferenças não ficaram somente no físico. Kenneth Branagh fez um Poirot que se eu não conhecesse ele de verdade nunca que iria amar o detetive. Ele é excêntrico sim e cheio de manias, se acha o melhor, mas não sei o porque o do filme me deu nos nervos. 


Sem falar na tal da mulher do retrato que nunca existiu no passado de Poirot. E nas cenas de correria que com certeza foram para que o filme tivesse mais ação, mas Poirot ficaria horrorizado de ter que sair correndo atrás de alguém. Ele sempre usa as células cinzentas para resolver seus crimes e ai até entra a eterna rivalidade entre ele e o Sherlock Holmes, porque Poirot sempre se comparava ao outro famoso detetive. Enquanto Sherlock era a ação, ele solucionava seus mistérios sentado atrás de uma mesa.

Mas por conta desse detalhe da ação mudaram muita coisa no filme como as perseguições do Poirot, a avalanche, que no livro quando eles acordam o trem já está parado, tiros e facadas que não aconteceram no filme, mas entendo que sem isso o filme seria muito chato para se assistir. O problema que por conta dessa correria toda do Poirot não deu para mostrar toda a genialidade das descobertas do Poirot. E também perdeu bastante no conhecimento dos outros personagens, que é uma das grandes sacadas da autora na história 

E falando nos outros personagens, não foi só o Poirot que eles mudaram. Quase todo mundo teve suas nacionalidades e personalidades modificadas. Elena me surpreendeu em como eles mudaram o caráter dela já que no livro ela é uma mulher doce e inocente e no filme mais parece uma drogada oferecida. E teve também personagem dois em um já que juntaram o Dr. Constantine com o coronel Arbuthnot.

Mas o pior de tudo foi o final. No livro ele é o ápice da história e é onde vemos Poirot sendo Poirot e no filme foi tudo tão corrido e bem chatinho para falar a verdade. Mas enfim, como disse lá em cima, essa é uma história para ser lida e não assistida. Mas respeito a opinião de quem gostou, o que infelizmente não aconteceu comigo.









19 comentários:

  1. A fotografia desse filme parece ser bonita. Nunca li o livro, mas mesmo assim tenho curiosidade com a história..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, não sei se pelo fato de não ser meu preferido da autora eu particularmente gostei bastante do filme, aliás, principalmente das mudanças, achei que deixaram a trama mais ágil hehehe e tb pq não acho que tem que ser tudo igual rs agora me resta esperar pelo próximo pq eu acho que vai ter!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi! É uma pena quando a adaptação de uma história que gostamos muito deixa a desejar. Eu admito que são poucos os casos que eu aposto no filme. Como eu era antes de você foi um que não assisti até hoje. Tenho certeza que não conseguiram chegar aos pés do livro. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Quantas indicações incríveis, já anotei suas dicas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Olivia, tudo bom?
    Eu queria muito ver esse filme, mas ai lembro que tem o Johnny Depp no elenco e prefiro passar longe. APESAR DE QUE me falaram que ele morre bem no começo (pode ser um incentivo).
    Que bom que nem perdi muita coisa por não assistir! Algum dia pretendo ler o livro, tenho bastante curiosidade.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Olivia, tudo bem?
    Eu adoro o livro!
    E quando vi que iria sair o filme, fiquei louca para assistir!
    O começo do filme eu achei ele meio lento no desenvolvimento dele.
    Mas tirando isso eu gostei bastante!

    bjs

    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas,
    Eu gostei bastante do filme, adoro o trabalho do Kenneth haha
    Aliás, achei ele mais suportável que o Poirot da versão de 74, que o ator dá uma voz super irritante para o personagem. Mas, essas mudanças em adaptações sempre irritam mesmo, não tem jeito.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Gostei bastante de acompanhar seus comentários a respeito da adaptação.
    Sempre que assistimos algum filme sobre determinado livro que gostamos na maioriaa dos casos saimos insatisfeitos, por isso, evito assistir kkk...
    Tenho grande interesse em ler essa clássico da Agatha Christie, mas, o filme prefiro deixar para a próxima :(
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Olivia!
    Nossa, eu vi algumas resenhas negativas mesmo, mas nao ligo muito para a fidelidade da obra com o filme. Na realidade, na maior parte do tempo eu sigo pro cinema ja esperando mudanças radicais KKK. Mas nao sou chegado em filmes ou livros policiais, por isso, nao me arrisquei a assistir e nem tenho pretencao de ler.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Meninas =)

    Assim com a Sil, o Assassinato no Expresso Oriente é o meu livro favorito da Agatha e fiquei bem chateada de não ter conseguido ver a adaptação nos cinemas =/

    Uma pena que ela não tenha sido tão fiel a obra como o esperado, porém infelizmente isso já é um pouco comum.

    Espero poder conferir em breve ^^

    Beijos;**
    Ane Reis | Blog My Dear Library 

    ResponderExcluir
  11. Oi, meninas!
    Eu quero muito assistir a adaptação. Eu não gostei muito do livro, foi uma das decepções do ano passado.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Helloo, meninas! Tudo numa nice?!
    Sil, você é muito engraçada. Ainda não consegue separar livro de filme. Eu já não tenho esse problema. Consigo separar e apreciar os dois gêneros exatamente por trazerem uma gama de princípios totalmente diferentes. Acredite, eu nunca li um livro sequer da Agatha e me sinto mal por isso, mas quem sabe esse ano eu não mude esse quadro. Quero assistir ao filme porque quero descobrir o que acontece na trama ahaha.
    Beijin...
    Alana Gabriela | Books and Stuff

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas,

    Nunca li nada da autora, mas se for para começar um livro dela eu começaria por esse, não sei porque essa história sempre me chamou atenção.
    Não assisti o filme, pois quero ler primeiro, então não posso dar uma opinião certa.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã deste género de filmes e livros, mas estou bastante curioso com este filme, não só pela fotografia que parece maravilhosa, como o elenco.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  15. Oii, eu gostei muito do livro e acho que teria o mesmo ponto de vista seu Sil, sou muito detalhista nisso haha decepcionante não ser igual ao filme tantas coisas que podiam ser :/
    Mas é provável que a maioria que não tenha lido o livro, goste do filme, a postagem de vocês ficou muito legal, gostaria de ver mais posts assim.
    Um Abraço ❤

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  16. Eu já li o livro então fiquei meio assim ao dizer que mudou a característica dos personagens! Achei meio absurdo, mas vida que segue né rsrs Queria dar uma chance só pra poder criticar rsrsrs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!!
    Meu sonho de princesa ler algo da Agatha, haha
    Só vejo comentários positivos sobre ela e AMO o gênero.
    Que pena que o filme acabou não sendo do jeito que você esperava.
    Eu nem espero mais tanto dessas adaptações, viu? Já me decepcionei e muito rs
    Mas adorei a ideia do post e as comparações.

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  18. Achei muito legal o lançamento desse filme, mas não irei conferir por agora ... Mas qnd entrar no telecine verei, quero forma uma opinião né!? Já li o livro e gostei, achei bem interessante. Enfim amei conferir as opiniões de vcs meninas 😘😘😘 Dica anotada!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. Oii meninas, tudo bem? Eu li o livro e assisti ao filme, e confesso que gostei mais do filme, sei lá, achei que o livro não me prendeu tanto , já o filme eu gostei muito , principalmente o final.
    - Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo