24 março 2018

Resenha | Coragem - Rose McGowan


Livro: Coragem
Série: Não
Gênero: Autobiografia
Autora: Rose McGowan
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 288
Ano: 2018
Sinopse:
ROSE McGOWAN nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.
Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.CORAGEM é seu livro de memórias em forma de manifesto - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem CORAGEM,

Resenha:


"Eu rompi com alguém?
Sim, rompi com o mundo.
E você também pode.
Meu nome é Rose McGowan e eu tenho CORAGEM"

Recebi esse livro em parceria com a HarperColins. Foi um dos lançamentos de março. Mas confesso que ele tem duas coisas que não gosto muito de ler. Primeiro é uma história real e prefiro ler ficção. E segundo não sou tão fã de biografias. Mas quando vi essa capa e o título do livro eu quis ler ele. E não me arrependi nenhum pouco. Pelo contrário foi uma leitura fascinante do começo ao fim. Mesmo achando que a autora foi bem radical em algumas partes, tenho que tirar o chapéu para ela porque o que essa mulher viveu e sofreu, não é qualquer um que consegue superar não. Acho que Coragem deveria ser o sobrenome dela.

Como não sou muito de assistir e acompanhar filmes e séries, quando vi o nome da autora eu não sabia quem era. Mas quando fui procurar saber mais sobre, e vi que ela fez Once Upon A Time, dai me lembrei quem era ela. Porque os outros filmes e séries que ela estrelou eu não assisti. Mas ela é mais conhecida por alguns "vestidos" que ela usou em algumas premiações e ainda mais conhecida por ter sido uma das primeiras mulheres que tiveram a coragem de se expor e denunciar a rede de abusos sexuais que as mulheres sofrem em Hollywood e principalmente o abuso que ela sofreu de um dos grandes nomes de Hollywood, Harvey Weinstein, que também foi denunciado por várias atrizes famosas recentemente. Entre elas Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow.

No livro ela conta como conseguiu fugir de uma seita para apenas cair nas garras de outra. Mas durante toda sua vida ela sofreu nas mãos de homens abusivos que se achavam o dono da razão e das mulheres, e até chegou a morar um tempo nas ruas por não suportar mais sofrer abusos físicos e psicológicos. E o pior é ver que ninguém em volta moveu um dedo para impedir o que estava acontecendo. Infelizmente vivemos em um mundo onde as mulheres são criadas para ser menos e para obedecer e serem objetos dos homens para eles fazerem o que bem entendem. O triste é que muitas mulheres compactuam com isso.

Esse livro é um ato de coragem sim, mas acima de tudo é um grito de liberdade. Um grito pelo feminismo. Um grito de todas as mulheres que querem apenas ser iguais e ter os mesmos direitos e ser ao menos respeitadas como seres humanos. Você homem talvez não entenda isso. E você mulher se não entende, alguma coisa está muito errada como você. Eu digo com propriedade porque eu já sofri abuso sexual em um período da minha vida e me senti a pior pessoa do mundo. Isso depois de achar que eu era a culpada pelo o que aconteceu. Essa é a primeira vez que falo sobre isso e só estou dizendo isso para mostrar como o livro realmente mexe com a gente. Por isso que indico que você leia o livro. Ele vai te dar CORAGEM.

Mas voltando ao livro, Rose nasceu na Itália dentro da conhecida seita Meninos de Deus, que hoje se chama A Família Internacional. Mas que pelo o que ela conta, estou me baseando no que li no livro porque não conheço nada sobre eles, de Deus não tinha nada. Fiquei de cara com as coisas que acontecia dentro da religião. Um dos seus princípios é que você tem que ser perfeita fisicamente e teve uma coisa que me chocou que foi quando um dos membros cortou uma verruga da Rose, assim do nada como se estivesse espremendo uma espinha. Isso quando ela tinha seis anos. É cada barbaridade que ela conta que acontecia dentro da seita que você tem que ler para entender como a Rose cresceu e acabou se tornando uma pessoa suscetível a abusos.

O basta do seu pai foi quando eles decidiram dentro da seita que era aceitável adultos terem relações sexuais com crianças. Foi então que ele resolveu fugir com sua família, mas só com a segunda esposa, deixando a mãe de Rose para trás. Mas seu pai estava com os preceitos da seita dentro dele e continuou agindo igual e até pior que antes, tratando os filhos como animais. Depois disso foram anos sofrendo abuso nas mãos do pai, posteriormente do padrasto e futuramente de um namorado cuja mãe foi a responsável por Rose acabar entrando em outra seita, Hollywood.

Vestido usado como foda-se para Hollywod 
E essa parte você tem que ler o livro para saber o que realmente acontece pro trás das telas. Porque eu que não sou muito de assistir filmes e sou meio por fora desse assunto já fiquei chocada e achei dificil de acreditar, imagino quem é fã de filmes então. Mas não achei dificil de acreditar nas coisas que ela conta que acontece nos bastidores com as mulheres, o que eu não consigo lidar é que ninguém até então tenha tido coragem e voz para denunciar o que realmente acontece nos testes de elenco e durante as filmagens. Será que realmente vale a pena se calar pela fama? Porque dinheiro, são poucos que realmente conseguem e se for ver mesmo os atores ficam com bem pouco do que ganham. Prefiro meu emprego mesmo, obrigada.

No livro ela cita bastantes personalidades conhecidas, mas como ela mesma diz, a intenção do livro não é contar fofoca de Hollywood e sim denunciar os fatos, por isso o que ela conta é quase nada do que realmente acontece. Ela não cita o nome de Harvey Weinstein no livro, ela se refere a ele como "O monstro" e nem o nome de Robert Rodriguez, cineasta com quem ela foi casada e mais um na lista de abusadores. Mas em compensação ela cita muita gente que apoiavam os abusos ao ficarem calados. E também não posso deixar de citar os distúrbios alimentares pela qual a autora passou por causa da questão "estar gorda" para Hollywood, mesmo pesando na faixa de quarenta quilos.

Como essa resenha já está enorme, eu só quero reforçar para que você leia o livro e se surpreenda com o quanto ele é atual e como disse antes, um grito a liberdade das mulheres. Tem até o movimento #ROSEARMY atuante no twitter e no site, uma plataforma de justiça social criada pela autora. Leia o livro e se junte as muitas mulheres que depois que lerem ele terão CORAGEM. Esse um livro é necessário. Você tem que ter ele na sua cabeceira. E por fim o meu muito obrigada a HarperCollins por trazer esse livro para o Brasil e por ter me dado a oportunidade de lê-lo.

"Existe uma diferença entre ser sexual e ser sexy. Não há nada de errado nisso. Sexualizada é quando os outros fazem mudanças para o beneficio deles. Eu tinha participação naquilo. Não dizia não. Tinha perdido a minha voz. Tinha me perdido. Mas meu eu tentava me acordar desesperadamente."

Nota:






17 comentários:

  1. Olá Sil! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro e caramba, parece ser muito bom!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  2. Eu vi no instagram quando algumas pessoas tinham recebido esse livro, mas também não tinha assimilado o nome da pessoa à atriz. Nossa, só pelo pouco que você contou já deu para ver que a história dessa mulher é forte para caramba, e triste.. fico até com medo de ler essas barbaridades que tem contadas sobre o que acontece nos bastidores...

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, tudo bem? Faz cinco minutos que terminei a leitura e que livro!! Eu já acompanhava a Rose faz tempo, era fã do trabalho dela em Charmed e conhecia tb pelo polêmico vestido, lembro que minha boca quase caiu quando vi pela primeira vez rsrsrsrs Achei o livro intenso demais e ainda estou digerindo, com certeza já é uma das melhores leituras do ano.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Parece ser um livro fantástico <3
    Oláá!!
    Segui o seu blog, quero convidá-la a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Oi Sil, tudo bem?
    Que pesada a história dela. Foi realmente muito corajoso abrir tudo isso pro mundo!
    Infelizmente eu também não gosto de biografias e, como o tempo tá escasso, não rola incluir esse título na lista. Mas fico feliz que tenha sido uma experiência proveitosa pra você!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil,
    Não costumo ler autobiografias ou até mesmo biografias, mas quando vejo resenhas assim fico me perguntando o porquê adio tanto esse gênero. Parece um história muito pesada e complexa.
    Super acredito que quando você diz que é um livro necessário. Quero ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Algumas biografias eu fico curiosa para ler e este livro tenho visto muito nos blogs. Sua resenha me deixou mais interessada em conhecer mais sobre a história de vida dela.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero ler, ela é uma pessoa bem polêmica!

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Eu não sou uma pessoa de ler biografias, mas andam falando tão bem dessa que eu fiquei super tentada a dar uma chance. Pelos seus comentários, realmente a Rose é sinônimo de Coragem.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Sil, faz algum tempo que estou aqui olhando a caixinha de comentários. Não sei bem o que dizer.
    Sua resenha foi maravilhosa, mas isso é tão raso diante deste post. Também não leio biografias, mas estou curiosa com essa, mas isso também não parece muito importante.
    Só conheci a atriz por causa das denúncias e tudo mais, não sabia que ela tinha escrito um livro sobre isto. Não imaginam o quão emocinante e doloroso deve ser cada relato, porque só a sua resenha já me marcou.
    Não sei se era para citar, mas como você falou que o livro te deu coragem, peço licença para lhe que sinto muito por nossa sociedade ser tão vergonha ao ponto de fazer a vítima se sentir culpada. Às vezes penso na sorte que tenho de algo assim não ter acontecido comigo, mas então vejo que não deveria ser sorte, porque a base de qualquer um deveria ser respeitar o outro e não se sobrepor, não abusar ou assediar. Então, sinto muito pelo que aconteceu e pelo que você teve que passar e pelo que Rose teve que passar. Saber que vivemos nessa sociedade tão machista machuca e lutar contra a maioria é difícil... Sei que dizer Sinto Muito não vai resolver nada, mas de verdade, do fundo meu coração, espero que nossa sociedade melhore para um dia não precisarmos mais lutar por algo que já deveria ser nosso: liberdade.
    Sinto muito mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil! Eu gosto de biografias e gostei dessa dica, viu! Fiquei interessada depois da sua resenha! ;)

    beijos!!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil,
    Acompanho a carreira da Rose há um tempo e imagino como a vida dela deve ter dado uma bela guinada quando Harvey foi exposto. Ela não podia nomeá-lo por anos e enfim, ele teve o que mereceu. Uma pena que muitas das atrizes queridinhas ainda não se posicionem da mesma maneira que ela, em relação a ele. Um porco.

    To com muita vontade de ler esse livro, parece ser muito forte mesmo.

    até mais.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Tambem não sou muito de ler livros de não ficção, mas tem alguns que realmente valem a pena.
    Conheço ela de Once UPon a Time, mas não sabia de tudo isso que ela passou, realmente ela é muito forte para lidar com essas situações.
    Vou anotar como dica.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, me apeteceu de alguma forma, vou anotar a dica aqui.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ

    adoro esses personagens reais ou fictícios que ligam o foda-se.
    Na realidade, não a conheço e também tenho ressalvas pra ler biografia de quem não conheço, mas essa história em especial parece mesmo fascinante e inspiradora.

    beijo
    litgrrrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sil!

    Terminei de ler este livro agora e tô absolutamente APAIXONADA por essa mulher. Meu Deus, como ela é incrível e corajosa. Não poderia ter nome melhor para este livro. Ainda não o resenhei (terminei agora MESMO), mas vim aqui conferir a sua resenha e fiquei muito feliz de saber que ela está sendo inspiradora para muitas de nós. Vamos espalhar toda essa coragem por aí!

    Beijoooos

    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Opaa! Eu quero ler esse livro, conheço a Rose desde os tempos da série Charmed. Sempre gostei dela e vi que ela foi uma das vozes importantes nas denuncias de assédios na industria do entretenimento. Já estou seguindo o blog ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo