23 maio 2022

Resenha | Acerto de contas - Celia Walden

Livro
: Acerto de contas
Série: Não 
Gênero: Suspense
Autora: Celia Walden
Editora: Trama
Páginas: 319
Ano: 2022

Resenha:
O que três mulheres tão diferentes, tanto fisicamente como em suas personalidades, podem ter em comum? Um ódio velado pelo mesmo homem: Jamie Lawrence. As três, Jill, Nicole e Alex, parecem serem as únicas que conseguem enxergar por baixo de todo o charme de Jamie, que conquista qualquer um com seus sorrisos bem treinados e menos de cinco minutos de conversa é o que basta para ele levar a pessoa a fazer o que ele quer. Mas ninguém chega onde Jamie chegou sem cometer alguns erros e sem deixar pessoas machucadas pelo caminho. Mas e quando essas pessoas se juntam e querem um acerto de contas? 

Para todos os funcionários e até mesmo para os clientes da BWL, Jamie é o protegido de Jill. Jamie foi a melhor escolha para substituir Stan, o marido de Jill, na direção da empresa quando ele decidiu se aposentar. Mas aos poucos Jamie foi tomando um espaço e uma liberdade que Jill não está confortável em ceder. E as coisas só pioraram quando Stan ficou doente e Jill precisou dividir sua atenção entre os negócios e o hospital. E Alex nunca imaginou que iria levar uma rasteira tão grande de alguém que ela dedicou vinte e quatro horas dos seus dias no ultimo ano antes de engravidar e sair de licença maternidade. Jaime não apenas a demitiu, como a fez de bode expiatório para um erro grotesco dele e agora com uma filha para sustentar, Alex não consegue outro emprego.

Já para Nicole as coisas são ainda mais pessoais já que a atenção de Jamie que começou com algumas brincadeiras e um leve flerte, evoluiu para um assédio que Nicole não está conseguindo controlar. As três acabam compartilhando seu ódio quando ficam bêbadas em uma festa de despedida de uma colega da empresa e decidem que Jamie precisa pagar por tudo que vem fazendo não somente com elas, mas com todas as mulheres em geral e elaboram um plano perfeito para puni-lo. Porém no dia seguinte, sóbrias, as coisas não parecem tão certas para duas delas, que decidem tratar aquilo como se fosse apenas um momento de desabafo. Mas uma delas não quer esquecer e começa a colocar o plano em pratica. E quando Jamie é encontrado morto, a vingança orquestrada pode ter ido longe demais?

Eu recebi esse livro no quinto kit do Trama Box e demorei para ler porque as resenhas sobre ele não eram muito favoráveis. Mas acabei gostando bastante da leitura, apesar do livro ser um pouco morno em certas partes, principalmente o desenvolvimento do que levou a morte do personagem. Sim, logo no primeiro capitulo sabemos que Jamie morreu e só então vamos saber os motivos que uma das três protagonistas poderia ter para matá-lo. Mas então ao conhecer suas histórias acaba abrindo um leque maior de personagens que também poderia ser os responsáveis pela tragédia e o leitor acaba quebrando a cabeça com a pergunta: quem matou Jamie Lawrence?

A narrativa alterna entre as três protagonistas e também entre o presente, quando já se sabe que Jamie está morto e o passado, começando três meses antes, até o dia da morte dele. Os capítulos são curtos e sempre terminando com alguma questão que faz com que o leitor queira ler só mais um capitulo, o que torna a leitura rápida, li ele em praticamente um dia. E gostei muito de ter sido enganada pela autora. Porque para quem lê muitos livros do gênero já fica aquela sensação de ter visto algo parecido antes e facilmente se descobre como as coisas vão terminar. Mas fui enganada porque de todas as coisas que me passou pela cabeça, nenhuma delas foi a verdadeira. 

O livro está sendo vendido como um thriller feminista, principalmente por abordar o assunto assédio no local de trabalho, mas sem querer soltar spoilers, acho que a coisa não é bem assim. Sabe aquele famoso toda história tem dois lados? Claro que Jamie é um escroto e merecia sim ser punido por tudo o que fez, não com a morte obviamente. Mas conforme vamos lendo a história acabamos conhecendo mais das protagonistas e vemos que elas também não são as pessoas mais corretas desse mundo. Então se queremos punição, ela tem que ser justa, e para todos os envolvidos.

Das três personagens principais a que chama mais a atenção é a Alex. Ela é a mais forte das três e a que está vivendo o pior momento. Mas Jill é a que puxa a simpatia do leitor pela situação com o marido e também por estar passando um momento que todas as mulheres esperam nunca passar futuramente, ser considerada velha para qualquer que seja a função. Já Nicole que seria a maior vítima nessa história, não consegue a empatia do leitor por vários fatores que acontecem durante a história. Mas o certo é que das três nenhuma parece ser a culpada, e confesso que torci para que nenhuma delas fosse mesmo. Mas enfim, deixo aqui mais essa indicação para fãs do gênero. E quanto a edição ela está no padrão dos livros do clube que já comentei por aqui. Mas esse livro especificamente deixou a desejar na revisão, coisa que não tinha reparado nos livros anteriores.

Nota:






9 comentários:

  1. Oi, Sil. Como vai? Gosto bastante do gênero, sendo assim ja fiquei interessado em conhecer essa história de pertinho. Ótima resenha. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Estou bem curiosa com esse livro, desde que vi no Skoob. Parece bem interessante essa escolha de várias narrações e de o culpado não ser quem imaginamos. Com certeza seria algo que eu leria
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil! Acho ótimo analisar os dois lados de uma história e perceber que todo mundo tem um lado ruim e outro bom. Dá margem a interpretações diferentes da história. E pontos de vista diversos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  4. Oi, Sil! Eu não conhecia o livro, mas achei muito interessante. Acho que no fundo, ninguém é 100% bom ou mal, e gosto quando os livros abordam essa questão.
    Vou guardar a indicação! Talvez acabe curtindo a leitura, ainda mais pelo mistério envolvendo a verdadeira identidade do assassino.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil! Tudo bom?
    Eu nunca confio muito quando vendem histórias como "feministas" porque até agora, nenhuma que foi vendida realmente era UHASHUHAUSHUAS mas fiquei bem curiosa pra ler esse thriller! Tanto pela premissa quanto a investigação; tem umas vibes de Ex/Mulher, deles, que eu ADORO!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu conhecia esse livro mas não li ainda. Eu gostei da sua forma de expressar essa história. Deve ser um misto de emoções e com certeza toda história tem dois lados e amei ver a sua opinião.
    A capa é linda.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    não conhecia essa história e parece ser interessante e bom saber que tem a narrativa das três personagens, uma pena que a revisão pecou um pouco, pelo menos curtiu essa leitura , lembro que um dias atrás voce até fez um poste sobre essa caixinha de assinatura que não te agradou.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, ainda nao conhecia a obra, mas é certo que eu iria gostar da leitura. Espero conhecer um dia.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    Sinto sempre que os livros da Trama tentam tentam, mas nunca realmente chegam lá.
    Eu gosto da edição, uma pena que revisão deixa a desejar.
    Vou acabar deixando o livro passar, mas quero voltar a ler mistérios para não estagnar nos romances.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo