14 dezembro 2020

Resenha | O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett

Livro: O Jardim Secreto 
Série: Não
Gênero: Infantojuvenil/Clássico
Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: Autêntica
Páginas: 240
Ano: 2020

Resenha:

Mary Lennox vivia na Índia com seus país até bem recentemente. Desde que nasceu Mary foi rejeitada pela mãe e ignorada pelo pai, e quase ninguém fora da casa sabia de sua existência. Com isso Mary acabou se tornando uma garota mimada, egoísta e arrogante, pois os empregados faziam todas as suas vontades para que Mary não "perturbasse" sua mãe. Mas então aconteceu o surto de cólera e seus pais e quase todos os empregados da sua casa faleceram e Mary foi esquecida até ser encontrada por um oficial que acreditava que a casa estava vazia. Mary foi levada temporariamente para a casa do pastor inglês que tinha cinco filhos, mas Mary se mostrou tão antipática e malcriada que nenhum deles quis ser seu amigo.

Porém Mary não se importou com isso, já que nunca conheceu nem o amor, nem a amizade, em seus dez anos de vida estar sozinha era o normal para ela. E parece que as coisas vão continuar da mesma maneira em sua nova residência na Inglaterra. Archibald Craven era esposo da irmã do pai de Mary e ele é dono de Misselthwaite, uma mansão de mais de cem quartos em Yorkshire e desde a morte da esposa Archibald vive praticamente recluso. A Mary só resta explorar a mansão e seus muitos jardins. Mas tem um deles em especial que chama atenção de Mary, é um jardim que está fechado há dez anos por ordem do seu tio desde a morte da esposa e o que se ouve falar é que a chave do jardim foi enterrada em um lugar desconhecido.

Mary que nunca teve nada negado nessa vida começa a pensar em como entrar no jardim que ela passa a chamar de jardim secreto. Enquanto isso ela acaba fazendo amizade com Martha, uma das empregadas da casa e com Ben Weatherstaff, um dos jardineiros e conhece um pintarroxo que vive no jardim secreto e acaba se encantando por ele. E é através do pássaro que parece entender tudo o que ela fala que Mary consegue seu intento. O pintarroxo leva Mary até a chave enterrada e Mary decide que vai restaurar o lugar que está tão triste e esquecido. E ela vai ter a ajuda de Dickon, irmão de Martha, que tem uma ligação muito especial com a natureza e do seu primo Colin, que até então ela desconhecia a existência. 


Eu sempre tive vontade de ler o livro O Jardim Secreto, mas como é um clássico eu sempre ficava com um pé atrás. Sei que tem gente que ama clássicos, e até outros que acreditam que só quem lê clássicos que é um leitor de verdade, mas eu particularmente tenho uma grande dificuldade com eles. Mas quando vi essa capa maravilhosa da edição que seria publicada pela Autêntica eu não resisti e acabei comprando. A capa foi feita pelo artista Marcelo Bicalho, que também foi o responsável pelas capas de Anne de Green Gables da editora. E por incrível que pareça senti ao ler O Jardim Secreto a mesma facilidade e envolvimento com a história que tive com os livros da Anne. Acho que vou apostar nos clássicos da editora daqui para frente.

Quando o livro chegou aqui eu vi que ele se encaixava perfeitamente para o mês de dezembro no #DesafioMulhereDaLiteratura, que é um livro onde a protagonista é uma criança e deixei ele para ler esse mês. E aqui no caso temos três crianças que dividem o protagonismo dessa história que me emocionou e me tirou várias lágrimas de felicidade durante a leitura. Para quem ainda não conhece a história, que já foi adaptada algumas vezes, mas nunca assisti nenhuma delas, então não posso opinar se ficaram fiéis ou não, ela é uma espécie de contos de fadas onde a "magia", que é como eles se referem na história mas que poderia ser chamado de fé, milagre, energia da vida, força da natureza, Deus, acaba mudando a vida de duas crianças que acabaram sendo "esquecidas" por seus pais.

Eu até poderia ter desgostado tanto de Mary como de Colin por serem crianças mimadas e que acreditam que todos estão no mundo para servi-los. Mas como a gente conhece a história de cada um deles antes dá para entender porque eles agem assim. Mary foi ignorada a vida toda e Colin levado a acreditar por todos a sua volta que era um garoto doente e que estava prestes a morrer e agirem daquela maneira foi a única solução que encontraram para continuarem a viver sem o amor dos seus entes queridos. Então aconteceu exatamente o contrário, queria era entrar no livro e falar umas verdades para os adultos presentes na história. A única pessoa adulta sensata por lá era a mãe de Dickon, aliás um dos melhores personagens do livro.

Agora quem realmente encanta é Dickon. Sabe aquele tipo de pessoa que parece ser feita de bondade? Dickon é exatamente assim. Parecia que uma luz iluminava tudo ao redor quando ele estava em cena. E é através dele que tanto Mary como Colin vão ser transformados. E o poder que emana dele é tanto que essa mudança começa a acontecer antes mesmo deles se conhecerem fisicamente. Que maravilhoso foi ler uma história tão inocente e com lições tão preciosas que parecem estar se perdendo ao longo do tempo. Hoje em dia a coisa é tão evoluída e avançada, mas acaba se perdendo a simplicidade e a beleza de vermos a vida com os olhos de uma criança. Termino a resenha recomendando o livro a todos. Tem várias editoras que publicaram esse livro, mas se puder leia nessa que li pois a tradução está muito bem feita e nem percebemos se tratar de um clássico. 

Nota:







18 comentários:

  1. Também tenho dificuldade em ler clássicos, Jane Austen quê ô diga, já tentei ler três vezes Orgulho e Preconceito e em todas eu abandonei o livro, haha. E O Jardim Secreto está na minha lista a muito tempo! Assisti o filme quando era criança, e achei mesmo essa edição muito linda. Valeu a recomendação, agora já sei em que edição vou investir.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, eu sou apaixonada por esse livro. Mas foi beeeem difícil ler porque minha edição é em inglês da Barnes & Noble. Vou tentar ler em português porque é um livro lindo demais!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    O Jardim Secreto nunca esteve entre os clássicos que me chamava a atenção, e com o lance da pandemia nem deu para correr atrás do filme que ia sair esse ano (parece que já saiu), para ver se chama a minha atenção para ler, mas já anoto a dica da edição da Autêntica!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu tenho tanta vontade de ler esse livro faz tanto tempo, só não apareceu uma oportunidade ainda. Adorei o trabalho gráfico dele, e que capa mais LINDA. Combinou bastante com a vibe dos clássicos que a Autêntica tem lançado - as de Anne são maravilhosas demais.
    Espero conseguir ler algum dia!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil
    Ainda bem que você gostou do livro porque eu comprei para ler algum clássico e até hoje não comecei. Mas eu peguei uma edição diferente e dizem que a tradução da Martin Claret não é muito boa. Espero que isso não seja um empecilho para a leitura.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu tenho muita curiosidade em ler o livro, pois sempre gostei da história do filme de 1993 se não me engano e da animação, ainda pretendo ler essa história e que bom que gostou desse clássico.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que bom que gostou de ler esse clássico e essa edição parece realmente estar bonita, eu tenho muita vontade de ler, gosto muito da história pelo que vi na animação e no filme antigo que passava na tv. Já está na minha lista de desejado.


    PS: minha mãe tem um passarinho dourado igual esse da foto, ela tinha dois, mas assassinei um sem querer.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu queria muito ter lido esse livro esse ano, mas infelizmente não deu, só vi o filme que é um clássico também e gosto demais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, acho muito fofo essa capa, ainda não tive tempo de ler, mas quero muito poder ler.
    Bjs
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil. Como vai? Que resenha maravilhosa! Li este clássico faz um tempo já, mas adorei a leitura, aliás esta edição está muito bonita. Quando o li não existia esta edição e fiquei com vontade de o ler novamente, preferencialmente esta edição. Que bom que gostou da obra. Existem muitos clássicos maravilhosos que são deixados de lado por grande parte dos leitores. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A capa é realmente lindíssima, mas é um livro que não me interessa tanto. Nunca fui muito fã do filme, então a história original também não me deixa curiosa kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Se for assim, eu não sou uma leitora de verdade, pois sempre passo longe de clássicos o máximo que posso... rs Mas confesso que me surpreendi ao ler livros incríveis e, só depois d terminar, descobri que eram clássicos da literatura. Então sim, tem clássicos que são maravilhosos mesmo. Eu já vi algumas adaptações dessa história, mas nunca tinha lido o livro, então não sei se são de fato fieis, mas a edição está linda mesmo. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Já tem muito tempo que esse livro está na lista para fazer a leitura e ainda não consegui comprar. É linda essa edição e a história também, sei que vou amar. Quem sabe conseguirei ler ano que vem.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu já vi algumas adaptações que fizeram para o cinema, e foi assim que descobri a história que hoje amo. Mas nunca li o livro. Engraçado você falar de clássicos, eu sempre tive a sensação de que estou perdendo algo que só existem nesses considerados clássicos. Por isso criei um desafio para ler finalmente esses livros. Só de lembrar da histórias, as cenas dos filmes que vi voltam a minha mente e já fico emocionada. Mas rever os sentimentos e as mensagens em sua resenha me deixaram morrendo de vontade de finalmente conhecer o livro.
    Amei sua resenha e vou tentar ler por essa edição.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  15. Mas que edição linda!!! Acredita que conheci esse livro recentemente? Não sabia que se tratava de um clássico, então logo quis saber mais. Hoje ele está na minha lista, mas ainda não cheguei a ler.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  16. Ei, Sil, tudo jóia? Eu sou muito aleatória no rolê dos livros, sempre leio o que bate na telha kkk. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me aprofundei para saber do que se tratava a história, mas eu já gostei e vou adicionar o livro na minha lista de leituras. A edição do livro está linda!


    Books House

    ResponderExcluir
  17. Oi Sil,
    Minha versão é a da Martin Claret, mas mesmo assim eu adorei o livro!
    Lembro que meu primeiro contato com a história foi ainda criança, então tenho um carinho todo especial por ela. Foi uma bela nostalgia, ler o livro já adulta e descobrir que era tudo aquilo que eu me lembrava.
    Gostei muito!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Sil,
    Adorei ler sua resenha. Esse também é um livro que sempre quis ler, mas ainda não consegui. Aliás, essa edição parece estar realmente linda.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo