18 janeiro 2018

Resenha | Extraordinário - R. J. Palacio


Livro: Extraordinário
Série: Não
Gênero: Infantojuvenil
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2013
Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações medicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é dificil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Resenha: 
Eu tenho esse livro aqui na estante desde que foi lançado essa edição da capa azul. A primeira edição era branca com as letras em vermelho. Depois que fiquei sabendo que foi por ele ser lançado junto com a A Culpa é das Estrelas e como ACEDE era azul, optaram por outra cor. E só agora consegui ler ele. Não sei porque acabei deixando, e ficou lá até agora. Mas acho que cada livro tem o momento certo para ser lido e esse foi o meu momento. Acho que não preciso falar mais sobre o enredo do que já está na sinopse. E além disso acho que tem poucas pessoas que não sabem sobre a história de Auggie, seja pelo livro, ou pelo filme ou por ouvir falar sobre. Por isso vou direto as minhas impressões sobre ele.

Eu já li alguns livros narrados por crianças como O Menino do Pijama Listrado, Passarinho, O Sol é Para Todos e Quarto e todos eles mexeram muito comigo. A história pelo ponto de vista de uma criança é totalmente inocente e mesmo com assuntos pesados sendo abordados, como os horrores da Segunda Guerra, a ausência de um ente querido, racismo e sequestro, ainda assim temos uma visão bem mais leve, mesmo que nós adultos consigamos ver o que realmente está acontecendo.

E em Extraordinário não é diferente. Mesmo o livro tendo o ponto de vista de vários personagens, como a irmã de Auggie e alguns amigos, nenhum deles é um adulto. E já nas primeiras páginas do livro eu me emocionei e já senti aquele calorzinho gostoso, um acalanto vindo das páginas. E por coincidência meu ultimo livro lido era com um August (A Melodia Feroz), no caso um monstro de verdade que era a gentileza em pessoa e acabei com outro August que aqui é um humano, mas que para quem olha tem a aparência de um monstro e que também vai ensinar gentileza para muitas pessoas.

Entrar em uma escola nova não é fácil para ninguém. Eu lembro bem de como até passava mal no primeiro dia de aula. A ansiedade para saber em que classe ficaria, se teria amigos e outras coisas. Agora imagine isso para quem nunca frequentou uma escola e que sabe que será o centro das atrações, e ele nem sabe o que é o pior, quando as pessoas olham ou quando fingem que não veem. Ver o horror em seus rostos ou ver a pessoa tentando disfarçar o que está pensando.

E nem é culpa das pessoas porque acho que todo mundo aqui já fez isso algum dia. Nós não sabemos lidar com nada diferente. Eu falo por experiencia própria. No centro esportivo perto da minha casa eles fazem um trabalho com cadeirantes e cegos e sempre pego o ônibus com alguns deles. E teve um dia que um dos cegos pediu minha ajuda. Eu travei. Não por preconceito ou algo parecido, mas por não saber mesmo como ajudar. Então ele mesmo percebendo minha reação disse o que eu tinha que fazer que era basicamente deixar ele segurar no meu braço e eu só tinha que fazer o que faço todos os dias. Parece uma coisa boba, mas quantas pessoas já não se viram em uma situação parecida e por medo ou outra coisa não souberam como agir.

E o próprio Auggie entende isso, e isso mostra como ele é incrível. É claro que existem muitos Julian e seus pais na vida, que fazem e dizem as coisas por maldade mesmo. Assim como existem muitas Summer que é da natureza delas ser gentil. Mas mesmo quem não é assim pode aprender a ser. A gentileza é algo que podemos adquirir, podemos praticar e ter um mundo melhor para todos porque a gentileza é algo que volta para quem à pratica. Não é fácil. Quem aqui que não quer ter razão? Eu sempre quero, mas vou levar essa mensagem comigo e aprender a ser gentil em vez de ter razão.

Tem um ponto que quero levantar aqui, e é o mesmo que já falei na resenha de Passarinho. Geralmente quando um dos filhos precisa mais dos pais, o outro é deixado de lado. E vemos essa frustração pela Via. Depois que Auggie nasceu ela não teve mais pais. Por isso os pais precisam prestar muita atenção para que isso não aconteça. É muito fácil se esgotar com o filho que mais precisa e esquecer que o outro também é uma criança que mesmo entendendo o que acontece vai ficar aquele sentimento de abandono.

E claro logo que terminei o livro, corri assistir o filme. E me surpreendi porque o filme está bem fiel ao livro. Claro que tem algumas partes diferentes como ele ir a escola de capacete no filme e no livro ele não usar há mais de dois anos já e também a Summer que no livro senta com ele logo no primeiro dia de aula e outras mudanças que não fazem muita diferença na história. Mas o filme é muito bom. Só que o livro ainda é bem melhor, passa muito mais emoção.

A edição do livro está muito bonita. Minha edição é a de capa azul. Aquela frase na capa atrás é de matar. Os capítulos são curtinhos, então a leitura é bem rápida e li em um dia. E chorei. Chorei muito. Por vários motivos, mas mais por ver que apesar de tudo o que vemos diariamente, ainda existem pessoas boas no mundo. Pessoas que querem fazer a diferença, e por isso não posso deixar de citar o professor Browne. Que tenhamos mais professores como ele. Enfim, essa é uma leitura indicada para todos e não para ser feita apenas uma vez, mas sempre que tivermos a oportunidade de reler. Esse sem dúvida vai ser um livro que vai ficar marcado para sempre no meu coração.

E eu que não sou de marcar quotes, marquei quase o livro todo. Coloquei alguns aqui que mais mexeram comigo:

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

"O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado..., sabem  bem o que estão dizendo. E isso definitivamente, não é divertido para mim."

"Disse palavras gentis, que, eu sabia, eram para me ajudar, mas palavras não vão mudar meu rosto."

"Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você."

"Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara. "

"– Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie – falou, olhando para mim. – Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham uma pelas outras, cuidam umas das outras."

"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todos as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida"

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."


Nota:   








20 comentários:

  1. Oii!
    Estou muito feliz por você ter lido Extraordinário, este é aquele livro que queremos que todo mundo leia, não é? Mas eu entendo perfeitamente, os livros tem o seu tempo, da mesma forma que a gente.
    Extraordinário é um livro realmente capaz de deixar qualquer um sem palavras. O melhor é que como você falou, a história não fala só sobre o Auggie ou sobre o que acontece com ele, mas sobre tudo e de como ter ele afeta a todos (não que ele seja ruim por isso, muito pelo contrário), mas no caso da irmã (foi uma personagem que amei muito) é muito bom ver essa realidade que acaba realmente acontecendo.
    Eu também marquei o livro todo, ele tão maravilhoso, do início ao fim, né?
    Eu ainda não assisti o filme porque sou um desastre com filmes, sempre acabo deixando para lá, mas vou tentar assistir o mais rápido possível.
    Adorei a resenha e como você disse: Extraordinário é um livro para reler várias e várias vezes.

    Beijos.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro mas já vi o filme e achei maravilhoso, muito emocionante e passa uma excelente lição de vida :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bom?
    Tanto livro quanto filme: QUERO MUITO. Já fiquei bem curiosa quando soltaram o primeiro trailer, antes a curiosidade com o livro era mais fraquinha, confesso. Vi vários comentários como o teu sobre a adaptação ter sido maravilhosa, então já fico bem !!!!!! querendo assistir.
    É o tipo de história simples e cheia de emoção com uma mensagem extremamente importante.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil!

    Nossa, não sabia da conexão da capa com A culpa é das estrelas! No fim, a capa azul ficou mais bonita do que a branca, mas ainda assim achei bem curioso esse fato hahaha.
    Concordo com você, livros narrados por crianças são bem mais emocionantes, imagino que pela inocência delas e intenções puras. O livro é sensacional, e o filme ficou mesmo bem fiel, fácil de comover!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil!
    Ahh que resenha linda, só me deixou com mais vontade de conhecer essa história.. Quero ler e ver o filme ^^
    Achei interessante o que você falou sobre os pais darem mais atenção a ele do que à irmã, é um ponto que pode acabar passando batido né, vou prestar atenção nisso!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Eu li esse livro na edição vermelha e branca, e ainda o tenho.
    Uma história muito bonita e inspiradora, lembro que minha professora de saúde mental pediu pra que lêssemos ele antes semanas antes de fazer uma prova.
    Obrigada por comentar em meu blog.
    Volte sempre!

    Um abraço,
    miiistoquente ~ Thamiris Nunes

    ResponderExcluir
  7. Olá Sil, tudo bem?
    Acho que nem preciso dizer mais nada pois a sua resenha já disse tudo! O livro é incrível, nos ensina vários lições, e o filme está bem fiel ao livro mesmo. Também já passei por situações assim, sem saber o que fazer. Mas que possamos a cada dia, aprender um pouco mais.

    Beijos!
    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil
    Este livro é lindo mesmo, já faz um tempinho que eu o li, mas quando fui ao cinema assistir ao filme peguei o livro para dar uma folheada e eu tinha esquecido o quanto de quotes que eu tinha marcado. E é bem fiel mesmo ao livro o filme, adorei.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. AAAA <3 Eu ganhei esse livro no Natal e li logo no início de janeiro e adorei! Não chorei, mas achei a história toda muito linda e é bem como tu disse: nas partes que eu mais fiquei emocionada, não foi por tristeza, mas sim por ver que existem pessoas boas e que a gentileza sempre se sobressai, sabe? Isso de a gente não estar acostumado com o diferente é a mais pura verdade, mas aos poucos, temos que ir arranjando jeitos de incluir pessoas diferentes em nossas vidas e, como esse livro nos ensina, usar a gentileza como chave. Adorei a resenha <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  10. Nossa, SIl. Muitas reflexões, muita emoção, muitas lições pra vida! ;)

    Valeu pela dica!

    Ótimo fim de semana!

    Beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    Também acho que cada livro tem o momento certo para ser lido. Eu não gosto muito de livros narrados por crianças, mas quando a história tem uma pegada mais emocionante e procura passar uma lição eu até curto. Mas surpreendentemente eu nunca tive vontade de ler Extraordinário. Quando eu soube que ia ter o filme eu até falei que leria antes para assistir, mas não rolou. Talvez o meu momento certo não chegou ainda, né?
    Realmente, a gente tem dificuldade de lidar com o diferente e nem é por maldade. Outro dia mesmo, na farmácia, fui pedir informação para uma funcionária e ela era surda, e quando ela começou a apontar para o ouvido e ainda pedi desculpa... desculpa por quê? Depois fiquei pensando nisso, mas não foi por maldade, foi realmente por não esperar aquilo!!
    Que bom que foi um livro que você gostou tanto e que tocou seu coração! Tomara que a vontade de ler pinte logo em mim! <3

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu ja li o livro e ele é um dos meus favoritos da vida. Ainda não tive o prazer de Ver o filme, fiquei bem triste quando não pude ir no cinema assistir. Agora estou querendo ler os outros livros que a autora lançou. Devem ser muito bons também.

    Beijos,
    http://www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
  13. Você realmente marcou o livro todo kkkkkkkkk.
    Mas os quotes desse livro são demais. E o filme? NOSSA! Eu saí com a cara inchada de tanto chorar kkkkkk.
    Também acredito nisso que você disse, cada livro tem o seu momento para ser lido.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tenho o livro na estante só que não consigo pegar para ler, vi o trailer do filme é fiquei impressionada por saber sobre o que se trata, já que não leio sinopse.
    Gostei muito da resenha ❤️

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é um amorzinho <3
    A leitura dele deveria ser obrigatória nas escolas!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil, tudo bem? Eu ganhei o livro quando fui assistir ao filme e sai do cinema morrendo de vontade de conferir a obra. O protagonista tem um imenso carisma e consigo entender a situação da irmã também. Que bom que foi uma boa leitura para você!
    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. CHEGO A TREMER! INCRÍVEL.
    É difícil alguém não gostar desse livro.
    Eu li com 13 anos e já tenho 18 e depois de ler essa resenha estou tipo "WHAT?"
    É o livro que mais me tocou, simplesmente perfeito.
    https://brancobolcado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é um dos meus favoritos ♥ Li há alguns anos e já emprestei pra duas pessoas porque acho que o mundo deva ouvir o Auggie! E REAL, cada um tem seu tempo para ler o livro. No meu caso uma garota com deformidade facial passava por mim quase todos os dias e eu fingia não vê-la, não por maldade mas por aqueles segundos de espanto que o Auggie fala e noooooossa, como me sentia mal com isso!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  19. Que resenha incrível! Eu simplesmente amei. Eu tenho o meu desde que a edição azul foi lançada também, mas até hoje não tive coragem de ler. Já emprestei várias vezes, mas por mim ele continua intocada. Como você disse, estou esperando o momento certo para pegá-lo porque mexe com muitas coisas. É preciso calma! Eu amei a resenha, tão completa e tão detalhada, com seu ponto de vista. Amei o seu blog ♥
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  20. Sil também acredito que cada livro tem seu tempo ... muitas vezes sinto uma vontade absurda de ler determinado livro da estante ... me esforço para seguir esse desejo, mas às vezes não dá né!? Enfim comprei esse livro na black Friday e pretendo ler nesse primeiro semestre. E claro depois conferir o filme.
    Amei saber sua opinião ... não gosto de ler e chorar, mas ao mesmo tempo livros assim marcam o leitor né!? Espero gostar. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo