27 março 2020

Resenha | A Faça Sutil - Philip Pullman


Livro: A Faca Sutil
Série: Fronteiras do Universo #2
#1 - A Bússola de Ouro
Gênero: Fantasia, InfantoJuvenil
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma
Páginas: 288
Ano: 2017

Contêm spoiler do livro anterior.

Resenha:
William Perry não teve uma infância igual a das outras crianças. Ele não conheceu seu pai John que era um oficial da Marinha Real, mas que abandonou a carreira militar para se tornar um explorador e guiar expedições a regiões distante do mundo, abandonando assim sua família junta no processo já que ele desapareceu em uma dessas viagens. Já a mãe de Will, ele tinha sete anos quando descobriu que ela não era igual as outras mães, que em vez de ele ser cuidado por ela, Will é que precisava tomar conta de tudo e proteger a mãe dos inimigos que moram dentro da cabeça dela. E Will cumpriu muito bem esse papel até seus doze anos quando inimigos de carne e osso apareceram fazendo perguntas sobre seu pai.

Assim que os homens apareceram interrogando sua mãe sem descanso, Will soube que precisava de ajuda, encontrou uma pessoa de confiança para ficar com sua mãe e voltou para casa buscar o estojo de couro verde onde sua mãe guarda cartas que falav sobre seu pai. Mas os homens estavam lá e Will acabou matando um deles acidentalmente. Will então muda seus planos e ao fugir da cidade acaba encontrando um portal para um outro mundo. Um mundo que aparentemente está completamente vazio de humanos. E é assim que seu caminho cruza com o de Lyra Belacqua, que estava quase morta de fome quando Will a encontrou. E os dois unem forças ao percebem que seus objetivos são muito parecidos.

Enquanto isso a feiticeira Serafina Pekkala que se perdeu dos companheiros por causa da neblina que veio pelo buraco que Lorde Asriel fez no céu, não sabe o que aconteceu com Lyra e ao procurar por ela acaba no barco da Sra. Coulter, onde eles mantêm uma outra feiticeira prisioneira. Eles estão torturando ela pois a Igreja quer respostas sobre uma profecia que diz respeito à Lyra. Depois de resolver a situação a sua maneira, Serafina procura Thorold, criado particular de lorde Asriel e descobre que o objetivo dele é encontrar e matar a própria Autoridade (Deus) e terminar a guerra que começou a eras. Com essa informação o Conselho das feiticeiras se reúnem, junto com Lee Scoresby, e decidem partir para o outro mundo atrás de Lyra e Lorde Asriel.

"Tinha a sensação de ter chegado ao fim do mundo; se ali fosse também o fim da sua vida, iria lutar, e lutar até cair."

Eu gostei muito do primeiro livro da trilogia, mas não dei nota máxima por causa de alguns pontos que não gostei tanto assim. Um deles foi o final do livro que achei bem sem graça e que não deu aquela necessidade de ler o segundo livro sem demora. Nesse segundo isso foi diferente porque ele termina de um jeito bem impactante. E outra coisa que também não tinha gostado tanto no primeiro livro foi que não consegui me conectar com a protagonista Lyra. Achei ela bem mimada e não torci por ela durante o livro, o que acaba deixando a gente meio "de fora" da história. E nesse segundo isso também mudou, já que temos outro protagonista, o Will.

Logo de cara a gente já gosta dele e começa a torcer para que ele encontre o pai. Will é um garoto "adulto". Como precisou inverter os papéis e cuidar da mãe desde muito pequeno, ele apesar de ser uma criança, tem atitudes de um adulto. E Lyra foi beneficiada com a amizade de Will já que quando os dois estavam juntos em cena ela se tornava um personagem bem melhor. E nesse segundo livro o foco não fica somente em uma coisa. Além de acompanhar Will e Lyra também vamos saber o que acontece com Serafina e Lee Scoresby e o que cada um deles está descobrindo dessa trama intrincada do autor. Nesse segundo livro as coisas já clarearam bastante se comparar com o primeiro, mas ainda tem bastante coisas em aberto e que precisam de respostas.

E infelizmente uma dessas perguntas que o autor respondeu, eu não gostei da resposta. Vi muitos elogios ao autor pelas criticas que ele faz durante a história, principalmente à Igreja. Mas no meu ponto de vista, a história seguiu um rumo onde não são mais críticas a Instituição Religiosa que ele está fazendo e sim a forma como ele conduziu a história acabou se tornando uma foma de deboche a Fé das pessoas. Eu me senti ofendida e estou achando que o terceiro livro não vai ser do meu agrado se ele seguir por esse rumo que estou pensando que ele vai seguir. Mas isso é uma opinião particular e por causa disso a minha nota não foi baixa. E para finalizar quero falar da capa que achei tão linda quanto a do primeiro livro.

Nota: 









14 comentários:

  1. fiquei com zero vontade de ler os livros desse autor
    achei uma falta de respeito o fato dele debochar da fé das pessoas
    como cristá e catolica nâo aceito esse tipo de atitude

    ResponderExcluir
  2. As capas sao bem lindas!! Uma pena voce ter encontrado pontos que lhe incomodaram bastante nos livros. Mas vai em frente, quero saber sua opiniao sobre o terceiro.

    Vem conferir a nova postagem que fiz com livros grátis para baixar.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, eu acho esse volume o melhor da trilogia! Minha interpretação é um tanto diferente, eu realmente gosto bastante de as criticas que o autor faz. Infelizmente, o terceiro livro não me agradou tanto, mas quem sabe você se surpreende.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. A capa é tão bonitinha que estou querendo ler, que pena que tem uns pontos negativos.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil tudo bem? É uma pena que o livro tenha alguns pontos negativos que não lhe agradaram. De todo modo você gostou da leitura não é mesmo! Me parece ser uma leitura pra lá de envolvente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. que coisas mais lindas as capas dessa serie! legal conhecer mais dessa historia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, tudo bom?
    Vou te falar que não li os livros, nem vi o filme, porém não estava esperando essa questão de fé ser abordada. E acho que se de alguma maneira você achou uma visão debochada da situação, eu também não iria gostar.
    Que pena... E falam tanto dessa série...
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil, entendo sua frustração! Eu quando li o primeiro volume, e isso tem um tempo já, eu não gostei muito do que encontrei na narrativa, e por isso mesmo não li os outros.


    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sil!
    Não conhecia a trilogia, mas achei a premissa bacana. Muito bom saber que o final desse é mais impactante.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir
  10. Eu só conheço a história pelo filme, que aliás não ficou lá essas coisas... pelo elenco que foi contratado, esperava bem mais dele. Com relação à história, o autor é ateu convicto e faz questão de transparecer isso em seus livros. Como eu nunca os li, não posso dizer se acho que seja um deboche, mas acho que acima de tudo bem o respeito com o público leitor...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  11. Apesar de achar as capas dessa série a coisa mais linda, não tenho muito interesse pela leitura da mesma, não sei explicar o motivo. Sabe quando o livro apenas não te conquista? Mas ainda não descarto a leitura. Ao menos esse livro se mostrou mais agradável do que o anterior.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  12. Eu amei a resenha! Ainda não li os livros mas já conheço a história e já está na lista para ler depois.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  13. Oiii Sil

    Já li outros livros que criticam de alguma forma a igreja e isso nunca me chocou, mas zombar da fé das pessoas acho desrespeituoso, que triste que o autor decide ir para esse lado, na primeira resenha parecia que seria uma trilogia grandiosa. Não sei se vou ler, esse ponto que vc comentou me desanimou em ler.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    primeiramente a capa desses livros é linda, eu tinha vontade de ler mais falaram pra mim que era ruim, ai não sei o que pensar, uma pena que a Lyra não te agradou, pelo menos apareceu um outro protagonista, inclusive na série que assisto o Will aparece.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo