20 fevereiro 2018

Resenha | Pilares Eternos - Jean Valens e outros


Livro: Pilares Eternos
Série: Não
Gênero: Contos
Autores: Jean Valens e outros
Editora: Andross Editora
Páginas: 128
Ano: 2017
Sinopse:
Toda a História foi construída em cima de mitos e lendas extraordinárias, capazes de entreter, ensinar e aterrorizar a humanidade. O insólito e o fantástico são os pilares que sustentarão eternamente a necessidade do homem de contar.

Resenha:
Pilares Eternos é uma antologia da Andross Editora organizada por Paola Giometti que reúne um total de 17 contos fantásticos. Entre os autores está o parceiro do blog o autor Jean Valens que é o autor de O Confronto das Raças, ultimo conto do livro. Como sabem, já que sempre comento por aqui, não sou tão fã de livros de contos, porque as histórias são tão curtas que a gente sempre fica querendo mais. Mas infelizmente não foi o que aconteceu aqui.

Fora o Jean, eu não conhecia nenhum dos outros autores e infelizmente não consegui me encantar por nenhum dos contos. Teve alguns que até me chamaram a atenção, mas foram a minoria. Livros de contos são mais difíceis de avaliar, ainda mais quando cada conto é de um autor diferente. E pelo tamanho dos contos não deu nem para avaliar a escrita deles, a minha nota foi mais pelo gosto pessoal mesmo. E a nota foi uma média de todos os dezessete contos.

Pelo meu critério de avaliação, costumo dizer se um conto é realmente bom quando o autor faz com que desejamos que o conto não tivesse terminado, quando queremos continuar a história, mesmo quando ela está bem fechadinha. E isso só aconteceu em poucos contos como Os defensores da flora de Nicolas Silveira Santos, Carnevale, da Fernanda Korovsky Moura, Iara, a mãe d’água, de Andrea Sales, Depois da meia-noite, da Gabriela G. de Oliveira, O canto da sereia, de Beatriz Scotti e O confronto das raças, de Jean Valens. E mesmo ainda esses que eu citei teve alguns que foram apenas medianos.

Não sei se por em sua maioria os autores serem iniciantes, já que essa é a primeira publicação da maioria deles, mas os contos ficaram muito abaixo da média. Entendo que o termo fantasia abre um leque de opções, mas teve alguns contos que achei bem incoerentes e os autores viajaram na maionese e eu até queria desler eles. E como os contos são bem pequenos mesmo, não vou falar de nenhum deles em específico.

Mas como sempre digo e repito, gosto é gosto e cada um tem o seu, pode ser que seu gosto seja diferente do meu. Por isso não vou dizer que não indico o livro. Já li vários livros que alguns blogueiros não indicavam e acabei amando e vice-versa. Para quem quiser se aventurar, abaixo está o link do livro no skoob e o link de venda.

SkoobCompre aqui


Nota:







13 comentários:

  1. Oi Sil, eu gosto de coletâneas de contos e contos fantásticos são ótimos, mas vou deixar passar, já que são bem medianos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil,
    Sério? :( Eu acho que não leria, confesso!
    Não sei... A temática e sua resenha me deixaram desanimada. Uma pena...
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil.
    Conto é muito dificil de avaliar mesmo, principalmente quando é de vários autores...
    Hoje em dia me arrisco mais no mundo dos contos, mas também prefiro um romance.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  4. Geralmente leio contos quando são do mesmo autor, pra ter sempre aquela mesma "vibe" sabe? Mas, como ando querendo conhecer coisas novas vou add na minha lista de desejo literário. Meu blog não é sobre esse assunto, mas, to com uma resenha pra fazer que nunca sai, esse mês termino sobre o livro de contos do autor Charles Bukowski / Ao Sul de Lugar Nenhum - Histórias da Vida Subterrânea. Humor negro, sem papas na língua e desbocado. Não conhecia, mas, gostei muito. Adorei o blog!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana, ainda não conhecia esse livro. Eu sou apaixonada por contos e antologias, mas que pena que essa não lhe agradou tanto.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sil!
    Nossa, realmente não deve ter sido uma experiência boa.. eu até gosto de contos mas acho que esses eu vou passar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da Folia Literária 2018: cinco kits, cinco sortudos.

    ResponderExcluir
  7. Sil, que pena saber que não gostar muito. Costumo gostar de contos! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sil

    Tenho o mesmo critério de avaliação de contos que você. Pra mim um conto é bom quando ele termina e deixa a gente com um gostinho de quero mais. Que pena que não foi o caso... e eu não leria pq prefiro contos avulsos, antologia não é comigo, sinto-me obrigada a ler todos de uma vez! Hahaahha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Uma pena, Sil.
    Eu gosto de livros de contos, mas fico com essa mesma sensação que você hahaha.
    Uma pena também que eles tenham sido abaixo do que você acreditava ser.
    Não fiquei curiosa para acompanhar, confesso.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil,

    Tambem não sou tão fã de contos pelo mesmo motivo, a gente sempre fica querendo mais da história.
    Um pena os contos terem sidos fracos de história, é um livro que acabei não me interessando.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Silvana!
    Eu ao contrário de você adoro os contos. E acredito que alguns deles não pedem continuação, então para mim seria OK. Me incomodo muito com boas histórias - agora me referindo aos romances - que as pessoas insistem em escrever continuações muitas vezes desnecessárias e que estraga a beleza do texto. Acredito que nem tudo precisa ser dito; imaginar ainda continua sendo um bom caminho.

    Só não tenho interesse em ler o livro porque o gênero fantástico não faz brilhar meus olhos.

    Bjão.
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras

    ResponderExcluir
  12. OI Sil
    Pelos teus comentários o livro deixou a desejar, confesso que não me interessei pela obra, apesar de gostar muito de ler contos.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Silvana! Aqui é a Fernanda, autora do conto "Carnevale". Fico muito feliz que tenha gostado do meu conto e que ele te deixou com vontade de continuar a história!
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo