10 fevereiro 2018

Falando Sobre...


Hoje eu vim falar de uma coisa que aconteceu no final do ano passado e me incomodou muito. Fim de ano geralmente os leitores fazem aquela retrospectiva e uma garota compartilhou em um grupo literário no facebook que tinha lido mais de 220 livros no ano passado. Não lembro o número exato, mas eram mais do que 220. Dai imagina-se que ela fosse receber os parabéns pela quantidade de livros lidos, já que estamos em um pais que a média literária é de menos de 5 livros por ano. Ainda mais em um grupo composto por leitores. Mas não foi o que aconteceu. Grande parte dos comentários foram sim elogiosos, mas uma boa parte deles foram para ofender a garota.

É claro que essas pessoas foram banidas pelos organizadores do grupo. Mas contei isso tudo porque quero falar sobre duas coisas, ou alguns comentários que me chamaram a atenção. Primeiro foi a frase quantidade x qualidade que foi dita várias vezes e, segundo, um dos comentários que também me ofendeu porque eu já ouvi isso uma vez e não gostei nenhum pouco. Era ele: "se eu não tivesse vida, também lia tudo isso no ano".

Quem acompanha o blog sabe que leio muito, menos do que eu gostaria é claro, e resolvi trazer esse assunto aqui porque já ouvi essas duas coisas diversas vezes. Eu leio mais de 200 livros no ano sim. Eu tenho uma vida? Minhas leituras tem qualidade? A resposta é sim para as duas perguntas.

Eu sou blogueira há quase 6 anos e antes disso já tinha lido muitos livros na minha vida. Eu trabalho fora, trabalho em casa, assisto novelas, séries e filmes, frequento uma igreja, converso muito e tenho sim tempo para ler porque ler é uma das coisas que mais gosto de fazer na minha vida. Quando era adolescente e apenas estudava eu lia um livro por dia praticamente e teve uma vez que a bibliotecária da escola me elogiou para algumas pessoas e uma delas disse: " ela lê bastante assim porque só estuda". O interessante é que hoje faço tudo isso que citei e leio do mesmo jeito. Só não leio um livro por dia porque não tenho dinheiro para tudo isso hehe.


Se você não consegue ler muitos livros por mês/ano, talvez seja porque sua prioridade não são os livros, como é a minha. Porque nosso dia tem a mesma quantidade de horas e minutos. Prioridade é a palavra. Uma vez fui em um lançamento literário e a minha sobrinha que foi comigo disse para o editor que não tinha tempo de ler e ele respondeu que ela tinha tempo sim, só que seu tempo não era usado para ler os livros, que sua prioridade era outra. Quantas pessoas ficam meia, uma e até duas horas em redes sociais e dizem não ter tempo de ler. Em meia hora dá para ler pelo menos 20 páginas de algum livro. Mas se sua prioridade são as redes sociais, é claro que você não vai conseguir. Falo isso por experiencia própria porque já peguei no celular só para dar uma olhadinha e acabei ficando mais de meia hora olhando o facebook.

Então não use essa desculpa de tempo. Você usa ele como quiser. E não estou criticando quem lê menos que eu. Meu objetivo sempre foi incentivar a leitura, mesmo antes de ter um blog, não a quantidade de livros. Então leia nem que seja um livro por ano, leia no seu tempo, só não critique quem lê menos ou mais que você. Eu amo ler, sempre amei e leio sim até bula de remédio e propaganda de supermercado. E aqui entra a outra questão. Minhas leituras não tem qualidade porque eu leio quantidade?



O que seria leitura de qualidade? Quem ai tem autoridade no assunto para poder medir a qualidade dos livros? Infelizmente ainda existe muito preconceito literário e muita gente que acha que só lê com qualidade quem lê clássicos e poesias. Se for esse o parâmetro, minhas leituras não tem nenhuma qualidade porque são duas coisas que eu não leio.

Acho que já está na hora de parar de julgar o que cada um lê e deixar o povo ler o que quiser. Afinal o importante é ler. E ler o que gosta. Tem que parar com essa besteira de achar que todo mundo tem que gostar do que você gosta. Desde criança que eu e meu sobrinho lemos juntos. Como temos quase a mesma idade nós crescemos juntos e começamos a ler na mesma época. Eu amo romance de época, ele não gosta. Ele ama ficção científica, eu não. Ele lê Stephen King desde os 8 anos. Enquanto isso eu lia Agatha Christie. E sempre nos apoiamos. Quando começamos a falar sobre livro as outras pessoas da família até saem de perto porque o assunto rende. Temos gostos opostos, mas nos respeitamos. E é assim que deveria ser sempre. Com todo mundo. Em tudo. Respeito acima de tudo.


Agora que já desabafei vou dar algumas dicas para quem quer ler mais do que já está lendo. Comigo funcionou.
Ler o que gosta
Não insista em algo que não está gostando. Você só vai perder seu tempo e atrasar as outras leituras. Procure ler o que gosta e não ligue se o que você gosta não é o mesmo que a maioria. O importante é a leitura te fazer feliz.
Tirar um tempo para leitura
É imprescindível que você reserve um pouco do seu tempo para os livros. Se não tem esse hábito comece com alguns minutos por dia e vá aumentando com o tempo. Mas saiba a hora de parar. Se as páginas não estão mais virando sozinhas, pare e volte a ler em outra hora.
Elimine as distrações
Tem gente que consegue ler ouvindo música, ou assistindo TV, e até mesmo em meio a vários pessoas conversando. Se você não é uma delas, vá para um local tranquilo e deixe o celular longe por favor hehe.
Leitor Digital
Sei que não é todo mundo que tem dinheiro para comprar um e-reader, mas temos o Kindle para celular por exemplo. Depois que comprei um kindle as minhas leituras aumentaram 50%. Além de ser mais leve, no meu caso como ele marca a quantidade de páginas e o tempo que falta para terminar o livro, isso é um incentivo para eu ler mais.

Mas o mais importante de tudo é ler no seu tempo, mas sempre ler. Afinal é isso que somos: leitores.






16 comentários:

  1. Oi Sil,
    Vou te falar que ontem, uma moça que trabalha comigo começou a me julgar. Dizendo que eu sou jovem, solteira e precisava ir para bloquinhos de carnaval. Aí eu disse que ia passar lendo e me divertindo com a Netflix... Dá para imaginar o olhar de reprovação né?
    Acho que tudo é uma questão de perspectiva, daquilo que te faz feliz. Não consigo ler mais de 200 livros por ano, mas e daí? Não é por isso que vou achar que leio livros melhores ou que tenho mais vida que os outros.
    Credo, como o povo gosta de julgar!
    Beijos Sil
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o desabafo, eu sempre amei ler. Porém minha paixão são os filmes. Como a faculdade me obriga a ler os livros académicos, nas hrs de folga vejo filmes e séries. E claro, já ouvi críticas sobre gostar de filmes, de ir ao cinema, de conversar sobre o assunto. Antes me sentia incomodada. Agora não ligo mais. Não deixo de fazer minhas coisas e de viver. Vamos nos respeitar, respeitar as escolhas de cada um. Bj

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Tudo bem?
    Adorei o seu post, o desabafo, infelizmente ainda vemos muitas críticas e de certa forma preconceito também com nós leitores.
    Te desejo um excelente carnaval.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  4. Para mim isso é inveja, apenas isso. Eu não consigo ler tantos livros assim, o máximo que li em um ano foram 46 livros, mas eu tenho problemas para me concentrar, não consigo ler em um ambiente barulhento, um simples latido de cachorro já atrapalha tudo, e acabo tendo que começar todo o capítulo novamente. Mas, não é só porque eu sou assim, que todo mundo é. É óbvio que uma pessoa pode ler mais de 200 livros em um ano, até porque nem todo mundo tem um cérebro de peixe como o meu. Agora sair por aí falando essas bobagens só reforça o que eu escrevi no começo, é inveja, as pessoas invejam as outras até por cousas mínimas como essa (quantidade de livros lidos). Não tenho nem mais o que falar sobre isso, é uma coisa absurda de se ler mesmo, ainda mais em um grupo de "leitores"... Simplesmente lamentável...

    ResponderExcluir
  5. Eu não acho que uma pessoa precise ler mais 200 livros num ano para ser um bom leitor e de facto quantidade não é qualidade, mas não sabemos a qualidade se não lermos.
    Não há desculpas para não ler, a pessoa consegue ler pelo menos 1 livro por mês se quiser (já estou dando a média por baixo), eu só leio umas 2 horas por dia e é antes de ir dormir e não leio todos os dias do ano, mesmo assim consegui ler 50 o ano passado.
    O tempo pode nos fazer ler menos, eu vejo agora que comecei as aulas em Janeiro deste ano, que as minhas leituras estão mais lentas, atrasadas, porque tenho mais trabalho, menos tempo, mas dá sempre para ler alguma coisa.
    E ler não é tempo perdido, é tempo ganho. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. É sério que as pessoas criticaram a menina? Que sem noção! Eu não leio tudo isso por falta de $$ e também porque tenho doado meu tempo à outras coisas, mas não por não ter tempo. Acho horrível essas críticas desnecessárias à tudo, é realmente terrível.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil,

    Fiquei até com dó da menina, mas uma coisa que você disse é verdade. O dia tem a mesma quantidade para todos, basta você ver o que vai priorizar. É uma pena tanto preconceito quanto a isso ainda.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Sil!! Linda sua postagem, sério mesmo, eu amei!! Eu sempre dizia aos meus alunos que falavam que não tinham tempo para a fazer as lições de casa que tudo era uma questão de prioridade e de fazer o que quer e o que gosta. Eu leio mais de 100 livros por ano, mas tem tempos que leio mais e que leio menos, depende dos momentos da vida, das minhas prioridades.... Difícil ficar julgando e a questão da qualidade é muito subjetiva mesmo.

    Enfim, amei a reflexão

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil! As pessoas adoram arrumar confusão e implicam com tudo. Qual o problema da menina ou qualquer pessoa ler mais de 200 livros, eu já bati essa meta em um ano e fiquei muito feliz. E tenho vida além de livros e faço muita coisa, é como você disse, basta ter prioridades. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!

    Fiquei boba com isso que aconteceu. Ofender a garota por ela ler muito? Tudo se resume à mesma conclusão: as pessoas só querem botar defeito na vida dos outros! Se leem pouco é ruim, se leem muito é ruim, nada pra essa gente é perfeito, e dizer que ela não tem vida por ler bastante é o cúmulo. Isso é frase de quem não tem o costume de ler e nem consegue ler rápido. A velocidade e a quantidade de livros que alguém lê não reflete no que a pessoa faz nas horas vagas do dia. Dá muito bem pra conciliar trabalho, estudos e vida social com a leitura. É triste ver um mundo que adora se meter e dar opinião na vida dos outros.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil

    É triste ver que vivemos em um país onde uma pessoa é criticada por ler mais de 200 livros. Isso é uma coisa admirável. Essa coisa de qualidade x quantidade é tão ridícula que quando vejo postagens assim nos grupos eu até passo direto pra não entrar na briga. Tem muito pseudocult pelas redes sociais e me dá ranço!
    Isso das redes sociais consumirem tempo é MUITO verdade. Às vezes vou ver uma notificação que recebi e quando me dou conta já fiquei muito tempo vendo as coisas...
    Adorei o desabafo!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil
    Gostei muito da reflexão, e você disse tudo. Se a leitura não é prioridade a pessoa não vai conseguir ler tanto como outros leem.
    Eu prefiro pensar que o que importa é ler por prazer e a quantidade não importa.


    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Gostei muito do seu desabafo. Muitas pessoas perguntam como consigo ler tanto e fazer outras coisas; eu digo que simplesmente eu reservo um tempo pra leitura. Todo mundo reserva tempo pra fazer suas coisas, por que não reservar pra leitura?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  14. Oi Sil,
    Eu admiro demais quem consegue ler tantos livros assim em um ano. Eu geralmente fico na casa dos 50 ou 60 livros no ano e me dou por satisfeito. Acho que se lesse mais rápido acabaria lendo por ler, sem apreciar o livro, sabe? Mas para quem a velocidade da leitura não faz diferença, tem mais é que ler mesmo.
    A questão da qualidade x quantidade é espinhosa mesmo. Acho que qualidade realmente varia muito de pessoa para pessoa. Super concordo que o leitor tem que ler o que gosta. Mas acho importante que o leitor nao se acomode, que esteja disposto a conhecer novos generos e autores.
    Ótima reflexão.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Sil =)

    Sempre digo que a internet e as redes sociais trouxeram muita coisa boa, mas também acabou trazendo coisas não tão boas assim.

    Eu evito participar de grupos no Facebook, por que não tenho paciência com os fiscais da vida dos outros.

    Acho incrível o fato e você conseguir ler tantos livros no ano. Sério! Quando eu crescer quero ser como você. Infelizmente no meu caso falta um pouco de foco, pois como sou dispersa por natureza eu leio e fico viajando, leio e fico viajando XD

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Oi Sil,
    Não podia deixar de comentar por aqui também. Meu Deus sério que isso aconteceu mesmo? Mas, sabe que isso não é tão incomum assim. Estávamos de férias e levamos vários livros para ler, tanto eu quanto meu marido adoramos, ele adora ler fantasia e seus livros são bem grandes, aquelas bíblias de 500 páginas, ai fomos passar uns dias na casa de praia do pai dele, pronto pegaram no pé dele. "Como é que você consegue ler um livro tão grande assim?", "Mas, você não tem mais o que fazer?", realmente é frustrante, o pessoal não entende como você disse que isso é uma prioridade para nós, enquanto alguns preferem ficar assistindo novela nós gostamos de ler e não tem mal nenhum nisso, aliás atrevo-me a falar que mais pessoas teriam que ser assim, afinal leitura é cultura. Não sei quantos livros li ano passado e não tenho ideia de quantos lerei esse ano, mas pretendo continuar assim. Outra coisa interessante eu como você tenho uma prima que ama ler, ela adora os livros do King enquanto eu sou mais viciada em romances e quando nos juntamos em reuniões de família acontece a mesma situação que você citou, nosso assunto rende enquanto os outros nos olham como se fossemos malucas, inclusive ela falou que fica feliz por ter mais alguém assim na família para ela poder conversar. Enfim, adorei o post e concordo com tudo que você disse.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Blog Prefácio ♥ 2016 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo