Mostrando postagens com marcador Willa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Willa. Mostrar todas as postagens

29 maio 2022

Resenha | Willa, A Salvação da Floresta - Robert Beatty

Livro
: Willa, A Salvação da Floresta
Série: Willa #2
Gênero: Fantasia, InfantoJuvenil
Autora: Robert Beatty
Editora: Milk Shakespeare
Páginas: 256
Ano: 2022

Resenha:
Lá estava aquele som novamente. O som que fazia o coração de Willa ir morrendo aos poucos. Suas amigas estavam sendo arrancadas de sua existência pouco a pouco e Willa, uma garota frágil de treze anos não tinha forças para parar o que estava acontecendo. Willa é uma Faeran, uma das últimas fadas das montanhas, e ela já não sabe mais o que fazer para impedir a destruição de tudo o que ama. Os homens madeireiros tem serras, machados, facas, um monte de engenhocas de metal, e ela não tem nem mais um clã a quem recorrer. Aos poucos as árvores onde ela descansava e observava a vida passar diante dos seus olhos estão tombando, e Willa está impotente diante de tamanha destruição. 


Willa já teve muito medo de todos os humanos, a quem ela chamava de povo do dia, e já roubou muito deles para poder se alimentar. Mas então ela conheceu uma família que lhe mostrou que nem todos os humanos são ruins, inclusive ela foi adotada por eles e os considera sua família. Mas apesar de ter essa profunda conexão com eles, a floresta e tudo o que habita nela ainda fala mais alto em seu coração, por isso ela não pode deixar de ouvir os gemidos de dor da floresta sendo abatida. E não são somente as árvores que os madeireiros estão destruindo, mas tudo o que habita nela. E Willa não pode impedir seus avanços, mas faz o pouco que pode. E por isso que ela acaba se colocando em perigo, mas consegue salvar um filhote de urso.

E ao salvá-lo Willa acaba encontrando uma parte da floresta que nunca viu, uma parte que parecia não estar ali antes, já que Willa viveu toda sua vida naquela floresta e conhece tudo ali como a palma da sua mão. Uma parte mais sombria, com plantas que ela não conhece e animais assustadores e perigosos. E Willa acredita que ali pode estar a resposta para sua aflição. O que aconteceria se aqueles homens tivessem que enfrentar algo que esteja a altura de suas armas? Mas e se as criaturas acabassem fora de controle e em vez de ajudar promovessem danos maiores ainda? E quando a destruição chega a porta de sua nova casa ,Willa precisa pensar muito bem na escolha que tem pela frente e nas consequências do que vai escolher.


Quando eu conheci Willa, a garota da floresta no ano passado, eu me encantei por tudo no livro. Desde a edição de encher os olhos, os personagens cativantes, o cenário incrível, e uma história tocante. Foi uma delicia ne aventurar junto com a protagonista e desvendar os segredos da natureza que está ao nosso redor e pouco paramos para admirar. E terminei o livro em lágrimas de tão linda e emocionante que foi a história. E assim que terminei descobri que existia um segundo livro, que se a pessoa não quiser, não é necessário ler porque o primeiro tem um final fechadinho, mas que eu claro já fiquei ansiosa esperando a Faro publicar.

E já fiquei encantada pela edição. O primeiro livro esta linfo, mas o segundo é um primor. O primeiro é em tons de verde e o segundo em tons laranja, que não poderia ter ficado mais significativo por tudo o que acontece na história. A floresta está sendo devastada, sem a proteção das árvores os rios vão secando, a cadeia alimentícia dos animais é quebrada e eles começam a morrer de fome e/ou começam a atacar os humanos. Fora todo um montante de habitantes que a gente nem se liga que existe em uma floresta. É de doer o coração ler as cenas onde a destruição vai avançando e a gente se sente como Willa, impotente diante daquilo tudo. E infelizmente essa é uma realidade que não existe só na ficção. 


Willa é a garota não-humana mais humana que conheço. Ela é de uma sensibilidade, de um amor, de uma proteção, que a gente quer abraçar e nunca mais largar. E não estou falando apenas da relação dela com a floresta, mas com sua família adotiva também. Ela tem um respeito pelo pai que não existe mais hoje em dia. E até mesmo as pessoas que estão destruindo a floresta que ela tanto ama, Willa não sabe não ajudar. E sabendo disso tudo, conhecendo ela tão bem, é claro que fica ainda mais dolorido sua decisão, porque é evidente para quem acompanhou as duas histórias o que ela faria no final, mas ainda assim é algo que não queremos e fiquei com o coração apertado e me debulhei em lágrimas assim que terminei o livro.

Eu tenho que tirar meu chapéu para o autor que trouxe um assunto tão relevante em forma de aventura e magia. E ele soube nos transportar para dentro da história e viver aquilo tudo. E não somente as cenas mais difíceis, mas cada corrida de Willa pela floresta, cada canto novo que ela descobre, é tudo descrito tão bem que a gente visualiza como se estivesse lá com ela. E nesse segundo livro ainda temos um bônus, Adelaide, uma personagem tão encantadora quanto Willa, mas não vou falar dela para não soltar spoilers sobre sua identidade. Mas enfim, não vou me alongar muito mais nessa resenha, só deixo aqui a minha indicação de uma leitura encantadora, tocante e até mesmo necessária que vai encantar a todas as idades.

Nota:








28 junho 2021

Resenha | Willa, A Garota da Floresta - Robert Beatty

Livro: 
Willa - A Garota da Floresta
Série: Willa 
Gênero: InfantoJuvenil
Autor: Robert Beatty
Editora: Milk Shakespeare
Páginas: 304
Ano: 2021

Resenha:
Willa e sua avó vivem em Dead Hollow com seu clã. Sua tribo é liderada por Padaran, e Willa faz de tudo para agradá-lo e por isso se esforça para ser a melhor entre os jaetters, os jovens caçadores-ladrões do seu clã. Na língua antiga, que hoje em dia Willa só fala com sua avó, seu povo é chamado de Faeran, mas para os colonos de pele branca eles são os ladrões noturnos ou os espíritos noturnos, mesmo Willa sendo de carne e osso e podendo ser ferida da mesma forma que eles fizeram com as árvores e os animais da floresta onde ela vive. Noite após noite Willa sai em busca de mantimentos e o que quer que ela imagine ser valioso nas casas do povo do dia, como Willa se refere aos colonos. 

E naquela noite em especial Willa está ainda mais determinada, pois na noite anterior o padaran havia batido nela ao ver o pouco conteúdo da sua sacola. Por isso Willa se aventura no andar de cima da casa que invade, mesmo sabendo do risco de ser morta, pois é isso que o povo do dia faz com tudo o que não conhece e que é o que ela sempre acreditou. E se hoje eles precisam roubar dos colonos a culpa é deles mesmo, pois antes deles aparecerem seu povo vivia apenas com o que a floresta poderia fornecer. Seu padaran sempre diz que o povo do dia são ricos e não precisam de tudo o que eles tem, mas ainda assim Willa sempre pega somente metade do que encontra. 

Mas dessa vez quem é pega é Willa, que acaba ferida pelo bastão de matar do homem. E enquanto está acuada Willa vê algo nos olhos do homem que ela foi ensinada que eles não sentiam: bondade e gentileza. Confusa Willa consegue escapar, mas essa não é a única coisa que ela acreditava que vai se provar ser uma mentira naquela noite. Ao voltar para casa ferida, Willa acaba encontrando um lugar onde seu povo mantém crianças humanas presas. Então Willa começa a se questionar sobre tudo o que aprendeu até agora. E ela se vê diante de uma escolha impossível, trair seu clã e ficar sozinha no mundo ou trair a floresta e seus habitantes que ela tanto ama. 

Eu fiquei encantada com essa capa quando vi esse livro entre os lançamentos de julho da Faro Editorial. E quando li a sinopse então, já quis muito ler ele. Eu sou meio velha, mas adoro um livro infanto-juvenil. Se for nesses moldes então, com muita aventura e fantasia, eu já sei que vou adorar a leitura. Livros do gênero foram os primeiros na minha vida de leitora e devorei tudo o que tinha nesse estilo nas bibliotecas das escolas onde estudei. Então acima de tudo eles são livros que me remetem a uma época boa, uma época inocente onde a única preocupação era tirar notas boas e passar de ano hehe. 

E além desse livro ser uma história encantadora em uma aventura divertida, o autor ainda usou dela para falar sobre algo que vem nos preocupando a cada dia, a destruição da natureza. Willa, nossa protagonista tem o poder de se comunicar com a floresta e tudo dentro dela. Ela fala com as plantas, com os animais, consegue se camuflar e se esconder no meio deles e sente a dor de cada um. É impossível ler esse livro e não se sensibilizar e querer fazer alguma coisa para mudar essa situação. Mesmo que tudo pareça tão grande e a gente se sinta de mãos atadas e impotente. É tão triste ver a floresta sendo cada vez mais destruída e quem deveria e poderia mudar essa situação não faz nada.

Willa apesar de ser um infanto-juvenil é uma história rica em detalhes e a cada página virada a gente aprende mais um pouco sobre todo esse mundo criado pelo autor. Por vezes o livro me lembrou as histórias de fadas da Holly Black, que também é excepcional ao levar o leitor para dentro de uma floresta e fazer com que a gente se apaixone por tudo dentro dela. E fora o cenário maravilhoso, ainda temos personagens incríveis que nos trazem um misto de sentimentos e confesso, terminei o livro em lágrimas de tão linda que achei a história. O livro tem um final fechado, mas já vi que temos uma continuação e pelo que li da sinopse, a história será ainda melhor. Enfim, recomendo o livro para todas as idades, você vai amar essa aventura. 

Nota:





© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo