28 junho 2021

Resenha | Willa, A Garota da Floresta - Robert Beatty

Livro: 
Willa - A Garota da Floresta
Série: Willa 
Gênero: InfantoJuvenil
Autor: Robert Beatty
Editora: Milk Shakespeare
Páginas: 304
Ano: 2021

Resenha:
Willa e sua avó vivem em Dead Hollow com seu clã. Sua tribo é liderada por Padaran, e Willa faz de tudo para agradá-lo e por isso se esforça para ser a melhor entre os jaetters, os jovens caçadores-ladrões do seu clã. Na língua antiga, que hoje em dia Willa só fala com sua avó, seu povo é chamado de Faeran, mas para os colonos de pele branca eles são os ladrões noturnos ou os espíritos noturnos, mesmo Willa sendo de carne e osso e podendo ser ferida da mesma forma que eles fizeram com as árvores e os animais da floresta onde ela vive. Noite após noite Willa sai em busca de mantimentos e o que quer que ela imagine ser valioso nas casas do povo do dia, como Willa se refere aos colonos. 

E naquela noite em especial Willa está ainda mais determinada, pois na noite anterior o padaran havia batido nela ao ver o pouco conteúdo da sua sacola. Por isso Willa se aventura no andar de cima da casa que invade, mesmo sabendo do risco de ser morta, pois é isso que o povo do dia faz com tudo o que não conhece e que é o que ela sempre acreditou. E se hoje eles precisam roubar dos colonos a culpa é deles mesmo, pois antes deles aparecerem seu povo vivia apenas com o que a floresta poderia fornecer. Seu padaran sempre diz que o povo do dia são ricos e não precisam de tudo o que eles tem, mas ainda assim Willa sempre pega somente metade do que encontra. 

Mas dessa vez quem é pega é Willa, que acaba ferida pelo bastão de matar do homem. E enquanto está acuada Willa vê algo nos olhos do homem que ela foi ensinada que eles não sentiam: bondade e gentileza. Confusa Willa consegue escapar, mas essa não é a única coisa que ela acreditava que vai se provar ser uma mentira naquela noite. Ao voltar para casa ferida, Willa acaba encontrando um lugar onde seu povo mantém crianças humanas presas. Então Willa começa a se questionar sobre tudo o que aprendeu até agora. E ela se vê diante de uma escolha impossível, trair seu clã e ficar sozinha no mundo ou trair a floresta e seus habitantes que ela tanto ama. 

Eu fiquei encantada com essa capa quando vi esse livro entre os lançamentos de julho da Faro Editorial. E quando li a sinopse então, já quis muito ler ele. Eu sou meio velha, mas adoro um livro infanto-juvenil. Se for nesses moldes então, com muita aventura e fantasia, eu já sei que vou adorar a leitura. Livros do gênero foram os primeiros na minha vida de leitora e devorei tudo o que tinha nesse estilo nas bibliotecas das escolas onde estudei. Então acima de tudo eles são livros que me remetem a uma época boa, uma época inocente onde a única preocupação era tirar notas boas e passar de ano hehe. 

E além desse livro ser uma história encantadora em uma aventura divertida, o autor ainda usou dela para falar sobre algo que vem nos preocupando a cada dia, a destruição da natureza. Willa, nossa protagonista tem o poder de se comunicar com a floresta e tudo dentro dela. Ela fala com as plantas, com os animais, consegue se camuflar e se esconder no meio deles e sente a dor de cada um. É impossível ler esse livro e não se sensibilizar e querer fazer alguma coisa para mudar essa situação. Mesmo que tudo pareça tão grande e a gente se sinta de mãos atadas e impotente. É tão triste ver a floresta sendo cada vez mais destruída e quem deveria e poderia mudar essa situação não faz nada.

Willa apesar de ser um infanto-juvenil é uma história rica em detalhes e a cada página virada a gente aprende mais um pouco sobre todo esse mundo criado pelo autor. Por vezes o livro me lembrou as histórias de fadas da Holly Black, que também é excepcional ao levar o leitor para dentro de uma floresta e fazer com que a gente se apaixone por tudo dentro dela. E fora o cenário maravilhoso, ainda temos personagens incríveis que nos trazem um misto de sentimentos e confesso, terminei o livro em lágrimas de tão linda que achei a história. O livro tem um final fechado, mas já vi que temos uma continuação e pelo que li da sinopse, a história será ainda melhor. Enfim, recomendo o livro para todas as idades, você vai amar essa aventura. 

Nota:





14 comentários:

  1. Adorei a premissa desse livro! É exatamente o tipo de leitura que eu amo!
    beijinhos,
    www.cafecommands.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sil! Tudo bom?
    Não conhecia, mas que capa mais amorzinho! E a história também parece muito querida.
    Adoro ler infanto-juvenis de vez em quando porque sempre trazem mensagens muito bonitas, e são leituras bem mais leves pra dar uma acalmada nos nervos né? Ser brasileira pede por isso HUUHSAHUSAUHSA

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil. Como vai? Faz tempo que eu não leio uma aventura. Este livro me parece ser daquelas leituras para lá de envolventes e instigantes. Que bom que gostou do que leu. Ótima resenha. Abraço!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Amei sua resenha!
    Desde que vi que você estava lendo esse livro lá no instagram fiquei bem curiosa pra conferir sua opinião a respeito. A premissa é bem interessante e acho legal trazer esse tema de preservação e tudo mais.
    Também sou velha pra juvenis, mas, gosto de ler mesmo assim :)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros infanto juvenil, acho que tudo que não li quando era criança, estou lendo agora, rs. Amei esse, fiquei querendo conhecer mais a fundo! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Amei saber que virou um favorito rs
    Eu simplesmente amei essa capa, achei linda, delicada e ao mesmo tempo com um impacto bem legal para saber mais da história, anotei a dica aqui pois, amo livro infantojuvenil, acho que nos trás uma sensação de leveza e aprendizado.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil
    Eu também adoro os livros juvenis, e pela sua descrição o livro parece ser muito bom. Essa capa está maravilhosa mesmo, ameii.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil
    Que história maravilhosa! Me lembrou vibes de Mogli a capa, mas pelo visto ela tem um enredo bastante rico em cultura. Me deu muita vontade de ler agora, ainda mais porque adoro infanto juvenil, sempre me surpreendo com esse tipo de história.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tem me conquistado pela capa, mas imagino que a história também seja incrivel. Estou ansiosa para ler.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?
    Me identifiquei muito com seu relato, eu também devorava esses livros na biblioteca. Gostei muito da proposta da história e achei o tema super pertinente. Uma ótima dica pra todas as idades!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil,
    Achei mesmo lindíssima a capa desse livro e ainda bem que ele supriu suas expectativas, tornando-se uma boa leitura. Confesso que apesar de ser véia também gosto de infato-juvenis, principalmente quando envolve fantasia. E achei bem legal que o livro traga essas reflexões sobre preservar a natureza.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Sil, tudo bem com você?

    Estou com esse livro aqui e é uma das minhas próximas leituras, se eu já estava curioso antes, imagina agora depois de ler a sua resenha.


    Bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil,
    Vou te falar que esse nome "Milk Shakespeare" da Faro é sensacional! KKKKKKKKK
    Eu vi esse livro nos lançamentos e a capa me encantou, não sei se seria algo que eu leria AGORA. Mas quero sim e sem dúvida é uma edição que merece um lugar na minha estante!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Antes de tudo, que capa mais linda é essa, Brasil?!
    Já me ganhou só por ela S2. Eu também já tô com certa bagagem, hehe, mas amo um livro infanto juvenil de vez em quando. E fiquei bastante interessada pelo tema abordado mesmo. É algo que deve, aliás, ser abordado para todas as idades, afinal, somos nós que estamos deixando um legado para os mais novos, então seria bom se todos nós nos sensibilizássemos mais com a natureza a nossa volta, né?
    Amei esse livro, sério. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo